Turnover voluntário: o que é, como calcular e reduzir

Veja as causas do turnover voluntário, bem como as melhores estratégias para reduzir essa métrica tão importante para a gestão de pessoas!

Resumo

  • O turnover voluntário ocorre quando os colaboradores decidem sair da empresa por insatisfação com o ambiente de trabalho, falta de oportunidades de crescimento, liderança ineficaz ou benefícios inadequados.
  • Para reduzir o turnover voluntário, as empresas devem investir em estratégias de engajamento e reconhecimento, melhorar a comunicação interna e oferecer planos de desenvolvimento e sucessão.
  • Ferramentas como as soluções da Feedz podem ajudar o RH a identificar as causas do turnover, criar planos de desenvolvimento individual e melhorar o clima organizacional para reter talentos.

Se controlar o turnover voluntário de colaboradores da sua empresa tem se mostrado cada vez mais desafiador, saiba que essa não é uma situação isolada.

Em 2023, o Brasil registrou mais de 7 milhões de pedidos de demissão, evidenciando uma  realidade que afeta organizações de todos os setores e tamanhos.

Mas o que está por trás desse movimento? E, mais importante, o que as empresas podem fazer para enfrentá-lo? É exatamente sobre isso que vamos falar neste post! 😀

guia completo sobre turnover

O que é turnover voluntário?

Como muitos sabem, o turnover – ou rotatividade de pessoal – é um indicador de RH que mede a quantidade de colaboradores que deixaram a empresa em determinado período.

Essa métrica é dividida em dois tipos principais: o turnover involuntário e o turnover voluntário, que é o foco deste conteúdo.

Enquanto o primeiro deles ocorre por iniciativa da organização, o turnover voluntário se dá quando o próprio colaborador decide deixar a empresa.

Essa escolha pode ser motivada por diversos fatores, mas, geralmente, reflete uma insatisfação em relação às condições atuais de trabalho.

Como calcular o turnover voluntário?

O cálculo do turnover voluntário é relativamente simples – o que é um incentivo a mais para o RH acompanhá-lo de perto.

Em primeiro lugar, é preciso somar o número de admissões e de desligamentos voluntários que aconteceram em um determinado período, como, por exemplo, no último ano.

Então, basta dividir o resultado por 2 e, depois, dividi-lo novamente pelo número total de colaboradores da empresa. Por fim, multiplique o valor por 100 para obter a porcentagem.

Para ficar mais claro, dê só uma olhada na fórmula abaixo:

Turnover voluntário = (admissões totais + demissões voluntárias ÷ 2) ÷ número total de colaboradores x 100.

Se preferir, você pode utilizar nossa calculadora de turnover. 😀

Principais causas do turnover voluntário

Agora que você já sabe como calcular o turnover voluntário, chegou a hora de entender os principais motivos que levam os colaboradores a pedirem demissão.

Como dissemos antes, a insatisfação em relação às condições de trabalho costumam estar por trás do aumento deste indicador.

Porém, ela geralmente está relacionada a alguns aspectos-chave dentro da empresa, que impactam diretamente no engajamento dos funcionários. São eles:

Falta de oportunidades de crescimento

Quando a empresa não oferece um caminho claro e consistente de crescimento, a tendência é que, com o tempo, os colaboradores se sintam estagnados.

Essa desmotivação é o que impulsiona muitos profissionais a buscarem novas oportunidades em lugares que ofereçam uma trajetória mais promissora.

Inclusive, o “Panorama da Transição de Carreira no Brasil”, do portal RH pra Você, mostrou que o desejo de crescer é o que faz 49,2% dos trabalhadores mudarem de carreira.

Incompatibilidade com a cultura organizacional

A falta de identificação com os valores e práticas valorizados pela empresa também pode impactar no turnover voluntário.

Afinal, quando não existe uma conexão entre o colaborador e a cultura organizacional, ele se torna muito mais propenso a mudar para uma empresa mais alinhada ao seu propósito.

Liderança ineficaz

A conduta da liderança está diretamente associada ao engajamento dos colaboradores. Sendo assim, um turnover voluntário elevado também pode sinalizar problemas de gestão.

Quando os líderes não oferecem suporte adequado ou não promovem uma comunicação aberta, isso frequentemente leva à insatisfação e à saída precoce dos funcionários.

Ambiente de trabalho tóxico

O ambiente de trabalho também conta muito na retenção de talentos.

Empresas que “plantam” a competitividade extrema, a falta de colaboração, a sobrecarga de trabalho e o desrespeito, geralmente “colhem” um descontentamento generalizado entre os colaboradores.

E isso, por sua vez, faz com que muitos deles optem por sair em busca de locais onde se sintam mais respeitados e acolhidos.

Benefícios inadequados

Quando os benefícios corporativos oferecidos não são suficientes para suprir as necessidades e expectativas dos colaboradores, a insatisfação interna tende a aumentar.

Como reduzir o turnover voluntário na empresa?

Idealmente, o turnover das empresas deve ficar entre 5% e 10%.

Quando esse número é ultrapassado, é um sinal claro de que a organização precisa agir para mitigar os possíveis causadores do problema.

Confira, a seguir, algumas estratégias eficazes para reduzir o turnover voluntário:

Estratégias de engajamento e reconhecimento

O engajamento e a retenção de talentos caminham lado a lado. Daí a importância de criar um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados e reconhecidos por suas contribuições.

Um bom caminho é implementar iniciativas que celebrem e recompensem as conquistas da equipe, como, por exemplo, oferecer um bônus para aqueles que se destacaram em suas áreas ou alcançaram metas significativas.

Desenvolvimento de carreira e planos de sucessão

Como vimos acima, os profissionais que veem oportunidades de crescimento e avanço na carreira são mais propensos a permanecer na empresa.

Portanto, ter um plano de sucessão bem definido para posições-chave, juntamente com planos de desenvolvimento individual (PDI), são ações que podem fazer toda a diferença na redução do turnover voluntário.

Melhoria da comunicação interna e cultura organizacional

Promover uma comunicação clara e uma cultura organizacional positiva também são passos indispensáveis para melhorar a satisfação e o engajamento.

Criar um ambiente que valorize a diversidade e a inclusão é um bom começo para que todos se sintam respeitados e parte do time.

No entanto, é igualmente importante incentivar a transparência por meio de um fluxo de comunicação eficaz, onde:

  • Os valores e políticas da empresa sejam constantemente reforçados;
  • Os colaboradores sejam mantidos informados sobre os planos e objetivos da organização;
  • Os funcionários tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e preocupações.

 

Ferramenta para ajudar a diminuir o turnover

As estratégias apresentadas acima podem ser conduzidas com muito mais agilidade e eficiência se o RH tiver as ferramentas certas em mãos.

Com um software de avaliação de desempenho, por exemplo, o setor pode mapear com precisão quais são os gaps de habilidade dos colaboradores e, assim, desenvolver PDI muito mais direcionados.

Adicionalmente, essa ferramenta pode apoiar a identificação de talentos, facilitando a seleção de potenciais sucessores para cargos críticos dentro da organização.

As soluções de pesquisa de clima e engajamento, por sua vez, oferecem insights valiosos sobre a satisfação dos colaboradores e as áreas que precisam de atenção.

De modo geral, essas pesquisas permitem que a empresa entenda melhor as necessidades da equipe e faça ajustes rápidos, criando um ambiente de trabalho mais saudável e motivador para todos.

Esses e outros recursos podem ser encontrados na Feedz, a plataforma de gestão de pessoas mais completa do Brasil.

Além de contar com as soluções de Avaliação de Desempenho, Sucessão e Pesquisa de Clima, o software da Feedz também reúne as seguintes funcionalidades:

  • PDI;
  • Feedbacks;
  • Reunião 1:1;
  • Comunicação interna;
  • Trilha de desenvolvimento;
  • Mural de celebrações e muito mais.

 

E aí, sua empresa está pronta para resolver os problemas de gestão de pessoas, incluindo o turnover voluntário elevado, com a ajuda da tecnologia?

Então, solicite uma demonstração gratuita da Feedz agora mesmo e vamos juntos criar equipes mais felizes e eficientes!

Leia também

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter!

Receba e-mails com novidades e as melhores dicas sobre a área de Gestão de Pessoas

*Ao enviar o formulário você aceita nossas políticas de privacidade e em receber comunicações de acordo com seu interesse.

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!