De um lado, a procura por uma oportunidade de trabalho. De outro, uma área de recrutamento e seleção que precisa fazer a triagem de currículos para encontrar o candidato ideal.
Normalmente, essa atividade consome uma boa parte do tempo dos profissionais e pode, inclusive, sobrecarregar a área.
Para reduzir o tempo gasto nessa tarefa, muitas empresas investem na triagem curricular. Entenda mais a seguir.
O que é triagem de currículos?
A triagem de currículos é uma etapa do processo de recrutamento e seleção na qual profissionais de RH analisam os CVs recebidos e verificam se eles possuem aderência à posição em aberto, isto é, se o profissional é qualificado para a vaga.
O processo envolve a análise de informações nos currículos dos candidatos, como escolaridade, habilidades, certificações, experiência e conquistas.
Portanto, tenha em mente que é nessa etapa que se decide se um candidato deve seguir ou não no processo seletivo.
Por que fazer triagem de currículos?
A triagem de currículo evita que profissionais não qualificados sejam chamados para prosseguir com o processo seletivo. Assim, ninguém perde tempo: nem o candidato, nem os profissionais de recursos humanos.
Qual a importância da triagem de currículos?
Realizar a triagem de currículos traz diversas vantagens para uma empresa, como:
Reduz o tempo de contratação
Quanto mais candidatos uma vaga tem, maior costuma ser o tempo de contratação. Para buscar tornar o processo menos longo, empresas utilizam os filtros de currículos para encontrar o candidato perfeito muito mais rapidamente.
Ajuda a analisar a eficiência de um anúncio de vaga
Ao selecionar currículos, os recrutadores também podem determinar se um anúncio de vaga de emprego está atraindo os candidatos com as qualificações necessárias.
Por exemplo, se verificar que a maioria dos CVs recebidos não corresponde ao que você procura, existem boas chances de que seja necessário ajustar o anúncio.
Melhora o nível de contratação
A triagem de currículo busca filtrar os candidatos para encontrar aqueles que mais possuem fit com a vaga. Dessa maneira, empresas que fazem uma boa triagem, garantem que somente os profissionais realmente aderentes sigam com o processo seletivo.
Isso evita, por exemplo, deixar passar um bom profissional em detrimento de outro porque, na hora da seleção de currículos, algum passou despercebido.
Como funciona o processo de triagem de currículos?
Para entender como funciona o processo, pense em um filtro de água, que serve para filtrar as impurezas.
A triagem de currículos tem exatamente a mesma função, pois quando realizada corretamente, faz com que somente os candidatos com potencial de serem contratados possam seguir no processo seletivo.
O que se avalia na triagem de currículo?
Os critérios de avaliação em uma triagem de CVs são:
Escolaridade
Neste primeiro critério de filtragem, de acordo com o cargo é possível selecionar os CVs com graduação ou pós, por exemplo, ou com uma determinada certificação.
Experiência profissional
A experiência profissional é um dos critérios mais rápidos de filtrar. Mas, para garantir que os candidatos certos sejam selecionados, certifique-se de que a experiência exigida esteja de acordo com o cargo.
Traços de personalidade
Os traços de personalidade, ou soft skills, são muitas vezes negligenciados. Contudo, destacamos que eles são importantes para definir se o candidato se enquadra à cultura da empresa.
Lembre-se que profissionais não aderentes à cultura podem custar caro para uma organização.
Estabilidade nos empregos anteriores
Saber a estabilidade nos empregos é importante para entender se o candidato tem um perfil de alguém que deseja crescer na organização. Além disso, mostra se ele tem ou não desapego à empresa.
Entretanto, cuidado para não ser tão exigente nesse critério, pois alguns cargos são mais dinâmicos e é até normal ter uma certa rotatividade.
Descrição das atividades realizadas
As atividades realizadas nos empregos anteriores são fundamentais para saber se o candidato tem conhecimento suficiente para exercer a função em aberto. Do mesmo modo, mostra como ele pode contribuir para a empresa.
Destacamos ainda que essa descrição é uma ótima maneira de avaliar a evolução do candidato ao longo de sua carreira.
Quanto tempo demora a triagem de currículos?
A triagem de currículos ajuda o recrutamento e seleção a acelerar o processo. Apesar de ser difícil afirmar quanto tempo leva para a atividade ser concluída, de um modo geral ela tem duração de até uma semana.
Como fazer uma triagem de currículos?
Como você viu até aqui, a triagem de currículos é a primeira etapa do processo seletivo. Isso já explica a necessidade de levar a atividade a sério, concorda?
Pensando nisso, selecionamos as fases que devem ser seguidas.
Tenha o candidato ideal em mente
Um bom filtro de currículos precisa estar relacionado a um objetivo. No caso do processo de recrutamento e seleção, esse objetivo é ligado ao tipo de candidato que se espera atrair.
Por essa razão, o primeiro passo da triagem de currículos é traçar o perfil do profissional que ocupará a vaga. Responda a questões como:
- Quais são as competências desejadas?
- Que tipo de qualificação é necessária para exercer a vaga?
- Qual é o tempo de experiência necessário?
- Quais são as soft skills buscadas?
Analise habilidades e histórico intelectual
É certo que em um CV é fácil analisar as habilidades técnicas. No entanto, a triagem de currículos considera também as soft skills e o histórico intelectual.
Para fazer o filtro dos candidatos considerando esses dois pontos, é comum empresas adotarem um questionário com perguntas objetivas para obter informações que podem ser difíceis de conseguir em um CV.
Falando especificamente sobre o histórico intelectual, ao estudá-lo o profissional de R&S é capaz de avaliar como o candidato pode contribuir com a empresa.
Revise experiências profissionais
Filtrar currículos passa por uma boa análise da trajetória do candidato. Ao verificar qual o caminho ele percorreu, os recrutadores têm um conhecimento importante sobre os desafios que ele teve que superar.
Avalie habilidades comportamentais
Muitos modelos de currículos já apresentam um campo específico para as habilidades comportamentais.
Para os CVs nos quais isso não é tão evidente, o papel do recrutador é verificar as experiências do candidato, pois implicitamente elas apresentam também quais características eles possuem para terem conseguido exercer as funções passadas.
Investigue se há fit cultural com a empresa
Entre um candidato com um bom fit cultural, mas sem tanta experiência, e outro com o melhor currículo, mas sem a mesma adequação à cultura organizacional, muitas empresas preferem abrir mão da experiência (é o caso aqui da Feedz).
O motivo: o fit cultural é sinônimo de satisfação no trabalho, o que torna o ambiente de trabalho mais feliz – e contribui para melhores resultados.
👉 Fit cultural: o que é e como utilizar para acertar na contratação
Descarte currículos
Não tenha receio de descartar CVs que não correspondem ao perfil do candidato ideal. Afinal, de nada adianta passar um profissional para a próxima etapa se ele não possui os requisitos que a vaga exige.
Organize os arquivos
Organização é um ponto importante da triagem de currículos. Para isso, algumas sugestões são: crie pastas na caixa de entrada ou salve os CVs pela data de chegada.
Não existe uma regra para a organização de currículos. O ideal é que seja criado um sistema que facilite a identificação dos documentos.
A triagem de CVs é o primeiro passo para uma contratação eficiente. Para mais dicas, clique aqui e veja quais erros evitar no processo de recrutamento e seleção.