Há alguns anos, principalmente antes do início da pandemia, o trabalho flexível era apenas um sonho imaginário para muitos profissionais.
Porém, com as mudanças no mercado de trabalho, as empresas começaram a enxergar algumas vantagens de oferecer flexibilidade aos seus colaboradores.
Se você é do RH e está procurando uma modalidade de trabalho que oferece maior controle e autonomia para os seus funcionários, então leia esse texto a seguir!
Mudança no mercado de trabalho
Para você entender melhor o trabalho flexível, nós precisamos contextualizar o momento que estamos vivendo.
Primeiro, precisamos lembrar que as tecnologias dominaram todas as empresas e mudaram a rotina de milhares de trabalhadores.
Além disso, houve mudanças na cultura das empresas que passaram a valorizar mais os colaboradores, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida.
Com essas transformações no dia a dia de trabalho, as instituições passaram a perceber que cada indivíduo possui perfis diferentes e formatos distintos de trabalhar, impactando a criatividade e a produção individual.
A princípio, as startups e empresas de tecnologias mais novas começaram a perceber que o velho modelo de trabalho consegue aproveitar o melhor de cada colaborador.
O que é trabalho flexível?
Como consequência das mudanças e percepções citadas acima, surgiu a ideia do trabalho flexível.
Esse tipo de trabalho foi criado para poder aproveitar o máximo da criatividade e do nível de produção de cada colaborador.
Para isso, era preciso flexibilizar as regras de horários e mudar os ambientes, a fim de atingir o máximo de cada profissional e melhorar a agilidade da produção das equipes.
Esse novo estilo de trabalho passou a investir em flexibilidade, ambientes corporativos mais descontraídos, clima organizacional saudável e adaptações ao novo cenário.
Portanto, trabalho flexível é um tipo de parceria firmado entre o empregador e a pessoa empregada, visando a melhoria individual, aumento da criatividade e agilidade de produção dos times.
Trabalho flexível: principais características
Segundo uma pesquisa realizada pelo Internacional Workplace Group (IWG), 83% dos entrevistados apontam que a flexibilidade no trabalho é o fator de escolha de uma proposta de emprego.
Se a sua empresa ainda não conhece esse modelo de trabalho, então confira as principais características que englobam o conceito do trabalho com flexibilidade. São elas:
- Horário flexível: não possui horários de início e término da jornada definidos.
- Jornada flexível: não é exclusivamente de segunda a sexta-feira, os dias de trabalho podem variar dentro da semana.
- Localização: o funcionário pode trabalhar na empresa, em casa ou em qualquer lugar do mundo.
- Remuneração: pode ser acompanhar a jornada flexível de trabalho, por exemplo ganhar por horas trabalhadas ou por projetos.
- Gestão por indicadores de performance: identifica se as atividades realizadas atingiram os resultados esperados da empresa.
Quais são as modalidades flexíveis de trabalho?
Existem alguns exemplos diferentes de trabalho flexível, que vão muito além de carga horária flexibilizada. Entenda as diferenças entre eles:
Carga horária flexível
Nessa modalidade de trabalho flexível, as cargas horárias de trabalho possuem flexibilidade, ou seja, os funcionários podem escolher quais os melhores horários que desejam realizar suas tarefas.
Nesse esquema de trabalho, a empresa pode oferecer opções de horários flexíveis ou o profissional define seu horário preferido para cumprir suas obrigações durante o período escolhido.
Esse modelo está mais focado nas entregas das demandas, oferecendo a oportunidade do colaborador conciliar melhor sua vida profissional e pessoal.
Home office
O home office é um dos modelos mais fáceis de encontrar no mercado de trabalho. Afinal, muitas empresas permitem que o funcionário trabalhe no conforto da sua própria casa.
Nessa modalidade, o profissional só precisa de acesso à internet para realizar suas tarefas à distância, se comunicando apenas com seus supervisores e colegas de trabalho.
Esse modelo de trabalho flexível motiva os colaboradores e consegue reduzir alguns custos operacionais das empresas.
Horizontalidade hierárquica
O conceito de trabalho flexível também pode flexibilizar a estrutura hierárquica da empresa.
Ao invés do formato tradicional de verticalização tradicional, a empresa pode experimentar a horizontalização da relação entre líderes e liderados.
Isso significa que os colaboradores poderão ter maior participação nos processos de decisão, contribuindo com opiniões e sugestões.
Delegação de tarefas de acordo com o perfil do funcionário
A delegação de tarefas conforme perfil do colaborador é um tipo de trabalho que oferece flexibilidade.
Essa distribuição de atividades varia de acordo com o perfil profissional (habilidades e competências), sem limitar o funcionário a uma única função.
Assim, é possível ver quem é mais produtivo e criativo realizando aquilo que mais combina com seu perfil.
Vantagens do trabalho flexível
Quais são as vantagens dessa modalidade de trabalho que oferece flexibilidade aos empregados. Veja a seguir:
1. Maior satisfação do funcionário
Sem dúvida, o trabalho flexível oferece maior satisfação ao colaborador, já que a empresa lhe concede autonomia e confiança.
O profissional enxerga a valorização que a instituição possui ao oferecer liberdade para expor suas opiniões e tomar decisões.
2. Concilia a vida pessoal e profissional
Poder conciliar a vida pessoal e profissional é uma das maiores vantagens do trabalho com flexibilidade.
Ao poder autogerir e administrar o seu tempo, os trabalhadores do modelo flexível podem se dedicar a outras tarefas pessoais ou profissionais, como especializações e estudos.
3. Aumenta a produtividade
Por conta da flexibilidade na carga horária, na jornada de trabalho, na localização da realização das tarefas, na flexibilização hierárquica ou na diferenciação de delegação de tarefas de acordo com o perfil, o funcionário elimina o estresse, trabalha sem pressão e foca nas entregas das suas tarefas.
Consequentemente, seu engajamento e motivação aumentam, convertendo em produtividade no dia a dia.
4. Reduz faltas, atrasos e custos
No trabalho flexível, as faltas e atrasos no trabalho são menos frequentes, já que não existem os problemas de deslocamento e cumprimento de horários, por exemplo.
Além disso, é possível diminuir os gastos com transporte e alimentação para o trabalhador, assim como a diminuição de custos para as empresas.
Desvantagens do trabalho flexível
Todo formato de trabalho possui suas desvantagens e, por isso, com o trabalho flexível não é diferente. Veja abaixo:
1. Queda de rendimento para alguns funcionários
Nem todos conseguem administrar bem sua rotina e fazer a autogestão do cumprimento das suas tarefas.
Por isso, profissionais que fazem o planejamento e líderes que não delegam tarefas de forma organizada podem não ter sucesso nesse modelo de trabalho.
2. Dificulta a comunicação
A comunicação online nem sempre consegue ser entregue, seja por problemas técnicos, falta de internet ou por não saber se expressar de maneira efetiva através dos canais de comunicação virtual.
Além disso, em alguns casos, os colaboradores podem perder a relação próxima da comunicação na hora de tirar dúvidas e resolver problemas.
3. Não cumpre os prazos de entrega
Um dos maiores medos dos líderes que realizam o trabalho flexível é o não cumprimento das entregas dentro do prazo.
Para evitar esse tipo de problema causado pela falta de planejamento, é preciso que a liderança acompanhe de perto a execução das atividades.
Sua empresa realiza alguma modalidade do trabalho flexível ou pretende adotar? Compartilhe com outros profissionais da sua empresa para conversarem a respeito desse tema!