Criar uma cultura de bem-estar no trabalho significa, dentre outras coisas, promover um ambiente que preza pela saúde e felicidade dos colaboradores. Reconhecer pessoas e desenvolver os funcionários são duas ações que ajudam nisso.
Outra ação que contribui para um local saudável são as referentes à segurança do trabalho. É isso mesmo! Pouca gente faz essa associação, mas de fato ela é uma área essencial para a saúde e bem-estar dos talentos de uma empresa.
Você sabe o que se entende por segurança no trabalho? Descubra a seguir, e veja também a importância do tema, as práticas recomendadas, a legislação e Normas Regulamentadoras (NRs) e muito mais!
O que é segurança do trabalho?
A segurança do trabalho (ST) é o conjunto de medidas e normas adotadas em uma empresa para minimizar os acidentes e as doenças ocupacionais. Ela possui quatro objetivos:
- Prezar pela saúde dos funcionários;
- Conscientizar sobre a importância da segurança;
- Garantir o cumprimento da legislação;
- Elaborar planos de melhoria.
Sendo assim, é um setor importante para a promoção do bem-estar dos funcionários, uma vez que ela se ocupa de atividades e ações preventivas que buscam prevenir a ocorrência de novos incidentes.
Para isso, a ST requer o conhecimento e envolvimento de profissionais de diversas áreas, como medicina e técnico em segurança do trabalho, por exemplo.
Qual a importância da segurança do trabalho?
Promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. Esse é, sem dúvidas, um dos principais motivos pelos quais as empresas devem investir em ST.
A razão é que, como gostamos de destacar aqui no blog da Feedz, colaboradores satisfeitos e felizes são mais produtivos e engajados, vestem a camisa, têm melhor desempenho e, consequentemente, trazem mais resultados.
Mas muito mais do que isso, a segurança do trabalho é um assunto que deve ser levado a sério, pois estamos falando da promoção de ações que impactam na saúde física e mental do ativo mais importante de qualquer negócio: as pessoas.
Considerar doenças ocupacionais de todos os gêneros, desde lesão por esforço repetitivo até depressão, é papel de todo RH que se preocupa com os talentos da empresa.
Nesse sentido, a ST é como se fosse uma alavanca para promover e garantir um ambiente de trabalho saudável, e proteger a integridade física e a qualidade de vida dos colaboradores.
Legislação e Normas Regulamentadoras (NRs)
As normas que regulam as atividades da Segurança do Trabalho são regidas pela Portaria n.º 3.214/1978 do Ministério do Trabalho. Trata-se de um documento que estabelece as 37 Normas Regulamentadoras da área.
Conhecidas por NRs, elas baseiam-se na Lei nº 6.514 e visam padronizar métodos e regras para que empregador e empregado atuem na prevenção de acidentes. Por exemplo, a NR 5, versa sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A NR 7 é sobre a obrigatoriedade dos exames ocupacionais para atestar a saúde dos colaboradores. Já a NR 24 trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
Ainda sobre a legislação e as Normas Regulamentadoras, veja o que diz o Art . 157 da Lei nº 6.514 que citamos:
“Art . 157 – Cabe às empresas:
I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III – adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
IV – facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.”
Práticas recomendadas de segurança do trabalho
O quadro de ST deve ser integrado por técnico de segurança do trabalho, médicos, enfermeiros e engenheiros do trabalho.
Juntos, esses profissionais conseguem avaliar a situação atual da empresa e identificar medidas preventivas que podem ser colocadas em prática. O objetivo é evitar que os colaboradores sofram acidentes, se contaminem e/ou venham a ter alguma doença.
Para isso, existem algumas práticas recomendadas, que são:
Promoção de treinamentos
Capacite os colaboradores sobre os procedimentos que eles devem seguir para garantir a saúde e bem-estar no exercício de suas funções.
Os treinamentos são também ótimas ferramentas para conscientizar os funcionários e torná-los capazes de identificar os riscos e alertar a equipe de segurança do trabalho.
Controle de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)
Algumas funções requerem o uso de equipamentos especiais, como capacetes, luvas e mangotes, sapatos, botas e botinas, cintos de segurança e cinturões. Se for o caso da sua empresa, certifique que os equipamentos estejam em bom estado.
Do mesmo modo, certifique que todos os colaboradores que necessitam de EPI estejam fazendo o uso correto dos mesmos.
Atuação imediata em caso de risco
Se algum risco for identificado, como por exemplo um ambiente sem iluminação adequada para quem trabalha na frente de computadores, deve-se agir imediatamente para eliminá-lo.
Lembre-se que o foco da segurança do trabalho é na prevenção de acidentes. Dessa maneira, sempre que surgir algum risco, em vez de esperar o incidente ocorrer, atue para impedi-lo.
Incentive as pausas
Os colaboradores precisam fazer pausas em intervalos regulares para garantir a saúde mental e o nível de atenção e concentração. Inclusive, as pausas estão previstas no Art. 71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Caso interesse a você, falamos sobre o tema em um artigo especial:
👉 Pausas no trabalho: como elas melhoram o desempenho?
Crie um canal de comunicação
É importante que os colaboradores tenham um canal para tirar dúvidas, pedir orientações, dar feedback e até mesmo para alertar sobre algum risco envolvendo a saúde e segurança ocupacional ou fazer denúncias.
Benefícios de investir em segurança do trabalho
A segurança e a saúde dos colaboradores é um assunto que não dá para brincar. Só isso já é motivo suficiente para investir em segurança do trabalho, concorda? Mas para você entender o quanto a sua empresa tem a ganhar, confira os principais benefícios:
Melhora a saúde mental
Cada vez mais, a saúde mental é um tema que está na mesa de RHs e diretoria (inclusive, existe o Janeiro Branco para chamar a atenção de todos sobre o assunto).
Um local de trabalho sadio não é apenas um lugar que preza pela saúde física, mas que também busca o equilíbrio emocional no ambiente profissional.
Ações de segurança do trabalho, como incentivar a socialização, respeitar as pausas e os horários da jornada e proporcionar segurança no ambiente laboral ajudam na redução de acidentes. Como resultados, os colaboradores sentem-se mais seguros e satisfeitos.
Redução do absenteísmo
O absenteísmo pode ser consequência de condições inadequadas de trabalho, da pressão do dia a dia, das cobranças e da falta de motivação.
As práticas de segurança atuam para promover um ambiente mais sadio. Assim, o número de colaboradores afastados por doenças ou que precisam faltar porque não se sentem bem, reduz consideravelmente.
Aumenta a credibilidade da empresa
Empresas que valorizam o capital humano possuem uma melhor reputação no mercado. Há diversos modos de mostrar que uma organização preza pelas pessoas que fazem parte dela.
Pensando na segurança do trabalho, as medidas e ações focadas na saúde e segurança fazem com que os colaboradores se sintam valorizados. Também, dá a eles a certeza de que estão em um local que se interessa pelo bem-estar deles.
Pontuamos ainda que profissionais satisfeitos são pessoas que fazem questão de falar bem da marca empregadora.
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