A advocacia é um ramo que tende a ser vulnerável aos problemas de saúde mental. A pressão para atender prazos, trabalhar em um ambiente altamente competitivo, lidar com litígios, ouvir reclamações, entre outros aspectos, podem afetar a vida dos profissionais.
É aí que vem a importância de olharmos para a saúde mental e bem-estar no ambiente jurídico. Neste artigo, exploraremos como a falta de atenção para esses pontos pode impactar os profissionais que atuam na área do direito.
Também mostraremos como as ferramentas de gestão de pessoas podem ajudar a identificar e mitigar problemas relacionados ao estresse e burnout.
Entendendo o ambiente jurídico
O ambiente jurídico é de muita pressão. Existe a incerteza sobre os resultados, a alta carga de trabalho para conseguir dar conta de tudo e um estresse cognitivo, resultado de horas de leituras e estudos de processos.
Além disso, a saúde mental e o bem-estar no ambiente jurídico são impactados pelo próprio dia a dia da profissão, que exige do profissional sangue frio para ouvir os problemas de outras pessoas (e procurar não se impactar por eles).
Seja na advocacia quanto em outras carreiras jurídicas, o estresse e a pressão dos prazos judiciais, somado a decisões que muitas vezes não são favoráveis, são prato cheio para diversos problemas mentais que podem se agravar.
Estatísticas sobre saúde mental entre profissionais do direito
Para você ter uma ideia, o assunto é tão sério que a OAB lançou a Cartilha da Saúde Mental da Advocacia.
A publicação destaca dados de um estudo realizado pela “American Bar Association – Commission on Lawyer Assistance Programs” (Associação Nacional de Advogados nos Estados Unidos, através de sua comissão de Programas de Assistência aos Advogados).
O estudo foi conduzido juntamente com a Hazelden Betty Ford Foundation, com um grupo de mais de 13 mil profissionais de 19 estados. Os dados encontrados sobre saúde mental e bem-estar no ambiente jurídico foram:
- 28% dos profissionais sofrem de depressão;
- 23% de estresse;
- 21% relatam uso problemático de álcool;
- 19% sofrem de ansiedade.
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil os problemas que afetam a saúde mental são parecidos. De acordo com esta matéria, os profissionais da área de Direito têm uma propensão maior a sofrer de:
- Síndrome de Burnout, com o esgotamento físico e mental;
- Transtorno de ansiedade generalizada;
- Transtornos de pânico;
- Depressão.
O custo de ignorar o bem-estar no setor
Ignorar o bem-estar e a saúde mental no ambiente jurídico tem um alto custo. Entenda quais problemas podem acontecer:
Queda na produtividade e eficiência
Profissionais com a saúde mental abalada, seja por uma depressão, por episódios de ansiedade, estresse, baixa autoestima por perda de processos ou qualquer outro problema, perdem a capacidade cognitiva e a motivação.
Como consequência, tornam-se menos produtivos e são menos eficientes na comparação com profissionais saudáveis. O motivo é fácil de entender, afinal, quando problemas não saem da nossa mente, dificilmente conseguimos levar uma vida leve e feliz.
Em um cenário no qual a situação se agrava, é normal também que a pessoa afetada sofra de distúrbios do sono, o que leva o profissional a não ter energia suficiente para manter o ritmo de trabalho de maneira produtiva.
Implicações financeiras e de rotatividade
A saúde mental e o bem-estar no ambiente jurídico estão diretamente ligados também com o lado financeiro. Isso porque funcionários com problemas precisam se afastar do trabalho.
Além do mais, quando estão em atividade, baixam a produtividade, o que pode ser um problema especialmente em uma área na qual o cumprimento dos prazos é extremamente importante.
Por se sentirem insatisfeitos e até mesmo deprimidos, essas pessoas não têm vontade de permanecer na empresa (ou no escritório). O resultado é o aumento da rotatividade, algo que também tem um custo alto para o negócio.
👉 Como promover a saúde mental no home office
👉 Bem-estar no trabalho: 5 ações para promover felicidade à sua equipe
Identificando estresse e burnout em estágios iniciais
Para evitar o agravamento do problema e garantir saúde mental e bem-estar no ambiente jurídico, é essencial identificá-lo ainda nos estágios iniciais.
Uma das maneiras de fazer isso é observando os profissionais. Quaisquer mudanças no comportamento dos funcionários são sinais de alerta. É o caso do aumento da irritabilidade, ansiedade, isolamento social ou declínio no desempenho.
Como burnout e estresse podem levar a erros frequentes, perda de produtividade e falta de motivação, outro modo de identificar esses problemas é monitorando o desempenho dos funcionários.
Igualmente importante é criar um ambiente onde os funcionários se sintam à vontade para falar sobre seus sentimentos, problemas e preocupações. Isso pode ajudar a identificar o estresse antes que ele se torne crônico.
O RH tem ainda uma outra missão: a de acompanhar os funcionários que regularmente fazem horas extras excessivas, pois isso pode ser um sinal de sobrecarga de trabalho.
Por que a prevenção é mais eficaz do que a cura?
Infelizmente, temos uma cultura de esperarmos ficar doentes para procurar ajuda. A questão é que, uma vez que o problema tenha se agravado, o tempo para a cura pode ser longo.
Dependendo do caso, o profissional precisa ser afastado do trabalho para conseguir se tratar. Ao virar a moeda, isto é, focar na prevenção, problemas relacionados à saúde mental podem ser identificados no início ou até mesmo evitados.
Por exemplo, o escritório/empresa pode focar no desenvolvimento de habilidades como tolerância ao estresse e autorregulação emocional. Adicionalmente, pode fornecer um apoio psicológico e se mostrar disposta e interessada na saúde mental dos seus colaboradores.
Ferramentas de gestão de pessoas como solução
As ferramentas de gestão são grandes aliadas para garantir saúde mental e bem-estar no ambiente jurídico. Elas ajudam na identificação de problemas que possam estar ocorrendo e daqueles com potencial de ocorrerem.
Não podemos deixar de mencionar que as ferramentas também contribuem para criar um ambiente de trabalho mais saudável e apoiar os funcionários de diversas maneiras. Continue a leitura para entender.
O poder das pesquisas de clima organizacional
As pesquisas de clima são uma das melhores ferramentas para identificar problemas envolvendo a saúde mental e o bem-estar dos profissionais da área jurídica.
Por meio delas, o RH tem uma visão precisa de como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho.
Os resultados obtidos com a pesquisa podem revelar a “temperatura” do ambiente organizacional. Dessa maneira, o RH tem em mãos dados valiosos que mostram as áreas que precisam de melhorias para aumentar a satisfação dos colaboradores.
A pesquisa de clima mostra também como os profissionais estão conectados emocional e cognitivamente à empresa.
Na prática, significa dizer que por meio dela é possível analisar de que modo essa conexão afeta a disposição de cada funcionário para contribuir com o desempenho da empresa.
Em outras palavras, o RH é capaz de identificar os profissionais que podem estar com baixa autoestima, desinteressados ou desmotivados.
👉 Leia também:
- Guia da avaliação de desempenho para escritórios de advocacia
- O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação interna
- Como medir o clima organizacional de uma empresa [Exemplos]
Tecnologia no monitoramento do bem-estar e engajamento
Monitorar o bem-estar também é missão de todo RH que busca garantir a saúde mental no ambiente jurídico.
Muitas ferramentas de gestão ajudam a fazer esse monitoramento. Por exemplo, a plataforma Feedz oferece o termômetro de humor. Ele permite que os escritórios de advocacia monitorem o humor de cada colaborador de forma prática e moderna.
Com esse recurso, fica mais fácil identificar padrões de sentimentos que, por meio do cruzamento de dados temporais, possibilitam a avaliação de fatores que impactam positiva e negativamente no clima da equipe.
Treinando líderes para reconhecer e abordar problemas de saúde mental
Além de contar com a tecnologia, o RH precisa treinar seus líderes para que eles também possam reconhecer problemas de saúde mental e de bem-estar no ambiente jurídico.
Ofereça treinamentos que apresentem como identificar tais questões, mas também ensine os líderes a abordarem o problema de modo a não constranger o funcionário e nem fazer com que ele tenha uma atitude de negação.
O indicado é que o RH crie uma política de como agir nesses casos. Dessa maneira, todos os líderes estão alinhados e têm uma atitude homogênea face aos problemas envolvendo a saúde mental de seus liderados.
Feedz: Uma solução completa em gestão de pessoas
A alta complexidade das tarefas executadas pelos profissionais da área jurídica exige do RH monitoramento constante da saúde mental de seus colaboradores.
Conforme mencionamos, a tecnologia é uma aliada. Nesse sentido, a Feedz oferece uma plataforma completa e integrada de gestão de pessoas.
A plataforma dá acesso a 14 ferramentas indispensáveis, dentre elas pesquisa de clima organizacional, feedback contínuo, plano de desenvolvimento individual (PDI), mural de celebrações, OKRs, onboarding, one on one e muito mais.
Com a solução, o RH torna-se proativo em identificar problemas de saúde mental e bem-estar no ambiente jurídico, mas também a pensar em ações mais precisas para evitar que eles venham a acontecer.
A ferramenta é personalizável para atender as demandas do RH do seu escritório jurídico. Não espere mais para construir um ambiente de trabalho mais saudável, engajado e produtivo. Solicite uma demonstração gratuita e conheça a Feedz👇