O que está reservado para o RH do futuro agora?
A última década trouxe uma avalanche de mudanças para o RH. A ascensão da inteligência artificial, o crescimento da cultura data driven e o aumento do impulso para uma maior diversidade são apenas alguns exemplos.
Mais recentemente, a pandemia global alterou a realidade de milhões e redefiniu onde e como o trabalho é feito. Isso nos faz pensar sobre o futuro da indústria: o que vai acontecer nesse cenário tão volátil?
Este artigo vai explicar quais tendências de RH continuarão a impulsionar a transformação digital e quais novas tendências estão surgindo para moldar o futuro do trabalho.
10 tendências que podemos esperar do RH do futuro
Sabemos que, no período em que vivemos, as mudanças não ocorrem mais ao longo de décadas — às vezes, é questão de meses. Os últimos anos, em que o mercado precisou lidar com layoffs e inúmeros obstáculos, nos fez refletir nos desafios para o RH do futuro.
Conforme as empresas se reinventam e reconfiguram suas políticas e procedimentos no local de trabalho, os funcionários podem esperar mudanças. E, entre essas tendências e mudanças, elencamos as principais percebidas por especialistas de RH.
Compreender as movimentações na indústria é crucial para acompanhar os desenvolvimentos rápidos que estão ocorrendo. Para isso, vamos olhar de perto 10 tendências:
1. Anywhere Office: o trabalho remoto veio para ficar
Uma tendência apontada com frequência nos últimos anos é o trabalho remoto. Com a pandemia, muitas empresas se viram forçadas a adotar o regime de trabalho. Os RHs precisaram se adaptar e, ao longo de 2022, o modelo começou a se estabelecer.
A tendência, agora, é que os colaboradores tenham a flexibilidade de escolher onde vão trabalhar. Focando em suas necessidades, poderão optar pelo local em que se sentem melhor e mais produtivos, de acordo com as demandas.
Para algumas organizações, essa mudança é permanente. A Microsoft, por exemplo, anunciou que algum nível de trabalho em casa se tornaria uma parte permanente de sua cultura. A organização decidiu dar aos funcionários a flexibilidade de moldar suas escolhas de trabalho de acordo com seu estilo de vida.
Outras grandes empresas como Facebook, Shopify e Slack também adotaram a nova realidade. Inclusive, dados da Gallup mostram que 65% dos trabalhadores prefeririam continuar trabalhando em casa após a pandemia.
As maneiras pelas quais as organizações se ajustam a essa realidade vão desempenhar um papel importante no futuro. E é interessante notar como as novas tecnologias atendem às demandas de um RH, com assinaturas digitais e até softwares de gestão de desempenho.
2. O RH vai ser digital e vai ter um foco estratégico
Os departamentos de RH experientes já estão usando análises para prever e avaliar tudo de uma maneira estratégica. Isso envolve a retenção de funcionários, as estratégias de recrutamento e o sucesso de programas de bem-estar.
Por exemplo, os chatbots permitem que candidatos e funcionários tenham conversas automatizadas e personalizadas com um computador. Um trabalhador pode usar um chatbot para descobrir quantos dias de férias ainda possui ou quais procedimentos o plano odontológico da empresa cobre.
A geração Y, agora a maior geração no local de trabalho, está acostumada a obter informações imediatamente por meio de um computador ou smartphone.
Portanto, o RH do futuro precisa ter um foco estratégico para decidir com base nas informações obtidas através das atuais tecnologias.
E esse é o RH digital: trata da otimização de processos em que tecnologias sociais, móveis, analíticas e baseadas em nuvem são aproveitadas para tornar a função do RH mais eficiente.
Não é a aplicação de novas tecnologias que torna a função digital. É o alinhamento de cultura para que todos foquem em fornecer um impacto claro, sustentável e mensurável na organização conforme ela se transforma continuamente.
3. A experiência do funcionário é redefinida
É inegável que o employee experience (experiência do funcionário, em português) continuará a ser relevante no futuro.
Focar na experiência que os funcionários têm com a empresa, assim como uma marca foca na experiência do cliente, pode:
- aumentar a produtividade;
- melhorar a satisfação;
- levar a uma maior lealdade dos funcionários;
- incentivar o senso de dono na empresa.
Para o futuro do profissional de RH, está sendo feito um elo entre o surgimento da automação e a experiência do funcionário. Tudo isso por quê? Para fornecer soluções personalizadas para a força de trabalho de forma econômica e sustentável.
Isso nos leva a outra tendência:
4. Avaliação de experiência
Uma das tendências de RH para 2023, que deve ser amplamente adotada, é a avaliação de experiência.
Essa prática, que pode ocorrer após 30, 45, 60 ou 90 dias após a contratação de um colaborador, consiste em identificar se o colaborador tem fit cultural e se de fato está apto tecnicamente para assumir suas funções.
O objetivo dessa avaliação é alinhar expectativas, melhorar a experiência do colaborador e evitar o aumento do turnover.
Sua empresa já adota essa prática? Como ela tem sido feita? Para saber como fazer uma avaliação do período de experiência automatizada, peça uma demonstração gratuita! 👇
5. A saúde mental das pessoas vai receber a atenção que merece
Por muito tempo, problemas de saúde mental foram vistos como “menores”, como se fossem apenas uma questão de “força de vontade”. Mas a verdade é que os problemas de saúde mental são, em primeiro lugar, problemas de saúde.
Ninguém questionaria, por exemplo, a validade do diagnóstico de um tumor, mas as pessoas com depressão, ansiedade e outros distúrbios costumam ser orientadas a apenas ignorar e seguir em frente.
No entanto, o cérebro é como qualquer outro órgão do corpo. Quando está doente, precisa ser tratado. A pura força de vontade não cura a gripe comum; portanto, também não corrige um distúrbio de saúde mental.
Assim, o RH do futuro vai estar mais informado e preparado para lidar com tais questões e dar a atenção necessária para a saúde mental de todos os colaboradores.
6. Os dados são o novo petróleo
Nos últimos anos, vimos profissionais de RH em todo o mundo começarem a reconhecer o People Analytics como fundamental para o futuro do RH.
Agora, por causa da ampla adoção de serviços em nuvem dentro do RH, as empresas estão começando a investir pesadamente em plataformas que utilizam dados. Essas plataformas englobam todos os aspectos de gestão de pessoas, gestão de desempenho e melhoria operacional.
A principal função dos dados no RH do futuro é fornecer à organização insights que permitam tomar melhores decisões de negócios. Essas decisões visam melhorar o desempenho e, ao mesmo tempo, o bem-estar dos funcionários.
Com isso em mente, podemos perceber outra tendência:
7. Uso da Inteligência Artificial
O uso de inteligência artificial é uma realidade em diferentes setores do mercado de trabalho. E há uma tendência crescente do uso dessa tecnologia em processos seletivos, que podem ser otimizados.
Uma matéria da Harvard Business Review, em outubro de 2022, fez uma análise de como a inteligência artificial tem sido utilizada, quais são as tendências para o futuro e quais desafios existem.
Se, por um lado, a tecnologia traz grandes benefícios, por outro, traz barreiras de adoção e riscos para o negócio que precisam ser avaliados pelos gestores.
8. Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento são o foco no RH do futuro
Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento nas empresas (que, em inglês, recebe a sigla DEIB) são vistas por muitos RHs como desafios, mas são cruciais para a inovação e a criatividade nas organizações.
Ter funcionários de várias origens e formações traz diferentes perspectivas e ideias para o dia a dia dos negócios. Além disso, a inclusão e diversidade fazem com que todos os funcionários se sintam acolhidos e valorizados, melhorando a experiência do colaborador.
Como resultado, os funcionários se sentem mais satisfeitos e permanecem por mais tempo em suas empresas.
9. O RH oferece orientação para impulsionar o sucesso dos colaboradores
O departamento de RH vai ser um dos grandes responsáveis em oferecer orientação para atingir os objetivos de desenvolvimento individual de todos os colaboradores. Também será responsável por sugerir ações de desenvolvimento.
Essa etapa envolve, também, equipar os trabalhadores com as habilidades e ferramentas de que precisam. Essa atitude vem substituir a prática de simplesmente atrair os melhores talentos de fora da organização para preencher as vagas.
10. As empresas mostram seus verdadeiros valores
No novo RH, as empresas que ainda não o fizeram precisarão descobrir os verdadeiros valores de sua organização.
Isso se torna importante no período em que vivemos, onde o posicionamento das empresas influencia o comportamento nos mais diversos setores da sociedade. E, dependendo de como se posicionam, podem ser aprovadas ou boicotadas.
Valores, prioridades, cultura e muito mais serão o sucesso ou o fracasso. Depende de como as empresas vão se posicionar e de sua coerência com os próprios valores.
As 4 principais competências do RH do futuro
Observando tais tendências, se destacam algumas competências necessárias para o gestor do futuro. Veja as 4 principais:
1. Leitura de dados
Em uma cultura data driven, uma boa leitura de dados é essencial para traçar estratégias e tomar decisões.
2. Empatia
Por mais que essa palavra seja usada muitas vezes de modo vazio, não podemos esquecer do seu real significado: colocar-se no lugar do outro.
O futuro do RH envolve uma valorização cada vez maior da saúde mental, da inclusão e da busca pela diversidade cognitiva. Por isso, ser um profissional empático é primordial.
3. Olhar estratégico
Essa competência, que já era necessária, se torna ainda mais importante em um cenário como o nosso, em que as mudanças ocorrem a todo instante. Por isso, o olhar estratégico, com metodologias eficazes, é essencial para o futuro do RH.
4. Mente aberta para o novo
Ficou claro que as coisas têm mudado de forma rápida, não ficou? Resistir às mudanças, no geral, é ineficaz — precisamos de mente aberta para nos adaptar ao novo.
Abrace o RH do futuro
O futuro já está batendo na nossa porta — você está preparado?
Chegou o momento em que os líderes de RH não apenas vão administrar as decisões dos negócios, mas também ajudarão a tomá-las.