Atualmente, o RH é visto como uma área muito mais analítica e estratégica, afinal, os dados de pessoas passam a servir de embasamento para as tomadas de decisões sobre o capital humano da empresa.
Para não ficar dúvidas sobre o tema, vamos descobrir o que é RH Analytics, quais os diferenciais para o RH tradicional e como a sua empresa pode se beneficiar dessa boa prática. Vamos nessa? Boa leitura!
O que é RH Analytics?
RH Analytics é o processo de coletar, analisar e organizar dados de gestão de pessoas para otimizar o tempo dos profissionais da área e, assim, desenvolver estratégias para atração e retenção de talentos.
O RH Analytics considera todos os dados coletados periodicamente pelo setor de Recursos Humanos e os relaciona aos objetivos do negócio.
Um dos maiores erros do RH em algumas empresas é tentar adivinhar o que precisa ser melhorado, tentar usar a intuição, ao invés de coletar informações e analisá-las.
Implementar práticas sem ouvir primeiro o que os funcionários realmente precisam pode ser uma grande perda de investimento, recursos e tempo.
Por isso, o RH Analytics precisa fazer esse processo de tempos em tempos, afinal, os objetivos dos executivos mudam e das pessoas também.
Essa prática de coleta, organização e análise de dados pode ser implementada em todos os processos de gestão de pessoas.
Por exemplo: um processo seletivo orientado a dados, com as perguntas certas e centradas no objetivo da empresa com essa contratação, pode acelerar a identificação de qual candidato tem mais fit com a empresa naquele momento.
Além disso, ajuda a identificar quais candidatos têm maior probabilidade de performar melhor nas funções em que estão sendo contratados para exercer.
Para não causar confusões ao longo do artigo, você verá outros sinônimos de RH Analytics, como, por exemplo, People Analytics ou Talent Analytics.
Estamos sempre nos referindo a esses dados dos recursos humanos da empresa, certo?
Exemplo prático de um RH Analytics
Para melhorar compreensão desse conceito, vamos imaginar que foi identificado junto à empresa que o principal objetivo da sua companhia é reter talento.
Nessa situação, um RH analítico vai criar estratégias para mapear se os profissionais estão engajados e o que eles precisam para ficarem ainda mais.
Para isso, podemos considerar:
- Fazer uma pesquisa de eNPS para saber o grau atual de engajamento dos colaboradores;
- Análise de plano de carreira de cada área para ver se está seguindo corretamente;
- Rodar uma pesquisa interna pedindo para a equipe quantificar o quão satisfeitos estão com as ações que a empresa promove para eles;
- Identificar o que mais sentem necessidade – ambiente de trabalho mais descontraído, mais abertura para falar com as lideranças, um plano de carreira bem definido, melhores benefícios corporativos, entre outros;
- Analisar os dados coletados;
- Criar um plano de ação focado em cada área que dê aos trabalhadores o que eles estão demandando, conforme a possibilidade da empresa, e que incremente práticas consideradas positivas por eles.
Dessa maneira, o RH reduz os riscos de implementar práticas que os funcionários não necessitam ou não veem como prioridade.
Diferenças do RH Analytics vs. RH Tradicional
Ao longo desse conteúdo você já deve ter notado alguns diferenciais do RH Analytics para os RHs mais tradicionais, aqueles focados mais no operacional, certo?
Essas diferenças realmente existem e são mais notáveis na evolução dos processos e das rotinas dos profissionais de Recursos Humanos.
Confira quais são as características principais de cada RH e como elas diferem entre si.
RH Analytics |
RH Tradicional |
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Benefícios do RH Analytics para a gestão de pessoas
Uma das maiores resistências das empresas para aderir ao RH Analytics é porque alguns profissionais não sabem como organizar os dados e direcioná-los para uma análise que faça sentido com o momento da organização.
Para que você tenha argumentos quando o assunto for People Analytics, listamos os principais benefícios dessa prática para a gestão de pessoas.
Benefício 1: Melhoria da tomada de decisão
Com informações organizadas e estruturadas, o processo de adoção de estratégias mais acertadas e relevantes ao negócio é facilitado.
Isso porque quando o profissional de RH está munido de informações, ele sente mais segurança para defender sua posição em relação às decisões da empresa.
👉 Cultura data driven: como construir um RH orientado a dados?
Benefício 2: Identificação e retenção de talentos
Por meio de um diagnóstico do engajamento e satisfação dos colaboradores, é possível identificar oportunidades de melhoria da retenção dos talentos, a partir das necessidades deles.
Além disso, durante os processos seletivos, os dados contribuem para discernir quais candidatos têm maior probabilidade de permanecer ou sair da empresa.
👉 Tudo sobre Pesquisas do RH: Clima, Engajamento, Pulsos e eNPS
Benefício 3: Melhoria da cultura organizacional
De nada adianta coletar dados de Talent Analytics e não utilizá-los para fortalecer a cultura.
Portanto, é importante que o RH desenvolva planos de ações para manter os colaboradores motivados, integrados e engajados em toda sua jornada.
Benefício 4: Geração de economia para a empresa
Um processo seletivo analítico é um dos exemplos de como a empresa pode reduzir os custos com contratações erradas.
Com base nos dados, o profissional responsável pelo recrutamento e seleção poderá fazer análises mais acertadas, prevendo possíveis conflitos de integração ao time.
Benefício 5: Aumenta o engajamento dos colaboradores
Segundo a consultoria Aon Hewitt, um aumento de somente 1% no engajamento de colaboradores pode representar uma alta de até 20 milhões de dólares por ano nas receitas operacionais de uma companhia.
Então, se a sua empresa reconhece que as pessoas são o seu maior ativo, é preciso estimular a motivação dos profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.
Benefício 6: Auxilie a empresa no cumprimento de seus objetivos e metas
Através da previsibilidade que os dados proporcionam, a empresa saberá qual será o afeito de um projeto, antes mesmo de colocá-lo em prática.
Além disso, por meio dos dados coletados o RH consegue analisar o desempenho dos colaboradores e dos gestores para o atingimento dos resultados esperados pela companhia.
Como implementar o RH analytics na sua empresa
Para implementar o RH Analytics em uma empresa, o primeiro alinhamento é que isso precisa estar integrado ao sistema de gestão de pessoas da organização.
Dessa forma, unificando a fonte de dados, é possível ter um perfil mais completo de cada pessoa, com uma visão mais abrangente da jornada do colaborador.
Com isso em mente, vamos falar sobre os principais passos para a implementação de um departamento de RH mais analítico. São eles:
1. Defina os objetivos e métricas
A definição e o alinhamento dos objetivos e metas são os primeiros passos para garantir que as principais dores da empresa, em relação à gestão de pessoas, serão mapeados e monitorados.
Faça o exercício de se perguntar: o que a organização ou o RH deseja saber? Qual desafios se está buscando solucionar? Quais métricas serão analisadas?
2. Escolha a tecnologia
Inicialmente, você pode achar que uma tabela do Excel é o suficiente. Mas imagine como você coletaria e acompanharia esses dados conforme a empresa fosse crescendo?
Com o aumento do volume de dados e das possibilidades de cruzamento dessas informações, uma ferramenta tecnológica será fundamental para apoiar as ações de People Analytics.
3. Invista em segurança de dados
Durante a escolha da plataforma de People Analytics, é importante adotar mecanismos de segurança de dados, compliance e privacidade, sempre conforme a LGPD e demais legislações aplicáveis.
Aqui, também vale considerar estratégias como anonimidade e criptografia dos dados.
4. Treine a equipe
Após ter definido a ferramenta que o RH Analytics utilizará para a gestão dos dados, é hora de preparar e treinar a equipe.
Não somente o treinamento necessário para uso da plataforma, mas principalmente para desenvolver o mindset mais analítico ou, como gostamos de dizer na Feedz, ser “apaixonado por dados”.
5. Faça o levantamento e a coleta dos dados
Grande parte das empresas ainda guardam as informações relacionadas aos Recursos Humanos de maneira descentralizada.
Nessa etapa, você pode começar com os dados que estão disponíveis no momento e, com o passar do tempo, adicionar outras métricas e indicadores do RH relevantes para o negócio.
Para coletar novos dados, por exemplo, o setor de gestão de pessoas poderá:
- Realizar pesquisas de clima e eNPS;
- Incentivar a cultura de feedback;
- Rode as avaliações de desempenho das equipes;
- Avaliar como está o termômetro de humor dos times.
6. Analise os dados gerados
Não basta apenas coletar os dados. Para fazer análises aprofundadas, cruzando informações, fazendo diferentes filtros e ainda, mantendo o histórico dos dados, é fundamental contar com uma ferramenta de gestão de pessoas.
O RH precisa entender que a partir das análises, terão percepções estratégicas e mais macro dos gargalos e oportunidades de melhoria para a gestão do capital humano.
Por exemplo: imagine que a sua empresa quer abrir uma nova frente de mercado. Através dos dados será possível entender se a empresa já tem os profissionais necessários para a fase de testes.
7. Transforme insights em ações
Agora que você já mapeou as oportunidades de melhoria, é hora de desenhar um plano de ação em conjunto com as lideranças para garantir o engajamento de todos.
Lembre-se de avaliar as ações ao final delas para analisar os comportamentos e métricas desejados, além dos resultados atingidos.
Feedz: sua plataforma de RH Analytics
Um dos primeiros passos para a implementação de um RH Analytics é fazer uma boa escolha da ferramenta de gestão desses dados.
A Feedz é uma plataforma completa para gestão de pessoas, tudo em um único lugar!
Quando o assunto é People Analytics, a tecnologia permite que você entenda a cultura da empresa e retenha talentos com os melhores dashboards para RHs e lideranças.
Graças a Feedz é possível:
- Acompanhar o engajamento dos colaboradores através do termômetro de humor, pesquisas de pulsos, eNPS;
- Acompanhar o desempenho e a evolução das equipes em tempo real através de OKRs, Avaliação de Desempenho, Feedbacks, 1on1s;
- Desenvolver as melhores lideranças dentro da organização;
- Gerar relatórios que permitam os gestores acompanharem quais as melhores práticas de gestão, e mais.
[Download PDF 📥] RH orientado a dados: descomplicando People e Behaviour Analytics
Esperamos que, depois de ler esse conteúdo, você tenha compreendido que o RH Analytics é muito mais do que coletar, organizar e analisar os dados do capital humano da organização.
É, também, uma mudança do pensamento. Isso porque ao invés de seguir tomando as decisões a partir da intuição ou com base em “achismos”, seu RH terá dados para embasar as decisões estratégicas.
Por isso, se seu RH quer revolucionar os processos e está de olho nas mudanças do mercado, confira o nosso guia para descomplicar People e Behaviour Analytics. Acesse agora!