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Ferramenta de resolução de conflitos: por que escolher a Feedz?

Descubra como a ouvidoria interna da Feedz pode resolver conflitos no trabalho, melhorar a comunicação e promover um ambiente mais feliz.

Conflitos não resolvidos no ambiente de trabalho podem afetar a comunicação interna, a motivação dos colaboradores, além de reduzir a produtividade e prejudicar a cultura da empresa. 

Por isso, é importante que as empresas tenham processos eficientes – ou uma ferramenta – para atuar na resolução destes conflitos. A plataforma da Feedz oferece uma funcionalidade que pode ser utilizada para esse objetivo: a ouvidoria interna. 

A seguir, exploraremos mais sobre a funcionalidade e por que ela é a escolha ideal para a sua empresa. Confira agora! 

O que é resolução de conflitos? 

Resolução de conflitos é o processo de identificar e solucionar desacordos de maneira justa, entre duas ou mais partes. No ambiente de trabalho, isso significa ouvir as pessoas envolvidas, entender suas perspectivas e encontrar uma solução que beneficie todos. 

Os conflitos podem surgir entre trabalhadores, equipes ou até entre os funcionários e a empresa. Ao solucioná-los, a empresa melhora a comunicação, a satisfação no trabalho, e promove um ambiente mais colaborativo e justo. 

Quais são os principais conflitos no ambiente de trabalho? 

No ambiente corporativo, conflitos são inevitáveis, mas identificá-los é o primeiro passo para resolvê-los da melhor maneira. Os conflitos mais comuns são: 

  • Conflitos de comunicação: mal-entendidos ou falta de clareza na troca de informações. 
  • Conflitos de interesse: disputas por recursos, reconhecimento ou responsabilidades. 
  • Conflitos interpessoais: diferenças de personalidade ou estilo de trabalho. 
  • Conflitos organizacionais: discordâncias sobre as políticas da empresa, o organograma ou processos internos. 
  • Conflitos de desempenho: quando as expectativas não são claras ou não estão alinhadas entre funcionários e gestores.  

Qual o papel da ouvidoria interna na resolução dos conflitos na empresa?

A ouvidoria interna atua como um canal em que os colaboradores podem enviar denúncias, sugestões, preocupações e reclamações, de maneira anônima e segura. 

Um estudo descobriu que 56% dos trabalhadores não confiam na gestão para resolver conflitos, o que destaca ainda mais a importância de uma ouvidoria interna na empresa. 

Sendo assim, podemos dizer que a ouvidoria atua também como mediadora em diversos conflitos, ajudando as partes envolvidas a se manifestarem, sem retaliação, para, assim, encontrar soluções que funcionem para ambos. 

Além disso, os insights obtidos por meio das denúncias e feedbacks podem ajudar a gestão a ajustar políticas, processos e práticas para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e produtivo. 

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Por que ter uma ferramenta de resolução de conflitos na empresa? 

Todas as empresas deveriam ter uma ferramenta de resolução de conflitos. Isso porque essa ferramenta pode ajudar a: 

  • resolver os conflitos de forma rápida e justa;
  • manter os colaboradores focados em suas atividades e não em conflitos, 
  • reduzir a rotatividade de funcionários
  • manter uma abordagem transparente e documentada para evitar problemas legais.

Para os profissionais de RH, é uma aliada na gestão de pessoas, já que permite uma abordagem mais estruturada e proativa para lidar com os problemas antes que eles se agravem. 

E é aqui que a Feedz se destaca com uma solução completa! Confira no tópico a seguir. 

Como funciona a ouvidoria interna da Feedz? 

A ouvidoria interna da Feedz funciona assim: 

  1. Envio de denúncias: os colaboradores podem acessar a plataforma e enviar suas denúncias, sugestões ou reclamações de maneira anônima e segura. Também é possível anexar arquivos em manifestações da ouvidoria, facilitando ainda mais a comunicação e a resolução de problemas; 
  2. Triagem e análise: as denúncias são recebidas e analisadas por uma equipe especializada que garante a confidencialidade e a imparcialidade. Aqui na Feedz, por exemplo, apenas a Head de Pessoas e Cultura e o CEO que recebem essas informações; 
  3. Ação e resolução: a equipe responsável toma as medidas necessárias para investigar e resolver os conflitos relatados; 
  4. Feedback contínuo: por fim, os colaboradores recebem feedback sobre as ações tomadas, o que promove a transparência durante o processo. 

7 motivos para escolher a ferramenta de resolução de conflitos da Feedz 

A Feedz, uma plataforma de gestão de pessoas completa, conta com uma funcionalidade de ouvidoria interna que pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta de resolução de conflitos. 

Se você ainda está em dúvida, aqui vão 7 bons motivos para escolher a solução da Feedz para sua empresa: 

1. Anonimato e segurança

A funcionalidade de ouvidoria interna da Feedz garante que os colaboradores possam relatar conflitos ou realizar denúncias de forma anônima e segura, protegendo a identidade das pessoas e encorajando a comunicação honesta. 

2. Transparência e confiabilidade

Com a Feedz, o processo de resolução de conflitos é totalmente transparente, já que todos os passos são documentados, o que faz com que todos os trabalhadores confiem no sistema. 

3. Conformidade e compliance 

A ferramenta da Feedz também ajuda a garantir que a sua empresa esteja em conformidade com a lei 14.457/22, a qual sinaliza que empresas com mais de 20 colaboradores devem ter um canal anônimo para denúncias. 

Ou seja, com a ouvidoria interna da Feedz você cumpre as exigências legais, evitando multas e sanções, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de trabalho mais justo e ético. 

👉 CIPA: melhores práticas, legislação e benefícios da comissão

4. Facilidade de uso e acessibilidade

A plataforma da Feedz tem uma interface intuitiva, o que a torna fácil de usar para todos os profissionais, independente do seu nível de familiaridade com a tecnologia. 

Além disso, a plataforma também é acessível de qualquer dispositivo, permitindo que os colaboradores relatem conflitos a qualquer momento. 

5. Melhoria contínua e feedback 

A ferramenta de resolução de conflitos promove a melhoria contínua através da coleta e análise de feedback, permitindo à empresa identificar áreas que precisam de atenção e ajustar suas práticas para evitar problemas futuros. 

6. Suporte ao cliente 

A equipe de suporte ao cliente da Feedz está sempre pronta para ajudar com qualquer dúvida ou problema, garantindo que você tire o máximo proveito da plataforma. 

7. Integração com outras soluções da Feedz

Para utilizar a funcionalidade de ouvidoria interna, é necessário contratar uma das soluções da Feedz: Avaliação de Desempenho, Gestão de Objetivos e Metas (OKR), Departamento Pessoal, Pesquisa de Clima e/ou Feedz Persona (teste de personalidade). 

Assim, a sua empresa cria um ecossistema completo de gestão de pessoas, em que todas as ferramentas trabalham juntas para melhorar a comunicação, o desempenho e a satisfação dos colaboradores. Incrível, né? Se você quer conhecer mais sobre a plataforma, preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita!

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