Embora a frase Qualidade de Vida no Trabalho seja nova para muitos, ela possui um impacto muito forte no atual mercado de trabalho centrado no funcionário.
Qualidade de vida no trabalho ou QVT pode ser definida como o nível de satisfação que os colaboradores possuem em relação às atividades desempenhadas e ao ambiente de trabalho.
Você sabia que até 40% das pessoas afirmam que seu trabalho é muito estressante? Ou seja, o estresse no local de trabalho pode diminuir a produtividade e a satisfação.
Assim, funcionários insatisfeitos ou estressados nunca têm o melhor desempenho possível.
Nesse artigo, você vai encontrar 5 dicas que o RH pode adotar para melhorar a qualidade de vida no trabalho dos seus funcionários.
Mas antes de passarmos para as ações e dicas, você precisa entender por qual motivo é importante ter uma melhor qualidade de vida no ambiente profissional.
O que é qualidade de vida no trabalho?
A qualidade de vida no trabalho envolve vários fatores como motivação, employee experience, produtividade, saúde, segurança e bem-estar.
Assim, qualidade de vida no trabalho engloba todos os métodos que uma empresa usa para garantir o bem-estar de um funcionário, em vez de se concentrar apenas nos aspectos relacionados ao trabalho.
A QVT não está apenas relacionada com deixar os funcionários mais felizes, mas também visa os melhores resultados nos negócios. Quando os funcionários estão felizes, a produtividade tende a aumentar.
O mesmo acontece com o nível de rotatividade na empresa, pois funcionários felizes não querem sair de onde estão. Em suma, os colaboradores, seus familiares e também a empresa saem beneficiados.
Claro, nem sempre é possível ficar totalmente satisfeito em todos os aspectos. Mas é fundamental que a empresa se esforce em fornecer a melhor qualidade de vida possível para seus colaboradores.
Qual a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho?
A maioria das pessoas dedica a maior parte do dia ao trabalho. Inclusive, pesquisas indicam que a maioria dos adultos gastará 90.000 horas trabalhando durante sua vida. Isso é um terço da vida gasto em um ambiente de trabalho.
Sem dúvida, permanecer em um trabalho considerado ruim e triste, em condições inadequadas, que não faz o profissional se sentir acolhido e valorizado, pode desencadear problemas de saúde física, psicológicos ou a junção dos dois, o burnout.
Empresas são feitas por pessoas. Nada melhor que ter pessoas motivadas, felizes e engajadas, prontas para dar o seu melhor nas tarefas que desempenham.
Por isso, é papel do RH, do time de gestão de pessoas e dos gestores garantir um alto nível de qualidade de vida trabalhista.
No entanto, a importância de focar na qualidade de vida vai além de beneficiar os colaboradores, apesar de ser o objetivo mais importante.
Colaboradores com uma ótima qualidade de vida acreditam no que fazem e sentem que podem evoluir em sua carreira, contribuir para o crescimento da empresa e melhorar sua vida pessoal através do seu trabalho.
Nesse sentido, é provável que ele se esforce mais para atingir as metas da empresa.
Agora que você entendeu a importância de melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo, vamos ver 5 dicas para gestores promoverem a qualidade de vida no trabalho:
Como promover a qualidade de vida no trabalho? 5 dicas maravilhosas!
1. Adote horários de trabalho flexíveis
Incluir horários de trabalho flexíveis permite que os colaboradores fujam do trânsito, resolvam problemas pessoais durante o horário comercial, levem ou busquem os filhos na escola, trabalhem em horários mais produtivos, façam aulas, ou seja, coisas que melhoram o desempenho.
Ao mesmo tempo, os horários flexíveis promovem um aumento do comprometimento e da responsabilidade.
2. Permita o home office
Outra opção que aumentou em importância recentemente, é o trabalho em casa. No entanto, como promover a qualidade de vida no trabalho home office?
Várias empresas permitem que seus funcionários trabalhem em casa, ou em um lugar remoto, alguns dias da semana ou todos os dias.
Aqui na Feedz, por exemplo, nós temos a opção de trabalhar em casa ou no escritório, além dos horários flexíveis.
Isso permite que a gente trabalhe mais concentrado, sem interrupções e barulho do escritório.
Ou seja, menos tempo gasto no deslocamento significa mais horas passadas com a família, mais tempo para passatempos e exercícios, mais momentos com os amigos, mais tempo com os pets, mais horas de sono, e isso tudo deixa o funcionário mais feliz.
3. Proporcionar programas de bem-estar
O estresse é um assassino silencioso, pois ele não afeta só a saúde física, mas também afeta o bem-estar emocional.
De acordo com o site stress.org, o estresse no local de trabalho acontece principalmente pelos seguintes motivos ?
- Em primeiro lugar, a carga de trabalho é o principal motivo de estresse em quase 46% das pessoas entrevistadas.
- Os problemas da vida pessoal estão em segundo lugar com 28%.
- O equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal está em terceiro lugar como motivo de estresse, com 20%.
- A falta de segurança no emprego é a quarta coisa que mais causa estresse atualmente, com 6%.
Portanto, a empresa pode oferecer aos funcionários atividades que promovam o bem-estar como massagens, aulas de yoga, academia ou sessões de mindfulness..
É interessante promover campanhas de conscientização sobre alimentação saudável, fumo, câncer (Novembro Azul, Outubro Rosa), sedentarismo, saúde mental (Janeiro Branco), entre outros.
Certamente, cada empresa vai decidir quais ações são mais viáveis. O importante é estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis que tragam saúde e felicidade para suas vidas.
4. Recompense com dinheiro/bônus/dim dim/money
Assim, o objetivo por trás de qualquer trabalho é obter uma renda financeira em troca.
Recompensas, pagamentos em dinheiro ao atingir metas e benefícios, aumentam a qualidade de vida organizacional. Com uma melhor remuneração, os funcionários ficam mais engajados.
Claro, se sua empresa fornece alguma motivação melhor do que dinheiro, é mais provável que os colaboradores façam mais do que apenas o básico.
Além de um bom salário, os funcionários têm maior probabilidade de encontrar satisfação no trabalho e também um maior comprometimento em atingir os objetivos da empresa quando são recompensados além do que esperam.
5. Garanta a segurança dos colaboradores
Fornecer segurança no local de trabalho pode significar duas coisas diferentes: segurança no sentido físico e segurança no sentido emocional.
Por exemplo, criar um ambiente seguro no sentido físico incluiria os seguintes aspectos:
- Manter distanciamento seguro durante a pandemia;
- Cuidar dos extintores e equipamentos para que estejam sempre atualizados;
- Fazer manutenção no ar condicionado regularmente;
- Criar um ambiente ergonômico para garantir o bem-estar físico.
Além disso, garantir a segurança emocional entre os funcionários pode significar:
- Comemorar as conquistas do time;
- Confiar na sua equipe;
- Definir OKRs e expectativas juntos;
- Criar um diálogo aberto entre você e sua equipe.
Ambos os tipos de segurança são importantes para agregar qualidade de vida no local de trabalho.
Embora a segurança física seja, obviamente, muito importante, a segurança emocional cria ambientes de trabalho mais felizes, o que deve ser um aspecto importante da gestão de qualquer empresa.
Quais são os indicadores de qualidade de vida no trabalho?
Além das dicas que acabamos de mencionar, existem alguns indicadores importantes da qualidade de vida no ambiente de trabalho, de acordo com Richard E. Walton, reconhecido por ser o primeiro estudioso a se aprofundar sobre o tema de QVT.
No entanto, por ser difícil mensurar os fatores responsáveis pela qualidade de vida do trabalhador no ambiente de trabalho, Walton propôs parâmetros que influenciam essa questão a fim de medir quais são os indicadores.
Assim, Walton publicou um artigo chamado “Quality of Work life: what is it?” em 1973, onde sugere oito categorias para avaliar a qualidade de vida no local de trabalho:
- Remuneração adequada e justa;
- Condições de trabalho seguras e saudáveis;
- Possibilidade de usar e desenvolver suas próprias capacidades;
- Oportunidade de crescimento e segurança;
- Integração social na empresa do trabalho;
- Constituição na organização do trabalho
- Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- Relevância social da vida de trabalho.
O índice geral de qualidade de vida no trabalho do brasileiro é de 6,5 pontos.
O que impacta a qualidade de vida no trabalho?
Os fatores que impactam e decidem a qualidade de vida no ambiente de trabalho são:
- Atitude
- Ambiente
- Oportunidades
- Natureza do Trabalho
- Pessoas
- Nível de estresse
- Perspectivas de carreira
- Desafios
- Crescimento e desenvolvimento
- Risco envolvido e recompensa
Conclusão — Quais são os dois objetivos da qualidade de vida no trabalho?
Os dois objetivos da qualidade de vida no local de trabalho são:
- Melhorar a qualidade de vida do colaborador;
- Aumentar a produtividade.
Inclusive, estamos aqui para ajudar você, gestores e responsáveis pelo RH, a criar ambientes de trabalho mais felizes.
Temos uma série de materiais educativos incríveis que contém dicas e ideias para aumentar a felicidade dos funcionários.
Sinta-se à vontade para baixar esses materiais e use as dicas para aumentar a produtividade e diminuir o estresse dos colaboradores.
Agora que você já sabe o que é qualidade de vida no trabalho, nos conte se você implementou ou pretende implementar essas ideias aí na sua empresa. Compartilhe as experiências e dicas nos comentários!