Entender qual é o processo de avaliação de desempenho tem sido o desafio de muitas empresas que querem implantar ou melhorar a sua gestão de pessoas.
Não é pra menos: a partir da percepção de que cuidar de quem está dentro é a receita certa para marcar pontos com quem está do lado de fora, desenvolver ações com foco no colaborador se tornou a bola da vez.
Entre as diversas estratégias usadas nesta frente, a avaliação de desempenho ocupa um lugar especial. Se você já entendeu isso e quer aprender como iniciar esse processo dentro da sua empresa, é só vir com a gente! 😀
O que é a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite medir o trabalho e os resultados de um colaborador, baseando-se nas suas últimas entregas, projetos e responsabilidades no trabalho.
Trata-se, portanto, de uma estratégia que ajuda a mensurar o valor agregado de um funcionário ao seu departamento e à empresa de acordo com as metas e objetivos organizacionais, bem como avaliar seu potencial de desenvolvimento.
No geral, a avaliação de desempenho em uma empresa é aplicada como um processo contínuo, que acontece a cada três ou seis meses a fim de mapear e comparar os avanços comportamentais e técnicos da pessoa avaliada.
O grande propósito, no final das contas, é permitir que cada colaborador tenha uma visão clara sobre em quais pontos tem se destacado e em quais ainda precisa melhorar. Abaixo, traremos mais detalhes sobre isso!
Qual o objetivo da avaliação de desempenho?
Na hora de montar um processo de avaliação de desempenho é preciso ter algo muito claro em mente: esse não é, nem de longe, um momento criado para lavar roupa suja ou crucificar o colaborador.
Como dissemos acima, o objetivo principal é elucidar os pontos fortes de um funcionário e esclarecer quais ainda precisam ser melhorados para que ele desempenhe melhor a sua função.
Dessa forma, empresa e colaborador acabam se beneficiando mutuamente (aliás, é justamente por isso que a avaliação passou a ser tão valorizada pelo mercado nos últimos anos).
Um dos benefícios para o empregador, por exemplo, é a criação de um planejamento mais estratégico para os seus departamentos e, consequentemente, para o negócio.
Outro ponto positivo é o aumento do engajamento do colaborador, que passa a entender melhor a sua importância dentro da organização. O resultado disso é o sonho de qualquer empresa: um profissional cheio de gás e proatividade no trabalho para os novos desafios do dia a dia!
Do ponto de vista dos funcionários, o processo de avaliação de desempenho melhora a qualidade de comunicação entre ele e o gestor direto, além de permitir que cada colaborador tenha o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) atualizado.
Afinal, após cada avaliação, a ideia é que liderado e líder se juntem para traçar metas e objetivos a serem alcançados pelo colaborador em um determinado período. O que, por sua vez, favorece o crescimento contínuo!
Processo de avaliação de desempenho: 4 etapas principais
Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios da avaliação de desempenho, chegou o momento de descobrir como colocá-la em prática na sua empresa, certo?
Para que você entenda de uma vez por todas como é o processo de implantação da avaliação de desempenho, preparamos uma passo a passo simples, que contém as etapas principais:
Etapa 1: definição do método que será utilizado
Com a evolução da gestão de pessoas, foram surgindo diferentes tipos de avaliação de desempenho. Portanto, o primeiro passo da sua jornada será conhecer mais sobre cada um deles, a fim de escolher qual faz mais sentido adotar.
Para ajudar nessa missão, separamos um breve resumo das avaliações mais utilizadas no mercado:
- Avaliação 90 graus: é o modelo mais simples e direto, no qual o gestor assume, unicamente, o papel de avaliar e emitir um parecer sobre os colaboradores que estão sob a sua gestão;
- Avaliação 180 graus: o gestor direto olha para o desempenho do colaborador em conjunto com ele. Desta forma, os dois analisam o trabalho e discutem as melhorias;
- Avaliação 360 graus: é a mais completa. Além da opinião do gestor direto, também considera a visão de colegas de trabalho, do próprio profissional (autoavaliação de desempenho), de lideranças, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes.
(Dica: caso queira se aprofundar em cada uma das opções apresentadas, recomendamos muito que você leia o material abaixo! 🧐)
Etapa 2: elaboração do questionário
O questionário ou formulário de perguntas é uma das principais ferramentas da avaliação de desempenho. Sendo assim, é fundamental dedicar tempo para prepará-lo.
O segredo está em garantir que o questionário seja objetivo, mas que ao mesmo tempo traga informações de valor.
Na sequência, vamos dar alguns exemplos de questões que podem te ajudar, mas lembre-se sempre de personalizá-las levando em conta o cenário da sua empresa:
Exemplo 1 – O que mais te motiva no seu trabalho?
Exemplo 2 – Quais tarefas você mais gosta de fazer? E quais gosta menos? Por quê?
Exemplo 3 – Como você classificaria seu relacionamento com os colegas de trabalho? Excelente, Muito Bom, Bom, Ruim ou Péssimo?
Exemplo 4 – Quais projetos do último ano, sob sua responsabilidade, você destacaria?
Exemplo 5 – Como você se auto avalia em relação ao quesito flexibilidade?
Exemplo 6 – Avalie sua capacidade de comunicação com gestão, colegas e clientes.
Viu como é preciso estruturar bem o seu questionário?
Uma dica é categorizar: faça as primeiras cinco perguntas sobre relacionamento; outras cinco sobre comportamento; outras cinco sobre capacidade técnica e assim por diante…
👉 Veja mais exemplos de perguntas em: Questionário de avaliação de desempenho [Modelo + Exemplos]
Etapa 3: estabelecimento da escala de avaliação
Após a criação do questionário, você precisará estabelecer a escala de avaliação. Essa escala pode, por exemplo, ser quantitativa (de 0 a 10) ou quantitativa, quando é preciso escolher as opções entre “Excelente, Muito Bom, Bom…”.
É graças a essa parte do processo de avaliação de desempenho que, após o preenchimento dos questionários, será possível tabelar, gerar gráficos e analisar os resultados em larga escala.
Etapa 4: Aplicação e feedback
Assim que tudo estiver pronto para a aplicação do formulário, é importante que o RH oriente o gestor sobre a importância deste momento e do que vem depois…
Afinal, seja qual for o modelo de avaliação de desempenho aplicado, o feedback entre gestor e colaborador vai acontecer e ambos precisam estar abertos para escutar e trocar ideias.
O objetivo final desse bate-papo, como dissemos antes, é criar um plano de ação para que todos os pontos de atenção sejam aprimorados dali pra frente e para que o colaborador siga evoluindo continuamente!
Dicas para um processo de avaliação de desempenho de sucesso
Agora você já tem informações suficientes para começar a trabalhar no processo de avaliação de desempenho da sua organização. Mas, antes de nos despedir, queremos dar 3 dicas finais que podem fazer a diferença:
- A constância é importante para que esse processo de fato “vire moda” na sua empresa. Uma boa frequência garantirá que nenhuma informação relevante fique de fora;
- Usar a tecnologia a seu favor pode tornar as avaliações de desempenho mais ágeis e assertivas. Por sorte, hoje em dia é possível contar com softwares de avalição de desempenho que atendem justamente a esse propósito;
- Explorar mais de uma forma de avaliar os colaboradores pode ser benéfico para a sua empresa, portanto, não se prenda a um único modelo.
Pronto, agora é só colocar a mão na massa e colher todas as vantagens que um bom processo de avaliação de desempenho é capaz de proporcionar! 🚀
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Respostas de 2
Toda explicação de implantação esta muito clara e objetiva , gostei muito .
Somente um ponto que fiquei sem saber .Qual o prazo para implantação do programa de avaliação?
Olá, Monica! O prazo para implantação de um programa de avaliação podem variar dependendo de alguns fatores, como: tamanho e complexidade da empresa, a natureza do programa, os recursos disponíveis e o cronograma estalecido pela sua companhia.