Você sabe quais são os principais problemas de comunicação interna nas empresas? Poucas empresas conhecem esses conflitos, por isso, você precisa saber que eles existem, que estão prejudicando os seus colaboradores e que existem soluções para eles!
Muitas vezes, são pequenas situações ou ações dentro da empresa que podem se espalhar pela organização e gerar maiores proporções no futuro.
Portanto, vamos começar mostrando alguns exemplos de problemas de comunicação nas empresas. Vem com a gente!
Principais problemas de comunicação interna nas empresas
A seguir, veja os principais problemas de comunicação interna nas empresas para você descobrir se eles existem dentro da sua instituição.
1. Barreiras culturais
Sem dúvida, as barreiras culturais entre os funcionários podem tornar a comunicação interna mais difícil nas empresas.
Afinal, cada pessoa possui suas características, background, classe social, idade, cultura, valores individuais, entre outras coisas que determinam o relacionamento e compartilhamento de ideias entre os profissionais.
Por isso, os líderes das empresas precisam criar elos entre as equipes e mostrar que a comunicação é o principal fator para fortalecer a inteligência cultural e viver em harmonia no ambiente de trabalho.
2. Atraso na entrega dos clientes
A falta de comunicação ou ruídos na transmissão de mensagens podem causar atrasos nas demandas e cumprimento dos prazos.
Esse é um medo muito comum dentro das empresas, já que pode gerar desconforto ou cancelamento do contrato.
Portanto, a comunicação interna precisa ser 100% eficiente para evitar essas situações que trazem danos financeiros para a organização.
3. Mensagens perdidas
Esquecer de passar um recado ou enviar uma informação pode atrapalhar o andamento do fluxo de trabalho.
Afinal, muitos profissionais podem esquecer de acessar o e-mail ou ler uma mensagem no celular antes do tempo hábil, dificultando o processo e perdendo informações importantes pelo caminho.
Para resolver esse problema de comunicação interna, o ideal é entregar ferramentas, aplicativos ou softwares exclusivos para a comunicação entre os funcionários.
4. Desorganização no projeto
Para a realização de um projeto, a empresa precisa envolver uma quantidade de colaboradores correta para executar todas as etapas até a finalização e entrega.
Mas algumas dificuldades podem surgir durante o cronograma de entregas, como a falta de atenção com o que cada membro da equipe está fazendo.
Isso pode acabar prejudicando o andamento do projeto e atrapalhando o trabalho individual. Nesse caso, o ideal é oferecer ferramentas de gerenciamento de projetos para todos acompanharem as atualizações sobre o que está sendo realizado e finalizado.
5. Ausência de feedbacks
A falta de feedbacks sobre o desempenho dos funcionários pode acabar atrapalhando a comunicação interna nas empresas.
- Leia também: Como o feedback auxilia na gestão de conflitos
Isso porque os retornos positivos sobre as performances do profissional geram mais motivação e aumento da produtividade no trabalho.
Assim, os feedbacks negativos e construtivos podem ajudar a melhorar o desempenho no dia a dia e, consequentemente, ajudar na comunicação interna.
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6. Conflitos de personalidades
Cada colaborador possui um tipo de personalidade, uns são mais reservados, outros mais extrovertidos, alguns gostam de expor a opinião, outros não sentem vontade em compartilhar seus pensamentos.
É normal ter diversos tipos de personalidades dentro da organização, mas a junção desses perfis pode causar uma certa estranheza e acabar interferindo na comunicação interna.
Uma forma de diminuir essas situações de desconforto é a utilização de ferramentas de comunicação que foquem na mensagem a ser passada, deixando de lado os conflitos de personalidades que poderiam ocorrer diretamente.
7. Falta de treinamentos
A falta de treinamento dentro da instituição pode causar falhas na comunicação posteriormente. Uma informação passada na entrada do funcionário na empresa pode evitar diversos conflitos internos.
É ideal passar treinamentos aos novos colaboradores durante o onboarding e buscar sempre reciclar os profissionais há longo tempo no trabalho com novas informações.
As informações dos treinamentos ajudam a integrar toda a equipe, diminui a troca de informações erradas e traz mais agilidade nos processos internos da empresa.
8. Falta de comunicação entre equipes
A falta de comunicação entre os membros das equipes e entre todos os colaboradores da empresa pode gerar muitos problemas internos, como o atraso das entregas e compartilhamento de informação errada.
Isso ocorre no ambiente presencial e no formato de trabalho remoto (home office), já que nesse caso os funcionários só podem se comunicar de maneira online.
Para resolver esse problema de falta de comunicação, o ideal é estimular a interação nos meios online, como chats, vídeo chamadas, intranet e reuniões presenciais, se for possível.
Quais as principais ferramentas de comunicação interna nas empresas?
RH, você viu quantos problemas de comunicação interna podem atrapalhar o trabalho dos colaboradores e a evolução da empresa?
Pensando nisso, trouxemos algumas soluções que resolvem esses problemas, impactam na Cultura Organizacional, oferecem transparência e passam confiança aos membros das equipes. Confira!
E-mail corporativo
O e-mail corporativo é uma das principais ferramentas de comunicação interna para formalizar demandas aos funcionários.
Essa ferramenta serve como um “documento” para formalizar pedidos de demandas e pode ser acessada sempre que o colaborador quiser tirar uma dúvida.
Além disso, a implementação do e-mail corporativo na empresa oferece diversas vantagens, como o baixo custo da ferramenta, retorno rápido das respostas, fácil utilização e pode ser acessado por diversos dispositivos (computador, celular e tablet).
Chat
O chat é uma ferramenta de comunicação interna muito eficiente e perfeita para trocar ideias de forma rápida.
Ele sempre facilitou a troca de informações dentro das empresas, mas, atualmente, essa ferramenta ajuda a comunicação dos colaboradores que estão em home office ou moram em outros lugares distantes da sede.
Normalmente, o chat pode ser acessado por computadores e smartphones, ajudando quem precisa trocar ideias de maneira ágil e dinâmica.
Mural digital
Um mural digital é uma ferramenta de comunicação interna para informar aos funcionários sobre acontecimentos da empresa.
Nesse mural online, é possível comemorar as conquistas das equipes, dar feedbacks para melhorias do desempenho dos colaboradores, ter uma visão panorâmica e detalhada dos objetivos da empresa com os OKRs.
A Feedz é uma empresa que oferece uma Plataforma de Reconhecimento Interno, um mural de celebração que melhora a produtividade, engajamento e desempenho dos profissionais.
Ouvidoria interna
A ouvidoria interna ajuda a mediar e articular os conflitos entre os funcionários. Sendo assim, ela é uma ótima ferramenta de comunicação dentro das empresas.
O principal objetivo da criação de uma ouvidoria interna é o incentivo do diálogo entre os profissionais para conquistarem um ambiente saudável, transparente e de confiança.
Essa ferramenta também pode contribuir para o fornecimento de dados e informações que podem facilitar as tomadas de decisões estratégicas da organização.
Reuniões diárias / semanais
As reuniões diárias (daily) ou semanais (weekly) são ótimas ferramentas para resolver problemas de comunicação interna nas empresas.
Isso porque essas metodologias são ágeis e fáceis, melhorando a comunicação e o trabalho em equipe.
Se optar pela daily, então o recomendado é usar 15 a 30 minutos do dia para reunir o time e conversar sobre as demandas de trabalho.
Ao escolher a weekly, o ideal é fazer reuniões um pouco mais longas, de 45 minutos a até 1 hora. As reuniões podem ser presenciais ou online através de ferramenta de videoconferência.
Agora que você sabe como resolver os principais problemas de comunicação interna nas empresas, então bora voar com a Feedz e utilizar as ferramentas de engajamento e desempenho dos colaboradores?