Top 5 prioridades de RH para 2025

Elencamos as 5 prioridades de RH para 2025 de acordo com a Gartner. Aproveite os insights para tornar a sua gestão de pessoas ainda melhor!

Resumo

  • A Gartner é uma empresa global de pesquisa e consultoria que oferece insights estratégicos para líderes em diversos setores, incluindo Recursos Humanos. Ela é conhecida por suas análises detalhadas sobre tendências de mercado, tecnologia e melhores práticas. Tenha acesso ao resumo da pesquisa "Top 5 prioridades para o RH em 2025".
  • No campo de RH, as pesquisas da Gartner têm como objetivo identificar desafios emergentes, prever tendências futuras e fornecer recomendações práticas para ajudar líderes de RH a alinhar estratégias de pessoas aos objetivos organizacionais, garantindo maior eficiência e inovação.
  • Segundo a consultoria, no topo das prioridades para o RH deve estar o desenvolvimento de líderes e gestores, seguido pela cultura organizacional em segundo, planejamento estratégico da força de trabalho, gestão de mudanças e tecnologia de RH. Saiba os detalhes de cada ponto lendo o artigo completo. 

A área de recursos humanos está sempre evoluindo e a cada ano o olhar dos profissionais se direciona para algumas questões específicas. Nesse sentido, as prioridades de RH para 2025 já foram definidas.

Quem as apresenta é a Gartner, que entrevistou mais de 1.400 líderes de RH em 60 países e dos principais setores para identificar e avaliar o que a área deve esperar no novo ano

Segundo a consultoria, no topo deve estar o desenvolvimento de líderes e gestores, seguido pela cultura organizacional em segundo, planejamento estratégico da força de trabalho, gestão de mudanças e tecnologia de RH. 

Veja mais detalhes sobre cada ponto a seguir.

5 Principais prioridades para o RH em 2025 segundo a Gartner

O que você verá a seguir sobre as prioridades para o RH são informações extraídas do relatório anual, derivado da Pesquisa de Prioridades de RH da Gartner

Conforme esclarece a empresa, o objetivo do relatório é o de oferecer às equipes de liderança de recursos humanos uma melhor compreensão das tendências emergentes de RH para 2025. São elas:

 

1. Desenvolvimento de liderança e gestão

Setenta e cinco por cento dos líderes de RH reconhecem a pressão crescente sobre os seus gestores, afirmando que eles “estão sobrecarregados com o crescimento das suas responsabilidades profissionais”. 

Outro dado de impacto: em um mundo onde a mudança é constante, 75% dos líderes de RH relatam que os gestores estão sobrecarregados com a expansão de suas responsabilidades. Além disso, 70% dos entrevistados acreditam que os líderes e gestores atuais não estão adequadamente equipados para desenvolver líderes de nível médio.

Para apoiar seus líderes, a maioria das organizações investe em programas de desenvolvimento de competências, ferramentas e tecnologias de ponta e iniciativas robustas de bem-estar.

Apesar disso, 50% dos funcionários não confiam na capacidade dos seus gestores para orientar seus times para o sucesso nos próximos dois anos. Já que investir em programas tradicionais de desenvolvimento de gestores não é suficiente, o que fazer?

Segundo a Gartner, existem quatro ações críticas a serem tomadas:

  • Fortalecer conexões: desenvolver líderes através de ações de engajamento, permitindo a aplicação prática dos aprendizados e construção de relacionamentos duradouros.
  • Eventos de networking e Team-Building: investir mais tempo em eventos de networking e atividades de team building, em vez de seminários e palestras, para fortalecer a liderança e a colaboração.
  • Plano de ação de 12 meses: implementar um plano de ação de um ano para melhorar a eficácia dos gestores, focando em conexões e suporte contínuos.
  • Exemplo prático : adotar abordagens como a do OCBC, que intercalam eventos de aprendizado com atividades de engajamento entre pares, permitindo a aplicação prática e o fortalecimento das conexões interpessoais.

 

👉 Leia também:

 

2. Cultura organizacional

Uma das prioridades de RH para 2025 é a preservação e reconfiguração da cultura organizacional. O motivo?

Para 7% dos líderes de RH entrevistados, os gerentes falham em mostrar a visão desejada de cultura dentro de suas equipes. Além disso, 53% dos líderes de RH relatam que seus líderes não se sentem responsáveis ​​por demonstrar a cultura desejada.

Nesse cenário, a Gartner acredita que a liderança deve trabalhar intencionalmente para alinhar os colaboradores à cultura. São sugeridas três ações:

  1. Ajudar os colaboradores a entender os valores da cultura e o que esses valores significam para eles;
  2. Garantir que os funcionários saibam os comportamentos que devem demonstrar para viver a cultura que desejam;
  3. Fazer com que os processos de trabalho apoiem a cultura da empresa.

👉 Gestão de desempenho: O que é, para que serve e como melhorar?

Tudo sobre o RH Guia completo para profissionais

 

3. Planejamento estratégico da força de trabalho

Para ter colaboradores engajados e felizes ao longo do ano é importante criar e aplicar um bom planejamento estratégico de aquisição e retenção de talentos e a pesquisa da Gartener reforça ainda mais esse ponto.

De acordo com o estudo, 61% dos líderes de RH concordam que seus esforços de planejamento são limitados ao período de um ano e 66% diz que acabam fazendo seu planejamento com base no número de funcionários atuais.

Ou seja, os RHs geralmente abordam o planejamento da força de trabalho por meio de uma lente limitada e focam especificamente em não aumentar o número de colaboradores.

Mas, ter um processo inconsistente e sem possibilidade de crescimento limita a capacidade do RH de planejar e responder a imprevistos como fusões e aquisições, recessão, pandemias, etc.

O estudo sugere três possibilidades para melhorar esse cenário, que são:

  1. Realizar um planejamento anual com base na equipe atual;
  2. Criar um segundo planejamento de até dois anos com foco no preenchimento de vagas emergentes;
  3. Criar um outro plano estratégico para capacitar talentos e antecipar necessidades futuras.

 

4. Gestão de mudanças

Manter-se competitivo no mercado significa abraçar a mudança. No entanto, 74% dos líderes de RH compartilham que seus gestores não estão preparados para liderar nessa volatilidade.

Isso coloca a gestão da mudança nas principais prioridades de RH para 2025. Especialmente porque, além do dado acima, os funcionários estão se sentindo cansados e céticos devido às mudanças contínuas (é o que disseram73% dos líderes de RH).

Essa “fadiga da mudança” tem consequências negativas para as empresas. A Gartner constatou que funcionários cansados de mudar constantemente têm:

  • 35% dos colaboradores cansados ​​têm menos probabilidade de se engajar na empresa;
  • 44% dos colaboradores cansados têm menor intenção de permanecer na empresa;
  • 44% dos colaboradores cansados têm menos probabilidade de ter segurança psicológica.

 

Como acabar com a fadiga da mudança? Conforme a Gartner, as empresas precisam incluir o gerenciamento da fadiga em seus planos para impulsionar uma transformação bem-sucedida. 

👉 Leia também:

 

5. Tecnologia de RH

A evolução das tendências tecnológicas, como a Inteligência Artificial generativa, e as suas implicações para o RH trazem diversas mudanças para a rotina dos profissionais.

Contudo, 55% dos líderes de RH dizem que suas soluções tecnológicas atuais não cobrem as necessidades comerciais atuais e futuras e  51% dos líderes de RH concordam que não conseguem medir o valor comercial fornecido pela transformação da tecnologia de RH.

Confira mais alguns insights que a pesquisa trouxe:

  • Apenas 1/3 dos líderes de RH recebem suporte para tecnologia que não impulsiona diretamente a eficiência;
  • Apenas 25% dos líderes de RH concordam que suas equipes se importa sobre como a tecnologia pode mudar o RH para o futuro;
  • 69% dos funcionários relatam pelo menos uma barreira ao usar tecnologia de RH nos últimos 12 meses.

 

3 fluxos estratégicos para tecnologia de RH

Confira as dicas para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia em RH, segundo a Gatner:

1. Desbloqueie novas formas de fazer o trabalho de RH:

  • Ofereça ferramentas de IA para apoiar seus colaboradores;
  • Amplie a perspectiva da equipe de RH sobre o valor da IA;
  • Estabeleça metas em comum e defina novas funções para o uso de IA.

2. Identifique oportunidades com IA Generativa

Considere o uso dessas três ferramentas de IA nos próximos seis a 12 meses:

  • Chatbot voltado para responder dúvidas dos colaboradores;
  • Geração de documentos via IA;
  • Dados de descrição/habilidades de cargos.

 

3. Aproveite ao máximo cada investimento feito em tecnologia

  • Gerencie um portfólio de tecnologia sem comprometer a experiência do usuário;
  • Avalie as capacidades atuais e futuras na gestão de capital humano;
  • Adote uma implementação ágil para permitir mudanças culturais necessárias.

 

👉 O novo RH: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas

 

O que você achou dessas top 5 prioridades de RH para 2025?

Esperamos que elas tenham trazido alguns insights e possam ajudar a sua área de recursos humanos a contribuir ainda mais para o sucesso da empresa.

Para ficar por dentro de mais insights como esse, assine nossa newsletter e receba mensalmente na sua caixa de entrada o que está rolando no blog da Feedz!

Preencha suas informações no formulário abaixo 👇:

Leia também

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter!

Receba e-mails com novidades e as melhores dicas sobre a área de Gestão de Pessoas

*Ao enviar o formulário você aceita nossas políticas de privacidade e em receber comunicações de acordo com seu interesse.

X

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!