Como criar um plano de ação para engajamento nas empresas

Criar um plano de ação para o engajamento da equipe é fundamental para aumentar a motivação e produtividade. Veja aqui como criar e aplicar!

Como muitas empresas ainda não terem seu próprio plano de ação para engajamento dos colaboradores, nós vamos mostrar como fazer esse tipo de planejamento.

Além disso, vamos ressaltar os benefícios de utilizar o plano de ação para engajar os seus funcionários e para o crescimento da sua empresa. 

Portanto, se você quer ter profissionais mais engajados e, consequentemente, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional, leia esse texto até o final! Boa leitura!

O que é engajamento?

Engajamento é o envolvimento do ser humano com algo ou com alguém. Esse tipo de conexão é criada por estímulos e ações, a fim de gerar motivação com aquilo que se está engajado.

Desse modo, o engajamento é um estado mental positivo caracterizado pelo alto nível de energia que, como resultado, produz uma sensação de bem-estar, preenchimento, pertencimento e identificação.

No trabalho podemos dizer que o engajamento profissional sucede de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego.

Como consequência do engajamento, o funcionário não trabalhará apenas pela compensação financeira, mas se sentirá parte da instituição e exercerá suas funções com excelência.

 

O que é um profissional engajado?

Antes de saber o que é um profissional engajado, você precisa entender a diferença entre colaboradores engajados e funcionários motivados.

Um profissional engajado é aquele que se identifica com as práticas da empresa e, consequentemente, se torna mais produtivo, esforçado e determinado a colaborar com o crescimento da instituição.

Em outras palavras, trabalhadores engajados são aqueles que realmente “vestem a camisa” da organização.

Já o colaborador motivado é aquele que possui um comprometimento individual com as suas obrigações, como motivos para permanecer na empresa ou razões para se dirigir ao trabalho todos os dias.

A motivação desses funcionários pode ser desenvolvida por diversos propósitos pessoais e profissionais, como afinidade com os colegas de trabalho, por questões financeiras, por confortos gerais, entre outros. 

O melhor dos mundos é ter profissionais engajados e motivados dentro da empresa, já que esse perfil colabora para o crescimento da organização e para o seu próprio crescimento profissional.

 

O que é plano de ação para engajamento?

Um plano de ação para engajamento é um documento com as principais informações sobre as ações que deverão ser realizadas para engajar os colaboradores de uma empresa.

Geralmente, esse documento é criado por profissionais de Recursos Humanos, que precisam descobrir o que pode ser feito para aumentar o engajamento no dia a dia da instituição.

Basicamente, nesse plano de ação, os responsáveis do setor de RH precisam listar os tópicos de todas as ações necessárias para atingir um único objetivo: o engajamento dos funcionários.

 

Como criar um plano de engajamento?

Manual prático de como engajar seu time

Com profissionais engajados, tudo se torna mais fácil, não é mesmo? Por isso, vamos ensinar como criar um plano de ação para o engajamento das equipes da sua empresa. Veja a seguir:

 

1. Mapa da situação

O primeiro passo da criação de um plano de ação para o engajamento de funcionários é saber como sua empresa está em relação ao engajamento e para onde ela deseja chegar.

Por isso, você pode desenhar um mapa com todos os passos que precisará tomar para chegar ao lugar exato desse planejamento. 

Nesse mapa, coloque as ações de engajamento já realizadas no passado, os resultados dessas ações, quantos funcionários foram impactados, o que pode ser melhorado, entre outras observações.

 

2. Conheça seus colaboradores

Para montar um bom plano de ação para engajamento nas empresas é preciso conhecer os seus funcionários. 

Perceba as características de cada profissional, os estilos, preferências, jeitos, entre outros detalhes. 

Uma boa maneira de entender como engajar os trabalhadores é classificando-os com pontuações de acordo com critérios ligados ao engajamento, como proatividade, criatividade, flexibilidade, capacidade de entrega e conhecimento técnico. 

Com os resultados sobre o perfil das equipes você poderá saber qual o seu ponto de partida para aumentar o engajamento.

 

3. Escolha as ferramentas ideais 

Sem as ferramentas ideais para a criação do seu plano de ação, você poderá perder muito tempo na idealização desse projeto. 

Portanto, estude as ferramentas necessárias que possam te ajudar na otimização do seu plano de ação de engajamento.

Existem diversas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mercado que poderão te ajudar a equilibrar esforço e tempo nesse projeto.

 

4. Faça o escopo do plano de ação

Comece a desenvolver o primeiro escopo do seu plano de ação para engajamento dos colaboradores com as principais ações a serem desenvolvidas.

O ideal é já aplicar a mensuração de KPIs para saber se o planejamento de ações chegará ao resultado esperado.

Aliás, cada ação deverá ter uma meta para o RH conseguir identificar o que está trazendo resultado e o que precisa ser melhorado.

 

5. Defina os ciclos

Todo planejamento é feito de ciclos, que podem seguir a seguinte lógica: planejar, fazer, checar, refazer e agir. 

O início é tão importante quanto o final do planejamento, então desenvolva as etapas desse processo e descubra quanto tempo levará cada uma delas.

Afinal, logo após o término do planejamento, a equipe de RH precisará executar cada ciclo para ter os resultados esperados.

 

6. Execução

Chegou o momento de colocar em prática todo o planejamento de ação para engajar os trabalhadores da sua empresa.

O responsável pelo setor de RH definirá se as execuções das ações serão realizadas pelos participantes do planejamento ou por outros profissionais.

Geralmente, quem trabalha no desenvolvimento de um planejamento tende a estar mais disposto para realizá-lo com sucesso.

Comunique os responsáveis pelas ações e coloque em prática todas as ações de engajamento.

 

7. Dados sobre as ações de engajamento

Após realizar as ações de engajamento com os funcionários da sua empresa, você precisará entender os resultados do planejamento e da execução.

Lembra dos KPIs e metas indicadas para as ações? Agora é hora de saber se você conseguiu bons resultados.

Uma ótima forma de medir o sucesso do planejamento e das ações é aplicando uma pesquisa de satisfação sobre o engajamento com os colaboradores. Eles poderão informar se foram impactados positivamente pelo projeto.

 

8. Melhorias e refações

Sempre é possível melhorar o seu plano de ação para engajar os profissionais da empresa. Então continue fazendo melhorias e refazendo algumas ações que não tiveram o sucesso esperado.

Após ver os dados alcançados você poderá entender o que pode ser otimizado nas próximas ações de engajamento.

 

Como aumentar o engajamento dos colaboradores?

Sem dúvidas, todo RH sabe da importância do engajamento dos trabalhadores da empresa. Afinal, o alto nível desse índice pode trazer retornos positivos para a instituição.

Isso foi comprado pelo Instituto de Pesquisa Gallup, em uma pesquisa realizada em 2020, que identificou que colaboradores engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo (faltas no trabalho) em relação às pessoas não engajadas.

Por isso, saiba quais ações podem conter no seu planejamento e podem promover o engajamento dos seus funcionários. Abaixo:

  • Envolva-se com os projetos dos profissionais.
  • Faça pesquisas de satisfação com os colaboradores. 
  • Avalie os líderes para oferecer uma excelente liderança. 
  • Reconheça o empenho dos funcionários.
  • Melhore a comunicação e dê feedbacks contínuos.
  • Desenvolva a comunicação interna em sua empresa.
  • Crie um plano de carreira bem estruturado.
  • Promova treinamentos aos trabalhadores.
  • Dê autonomia aos colaboradores e peça opiniões.
  • Invista em cursos e treinamentos para capacitar os colaboradores.
  • Cuide da saúde e do bem-estar de todos.
  • Adote uma cultura organizacional engajadora.

Gostou das nossas dicas para fazer o plano de ações para engajamento dos colaboradores? Faça o seu planejamento e coloque em prática já! 

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!