Desde que foi criado, o método de OKR já ajudou empresas de diferentes portes e segmentos a gerenciarem suas metas com mais agilidade e sucesso. Porém, mesmo em meio a tanta popularidade, há quem ainda se sinta perdido na hora de criar um bom planejamento de OKR.
Se esse é o seu caso, nós temos duas boas notícias para te dar: a primeira delas é que esse caminho pode se tornar muito mais tranquilo com a adoção de boas práticas. E a segunda é que, ao longo deste artigo, falaremos justamente sobre esses cuidados.
Se você quer aprender mais sobre essa metodologia de gestão ágil e entender como ela pode contribuir com o seu planejamento estratégico, basta seguir com a leitura! 🙂
O que é o planejamento de OKR?
O planejamento de OKR é um processo para definir objetivos e resultados-chave.
Se refere a uma metodologia de gestão focada na definição simples e flexível de objetivos e métricas, que tem ajudado gigantes como Google, NuBank, Amazon e Disney a focar seus esforços no que realmente importa.
Na prática, o planejamento de OKR se difere da definição tradicional de metas por contar com ciclos mais curtos (geralmente de três meses), ser mais transparente e dar voz a todos os colaboradores.
Entre as vantagens que essa ferramenta pode proporcionar quando bem estruturada, destacam-se:
- Maior clareza e transparência na definição das metas organizacionais, bem como maior alinhamento entre as equipes;
- Aumento do foco, comprometimento e produtividade dos colaboradores;
- Incentivo à cultura do feedback;
- Tomada de decisões mais ágeis e embasadas.
Definição de metas e objetivos
A primeira coisa que você deve saber sobre os objetivos é que eles são descrições qualitativas e concisas sobre o que a empresa deseja alcançar. Ou seja, eles ajudam a responder à pergunta “para onde eu vou?”.
Aqui na Feedz, por exemplo, nós utilizamos a metodologia SMART na hora de definir os objetivos de cada ciclo OKR. Isso significa que todos eles devem ser:
- Específicos (não deixarem margem para dúvidas);
- Mensuráveis (possíveis de serem acompanhados);
- Alcançáveis (ajustados à realidade do contexto para não se tornarem impossíveis);
- Relevantes (alinhados com a missão, visão e valores corporativos);
- Temporal (ter prazos de início e fim).
Um adendo: além de atender a esses cinco critérios, também é aconselhável que os objetivos do planejamento de OKR sejam envolventes e inspiracionais, para que realmente “grudem” na cabeça do time.
Definição de resultados-chave (KRs)
Os resultados-chave, por sua vez, são descrições quantitativas que trazem um direcionamento de como a empresa alcançará seus objetivos.
Em outras palavras, eles ajudam a organização a entender se está ou não chegando perto de alcançar a tão sonhada meta.
Geralmente, cada objetivo possui de três a cinco resultados-chave. E, assim como explicamos acima, o ideal é que eles também atendem aos pilares da metodologia SMART.
Para ficar mais claro, vamos supor que um dos objetivos da sua empresa seja reduzir a rotatividade de colaboradores. Neste caso, três bons exemplos de resultados-chave, seriam:
- Aumentar a satisfação dos funcionários em 10 pontos na pesquisa de engajamento;
- Realizar treinamentos de desenvolvimento profissional para 100% dos funcionários no próximo trimestre;
- Implementar um programa de mentoria para os 10% dos funcionários com desempenho excepcional.
Ao alcançar cada um desses resultados, a equipe saberá que está caminhando na direção certa para alcançar seu objetivo principal. Inclusive, o ideal é que cada KR se desdobre em atividades (com prazos definidos) que deverão ser executadas para concretizá-los.
Para aumentar a satisfação dos funcionários, por exemplo, o RH poderá implementar uma série de ações, que vão desde estimular a criação de uma cultura de feedback e melhorar o clima organizacional até criar um programa de reconhecimento.
Estabelecimento de prazos ao longo do ano
Mais do que saber como planejar as tarefas em OKR, é preciso se atentar para o estabelecimento de prazos condizentes com a realidade. Caso contrário, os membros da equipe podem ficar desmotivados e confusos, o que tende a resultar em atrasos e na não conclusão dos projetos.
A definição de prazos realistas passa por vários fatores, como o tamanho e a complexidade do projeto, a disponibilidade de recursos, a capacidade da equipe e as restrições do cronograma.
Na hora de estabelecê-los, é importante ter em mente que eles devem ser desafiadores, mas ainda assim alcançáveis. Afinal, prazos muito curtos podem ser estressantes e prejudicar a qualidade do trabalho, enquanto prazos muito longos podem levar à procrastinação e à falta de foco.
Outra dica para ser bem-sucedido nesta etapa é definir as datas em conjunto com a equipe, de forma que todos estejam cientes do que é esperado deles.
Ao comunicar claramente os prazos para todos os colaboradores, a empresa garante que eles tenham as mesmas expectativas e entendam a importância de cumprir com o combinado.
Obs.: como dissemos antes, o planejamento de OKR conta com ciclos curtos. Geralmente, as metas são estipuladas para um prazo de três meses.
👉 Leia também: 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa
Como alinhar o planejamento de OKR com a estratégia da empresa
Em geral, os OKRs devem ser definidos de forma que contribuam para a realização dos objetivos de longo prazo da empresa. A visão e missão da empresa são sempre os princípios orientadores desta estratégia e, por isso, devem estar muito claras.
A partir delas, é possível entender quais são as prioridades do negócio, onde a empresa deseja estar (ou alcançar) no futuro e como cada uma das áreas pode contribuir com eles.
Não por acaso, muitas empresas começam a adotar a metodologia OKR a partir das metas globais da organização. Quando o objetivo anual é definido, são determinadas então as metas mais específicas, separadas por áreas e equipes.
Acompanhamento e monitoramento do planejamento de OKR
O monitoramento do planejamento estratégico OKR é o que permitirá à empresa avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas, garantir que elas estejam alinhadas com a estratégia organizacional e ajustá-las, se necessário. Sendo assim, essa é uma etapa que merece sua atenção!
Para acompanhar o progresso dos objetivos e resultados-chave, o segredo está em adotar ferramentas e métricas adequadas, como plataformas que disponibilizam as informações em tempo real, de forma organizada e em um único lugar.
As reuniões de início de trimestre e check-in são igualmente importantes nesta jornada, já que elas permitem compartilhar o andamento do trabalho, receber feedbacks, dividir desafios e celebrar as conquistas.
Ferramentas para gerenciar o planejamento de OKR
Se você chegou até o final deste post animado (a) para adotar a gestão de OKR na sua empresa, saiba que um dos jeitos mais ágeis de fazê-lo é contar com a ajuda de uma plataforma específica para isso.
A ferramenta de gestão de OKRs da Feedz é o exemplo perfeito, já que reúne tudo o que as empresas precisam para construir metas de forma conjunta e transparente, estimulando a cooperação entre as equipes e evitando desperdício de tempo e recursos.
Com a solução da Feedz, é possível definir metas individuais e coletivas, acompanhar a evolução delas em tempo real e manter todos os times alinhados com os objetivos da organização. Solicite uma demonstração abaixo e conheça a plataforma!
Respostas de 2
Alcancavel mas ha resistência
De momento não tenho comentários porque ainda estou estudar o artigo. Darei o meu parecer logo logo.