Pessoas e cultura X RH: qual é a diferença?

Conheça as funções de Pessoas e Cultura, e RH, e como juntas elas transformam o clima e a eficiência da empresa.

Resumo

  • A área de "Pessoas e Cultura" foca no desenvolvimento da cultura organizacional e no bem-estar dos colaboradores, enquanto o RH tradicional é mais voltado para a gestão operacional de processos, como recrutamento, seleção e conformidade trabalhista.
  • Pessoas e Cultura busca criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados, promovendo iniciativas como desenvolvimento de liderança, bem-estar e engajamento.
  • A colaboração entre Pessoas e Cultura e RH permite que a empresa alie uma gestão eficiente e alinhada às regulamentações com estratégias que impulsionam o desenvolvimento humano e a cultura organizacional.

Nos últimos anos, a evolução que as empresas têm passado em termos de tecnologia, somado a um mercado competitivo, impulsionou algumas mudanças na gestão de talentos.

Dentre elas, está a criação da área de “pessoas e cultura” de um lado, enquanto do outro, o tradicional departamento de Recursos Humanos (RH) segue com força. Os dois setores estão relacionados com os talentos da empresa. Mas, qual a diferença entre eles?

A seguir, explicamos para você, e mostramos também como ambas as áreas podem colaborar para o sucesso organizacional. 

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O que é pessoas e cultura?

Pessoas e cultura, ou gente e cultura, é uma abordagem centrada no desenvolvimento da cultura organizacional e no bem-estar dos colaboradores

A função da área é fazer com que os funcionários tenham uma conexão emocional com a organização. Para isso, seu foco está em criar uma empresa onde as pessoas se sintam valorizadas, ouvidas e motivadas a alcançar seu pleno potencial.

Por essa razão, o engajamento, a satisfação e o propósito dos colaboradores estão no centro das atenções.

Note ainda que o departamento de pessoas e cultura tem um papel importante na construção de programas que incentivam o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. 

Adicionalmente, dá uma atenção especial em frentes como:

 

Observe ainda que a área de pessoas e culturas faz com que os gestores tenham um olhar ainda mais humano para a gestão de suas equipes e demonstrem mais empatia.

Inclusive, é também função do departamento se preocupar com o bem-estar físico e mental dos colaboradores, organizando ações que promovem a saúde e o equilíbrio no ambiente de trabalho.

👉Como promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

O que é o RH tradicional?

O RH tradicional é aquela área responsável por gerenciar tudo o que está relacionado ao capital humano da organização. Por ser “tradicional”, ele chega a ser até mais reativo, resolvendo problemas pontuais à medida que surgem.

Portanto, os profissionais do setor estão envolvidos com tarefas administrativas, como recrutamento e seleção, contratação, onboarding, gestão de benefícios, treinamentos, gestão de férias, entre outras.

Assim, destacamos que todos os processos relacionados à jornada do colaborador (ou seja, recrutar, contratar, integrar, treinar e demitir funcionários) são de responsabilidade do RH tradicional.

Além disso, o setor tem como principal função garantir que os processos internos relacionados aos colaboradores sejam gerenciados de maneira eficiente e padronizada.

Por esse motivo, é normal que o RH tradicional – diferentemente do RH 5.0 – seja muitas vezes percebido como uma área voltada mais para a burocracia, e que possui menos ênfase no desenvolvimento humano e na cultura organizacional.

Principais diferenças entre pessoas e cultura e RH

Olhando para as principais diferenças entre pessoas e cultura e o RH tradicional, uma que se destaca é o foco estratégico versus o foco operacional

Para você entender, na área de pessoas e cultura os colaboradores são voltados em desenvolver estratégias que moldam a cultura organizacional e que, consequentemente, influenciam diretamente o engajamento e a satisfação do quadro de talentos. 

Já o RH, quando gerenciado de um modo mais tradicional, costuma ter um papel mais operacional. 

Conforme destacado no tópico anterior, o departamento garante que os processos administrativos funcionem de maneira eficiente e dentro do que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e demais regulamentações trabalhistas.

Quanto à abordagem, o setor de pessoas e cultura, como o nome sugere, foca no desenvolvimento humano e na cultura organizacional. Por sua vez, o RH assume a responsabilidade de gerenciar processos. Quer um exemplo? 

Enquanto o departamento de pessoas e cultura conduz atividades como criação de programas de desenvolvimento de liderança e iniciativas de bem-estar, o RH gerencia processos como admissões e rescisões, e acompanha o cumprimento das normas trabalhistas. 

Desse modo, veja que a diferença está no foco, pois: 

  • Pessoas e cultura é um setor voltado para o desenvolvimento de uma cultura que inspire os colaboradores;
  • O RH garante que toda a infraestrutura necessária para a gestão dos colaboradores funcione corretamente.

 

👉 Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?

Como as duas áreas podem trabalhar juntas?

Imagine cada área como uma peça de um quebra-cabeças maior, o qual seria a organização. Nesse caso, pessoas e cultura se encaixam perfeitamente com o RH.

Se você chegou até aqui, provavelmente consegue entender de que modo uma peça precisa da outra. Mas vamos deixar ainda mais claro. Veja só:

De acordo com o explicado, o RH é o setor que dá toda a estrutura necessária para que a operação da empresa funcione de maneira correta e eficiente. É ele que garante que todos os processos estejam em conformidade com as leis trabalhistas e as políticas internas.

Já se analisarmos a área de pessoas e cultura, podemos dizer que ela pode usar a base formada pelo RH para implementar ações que promovam uma cultura organizacional forte e que inspire o engajamento dos colaboradores.

Quando os dois departamentos trabalham juntos, o que temos é uma empresa mais eficiente e inovadora e com colaboradores motivados, satisfeitos e produtivos.

Atuando em colaboração, o RH pode fornecer insights valiosos sobre as necessidades operacionais, enquanto Pessoas e Cultura contribui com uma visão mais estratégica que:

  • Impulsiona o desenvolvimento humano
  • Melhora o clima organizacional e 
  • Fortalece a cultura da organização.

 

Tudo isso garantindo um bom alinhamento aos objetivos de negócios. Assim, essa colaboração permite que a empresa crie uma cultura sustentável e orientada ao crescimento, com foco tanto no desempenho quanto no bem-estar dos colaboradores.

Ferramenta que auxilia na gestão do clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores possuem do ambiente de trabalho. Saber como está o clima da empresa é uma ótima maneira de analisar como anda o engajamento, a produtividade e a motivação do quadro de talentos

Isso ocorre pois ele influencia a satisfação dos funcionários. Em outras palavras, quando o clima está bom, as pessoas mostram-se mais satisfeitas com o trabalho que exercem e tendem a vestir a camisa. 

O setor de pessoas e cultura tem um papel crucial na manutenção do clima, mas em muitas empresas essa passa a ser também a responsabilidade do RH.

Para garantir um clima organizacional, as organizações precisam garantir uma comunicação aberta, reconhecer colaboradores, dar oportunidades de desenvolvimento profissional, entre outras ações.

E como saber como anda o clima na sua empresa? A melhor maneira é por meio de  pesquisa de clima organizacional. Se você quer implementar a ferramenta, o melhor é contar com a tecnologia.

A Feedz oferece um sistema de pesquisa de clima. Com a plataforma é possível:

  • Criar pesquisas com a quantidade de perguntas que atendam às necessidades da sua organização;
  • Metrificar o engajamento dos funcionários por categorias e tópicos, possibilitando uma ação precisa em pontos específicos;
  • Decidir a quantidade de perguntas e quais são as mais adequadas à rotina da sua empresa;
  • Acompanhar em tempo real do andamento das pesquisas;
  • Construir equipes de alta performance;
  • Reter os melhores talentos;
  • Resolver problemas de forma imediata;
  • Impulsionar a felicidade no trabalho.

 

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