Tudo sobre pesquisas do RH: Clima, Engajamento, Pulsos e eNPS

Quer se tornar um expert em pesquisa de clima organizacional? Neste conteúdo você encontra as principais pesquisas do RH, além de dicas práticas.

Pesquisas do RH são excelentes ferramentas para estar a par dos mais variados tipos de informação que são necessárias para gerir — com qualidade —  um time. Isso pode se dar a partir das mais variadas formas, uma vez que existem inúmeros métodos disponíveis. 

Neste conteúdo, você irá encontrar um guia prático de como realizar pesquisas de clima, pesquisa de pulsos, pesquisa de engajamento e eNPS. Permitindo compreender como fazer o melhor uso desses recursos no dia a dia da empresa. 

Estar atento e atualizado a respeito do assunto, além de manter o seu RH mais ativo, diz respeito também a como a empresa deseja tratar e manter seus colaboradores. Saber o nível de felicidade e satisfação de quem trabalha ao seu lado é essencial! 

Vamos lá? 

 

Pesquisa de clima organizacional: maior qualidade de vida aos colaboradores 

A pesquisa de clima organizacional é um recurso de coleta de dados qualitativos do dia a dia dos colaboradores. Ela fornece informações relevantes sobre a percepção dos funcionários em relação à empresa.

O clima organizacional é um daqueles pontos que influencia todos os que fazem parte da empresa, de forma direta e indireta. Portanto, não olhar para isso com atenção, pode acarretar em prejuízos sobre o que vem acontecendo na organização.

Acima de tudo, a pesquisa de clima é feita para ouvir os colaboradores. Uma vez que os funcionários são convidados a refletir sobre o seu dia a dia no trabalho, as práticas corporativas e os aspectos positivos e negativos da gestão de pessoas.

Dessa forma, é possível racionalizar algumas decisões e escolhas que farão parte do planejamento estratégico da empresa. Saindo, portanto, de uma ferramenta com uso apenas por parte do RH.

Sendo assim, os principais objetivos da pesquisa de clima organizacional podem ser classificados como: 

  • Metrificar e apontar as oportunidades de melhoria do ambiente organizacional; 
  • Ouvir os colaboradores para compreender quais as necessidades de mudança; 
  • Identificar o que pode estar limitando o desenvolvimento profissional dos colaboradores; 
  • Aumentar a interação aberta e positiva entre líderes e liderados;
  • Diminuir a taxa de desmotivação e turnover da empresa. 

 

Efeitos da pesquisa de clima organizacional no dia a dia 

Ao compreender os objetivos da pesquisa de clima e antes de saber como realizá-la da melhor forma para a realidade de sua empresa, pense sobre quais os efeitos você pretende causar através dessa ferramenta. 

As perguntas escolhidas para a abordagem variam conforme a intenção da organização. É preciso ter um planejamento muito claro para saber o que pretende-se analisar com a pesquisa de clima e sobre a importância da pesquisa de clima organizacional para sua empresa.

Afinal, de nada adiantará obter respostas sobre perguntas que não precisavam ser feitas, por não serem prioritárias, ou por já estarem bastante perceptíveis no dia a dia. Ou acabar obtendo resultados e não saber onde se quer (e se pode) chegar com eles. 

Em outras palavras, quais as perguntas que precisam ser respondidas pensando no planejamento de curto, médio e longo prazo da empresa? O que precisa ser mensurado para compreender a qualidade de vida do colaborador enquanto trabalha aí? 

Qualidade de vida essa que é tão importante para a solidez, motivação, produtividade e resultado financeiro da empresa e todos que a envolvem. Por isso a necessidade de saber de onde partir e onde se quer chegar. 

👉 O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação interna
👉 Como é a pesquisa interna de satisfação dos funcionários na plataforma da Feedz?

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, inclusive, identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e consegue vender 37% a mais, quando comparado a outros funcionários.   

Então, bora saber como realizar uma pesquisa de clima organizacional? 

 

Por onde começar uma pesquisa de RH de clima organizacional?

Para começar, a palavra de ordem aqui é: planejamento. Afinal, se essa pesquisa irá influenciar no planejamento estratégico da empresa e qualidade de vida dos funcionários, nada mais justo que seu próprio planejamento receba a atenção necessária, certo?

  1. Pense em um cronograma e em formas de aplicar a pesquisa — aposte no apoio de tecnologias e no software para pesquisa de clima organizacional para isso! 
  2. É importante prever no planejamento a periodicidade da pesquisa. Afinal, para que os resultados evoluam, é importante que se tenha uma consistência para comparações. 
  3. Determine responsáveis: é importante que cada um saiba bem qual seu papel para que a pesquisa ocorra com excelência. 

 

E, claro, conforme já falamos, tenha clareza de seus objetivos. A empresa precisa estar bastante ciente de onde quer chegar como reputação, cultura, marca e ambiente de trabalho. A análise dos dados da pesquisa influenciarão nesses pontos. 

 

Definindo um questionário padrão

Aqui, existem inúmeras possibilidades de questionário e pontos que podem ser abordados na pesquisa. 

Um modelo bastante conhecido, de Litwin e Stringer sugere, por exemplo, um questionário baseado em nove fatores e indicadores (referência: A new model of organizational climate research):

  1. Estrutura: sentimento dos trabalhadores sobre as restrições em seu trabalho: muitas regras, regulamentos, procedimentos e outras limitações enfrentadas no desenvolver do trabalho;
  2. Responsabilidade: sentimento de autonomia para tomada de decisões relacionadas ao trabalho e a não dependência quando desempenha suas funções;
  3. Desafio: sentimento de risco na tomada de decisões e no desempenho das suas funções;
  4. Recompensa: sentimento de ser recompensado por um trabalho bem feito; ênfase em incentivos positivos e não em punições; sentimento sobre a justiça da política de promoção e remuneração;
  5. Relacionamento: sentimento de boa camaradagem geral e de ajuda mútua que prevalece na organização;
  6. Cooperação: percepção de espírito de ajuda e mútuo apoio vindo de cima (gestores) e de baixo (subordinados);
  7. Conflito: sentimento de que a administração não teme opiniões discrepantes e a forma mediadora utilizada para solução dos problemas;
  8. Identidade: sentimento de pertencer à organização, como elemento importante e valioso dentro do grupo de trabalho, em geral, a sensação de compartilhar objetivos pessoais com os objetivos organizacionais;
  9. Padrões: é o grau em que a organização enfatiza normas e processos.

 

Além desse padrão é possível encontrar outras várias referências que sugerem temáticas “básicas” a serem questionadas para que a pesquisa seja de fato efetiva. O que vale aqui é sempre se questionar: para qual direção a minha empresa quer seguir. 

Agora que compreendemos a mais tradicional das pesquisas, vamos conhecer quais as outras possibilidades que temos quando o assunto é pesquisas do RH.

Pesquisa de clima por pulsos

Uma pesquisa de pulso para os colaboradores é uma pesquisa curta e rápida que, assim como a pesquisa tradicional de clima organizacional é enviada aos funcionários regularmente. 

Ela serve como um check-in, para entender como está a satisfação do funcionário, comunicação, relacionamentos e ambiente de trabalho.

Como o termo “pulso” sugere, ela é realizada para obter continuamente as opiniões dos funcionários sobre assuntos do trabalho. 

Ou seja, a pesquisa de pulso tem seu nome derivado da ideia de uma “verificação de pulso”; uma maneira de avaliar rapidamente como seus colaboradores se sentem em relação a um determinado problema.

Essas pesquisas geralmente têm apenas 5 a 15 perguntas, portanto, não consomem muito tempo e são muito fáceis de responder. Geralmente, sem ultrapassar os 4 minutos de duração. 

De forma prática, a pesquisa de pulso, em geral, trata sobre um tópico ou tema específico por vez. E justamente por ser menor e mais rápida de ser feita, pode também acontecer com mais frequência a pesquisa de clima organizacional tradicional. 

👉 Como medir o clima organizacional de uma empresa [Com exemplos]
👉 24 perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários sobre o onboarding

Um dos maiores benefícios, portanto, desse tipo de pesquisa é que ela permite justamente que problemas pontuais sejam resolvidos de forma mais rápida. Evitando, dessa forma, desgaste de time e relações interpessoais. 

 

Como realizar a pesquisa de pulso?

  • Defina quais os pontos e objetivos bastante claros que precisam ser definidos através da pesquisa. 

 

Por exemplo, alguns gerentes têm notado uma dificuldade de relação com um determinado time da empresa. A pesquisa de pulso pode ajudar a compreender o que nesse fluxo tem atrapalhado a sintonia entre times. 

 

  • Pensando que é uma pesquisa rápida é importante se ter em mente que as respostas precisam ser facilmente respondidas. Dê opções ou procure fazer perguntas que exijam respostas curtas como “concordo” ou “discordo”
  • Garanta que a pesquisa possa ser realizada de forma anônima! Assim, os colaboradores se sentirão mais à vontade para de fato expor suas opiniões para a resolução dos problemas que a empresa enfrenta.
  • Transparência: após obter os resultados, é importante que o time saiba o que foi dito e, mais do que isso, quais os caminhos para as soluções que precisam ser encontradas. 

 

Outro fator que pode ajudar bastante é a utilização de ferramentas que automatizam o máximo possível desse processo, resultados, formulários, questionários e cruzamento de dados. 

Com a ideia de que essa seja uma ferramenta a ser constantemente utilizada pela empresa, tecnologias que permitam essa facilidade, como um software para pesquisa de clima, são mais do que bem-vindas! 

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Pesquisa de engajamento: motivação e senso de propósito do colaborador

A pesquisa de engajamento, assim como a pesquisa de pulso, é uma ferramenta bastante eficiente para analisar problemas que atrapalham a rotina, produtividade e motivação do colaborador. 

Como o próprio nome já indica, a pesquisa de engajamento ajuda a “metrificar o engajamento”, sendo esse o primeiro passo para entender o que precisa ser melhorado na organização para impulsionar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

Em outras palavras, a pesquisa de engajamento dos colaboradores mede até que ponto os funcionários se sentem valorizados em sua empresa. Sem esse dado, é impossível compreender quais os níveis de satisfação da equipe com o ambiente de trabalho.

Por que realizar a pesquisa de engajamento? 

  • entender onde sua empresa se destaca;
  • descobrir onde a organização precisa melhorar;
  • dar voz a cada funcionário;
  • conquistar a confiança dos funcionários;
  • comparar diferentes grupos de funcionários;
  • promover ações significativas e decisões mais inteligentes sobre as pessoas;
  • gerenciar mudanças;
  • cultivar uma cultura competitiva;
  • insights sobre como melhorar o engajamento dos colaboradores;
  • entender o humor e a felicidade dos seus funcionários.

 

Como realizar uma pesquisa de engajamento

Mais do que nunca, nesses tipos de pesquisas mais recorrentes, é necessário que as lideranças estejam envolvidas e ativas. Isso porque ninguém conhece melhor uma equipe como os gestores e líderes. 

Sendo assim, é necessário que as próprias lideranças compreendam e identifiquem quais são os pontos que precisam ser mensurados. 

É importante evitar, também, questionários prontos. Quando falamos de engajamento e propósito do colaborador, os pontos a serem avaliados aqui são bastante específicos por departamento, empresa e momento da organização. 

Sendo assim, esse é um trabalho que precisa ser realizado em equipe para a equipe. Ok? 

 

eNPS: como medir o grau de satisfação do colaborador

E se falamos aqui de engajamento do colaborador, e a satisfação? De 0 a 10, quanto os seus liderados estão satisfeitos com a empresa? E com a liderança? Eles indicariam a empresa para alguém? Pois é justamente isso que a pesquisa de eNPS mensura. 

Então nesse caso é simples, a mesma ideia de pesquisa de satisfação que se faz para clientes externamente, será aplicada internamente, com os colaboradores. Para isso, faça a seguinte pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”

 

Na escala, 0 é pouco provável e 10 muito provável. Com estes dados é possível identificar o número de:

  • Os detratores, pessoas que deram notas abaixo de 6 e, portanto, não estão engajadas com o negócio.
  • Os neutros são os que deram nota entre 7 e 8, o que quer dizer que podem trocar de empresa a qualquer momento.
  • Os promotores são aqueles que deram notas acima de 9, estes além de engajados ajudam a promover a empresa.

 

Para calcular o resultado que você está obtendo internamente basta calcular a partir da subtração entre a % de Promotores e a % de Detratores, podendo variar de -100 a + 100. 

Imagine, por exemplo, que você tenha 100 colaboradores. Na sua pesquisa 70 são promotores, 20 são neutros e 10 são detratores. A porcentagem de promotores (70%) menos a porcentagem de detratores (10%) dá 60%, e como o score final é um número, você terá, portanto, um score de +60.

E o que, afinal, isso sifgnifica? 

  • Acima de 75 o eNPS é considerado excelente;
  • Entre 50 e 74 está em qualidade aceitável;
  • De 49 até 0 é uma zona de aperfeiçoamento;
  • Qualquer número abaixo de 0 (zero) o eNPS é considerado crítico.

Os benefícios da pesquisa eNPS são claros: 

  • Retenção de talentos: estimule os detratores e netros para engajá-los no negócio;
  • Prevenção de crises: com os dados é possível enxergar um cenário de crise antes mesmo que ele aconteça, atuando em sua prevenção;
  • Entendimento da cultura: ao analisar as informações, é possível setorizar os colaboradores por idade, cargo, equipe e entender padrões de satisfação, assim fica mais fácil criar ações de engajamento.

 

Chegou a hora de usar as Pesquisas de Clima na sua empresa!

Se você chegou até aqui, já sabe que as pesquisas do RH são ferramentas altamente estratégicas, não é mesmo? Afinal, a utilização delas se desdobra em inúmeras vantagens organizacionais.

Justamente por isso, trata-se também de uma atividade complexa e um tanto quanto demorada… Mas não precisa se intimidar!

A Feedz oferece uma plataforma completa para aumentar o engajamento e o desempenho dos colaboradores, com destaque para o sistema de pesquisa de clima.

Com essa ferramenta é muito mais fácil:

  • Criar pesquisas com a quantidade de perguntas que atendam às necessidades da sua organização;
  • Metrificar o engajamento dos colaboradores;
  • Construir equipes de alta performance;
  • Reter os melhores talentos;
  • Resolver problemas de forma imediata;
  • Impulsionar a felicidade no trabalho.

 

👉 Quer saber como a Feedz pode aproximar a sua empresa de todas as vantagens que uma pesquisa de clima organizacional é capaz de proporcionar? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

 

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