A pesquisa de satisfação interna é a melhor ferramenta que o RH pode utilizar para saber se seus colaboradores estão satisfeitos. Com essa avaliação, é possível implementar ações estratégicas em diversas áreas, como para reduzir o turnover e melhorar a produtividade.
Neste artigo, vamos explicar o que é, para que serve e como fazer uma pesquisa interna de funcionários, além de alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas para criar o seu questionário.
O que é uma pesquisa de satisfação interna?
A pesquisa de satisfação interna é uma avaliação conduzida pelo RH para entender como os colaboradores se sentem na empresa.
Ela é realizada por meio de um questionário com perguntas curtas e diretas sobre o dia a dia da organização, como a carga de trabalho e a relação com os líderes, por exemplo.
Assim, a pesquisa de satisfação interna dos funcionários tem como principal objetivo medir a taxa de satisfação e entender o que é preciso melhorar na empresa para que os colaboradores se sintam mais felizes.
O resultado da pesquisa traz dados concretos que possibilitam ao RH obter informações como:
- Nível de satisfação geral dos colaboradores com a empresa;
- Percepção dos funcionários sobre a liderança;
- Grau de comprometimento e entusiasmo em relação ao trabalho e à empresa;
- Qualidade dos benefícios oferecidos;
- Como os colaboradores enxergam as oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional;
- Clareza, transparência e eficácia das informações transmitidas dentro da organização;
- Percepção dos funcionários quanto ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
- Satisfação com as condições de trabalho.
Benefícios de fazer uma pesquisa de satisfação interna
Com a pesquisa interna de funcionários é possível entender qual o grau de engajamento dos colaboradores e entender os motivos da pontuação.
Essa é uma das razões pelas quais ela é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam ter uma equipe alinhada com o propósito do negócio. Além disso, traz benefícios como:
- O empregador consegue medir o quão comprometidos, satisfeitos e contentes os funcionários estão.
- Pode ser uma forma de avaliar se em breve haverá um problema de rotatividade de funcionários. Na verdade, a pesquisa pode até perguntar diretamente por quanto tempo o funcionário pretende permanecer na empresa. Pois, visto que essas pesquisas são normalmente anônimas, as respostas podem ser muito úteis.
- Pode ser uma forma de obter feedback anônimo sobre como melhorar a empresa.
- A pesquisa pode ser feita de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, deve haver perguntas feitas de forma consistente todos os anos (para fins de comparação), mas outras perguntas podem ser adicionadas conforme a necessidade.
- Pode fornecer uma visão sobre o clima entre os funcionários.
- Pode fazer com que os funcionários se sintam ouvidos. Inclusive, isso é especialmente benéfico se a empresa usa o feedback fornecido e faz as alterações necessárias.
- É uma forma de acompanhar as tendências de ano para ano em termos de sentimento, clima e engajamento dos funcionários.
- Pode permitir que a equipe de RH tome decisões informadas sobre quais mudanças podem ser feitas na cultura da empresa para melhorar o engajamento. Dessa maneira, quando a empresa acompanha essas mudanças, pode melhorar a produtividade e, como resultado, reduzir o turnover.
Diferenças entre pesquisa de clima organizacional, de engajamento e de satisfação interna
Entender o clima no ambiente de trabalho, saber como está a motivação e o engajamento dos funcionários, entre outros, são os objetivos das pesquisas de RH. No entanto, de acordo com o que se espera obter, uma pesquisa é mais indicada que a outra.
Nesse sentido, existem três que costumam ser amplamente utilizadas: a pesquisa de clima organizacional, a de engajamento e a de satisfação interna.
Começando pela pesquisa de clima, ela mede a percepção da satisfação do colaborador quanto aos diversos processos do dia a dia da empresa.
Por sua vez, a pesquisa de engajamento mede o vínculo formado entre o funcionário e a organização, um fator essencial para tornar os colaboradores naturalmente produtivos e satisfeitos.
E o que é pesquisa de satisfação interna? Como você viu até aqui, ela serve para medir o nível de satisfação dos funcionários em relação à remuneração, benefícios, comunicação, clima organizacional e engajamento.
Assim, para você fazer uma pesquisa interna, é preciso ter as duas pesquisas anteriores: as questões de clima (aquelas que medem a satisfação com os processos), e as questões de engajamento (as que evidenciam conexão).
Somente desse jeito é possível identificar, através de análises estatísticas, quais os aspectos mais importantes na formação de vínculos e satisfação para a sua organização.
Portanto, observe que você não precisa escolher entre uma pesquisa de engajamento ou clima, você pode juntar as duas e ter uma pesquisa completa de satisfação interna.
Como fazer uma pesquisa de satisfação interna?
Para começar, entenda que não existe uma receita única que pode ser utilizada por todas as empresas a fim de formar vínculos e melhorar o engajamento.
Como o que funciona em uma organização pode não fazer sentido em outra, o primeiro passo para fazer uma pesquisa de satisfação interna de funcionários é definir um objetivo.
Desse modo, cada empresa deve identificar seus próprios aspectos relevantes. Isso é possível a partir da análise de perguntas como:
- Quero entender quais ações já realizadas deixaram os colaboradores satisfeitos?
- Quero entender qual o grau de satisfação atual?
- Quero saber o que posso melhorar no negócio para melhorar a satisfação interna?
Entendido o objetivo a ser atingido com a pesquisa de satisfação interna, destacamos que a ideia é que ela sirva como um espaço aberto para o diálogo. Uma sugestão que reforça essa premissa é obter respostas anônimas.
Ainda, tenha em mente que a melhor maneira de formular uma avaliação é não tentar direcionar as respostas. Falando nisso, vamos ver algumas maneiras práticas de elaborar uma pesquisa interna de funcionários
Escolha as perguntas que serão feitas na pesquisa de satisfação
As perguntas do questionário para a pesquisa interna precisam ser muito bem pensadas. Por isso, algumas dicas são:
- Use perguntas claras e diretas;
- Seja objetivo. O ideal é que não sejam muitas perguntas para não desencorajar o colaborador de responder. Para isso, 10 a 30 questões são suficientes, em média;
- Preze pela simplicidade tanto nas perguntas, quanto na formatação;
- Não use pesquisas prontas. Cada organização tem dinâmicas diferentes.
Dê uma olhada em alguns exemplos de perguntas que você pode utilizar na pesquisa de satisfação interna de funcionários:
- O que você mais gosta no seu trabalho?
- Você está sempre ciente do que precisa fazer para o seu trabalho ter sucesso?
- Acredita ter muita responsabilidade ou está satisfeito com as tarefas que realiza?
- Você sente orgulho do que realiza na empresa e compartilha esse sentimento?
- Você se vê trabalhando aqui daqui um ano?
- Qual seu trabalho que mais te deixou orgulhoso nas últimas semanas?
- Pessoalmente, o bem-estar do funcionário é importante para você?
- Quais as piores coisas que aconteceram neste mês?
- Como você reage diante de um problema?
- Que nota você daria para sua motivação nas últimas semanas?
Para mais exemplos de perguntas, confira o conteúdo especial que preparamos:
👉 200 perguntas para uma pesquisa de satisfação interna nas empresas
Analise as respostas dos colaboradores
De nada adianta ter o trabalho de rodar a pesquisa interna de funcionários sem uma análise das respostas, concorda? É a partir delas que o RH consegue ter uma ideia da taxa de satisfação dos colaboradores e ainda ter um mapa do que pode ser feito para melhorá-la.
Após a análise ter sido feita, é de suma importância dar um retorno aos respondentes.
Isso não apenas valoriza a participação dos colaboradores, mostrando que suas opiniões são levadas a sério, como também fortalece a confiança na gestão.
E, claro, além de dar um retorno a quem respondeu à pesquisa, é muito importante que atitudes sejam tomadas. Assim, o colaborador se sentirá engajado quando ver que sua opinião é realmente levada em consideração.
Destacamos ainda que as pesquisas de satisfação interna devem ser feitas periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito.
Use um software de pesquisa de satisfação interna para otimizar seu tempo
Ter informações sobre o clima e o engajamento dos funcionários é essencial para estabelecer um norte de aprimoramento na empresa. Contudo, para isso é imprescindível que a pesquisa seja bem conduzida e analisada.
Para elaborar e aplicar a avaliação, bem como para entender os resultados e dar um feedback aos colaboradores, o ideal é contar com uma plataforma para pesquisa interna, como a Feedz.
A solução da Feedz permite a criação e análise de pesquisas completas de maneira muito rápida e fácil. Dessa forma, o RH tem mais tempo para pensar em ações estratégicas para aumentar o engajamento, melhorar a comunicação interna e reter talentos.
Somado a isso, com a plataforma você pode criar pesquisas para atender departamentos específicos ou toda a empresa.
Além de serem personalizadas, as pesquisas de satisfação interna de funcionários na solução da Feedz são abertas e anônimas para total flexibilidade e privacidade dos colaboradores.
E tem mais! Visando aprimorar a gestão, o software identifica rapidamente as expectativas e demandas dos colaboradores. Gostou e quer entender na prática como funciona?
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