Quanto maior o quadro de colaboradores, mais desafiador é para o RH captar a conexão deles com a organização. Por isso, saber conduzir uma pesquisa de engajamento em grandes empresas é tão importante.
Com o uso estratégico dessa ferramenta, é possível mapear com clareza como os funcionários estão se sentindo em relação ao trabalho e implementar ações direcionadas para aumentar a satisfação deles.
Quer saber mais? Então, confira as informações que preparamos para te ajudar a medir o engajamento da equipe!
Recapitulando: o que é uma pesquisa de engajamento?
A pesquisa de engajamento é uma ferramenta que monitora o nível de satisfação dos colaboradores.
Ela funciona por meio de perguntas específicas que exploram diversos aspectos da experiência dos funcionários, como o ambiente de trabalho, comunicação interna, carga de trabalho e a percepção sobre a liderança.
Com essas informações mapeadas, o RH consegue ter uma visão clara de como está a moral da equipe e identificar áreas que precisam de atenção.
E sabe por que isso é tão importante? Bom, porque o engajamento impacta diretamente em muitos outros indicadores de gestão, incluindo a produtividade e a retenção de talentos.
Diferenças entre pesquisa de engajamento e de clima organizacional
Antes de mergulharmos de vez nas pesquisas de engajamento para grandes empresas, não podemos deixar de esclarecer essa dúvida tão comum.
Como acabamos de ver, a pesquisa de engajamento foca em medir o nível de satisfação e motivação dos colaboradores – que podem ser influenciados pelo clima organizacional, mas não se limitam a ele.
Enquanto isso, as pesquisas de clima avaliam exclusivamente o ambiente de trabalho e a percepção geral dos funcionários sobre a cultura da empresa.
Embora tenham objetivos diferentes, ambas as pesquisas se complementam. Quando usadas juntas, elas podem oferecer uma visão ainda mais completa sobre o bem-estar da equipe e potencializar a análise do RH.
Por que realizar uma pesquisa de engajamento em grandes empresas?
Em organizações de grande porte, onde a diversidade de perfis e funções é vasta, os problemas de engajamento podem surgir de maneiras variadas e muitas vezes ficam restritos a cada departamento.
Conversar individualmente com cada funcionário exigiria um esforço monumental por parte do RH e, mesmo assim, não garantiria uma visão completa da situação. E é justamente aqui que a pesquisa de engajamento em grandes empresas se torna essencial.
Na prática, essa ferramenta representa uma maneira eficaz de dar voz a todos os colaboradores, mesmo em um cenário com muitos funcionários.
Graças a ela, o RH consegue coletar dados abrangentes e representativos de toda a organização, identificando tendências e problemas que dificilmente seriam identificados em conversas casuais.
Benefícios da pesquisa de engajamento
As pesquisas de engajamento são uma mina de ouro. Com os resultados obtidos a partir dessa abordagem, o RH pode tomar decisões informadas para criar um ambiente de trabalho mais envolvente.
Ao usar essa ferramenta de modo estratégico, as empresas conseguem:
- Melhorar a comunicação interna;
- Entender o que motiva e desmotiva os colaboradores;
- Desenvolver ações de engajamento mais eficientes;
- Antecipar problemas e reduzir conflitos;
- Criar um ambiente de trabalho mais positivo e coeso;
- Aumentar a satisfação, produtividade e retenção da equipe;
- Fortalecer a competitividade no mercado.
Em última instância, a realização das pesquisas de engajamento também demonstra aos funcionários que a organização valoriza a opinião deles e está comprometida com a melhoria contínua.
Como fazer uma pesquisa de engajamento em grandes empresas em 5 passos
Agora que já falamos sobre o imenso potencial da pesquisa de engajamento, é claro que também vamos te mostrar como colocá-la em prática.
Confira, a seguir, os principais passos para uma implementação de sucesso:
Passo 1: planejamento da pesquisa
A primeira tarefa do RH é definir claramente os objetivos da pesquisa, ou seja, o que a empresa deseja descobrir ou melhorar.
Com essa etapa concluída, é hora de planejar outros detalhes importantes, como:
- Recursos necessários para a condução da pesquisa;
- Cronograma detalhado para cada fase;
- Definição das perguntas.
Vale pontuar que as perguntas são o coração dessa estratégia. Isso significa que elas devem ser formuladas com bastante atenção, para garantir que você obtenha informações que sejam relevantes e úteis.
Se precisar de uma mãozinha nessa hora, temos um post com 40 perguntas de exemplo que com certeza pode te ajudar. Que tal dar uma conferida?
Passo 2: implementação da pesquisa
Após o planejamento, já podemos partir para a implementação!
Além de escolher a ferramenta ideal para enviar a pesquisa aos colaboradores, o RH deve garantir que todos compreendam a importância e o processo de participação, respeitando o prazo estabelecido.
Dica: criar pesquisas anônimas tende a encorajar respostas mais honestas. Afinal, o medo de sofrer retaliações costuma fazer com que os colaboradores hesitem em compartilhar suas verdadeiras opiniões.
Passo 3: análise dos resultados
Assim que todos os colaboradores responderem, a missão do RH é fazer uma análise minuciosa dos resultados para identificar padrões, tendências e áreas específicas de preocupação.
Ao longo do tempo, também será possível comparar os resultados da pesquisa com as edições anteriores a fim de avaliar o progresso.
Passo 4: desenvolvimento dos planos de ação
Com insights em mãos, é a vez de transformá-los em ações sólidas!
O desafio, aqui, é criar um plano de ação que aborde as questões mais críticas e aproveite as oportunidades de crescimento. Sempre garantindo, é claro, que as soluções sejam viáveis e alinhadas com os objetivos organizacionais.
Lembre-se, também, de estabelecer metas específicas e mensuráveis para cada ação. Isso será fundamental para o sucesso da próxima etapa.
Passo 5: monitoramento contínuo
Depois que o plano de ação estiver em andamento, é importante que o RH acompanhe regularmente o progresso para ver se as mudanças estão realmente trazendo os resultados desejados.
Além disso, fazer novas pesquisas de engajamento é a melhor forma de descobrir novas oportunidades e ajustar as estratégias quando necessário.
Ao criar um ciclo contínuo de feedback e melhoria, sua empresa aumenta as chances de atender às expectativas em constante mudança dos colaboradores.
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Como vimos acima, a escolha da ferramenta certa é um dos passos mais importantes da implementação da pesquisa de engajamento em grandes empresas. Por isso, queremos que você conheça a Feedz.
Em nossa plataforma de Pesquisa de Clima, é possível configurar e personalizar pesquisas de forma ágil e intuitiva, utilizando uma ampla gama de tipos de respostas para coletar opiniões detalhadas e valiosas.
Também contamos com o recurso de disparo inteligente e automático, o que ajuda o RH a ganhar tempo e a alcançar mais respondentes. E, para completar, oferecemos análises detalhadas para facilitar a interpretação dos dados e a tomada de decisões.
O mais legal é que, ao contratar a solução de Pesquisa de Clima da Feedz, o RH também ganha acesso a outras funcionalidades bônus, incluindo Pesquisas de engajamento, eNPS, Feedbacks e muito mais.
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