Como fazer pesquisa de engajamento em grandes empresas

Confira o passo a passo que preparamos para ajudar o RH a implementar a pesquisa de engajamento em grandes empresas!

Resumo

  • A pesquisa de engajamento é uma ferramenta essencial para o RH de grandes empresas, permitindo monitorar a satisfação dos colaboradores e identificar áreas que precisam de melhorias para aumentar a motivação e retenção.
  • Implementar pesquisas de engajamento em grandes empresas ajuda a coletar dados abrangentes sobre o sentimento dos funcionários, possibilitando o desenvolvimento de ações estratégicas para criar um ambiente de trabalho mais positivo e coeso.
  • O uso de ferramentas como a plataforma de Pesquisa de Clima da Feedz facilita a personalização, análise e implementação de pesquisas de engajamento, ajudando o RH a tomar decisões mais informadas e melhorar o ambiente organizacional.

Quanto maior o quadro de colaboradores, mais desafiador é para o RH captar a conexão deles com a organização. Por isso, saber conduzir uma pesquisa de engajamento em grandes empresas é tão importante.

Com o uso estratégico dessa ferramenta, é possível mapear com clareza como os funcionários estão se sentindo em relação ao trabalho e implementar ações direcionadas para aumentar a satisfação deles.

Quer saber mais? Então, confira as informações que preparamos para te ajudar a medir o engajamento da equipe!

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

Recapitulando: o que é uma pesquisa de engajamento? 

A pesquisa de engajamento é uma ferramenta que monitora o nível de satisfação dos colaboradores.

Ela funciona por meio de perguntas específicas que exploram diversos aspectos da experiência dos funcionários, como o ambiente de trabalho, comunicação interna, carga de trabalho e a percepção sobre a liderança.

Com essas informações mapeadas, o RH consegue ter uma visão clara de como está a moral da equipe e identificar áreas que precisam de atenção.

E sabe por que isso é tão importante? Bom, porque o engajamento impacta diretamente em muitos outros indicadores de gestão, incluindo a produtividade e a retenção de talentos.

Diferenças entre pesquisa de engajamento e de clima organizacional 

Antes de mergulharmos de vez nas pesquisas de engajamento para grandes empresas, não podemos deixar de esclarecer essa dúvida tão comum.

Como acabamos de ver, a pesquisa de engajamento foca em medir o nível de satisfação e motivação dos colaboradores – que podem ser influenciados pelo clima organizacional, mas não se limitam a ele.

Enquanto isso, as pesquisas de clima avaliam exclusivamente o ambiente de trabalho e a percepção geral dos funcionários sobre a cultura da empresa.

Embora tenham objetivos diferentes, ambas as pesquisas se complementam. Quando usadas juntas, elas podem oferecer uma visão ainda mais completa sobre o bem-estar da equipe e potencializar a análise do RH.

 

Por que realizar uma pesquisa de engajamento em grandes empresas? 

Em organizações de grande porte, onde a diversidade de perfis e funções é vasta, os problemas de engajamento podem surgir de maneiras variadas e muitas vezes ficam restritos a cada departamento.

Conversar individualmente com cada funcionário exigiria um esforço monumental por parte do RH e, mesmo assim, não garantiria uma visão completa da situação. E é justamente aqui que a pesquisa de engajamento em grandes empresas se torna essencial.

Na prática, essa ferramenta representa uma maneira eficaz de dar voz a todos os colaboradores, mesmo em um cenário com muitos funcionários.

Graças a ela, o RH consegue coletar dados abrangentes e representativos de toda a organização, identificando tendências e problemas que dificilmente seriam identificados em conversas casuais.

Benefícios da pesquisa de engajamento 

As pesquisas de engajamento são uma mina de ouro. Com os resultados obtidos a partir dessa abordagem, o RH pode tomar decisões informadas para criar um ambiente de trabalho mais envolvente.

Ao usar essa ferramenta de modo estratégico, as empresas conseguem:

  • Melhorar a comunicação interna;
  • Entender o que motiva e desmotiva os colaboradores;
  • Desenvolver ações de engajamento mais eficientes;
  • Antecipar problemas e reduzir conflitos;
  • Criar um ambiente de trabalho mais positivo e coeso;
  • Aumentar a satisfação, produtividade e retenção da equipe;
  • Fortalecer a competitividade no mercado.

 

Em última instância, a realização das pesquisas de engajamento também demonstra aos funcionários que a organização valoriza a opinião deles e está comprometida com a melhoria contínua.

Manual prático de como engajar seu time

Como fazer uma pesquisa de engajamento em grandes empresas em 5 passos

Agora que já falamos sobre o imenso potencial da pesquisa de engajamento, é claro que também vamos te mostrar como colocá-la em prática.

 Confira, a seguir, os principais passos para uma implementação de sucesso:

Passo 1: planejamento da pesquisa 

A primeira tarefa do RH é definir claramente os objetivos da pesquisa, ou seja, o que a empresa deseja descobrir ou melhorar.

Com essa etapa concluída, é hora de planejar outros detalhes importantes, como:

  • Recursos necessários para a condução da pesquisa;
  • Cronograma detalhado para cada fase;
  • Definição das perguntas.

 

Vale pontuar que as perguntas são o coração dessa estratégia. Isso significa que elas devem ser formuladas com bastante atenção, para garantir que você obtenha informações que sejam relevantes e úteis.

Se precisar de uma mãozinha nessa hora, temos um post com 40 perguntas de exemplo que com certeza pode te ajudar. Que tal dar uma conferida?

Passo 2: implementação da pesquisa 

Após o planejamento, já podemos partir para a implementação!

Além de escolher a ferramenta ideal para enviar a pesquisa aos colaboradores, o RH deve garantir que todos compreendam a importância e o processo de participação, respeitando o prazo estabelecido.

Dica: criar pesquisas anônimas tende a encorajar respostas mais honestas. Afinal, o medo de sofrer retaliações costuma fazer com que os colaboradores hesitem em compartilhar suas verdadeiras opiniões.

Passo 3: análise dos resultados 

Assim que todos os colaboradores responderem, a missão do RH é fazer uma análise minuciosa dos resultados para identificar padrões, tendências e áreas específicas de preocupação.

Ao longo do tempo, também será possível comparar os resultados da pesquisa com as edições anteriores a fim de avaliar o progresso.

Passo 4: desenvolvimento dos planos de ação 

Com insights em mãos, é a vez de transformá-los em ações sólidas!

O desafio, aqui, é criar um plano de ação que aborde as questões mais críticas e aproveite as oportunidades de crescimento. Sempre garantindo, é claro, que as soluções sejam viáveis e alinhadas com os objetivos organizacionais.

Lembre-se, também, de estabelecer metas específicas e mensuráveis para cada ação. Isso será fundamental para o sucesso da próxima etapa.

Passo 5: monitoramento contínuo 

Depois que o plano de ação estiver em andamento, é importante que o RH acompanhe regularmente o progresso para ver se as mudanças estão realmente trazendo os resultados desejados.

Além disso, fazer novas pesquisas de engajamento é a melhor forma de descobrir novas oportunidades e ajustar as estratégias quando necessário.

Ao criar um ciclo contínuo de feedback e melhoria, sua empresa aumenta as chances de atender às expectativas em constante mudança dos colaboradores.

Crie pesquisas personalizadas com a plataforma da Feedz

Como vimos acima, a escolha da ferramenta certa é um dos passos mais importantes da implementação da pesquisa de engajamento em grandes empresas. Por isso, queremos que você conheça a Feedz.

Em nossa plataforma de Pesquisa de Clima, é possível configurar e personalizar pesquisas de forma ágil e intuitiva, utilizando uma ampla gama de tipos de respostas para coletar opiniões detalhadas e valiosas.

Também contamos com o recurso de disparo inteligente e automático, o que ajuda o RH a ganhar tempo e a alcançar mais respondentes. E, para completar, oferecemos análises detalhadas para facilitar a interpretação dos dados e a tomada de decisões.

O mais legal é que, ao contratar a solução de Pesquisa de Clima da Feedz, o RH também ganha acesso a outras funcionalidades bônus, incluindo Pesquisas de engajamento, eNPS, Feedbacks e muito mais.

E aí, pronto para aumentar a satisfação dos seus colaboradores com a Feedz? Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

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