Por que às vezes temos duas empresas do mesmo segmento, que desenvolvem o mesmo tipo de produto e são do mesmo porte, mas uma possui colaboradores engajados e motivados, enquanto na outra o desempenho cai a cada mês?
Isso pode ser o efeito de um ambiente de trabalho tóxico, do microgerenciamento ou de outros problemas, sendo que muitos deles podem ser identificados com a aplicação de pesquisas de clima.
Você sabe como ela ajuda a melhorar a satisfação, produtividade e engajamento dos colaboradores? Para entender tudo sobre a pesquisa de clima organizacional – exemplos de perguntas, os tipos existentes, entre outros tópicos – continue por aqui!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é a percepção dos colaboradores com relação aos valores, comportamentos, atitudes, crenças e relacionamentos existentes dentro da empresa. Em outras palavras, refere-se à atmosfera emocional e psicológica da organização.
Saber como está o clima de um negócio traz muitas vantagens, como: melhora na retenção de talentos, entendimento da satisfação dos funcionários, conhecimento de problemas que podem estar influenciando a motivação, entre outras.
Antes de partirmos para os exemplos de pesquisa de clima organizacional, entenda que ele também afeta diretamente o desempenho e a maneira que os colaboradores se sentem.
Na maioria dos casos, empresas com um clima organizacional saudável possuem um ambiente de trabalho positivo, o que significa que os funcionários têm um sentimento de valorização e respeito.
O oposto, isto é, um clima organizacional negativo, tem tudo para levar à insatisfação, altos níveis de estresse, conflitos interpessoais e elevado índice de rotatividade.
Portanto, monitorar e buscar melhorar o clima organizacional é essencial para o bem-estar dos colaboradores e o sucesso a longo prazo da empresa.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?
A realização da pesquisa de clima organizacional acontece em etapas. A primeira delas é a definição dos objetivos.
Portanto, comece definindo o que sua empresa deseja descobrir. Pode ser a satisfação geral dos funcionários, a eficiência da comunicação interna, a percepção sobre a liderança, o nível de motivação etc.
Ter esse entendimento ajuda a orientar o desenvolvimento do questionário, que é a segunda etapa.
Para isso, considere uma combinação de perguntas abertas e fechadas, as quais proporcionarão dados quantitativos e qualitativos e, como consequência, possibilitarão mais insights.
Durante o desenvolvimento do questionário, lembre-se de elaborar perguntas claras e objetivas que cubram os aspectos mais relevantes do clima organizacional.
A terceira etapa é comunicar às equipes sobre a realização da pesquisa de clima, como ela funciona e o que se espera obter por meio da ferramenta.
Uma vez que os questionários foram respondidos, os dados devem ser cuidadosamente analisados para identificar padrões e áreas de melhoria.
Por fim, lembre-se de compartilhar os resultados com os colaboradores e de desenvolver um plano de ação para abordar as questões identificadas. Ao fazer isso, a empresa mostra que a opinião dos funcionários é valorizada.
Para mais detalhes sobre as etapas da pesquisa de clima organizacional, com alguns exemplos, leia também:
👉 Pesquisa de Clima Organizacional: 8 passos para transformar a sua empresa
Quais os tipos de pesquisa de clima organizacional?
Existem diferentes tipos de clima e também diferentes tipos de pesquisas que podem ser adotadas pela sua empresa. Uma delas é a pesquisa de pulso, que é uma pesquisa curta e rápida, normalmente de 5 a 15 perguntas.
É como uma verificação do pulso, ou seja, serve para avaliar rapidamente como está a “saúde” da empresa em algum aspecto. Como exemplo, temos: comunicação, relacionamentos e ambiente de trabalho.
Há também a pesquisa de engajamento. Como o nome indica, ela metrifica o quão engajados estão os colaboradores. É importante para entender se os funcionários se sentem valorizados, pois isso impacta diretamente na motivação que eles sentem.
Outro exemplo de pesquisa de clima organizacional muito utilizada é a eNPS. NPS é a sigla para Net Promoter Score, um método criado para medir a satisfação dos clientes da empresa.
A vogal “e” na frente faz com que o indicador considere a opinião dos colaboradores em vez da dos clientes (a letra “e” vem de “employer”). Portanto, em uma escala de 0 a 10 ela mede o quanto os funcionários estão satisfeitos com a empresa e com a liderança.
Um tipo de pergunta muito comum neste tipo de pesquisa é: “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”.
Além da pesquisa de pulso, da pesquisa de engajamento e do eNPS, existe a pesquisa de clima organizacional propriamente dita.
Conforme você acompanhou nos tópicos anteriores, ela fornece informações relevantes sobre a percepção dos funcionários em relação à empresa.
O que escrever na pesquisa de clima organizacional?
Ao elaborar a pesquisa de clima organizacional, é importante focar em perguntas que abordam aspectos mais relevantes e que atinjam o objetivo proposto. Alguns pontos a considerar:
- Satisfação geral: questione sobre a satisfação dos colaboradores com a empresa como um todo e com relação a áreas específicas, como tarefas diárias, equipe e liderança.
- Comunicação: pergunte sobre a eficiência e transparência da comunicação interna para saber se os funcionários se sentem informados sobre as mudanças e novidades na empresa.
- Liderança: busque entender o nível de confiança e a visão dos profissionais sobre a gestão da empresa.
- Recursos e ferramentas: pergunte sobre a qualidade e disponibilidade das ferramentas de trabalho e verifique se os colaboradores têm em mãos todos os recursos de que precisam para exercer suas funções.
- Desenvolvimento e crescimento: pergunte sobre a eficácia dos treinamentos e programas de desenvolvimento. Avalie se os funcionários têm perspectiva de futuro dentro da organização.
- Reconhecimento e recompensa: verifique com os colaboradores se eles se sentem valorizados pelo trabalho que realizam.
- Equilíbrio trabalho/Vida pessoal: pergunte sobre a percepção dos colaboradores nos esforços da empresa em promover esse equilíbrio.
- Ambiente de trabalho: questione sobre a qualidade das relações interpessoais e a colaboração entre as equipes, bem como as condições físicas do ambiente de trabalho.
- Diversidade e inclusão: avalie se os funcionários se sentem respeitados e incluídos no ambiente de trabalho.
- Feedback e desempenho: verifique se os colaboradores sentem que suas opiniões são ouvidas e consideradas.
- Sugestões de melhoria: inclua perguntas abertas para que os colaboradores possam sugerir melhorias.
20 exemplos de perguntas para pesquisa de clima organizacional
- Como você avalia sua satisfação geral com o ambiente de trabalho?
- Você se sente valorizado pela empresa?
- A comunicação interna é eficiente e transparente?
- Você se sente motivado a vir trabalhar todos os dias?
- A liderança da empresa é acessível e aberta a sugestões?
- Você tem as ferramentas e recursos necessários para realizar seu trabalho?
- Há oportunidades claras de desenvolvimento e crescimento na empresa?
- Você sente que suas opiniões são ouvidas e consideradas?
- O ambiente de trabalho é colaborativo e de apoio mútuo?
- A carga de trabalho é adequada e manejável?
- A empresa promove um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
- Você se sente parte integrante da equipe?
- Os objetivos e metas da empresa são claros e alcançáveis?
- Você confia na direção e visão estratégica da empresa?
- A empresa oferece treinamento e desenvolvimento contínuo?
- O feedback sobre seu desempenho é regular e construtivo?
- As políticas de diversidade e inclusão são efetivas?
- Como você avalia o reconhecimento e recompensas oferecidos pela empresa?
- A empresa promove um ambiente de trabalho saudável e seguro?
- O que você sugeriria para melhorar o clima organizacional?
Conclusão – Automatize o processo usando a plataforma da Feedz
Agora que você conheceu mais sobre a pesquisa de clima organizacional e viu exemplos de perguntas, temos uma outra dica: torne o processo mais ágil e eficaz com a Feedz!
A nossa plataforma permite a criação de pesquisas com a quantidade de perguntas que atendam às necessidades de cada organização. Além disso, traz outras vantagens, como:
- Metrificar o engajamento dos colaboradores em cada dimensão da pesquisa, possibilitando uma atuação mais ágil nos pontos críticos.
- Construir equipes de alta performance;
- Reter os melhores talentos;
- Resolver problemas de forma imediata;
- Criar pesquisas personalizadas por pulso ou disparo completo;
- Definir quais colaboradores receberão a pesquisa;
- Estabelecer uma data de corte;
- Reduzir o tempo de coleta e análises com filtros de dados que permitem respostas ágeis.
Saiba como a Feedz pode ajudar sua empresa a identificar e resolver problemas de engajamento, ruídos na comunicação e falta de alinhamento. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo da nossa plataforma!