Quem trabalha há bastante tempo na área de RH sabe bem que a realização da pesquisa de clima organizacional é um dos pilares fundamentais da gestão de pessoas.
A premissa por trás deste consenso é simples: só é possível melhorar aquilo que a gente conhece bem e é justamente por permitir uma visão clara sobre o nível de satisfação dos colaboradores que essa ferramenta é tão importante.
Apesar de ser um tema conhecido, ainda pairam muitas dúvidas sobre ele, especialmente quando se trata das reais vantagens de se usar a pesquisa de clima organizacional.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre as principais características que compõem essa ferramenta e os impactos positivos que ela pode proporcionar para empresas de diferentes setores.
Quer ficar por dentro das informações mais importantes sobre pesquisa de clima organizacional? Então é só vir com a gente! 😀
O que é pesquisa de clima organizacional?
É muito provável que você já saiba a resposta para essa pergunta, mas, para não corrermos o risco de deixar algumas pontas soltas ao longo deste conteúdo, vamos rever uma breve definição?
Como já falamos anteriormente aqui no Blog, a pesquisa de clima organizacional é uma avaliação feita para mapear como está a “vibe” de uma empresa e ela é uma entre as outras pesquisas do RH.
Neste sentido, o principal objetivo de aplicar a pesquisa é entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas, ou seja, qual é o nível de satisfação interna.
Isso é importante, pois, quanto mais felizes os funcionários estiverem com seus respectivos trabalhos, a tendência é que eles também desempenhem melhor as suas atividades no dia a dia.
8 vantagens que uma boa pesquisa de clima organizacional pode proporcionar
Agora que já relembramos o que é uma pesquisa de clima organizacional, chegou o momento de deixarmos mais claro qual é a a importância da pesquisa de clima organizacional.
Para isso, preparamos uma lista com as principais vantagens que a adoção bem sucedida desta ferramenta é capaz de proporcionar. Acompanhe:
1. Comunicação direta com os colaboradores
Você já deve ter ouvido falar que a comunicação é a chave para o sucesso, não é mesmo? Bom, uma das principais características da pesquisa de clima organizacional é agir em prol da comunicação interna.
Ao utilizar essa ferramenta, a sua empresa demonstra que está disposta a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e que realmente se importa com eles.
Essa comunicação direta favorece a construção de relacionamentos mais positivos no trabalho, além de trazer insights importantes para a gestão de pessoas e para a estratégia do negócio como um todo.
2. Mapeamento dos pontos fortes e fracos da empresa
Ao medir o clima organizacional, é possível identificar com mais facilidade quais são os pontos fortes da empresa e quais questões ainda precisam ser trabalhadas, a fim de melhorar a felicidade no trabalho e a satisfação dos colaboradores.
Esse mapeamento, por sua vez, proporciona uma série de outras vantagens, como mostraremos nos tópicos abaixo.
3. Aperfeiçoamento do ambiente de trabalho
Ao identificar os pontos fracos da sua empresa, ficará mais fácil pensar em estratégias capazes de solucioná-los. Além disso, com dados confiáveis em mãos, é possível investir tempo e dinheiro em ações que realmente façam sentido.
No final das contas, isso vai resultar na melhora constante do clima organizacional e da produtividade das equipes.
4. Prevenção/redução de conflitos internos
Veja só como uma coisa leva à outra: ao promover ações focadas em sanar os principais fatores que desmotivam os colaboradores da sua empresa, você também garante a redução dos conflitos internos.
Afinal, quanto mais satisfeitos eles estiverem, tanto com a empresa quanto com os seus pares, menores serão as chances de desavenças.
Vale destacar que, muitas vezes, a pesquisa de clima organizacional também ajuda a prever possíveis crises, permitindo que as lideranças ajam antes que o problema se agrave.
- Leia também: Dicas de como resolver conflitos no trabalho
5. Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores
É impossível falar sobre pesquisa de clima organizacional sem mencionar o aumento do engajamento das equipes, já que esse é um dos principais objetivos desta ferramenta.
Quando as pessoas se sentem ouvidas e percebem que suas opiniões são tidas como importantes para a organização, é natural que elas se sintam mais satisfeitas com o trabalho.
Portanto, quando além de ouvi-las, as empresas se preocupam em tomar ações que realmente tornam o ambiente mais saudável e positivo, o aumento da motivação e do engajamento é certo.
- Olha esse post maravilindo: Como medir o engajamento dos funcionários
6. Maior retenção de talentos
É fato: funcionários engajados e satisfeitos com os seus respectivos trabalhos tendem a permanecerem por mais tempo neles.
Por isso, outro benefício direto da pesquisa de clima e seus desdobramentos é o aumento da retenção de talentos e, consequentemente, a redução do turnover.
Inclusive, quando o índice de rotatividade de uma empresa está muito alto, a realização da pesquisa de clima organizacional é uma excelente forma de identificar o que está dando errado na gestão de pessoas e, assim, recalcular a rota com segurança.
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7. Mais produtividade no dia a dia
De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e, se atua no campo comercial, vende 37% mais em comparação com os outros.
Os números não deixam dúvidas: a melhora contínua do clima organizacional é sinônimo de alta performance.
8. Maior competitividade para a empresa
Juntas, todas as vantagens listadas até aqui podem ser traduzidas em maior competitividade para a empresa no mercado. Até porque o capital humano é um dos grandes responsáveis pelo sucesso de qualquer negócio.
Lembre-se: profissionais mais engajados e produtivos são sinônimos de metas alcançadas! 🚀
A importância dos sistemas de pesquisa de clima nas empresas
Se você chegou até aqui, já sabe que a pesquisa de clima é uma ferramenta altamente estratégica, não é mesmo? Afinal, a utilização dela se desdobra em inúmeras vantagens organizacionais.
Justamente por isso, trata-se também de uma atividade complexa e um tanto quanto demorada… Mas não precisa se intimidar!
Tendo em vista o grande volume de dados que a avaliação envolve e a velocidade exigida pelo mercado na tomada de decisões, muitas empresas têm contado com a ajuda de soluções específicas para tornar seus processos mais ágeis.
Esse é o caso dos sistemas de pesquisa de clima organizacional: plataformas digitais que otimizam o acompanhamento e análise das informações referentes à percepção dos colaboradores.
Ao facilitar a criação das pesquisas e permitir o acompanhamento dos resultados em tempo real, essas ferramentas favorecem a rápida atuação do RH e dos gestores de pessoas na hora de solucionar pontos críticos.
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