O engajamento dos colaboradores é o que move uma empresa. Profissionais comprometidos trabalham pelo mesmo objetivo do negócio, alcançando os resultados de forma mais rápida e eficiente.
Ter 100% do quadro de colaboradores engajado é o sonho de qualquer empresa e a pesquisa de engajamento pode ajudar a alcançá-lo.
Na prática, entender a motivação de cada componente da equipe, promover ações que os engajem e ainda manter um clima saudável no escritório é um desafio e tanto.
Já falamos por aqui de várias técnicas que podem ser usadas para atingir pelo menos parte desse cenário ideal: ouvir o colaborador, pensar em um RH mais próximo, promover ações que façam sentido para diferentes perfis, aplicar pesquisas para entender qual o grau de engajamento, entre outros.
A pesquisa de engajamento é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam ter uma equipe alinhada com o propósito do negócio. Com ela é possível entender qual o grau de engajamento dos colaboradores e entender os motivos da pontuação.
Existem diferentes pesquisas nesse estilo que podem auxiliar uma empresa. Olhando para os problemas reais de seus clientes, a Feedz desenvolveu uma pesquisa de engajamento alinhada com os as necessidades de um RH analítico.
Benefícios de fazer Pesquisa de Clima e Engajamento
Aqui estão alguns benefícios de usar pesquisas de clima e engajamento de funcionários:
- O empregador consegue medir o quão comprometidos, satisfeitos e contentes os funcionários estão.
- Pode ser uma forma de avaliar se em breve haverá um problema de rotatividade. Na verdade, a pesquisa pode até perguntar diretamente por quanto tempo o funcionário pretende permanecer na empresa. Pois, visto que essas pesquisas são normalmente anônimas, as respostas podem ser muito úteis.
- Pode ser uma forma de obter feedback anônimo sobre como melhorar a empresa.
- A pesquisa pode ser feita de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, deve haver perguntas feitas de forma consistente todos os anos (para fins de comparação), mas outras perguntas podem ser adicionadas conforme a necessidade.
- Pode fornecer uma visão sobre o clima entre os funcionários.
- Pode fazer com que os funcionários se sintam ouvidos. Inclusive, isso é especialmente benéfico se a empresa usa o feedback fornecido e faz as alterações necessárias.
- São uma forma de acompanhar as tendências de ano para ano em termos de sentimento, clima e engajamento dos funcionários.
Pode permitir que a equipe de RH tome decisões informadas sobre quais mudanças podem ser feitas na cultura da empresa para melhorar o engajamento. Assim, quando a empresa acompanha essas mudanças, pode melhorar a produtividade e, como resultado, reduzir o turnover.
Pesquisa de clima e engajamento reduzem o turnover
O turnover é algo tão importante que vamos aprofundar a assunto agora. Pois, um dos principais motivos pelo qual os líderes de RH estão focados em melhorar o engajamento dos funcionários em sua organização é a retenção de funcionários.
Organizações com alto engajamento reduzem a rotatividade e os custos de contratação, e o desligamento de funcionários é um fator importante que contribui para a alta rotatividade.
Engajar os funcionários é fundamental para reter talentos valiosos e é uma peça importante do quebra-cabeça do employee experience; já que funcionários menos engajados são mais propensos a deixar seus empregos.
Inclusive, em um estudo com empresas com mais de 500 funcionários, os pesquisadores descobriram que 71% dos líderes achavam que o engajamento dos funcionários era um dos fatores mais importantes para o sucesso geral da empresa.
O baixo engajamento pode ser causado por vários fatores, incluindo falta de reconhecimento por parte dos gestores, má comunicação da empresa e falta de alinhamento com o propósito da empresa.
É claro que os líderes da empresa precisam começar a ver o engajamento dos funcionários como um objetivo estratégico de negócios, porque funcionários engajados levam à retenção de funcionários a longo prazo, níveis mais altos de produtividade e melhor qualidade de trabalho.
Mas como conseguir tudo isso? A plataforma da Feedz vai ajudar em todas as etapas, veja como.
5 Principais vantagens de usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz
1) Economia de tempo
A pesquisa de engajamento da Feedz poupa tanto o tempo do colaborador, quanto de quem irá fazer a análise dos resultados.
Ela pode ser ativada em poucos segundos e sua aplicação é simples. A ferramenta tem como objetivo ajudar a manter o engajamento, por isso, é pensada para ser o mais natural possível, sem exigir que o colaborador tenha que separar muito tempo do seu dia para executá-la.
2) Personalização
A pesquisa de engajamento não pode ser padrão para diferentes empresas, uma vez que cada negócio tem dinâmicas diferentes. Por isso, a Feedz oferece uma pesquisa personalizável, onde o gestor de RH consegue adequar as perguntas para a realidade dos colaboradores e da empresa, tornando a ferramenta realmente estratégica.
3) Facilidade
O número de ferramentas de uma empresa é também um fator de engajamento. Se o profissional precisar abrir cinco plataformas para executar uma função, provavelmente vai se cansar ao longo do tempo.
Pensando nisso, a Feedz englobou a pesquisa de engajamento dentro de sua plataforma principal, assim, os colaboradores têm centralizadas todas as ferramentas em um único espaço.
4) Análise contínua
Por ser personalizada e rápida, a pesquisa pode ser feito de forma contínua, sem atrapalhar a rotina dos profissionais.
Assim, no lugar de ter uma fotografia de um momento, os gestores de RH conseguem acompanhar a evolução do engajamento, entendendo melhor o comportamento dos colaboradores para aplicar ações cada vez mais efetivas.
5) RH analítico
O resultado da pesquisa é entregue de forma visual para os gestores, que podem acompanhar as métricas de engajamento de forma mais prática e continuada.
Além disso, a pesquisa pode ser aplicada para toda empresa, ou apenas para um time, cumprindo um objetivo específico do RH, se for o caso. A análise é descomplicada e visa dar insumos de formas simples para a gestão.
Por onde começar uma pesquisa de clima e engajamento da Feedz?
Como já vimos, ter informações sobre o clima e o engajamento dos funcionários é essencial para estabelecer um norte de aprimoramento na empresa.
Como mostra o nosso ebook sobre Pesquisas, a pesquisa de clima e engajamento é como um exame de sangue para uma pessoa. Ou seja, ela irá apontar um diagnóstico. Se o médico tiver em mãos os “exames anteriores”, ele vai conseguir ser mais preciso na solução.
Inclusive, quanto melhor for a qualidade do diagnóstico, incluindo as evoluções/tendências, maiores serão as chances de cura.
Da mesma forma, a pesquisa de clima e engajamento da Feez vai apontar mais precisamente quais áreas específicas irão precisar de maior atenção para a construção de planos de ação.
Essa pesquisa mede a relação colaborador-empresa, um vínculo formado entre eles que faz o colaborador naturalmente ser produtivo e engajado.
A satisfação de um colaborador no dia a dia reflete diretamente na forma como ele trabalha. É claro que nem todos os colaboradores satisfeitos entregam o seu máximo, mas o contrário pode afetar a produtividade individual e de equipes inteiras.
Primeiro, estabeleça qual é o objetivo da pesquisa: quero entender qual o grau de engajamento? Quero saber o que posso melhorar na empresa para engajar mais os funcionários?
Depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa, pode ser mais de uma coisa, é hora de fazer as perguntas.
Essas perguntas precisam ser claras e diretas. Algumas perguntas básicas para balizar a pesquisa de engajamento são:
- De 1 a 5 quão bem engajado você se sente com o seu cargo hoje?
- Como é a relação com os seus colegas e lideranças?
- Como gostaria de crescer dentro da organização?
Com as perguntas decididas, crie um ambiente amigável e sem pressão para rodar a pesquisa. É essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las e entendam que não serão prejudicados pelas respostas.
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O que fazer com os dados da pesquisa
Por último, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. É crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa.
Assim, o colaborador se sentirá engajado quando ver que sua opinião é realmente levada em consideração. Por mais que as medidas não possam ser tomadas de imediato, é importante dar um retorno aos respondentes.
A pesquisa de clima e engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito.
Na sua empresa, como funcionam as pesquisas do RH?