As empresas estão cada vez mais atentas às necessidades e satisfação de seus colaboradores. Uma ferramenta eficaz nesse aspecto é a pesquisa de clima, que permite avaliar a atmosfera organizacional e implementar melhorias.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é uma pesquisa de clima, seus benefícios e o passo a passo para você aplicar aí na sua empresa. Confira!
O que é pesquisa de clima?
A pesquisa de clima é uma ferramenta que avalia a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional.
Basicamente, ela explica como está a “vibe da empresa”, se é pesada ou boa. Ela mostra como os colaboradores se sentem naquele ambiente.
Deve ser vista como parte do planejamento estratégico da empresa, sendo que o principal objetivo é entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas.
Além disso, a pesquisa de clima organizacional ser aplicada para mapear aspectos mais amplos e, depois, outras pesquisas mais rápidas podem ser executadas para compreender melhor alguma dor identificada.
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Diferenças entre pesquisa de clima e de engajamento
Embora possam parecer similares, a pesquisa de clima e a pesquisa de engajamento têm focos distintos.
A pesquisa de clima é utilizada para entender como está o ambiente de trabalho. Ela explora aspectos como satisfação, comunicação, relações interpessoais, e condições de trabalho. Seus resultados podem revelar a “temperatura” do ambiente organizacional e ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias para aumentar a satisfação dos colaboradores.
Já a pesquisa de engajamento mede o nível de comprometimento, motivação e alinhamento dos colaboradores com os valores organizacionais. Essa pesquisa ajuda a entender como os profissionais estão conectados emocional e cognitivamente à empresa, e como essa conexão afeta sua disposição para contribuir com seu desempenho.
Entenda por que você deve aplicar pesquisas de clima na sua empresa
O objetivo principal da pesquisa de clima organizacional é captar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, a cultura e outros fatores que influenciam no desempenho e no bem-estar dos profissionais.
Mais do que isso, a pesquisa de clima também desempenha um papel importante na melhoria da comunicação e no desenvolvimento de lideranças.
Isso porque ao identificar lacunas na comunicação, a empresa pode trabalhar para criar canais de comunicação mais eficazes. Além disso, o feedback sobre as lideranças pode ajudar no desenvolvimento de treinamentos direcionados para os gestores.
Portanto, podemos dizer que a pesquisa de clima é um instrumento estratégico para que a organização invista em um ambiente de trabalho mais harmonioso, produtivo e feliz.
5 Benefícios da pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima é muito mais do que apenas um “termômetro” para medir a satisfação dos colaboradores. Quando bem aplicada, ela pode trazer uma série de benefícios como:
Retenção de talentos
Como você viu até agora, por meio da pesquisa, a empresa consegue identificar questões que afetam negativamente na percepção do colaborador sobre o ambiente de trabalho.
A partir desses dados, a companhia pode tomar medidas corretivas para reter seus talentos e reduzir os custos associados à alta rotatividade de funcionários.
Melhoria da comunicação
A pesquisa de clima incentiva os profissionais a expressarem suas opiniões e preocupações, o que ajuda no estabelecimento de um canal aberto.
Dessa maneira, é possível entender como funciona a comunicação entre os times e as lideranças. Caso identifiquem ruídos, o RH pode desenvolver treinamentos para aprimorar essa habilidade entre a equipe.
Ambiente de trabalho saudável
Ao compreender a percepção dos profissionais sobre a empresa, é possível criar um ambiente de trabalho mais positivo, saudável e feliz.
👉 Leia mais em: 8 dicas para criar e manter um ambiente de trabalho saudável
Aumento da produtividade
Ao abordar as “inquietações” dos trabalhadores e trabalhar para melhorar o clima organizacional, o RH consegue criar um ambiente propício para a produtividade e a inovação.
Lembre-se que um ambiente de trabalho positivo é o sinônimo de maior produtividade.
Tomada de decisão mais informada
Os dados coletados a partir da pesquisa de clima fornecem informações super valiosas que podem apoiar nas decisões estratégicas que podem impactar positivamente o ambiente de trabalho e, consequentemente, o sucesso da companhia.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 8 passos
A aplicação da pesquisa de clima organizacional pode ser um divisor de águas na promoção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
A seguir, vamos explicar o passo a passo. Confira!
1. Defina os objetivos
Para que sua pesquisa de clima seja bem sucedida, o primeiro passo é entender o que a empresa quer avaliar com a pesquisa.
Isso pode incluir melhorar a comunicação, identificar lacunas na liderança ou avaliar a eficácia das políticas atuais. Mas lembre-se que cada objetivo deve ser específico, mensurável, relevante e alcançável.
Por exemplo, se a sua empresa implementou novas políticas de trabalho remoto, um objetivo pode ser entender como essas mudanças estão impactando a satisfação e a produtividade dos funcionários.
2. Elabore o questionário
Pode parecer bem tentador querer cobrir muitos temas em uma única pesquisa, mas isso pode resultar em um questionário longo e cansativo, reduzindo as taxas de respostas e a qualidade dos dados.
Uma boa dica é dividir o escopo da pesquisa em três ou quatro áreas-chave de interesse, como, por exemplo, satisfação no trabalho, comunicação da liderança, percepção das oportunidades de crescimento, entre outras.
Além disso, a diversidade nas perguntas pode ajudar a obter insights mais ricos. Uma combinação de perguntas abertas e fechadas permite tanto a coleta de dados quantitativos quanto qualitativos.
Para obter feedbacks honestos, você pode utilizar plataformas que garantem o anonimato das respostas. A solução de pesquisa de clima da Feedz permite tudo isso de maneira simples e assertiva.
👉 Leia também: 200 perguntas para uma pesquisa de satisfação interna nas empresas
3. Comunique-se com a equipe
A comunicação eficaz é essencial para garantir uma participação robusta e feedbacks honestos.
Por exemplo: o RH pode anunciar a pesquisa em uma das reuniões de check-in, explicando seu propósito, que as respostas serão anônimas, como os dados serão utilizados e a importância do feedback sincero para melhorar o ambiente de trabalho.
Além do anúncio, é importante enviar lembretes regulares para manter o engajamento e garantir que todos tenham a oportunidade de participar.
4. Colete as respostas
Nesse ponto, uma plataforma all-in-one como a Feedz, por exemplo, pode facilitar a distribuição do questionário e a coleta das respostas de maneira organizada e anônima.
E tem mais: a plataforma também permite que o RH selecione o período que a pesquisa ficará disponível para os colaboradores, enviando lembretes para aumentar a participação.
5. Analise os resultados
Após a coleta dos dados, é hora de analisar as respostas. Uma das vantagens de utilizar as plataformas é que elas otimizam o processamento e análise das respostas, dando acesso a dashboards automatizados.
Você pode comparar as pontuações de satisfação no trabalho com as pesquisas anteriores ou com benchmarks do setor para identificar áreas de melhoria.
Por exemplo: se uma grande porcentagem de colaboradores expressar insatisfação com as oportunidades de crescimento, isso pode sinalizar a necessidade de revisar as políticas de desenvolvimento de carreira.
Além disso, a análise qualitativa também pode ajudar a identificar áreas de preocupação ou oportunidades de melhoria que podem não ter sido capturadas através das perguntas fechadas.
6. Compartilhe os insights
Para promover a transparência e mostrar que a liderança está comprometida em agir com base nos feedbacks recebidos, você pode organizar uma reunião para discutir os resultados da pesquisa de clima.
Nesse ponto, é muito importante apresentar os dados de uma maneira de fácil entendimento. Para isso, você pode usar gráficos ou diagramas para torná-los mais acessíveis e compreensíveis para todos na equipe.
Estabeleça um período para perguntas e respostas durante a reunião, assim os colaboradores podem esclarecer suas dúvidas e o RH ainda pode receber feedbacks sobre o que pode utilizado no desenvolvimento dos planos de ação.
7. Desenvolva um plano de ação
Com base nos insights, é hora de traçar o plano de ação. Para isso, é fundamental definir metas claras, prazos e responsabilidades.
Para dar início ao plano, o RH pode fazer uma reunião de brainstorming entre o time para desenvolver soluções para os desafios identificados, incentivando a inovação e a criatividade.
Por exemplo: para cada ação identificada, estabeleça um prazo de execução, atribua um responsável e defina indicadores de sucesso para avaliar o progresso.
8. Monitore e ajuste
O ciclo da pesquisa de clima não termina com a implementação do plano de ação. É importante monitorar o progresso das iniciativas implementadas por meio de reuniões regulares e avaliação contínua do clima organizacional.
Por fim, esteja aberto a ajustar o plano conforme necessário.
Se uma estratégia particular não estiver produzindo os resultados desejados, estar disposto a revisar e ajustar com base no feedback, pode ajudar a garantir que os objetivos de melhoria do clima organizacional sejam alcançados.
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