As perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador têm se tornado uma das principais ações de desenvolvimento aplicadas pela área de Recursos Humanos. Hoje, mais do que nunca, organizações perceberam que colaboradores satisfeitos são mais produtivos.
Empresas que destacam-se no mercado, como Ambev, Santander e Wolkswagen, carregam consigo o selo de “Melhores Empresas para Trabalhar”. Juntamente com essa conquista, está um lucro almejável.
Portanto, está cada vez mais intrínseco no mercado que funcionários satisfeitos e comprometidos com a empresa, são mais produtivos.
Então, como forma de medir esse importante nível de contentamento, existem as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador.
O que são pesquisas de satisfação do colaborador?
Pois bem, a pesquisa de satisfação do colaborador no trabalho faz parte das pesquisas do RH e assemelha-se àquela utilizada para medir a satisfação do cliente.
No entanto, ao invés de realizar perguntas para estabelecer estratégias de vendas, a ideia é descobrir como criar ambientes de trabalho mais felizes.
Esse questionário de satisfação dos funcionários é uma ferramenta poderosa. Através dele, os gerentes de recursos humanos dão à administração importantes dados para a criação de estratégias que visam tornar o ambiente de trabalho saudável.
As perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador costumam ser aplicadas constantemente, para entender o fluxo das empresas e sua cultura.
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Por que as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador são importantes?
Assim como dissemos acima, funcionários satisfeitos produzem mais. Sendo assim, baixos níveis de satisfação desencadeiam o efeito reverso. E, convenhamos, nenhum bom gestor quer menos do que o melhor.
Só para ilustrar, um trabalhador insatisfeito é o suficiente para afetar toda uma linha de produção e impactar os resultados. Além disso, a insatisfação pode espalhar-se entre os demais colaboradores, rendendo um alto prejuízo.
Como resultado disso, as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador surgem nesse cenário para salvar o dia. Ao sentirem-se ouvidos e incluídos, os funcionários sentem-se integrados na instituição.
Além disso, essa é melhor forma de saber quais medidas podem ser tomadas para enriquecer o local de trabalho, tornando-o mais agradável, acolhedor e fértil para ideias, sugestões e muita produtividade.
Dito isso, apresentamos abaixo alguns exemplos de perguntas para satisfação do colaborador. Aliás, junto a elas, há uma breve explicação de sua importância, funcionalidade e aplicabilidade.
Se você estava em busca de ideias para aplicar em sua pesquisa de satisfação com os colaboradores, elas são justamente para isso.
45 perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador
Primeiramente, no decorrer do desenvolvimento das perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador, evite fazer propaganda corporativa. Assim como explicitamos acima, nesse momento o funcionário precisa sentir-se ouvido e não instruído.
Ademais, busque apresentar uma linguagem o mais objetiva e honesta possível no questionário. Como resultado disso, as respostas serão precisas e reais. Só para reforçar, buscamos fugir do feedback automatizado, afinal, eles não possuem proveito.
Quanto às perguntas, elas podem contemplar as mais diversas categorias: cultura do local de trabalho, gestão da empresa e afins. No entanto, é imprescindível que elas incluam a realidade do funcionário e busquem compreender como melhorá-la. Eis alguns exemplos:
1. Você gosta da cultura da nossa empresa?
A cultura colaborativa de uma empresa contempla relacionamentos interpessoais, ambiente de trabalho, estratégias de produção, gestão e muito mais. Portanto, é um importante fator na satisfação dos funcionários e deve ser capaz de fazer todos sentirem-se incluídos.
2. Você sente-se conectado com seus colegas de trabalho?
Não é à toa que muitas empresas gostam de denominar-se uma família ou time. Isso ocorre porque a sensação de pertencimento afeta a satisfação dos colaboradores.
3. Quão aberta à mudança nossa organização parece estar?
Outro fator essencial é entender como os funcionários percebem a empresa. Será que eles enxergam potencial de desenvolvimento? Ninguém quer ficar em um local estagnado e, se notam que a organização não busca mudanças, deixam de engajar-se.
4. Seus superiores valorizam suas sugestões?
Embora empresas sejam segmentadas e cada departamento tenha maior propriedade sobre certos temas, isso não significa que colaboradores não possam oferecer ideias e sugestões uns aos outros e, até mesmo, aos seus superiores.
5. Você sente-se valorizado pelo seu trabalho?
Quando funcionários sentem-se valorizados por suas contribuições e tem seu trabalho reconhecido, a motivação é certa.
6. Seus superiores são bons intermediários entre você e a empresa?
Grande parte dos funcionários gasta de 40 a 44 horas semanais na empresa. Portanto, é preciso que a comunicação entre colaboradores e organização seja eficaz e, na maior parte dos casos, os supervisores atuam como intermediários entre os mesmos.
7. A administração investe no sucesso da equipe?
Veja bem, o colaborador investe seu potencial na empresa, dedica horas e muitas habilidades à mesma e muitos vestem a camisa do time. No entanto, é importante que haja reciprocidade nessa relação, pois quando notam a falta da mesma, o comprometimento é afetado.
8. Quão transparente você acha que a gestão é?
Apesar de existir uma hierarquia organizacional, é importante que todos os segmentos possuam uma comunicação clara e objetiva entre si. Portanto, quando colaboradores reparam que a gestão exige transparência sem entregar o mesmo, a administração cai em contradição.
9. Você acha que o trabalho é distribuído igualmente entre sua equipe?
Convenhamos que uma das coisas mais desmotivadoras que existem é ver alguém trabalhando menos e recebendo os mesmos créditos que você. Sendo assim, uma divisão igualitária de atribuições é essencial para manter a sensação de injustiça fora da sua empresa.
10. Você acha seu trabalho significativo?
Além da sensação de pertencimento, é importante também que o colaborador sinta-se importante para a empresa. Embora ele possa até trabalhar apenas pelo salário, quando existe essa noção de relevância, o engajamento é outro.
11. A empresa oferece oportunidades adequadas para promoções e plano de carreira?
Plano de carreira é um dos maiores atrativos em uma empresa, afinal, como dissemos acima, ninguém gosta de se sentir estagnado. Portanto, é importante que o colaborador seja capaz de projetar para si um futuro dentro da organização.
12. A empresa oferece as técnicas e tecnologias de que você precisa para fazer bem o seu trabalho?
Um elemento essencial para a boa realização do trabalho são as ferramentas.
Sendo assim, o equipamento do colaborador afeta diretamente a qualidade do material entregue pelo mesmo, assim como a forma com que ele lida com o processo de produção.
13. Você sente que suas responsabilidades de trabalho são bem delimitadas?
É importante que os funcionários tenham liberdade para colaborar entre si, mas isso não significa que as funções não devem ser bem definidas.
Inclusive, essa é uma maneira de medir a produção de cada colaborador e evitar que o mesmo se sobrecarregue.
14. Você acredita que seu trabalho é utilizado da melhor forma que poderia?
Cabe a uma empresa não desperdiçar o potencial de seus colaboradores.
Então, caso alguém sinta-se subutilizado, isso pode acabar afetando todo o fluxo de produção. Por isso, as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador são tão importantes.
15. Quão feliz você está no trabalho?
Esse é o melhor exemplo de pergunta objetiva e honesta.
No entanto, é importante que ela seja realizada de uma forma que o colaborador sinta-se confortável para ser sincero, afinal, só assim as mudanças poderão ser aplicadas de uma forma realmente eficaz.
E então, o que achou até aqui? Abaixo listamos outras perguntas que podem contribuir para seu questionário de satisfação dos funcionários. Veja só:
- Você se vê trabalhando para a mesma empresa nos próximos 2 ou 5 anos?
- Você entende bem os objetivos estratégicos da organização?
- Qual a função do seu papel para que a empresa alcance as metas estabelecidas?
- Você acredita que existe uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento de carreira individual dentro da empresa?
- Você sente orgulho do seu cargo dentro da empresa?
- Você recomendaria sua empresa para seus amigos?
- Qual a probabilidade de você votar na sua empresa para o prêmio “Melhores lugares para trabalhar”?
- Você se sente bem quando tem que acordar e ir trabalhar?
- Você se imagina aqui por quanto tempo?
- O trabalho desperta boas sensações em você?
- Você tem uma boa noção das estruturas e processos operacionais dentro de sua empresa?
- Você geralmente sabe a quem pedir ajuda quando tem alguma dúvida?
- Você sente que dentro da equipe de gestão a comunicação é eficiente?
- Você sempre se sente à vontade para compartilhar seu feedback com seus colegas?
- Qual seria uma maneira justa e eficiente de abraçar novas ideias e sugestões?
- Que tipo de oportunidades de imersão você gostaria de ter?
- Você sente que possui tempo suficiente ao longo da semana para desenvolver novas ideias?
- Quais projetos você gostaria de participar e por quê?
- Em seu local de trabalho existe o necessário para você se sentir confortável e relaxado?
- Você conta com tudo que precisa para exercer sua função da melhor forma possível?
- Você acha que sua empresa se preocupa com o seu bem-estar psicossocial?
- Você sente que é reconhecido de forma justa por sua contribuição quando há trabalhos em equipe?
- Você está satisfeito com os benefícios atuais que a empresa oferece – além do seu salário? O que você sugeriria?
- Você sente que sua empresa é um bom lugar para seu autodesenvolvimento pessoal e aprimoramento profissional?
- Você tem tempo suficiente para desempenhar bem sua função?
- Você gostaria de um programa de bem-estar no trabalho?
- O que poderia melhorar sua satisfação geral com seu trabalho e empresa?
- O que você mudaria em sua função de trabalho?
- Como podemos te ajudar a alcançar um equilíbrio muito melhor entre vida profissional e pessoal?
- O que te inspira e motiva a trabalhar?
Como fazer uma pesquisa de satisfação interna?
Agora que você já sabe o que é uma pesquisa de satisfação do colaborador e qual sua importância, resta saber como aplicá-la na sua empresa. Siga os seguintes passos:
1. Escolha as perguntas que irão compor sua pesquisa de satisfação: já apresentamos algumas alternativas aqui, no entanto, você sempre pode adaptá-las para sua comunicação empresarial
2. Estabeleça uma periodicidade para a aplicação da mesma: embora alguns recomendem uma pesquisa de satisfação anual, outros costumam aplicá-la por semestre. No entanto, mais importante que o tempo é o comprometimento com a aplicação pontual da mesma.
3. Utilize um software para realizar o questionário de satisfação dos funcionários: além de otimizar seu tempo, o software é impessoal e permite que os funcionários respondam de forma livre e até mesmo anônima
4. Analise as respostas e busque aplicabilidade para as sugestões: por fim, feito todo o trabalho, está na hora de partir para a prática. Essa pesquisa não deve ficar engavetada, na verdade, a principal função da mesma é fornecer uma direção para a gestão e mostrar quais pontos da empresa devem ser trabalhados.
Para aprofundar no tema, confira nosso artigo completo sobre como fazer uma pesquisa de satisfação interna.
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Respostas de 2
Gostei muito das dicas de pesquisa que vcs me ofereceram.vai contribuir muito para o meu trabalho universitário.que e pesquisa de clima organicinal.
Muito bom. Executando na empresa aonde trabalho. Sei que vou colhe bons resultados.
Muito agradecido pelo modelo.