Conhecer os perfis de colaboradores é uma etapa fundamental para melhorar o engajamento, a produtividade e o bem-estar no trabalho. Se a sua empresa ainda não deu os primeiros passos nesse mapeamento, chegou a hora de ela conhecer o teste DISC.
Ao usar essa ferramenta, o setor de RH e os líderes de equipe conseguem obter informações valiosas para ajustar suas abordagens de comunicação, delegação de tarefas, gerenciamento de conflitos e muito mais.
Quer entender a verdadeira importância do perfil comportamental do time e como a metodologia DISC pode contribuir para esse mapeamento? Então é só vir com a gente! 🙂
O que é perfil comportamental?
O perfil comportamental engloba um conjunto de características pessoais, incluindo crenças e padrões de comportamento, que o indivíduo demonstra em diferentes situações.
No trabalho, por exemplo, essas características possuem um impacto direto na forma como o colaborador se comunica, toma decisões, lida com desafios, interage com os outros e se adapta a mudanças.
Para que serve o perfil comportamental?
Como acabamos de ver, o perfil comportamental pode ajudar a prever como uma pessoa irá se comportar diante de determinados estímulos.
Sendo assim, ter esse conhecimento em mãos pode trazer vantagens significativas tanto para os profissionais quanto para as organizações.
Quando o indivíduo entende qual é o seu próprio perfil, ele consegue:
- Identificar seus pontos fortes e possíveis áreas de melhoria;
- Desenvolver uma compreensão mais profunda de suas próprias motivações e necessidades;
- Alinhar suas aspirações pessoais com suas habilidades e tendências comportamentais;
- Planejar uma trajetória profissional satisfatória;
- Antecipar possíveis áreas de conflito e desenvolver estratégias para resolvê-las;
- Construir relacionamentos mais harmoniosos, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.
Já para as organizações, o conhecimento sobre o perfil de colaboradores pode ser usado para:
- Identificar os gaps de habilidades do time;
- Personalizar programas de desenvolvimento e treinamento para atender às necessidades específicas de cada colaborador,
- Adaptar os estilos de liderança e as estratégias de comunicação interna para atender às preferências individuais dos funcionários;
- Antecipar conflitos no time e implementar estratégias para preveni-los;
- Tomar decisões mais embasadas relacionadas a projetos, atribuições de responsabilidades e planejamento estratégico;
- Entender qual é o perfil de colaborador ideal para cada posição, potencializando assim novas contratações de talentos.
Como mapear os perfis de colaboradores com o teste DISC
A primeira coisa que a sua empresa deve saber antes de utilizar o teste DISC é que ele é uma ferramenta de avaliação comportamental que categoriza as pessoas em quatro padrões de personalidade principais:
- Dominância: são classificadas nesse perfil pessoas extrovertidas, motivadas e confiantes, que vão direto ao ponto ao se comunicar e agir;
- Influência: abrange pessoas extrovertidas, carismáticas e entusiastas, que se destacam por sua capacidade de construir relacionamentos e motivar os outros.
- Estabilidade: inclui profissionais que tendem a ser mais introvertidos, leais, observadores, atenciosos e que valorizam o trabalho em equipe;
- Conformidade: engloba os colaboradores introvertidos, analíticos e meticulosos, que preferem seguir regras e procedimentos estabelecidos, sendo cuidadosos e ponderados em suas decisões.
Para entender em qual desses padrões cada colaborador se enquadra, é preciso que eles preencham o questionário do teste DISC, que consiste em uma série de perguntas projetadas para avaliar suas preferências comportamentais em diferentes situações.
Geralmente, há quatro alternativas de respostas para cada pergunta e o profissional deve escolher a opção com a qual ele mais se identifica.
Após os colaboradores completarem o teste, os resultados são processados para identificar seus perfis comportamentais, gerando então um relatório com informações detalhadas sobre o perfil no qual ele se encaixa.
A partir daí, tanto o RH quanto as lideranças podem cruzar esses dados com outras informações relevantes a fim de melhorar a gestão de pessoas. Falaremos mais a seguir!
Estratégias para utilizar o perfil DISC na gestão de talentos
Anteriormente, nós mencionamos como as informações sobre os perfis de colaboradores podem ser utilizadas pelas empresas. Mas, agora, vamos detalhar como os insights fornecidos pelo teste DISC podem fortalecer estratégias cruciais.
Dê só uma olhada:
1. Fornecimento de feedback
Os resultados obtidos por meio do teste DISC podem aprimorar significativamente o fornecimento de feedback.
Afinal, ao compreender como cada colaborador tende a se comunicar, os líderes podem ajustar a forma como entregam feedback para garantir que ele seja recebido de forma eficaz.
Por exemplo, colaboradores com perfil de Dominância podem preferir um feedback direto e assertivo, enquanto aqueles com perfil de Estabilidade podem valorizar uma devolutiva mais suave e motivadora
2. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
O teste de perfil DISC também é uma ferramenta valiosa para elaborar planos de desenvolvimento personalizados para cada colaborador.
Por meio dele, é possível não apenas identificar áreas específicas de melhoria e oportunidades de crescimento, mas também compreender quais abordagens de treinamento tendem a ser mais eficazes para cada funcionário.
3. Recrutamento e Seleção
Ao analisar os perfis comportamentais dos candidatos, os recrutadores conseguem prever como eles se comportarão e se adaptarão ao ambiente de trabalho, facilitando assim a tomada de decisão durante o processo seletivo.
Sendo assim, os perfis DISC também podem ser utilizados para identificar candidatos que se encaixam melhor nas demandas da função e na cultura organizacional.
4. Comunicação Interna
Compreender as preferências de comunicação de acordo com o perfil DISC de cada colaborador permite aos gestores adaptar sua linguagem e estilo de comunicação para garantir que as mensagens sejam entendidas e bem recebidas por todos.
Na prática, esse é um cuidado que ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos, promovendo uma cultura de comunicação mais transparente e eficaz.
5. Formação de equipes
Por último, os perfis DISC também podem ser utilizados para favorecer a construção de equipes mais equilibradas, que se complementam.
Isso pode aumentar a produtividade do time na execução dos projetos, além de promover uma dinâmica de colaboração mais bem-sucedida.
Considerações finais
Quando se trata de mapear os perfis de colaboradores, não tem para ninguém: o teste DISC é, hoje, uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo.
Se a sua empresa planeja adotá-la, é importante que ela saiba que existem várias versões do teste disponíveis na internet. Escolher um que seja confiável, fará toda a diferença no resultado final.
A solução Feedz Persona, por exemplo, já tem ajudado muitas organizações a avaliarem os padrões comportamentais da equipe com um teste de personalidade completo e de alta qualidade.
Nossa ferramenta gera resultados distintos baseados em quatro dimensões (Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela), além de mapear 15 perfis comportamentais diferentes.
Para completar, ela gera relatórios objetivos, com resultados simplificados para uma análise rápida e assertiva, fornece orientações de desenvolvimento de acordo com perfil comportamental, e mapeia os motivadores e estressores de cada grupo.
Com a Feedz Persona é assim: experiência fluída e dinâmica para quem responde; insights valiosos para quem cuida da gestão de pessoas.
Para saber mais, insira seu e-mail abaixo e experimente uma demonstração interativa na prática. Simples, rápido e transformador!