Conhecimento técnico em legislação trabalhista, entendimento de gestão de pessoas e da rotina das tarefas burocráticas. Essas são apenas algumas das características do perfil do profissional de departamento pessoal.
Conhecê-las ajudará você a entrar no mercado de DP ou a manter-se atualizado para se aperfeiçoar cada vez mais. Mas que características são essas? A resposta você encontra neste artigo.Aproveite!
Qual é o perfil do profissional de departamento pessoal?
Para começar, a fim de conseguir realizar as tarefas de uma rotina do departamento pessoal, um profissional de DP precisa ir além do conhecimento técnico.
Ele deve sempre buscar boas fontes de informação para ficar bem informado sobre mudanças na Legislação Trabalhista e Previdenciária, provenientes de acordos sindicais, entre outros.
Além disso, o profissional de DP é quem cuida das questões burocráticas do quadro de funcionários. Desde a contratação até o momento em que saem da empresa, os colaboradores têm no departamento pessoal um aliado.
Por essas questões, para dar conta de uma rotina que está muito longe de ser fácil e calma, o perfil dos profissionais de departamento pessoal precisa ter algumas características essenciais.
Quais as habilidades necessárias para ser um profissional do departamento pessoal?
Dois exemplos de habilidades buscadas quando tratamos de perfil do profissional de departamento pessoal são: saber se comunicar e ter uma visão de processos.
Contudo, a liderança tem um papel importante para desenvolver esse perfil. Isso porque os líderes precisam incentivar seus liderados a se desenvolverem.
Tenha em mente que, assim como os colaboradores de outras áreas, aqueles que trabalham no departamento pessoal também precisam ser desenvolvidos para que sejam cada vez melhores em suas funções (e consequentemente tragam melhores resultados).
Em outras palavras, os líderes podem – e devem – ajudar os profissionais de departamento pessoal a melhorarem suas habilidades. Entenda a seguir de quais habilidades estamos falando.
👉 Estrutura básica do departamento pessoal: Como projetar o DP?
👉 Os principais desafios do departamento pessoal e como resolvê-los
4 Competências técnicas (hard skills) para o perfil do profissional de departamento pessoal
No quesito técnico, o que mais se procura em um perfil de profissional de departamento pessoal são:
1. Afinidade com a tecnologia
A gestão de pessoas tem ganho cada vez mais importância nas empresas. Somado a isso, existe o fato de que o dia a dia do setor é composto por diversos processos.
Quando exercidos manualmente, esses processos reduzem a produtividade do setor. Além disso, tomam um tempo considerável da equipe, que poderia focar em atividades mais estratégicas.
Para sanar esses problemas é que a tecnologia está cada vez mais próxima do DP. Basta vermos que hoje um profissional de departamento pessoal precisa saber utilizar o eSocial.
Apesar de seu uso ser simples, a ferramenta exige que o colaborador tenha noções básicas de informática, saiba lidar com planilhas e sinta-se confortável com sistemas tecnológicos.
2. Domínio da rotina típica de Departamento Pessoal
Todo profissional de DP, para realizar as atividades que fazem parte do dia a dia da área, precisa ter um bom conhecimento da rotina típica do setor e dos processos envolvidos. Isso inclui:
- Manter um bom relacionamento com sindicatos;
- Estar sempre atualizado sobre mudanças na legislação trabalhista e convenções coletivas;
- Garantir o cumprimento das leis tributárias;
- Conduzir/Realizar processos de admissão, demissão e folha de pagamento;
- Fazer o controle de horas trabalhadas por cada funcionário, bem como das férias;
- Entre outros.
3. Boa visão de processos
Dentre os atributos do perfil de profissional de departamento pessoal, ter uma boa visão de processos representa uma qualidade importante. É essa visão que ajudará o colaborador da área a planejar de modo mais preciso as atividades que precisa executar.
Do mesmo modo, é a partir da análise de processos que a equipe se torna mais apta a priorizar as ações que realmente farão a diferença.
4. Ser guiado por dados
Visando tomar melhores decisões, inevitavelmente o departamento pessoal – assim como outras áreas de uma empresa – precisa se basear em dados. Hoje em dia existem diversas tecnologias que fazem a captação de informações e as transformam em dados acionáveis.
Chamamos de dados acionáveis todos os dados que dão insights preciosos para tomadas de decisão. Por exemplo, se ao analisar os indicadores de departamento pessoal o DP perceber um aumento no absenteísmo nos últimos meses, é sinal de que algo possa estar acontecendo.
Muitas vezes, esse indicador é um sinalizador da insatisfação dos funcionários. Acompanhá-lo, assim como monitorar outros dados e gráficos, é fundamental para que o departamento pessoal consiga manter a empresa produtiva.
5 Competências comportamentais (soft skills) para o perfil do profissional de departamento pessoal
Para as soft skills necessárias ao perfil do profissional de departamento profissional, separamos as seguintes:
1. Saber dar feedback
Uma qualidade muito valorizada no profissional de DP é saber conversar com os colaboradores para incentivá-los a melhorarem, mas sem desmotivá-los. Por essa razão, trata-se de um atributo que faz toda a diferença no bem-estar da empresa.
É muito difícil um momento de feedback que não tenha tensão envolvida, pois é normal que a pessoa que vai recebê-lo se sinta insegura.
Um profissional de DP que sabe como acolher o funcionário, contribui para o desenvolvimento do quadro de colaboradores e para o crescimento da empresa.
2. Ser empático
Para saber dar feedback é preciso ter empatia no trabalho, dosar as palavras e escutar também o outro lado. Mas a capacidade de empatia é necessária também em outros momentos da rotina do profissional que atua no departamento pessoal.
Não é para menos, afinal, quem está na área te contato com pessoas, o que exige se colocar no lugar do outro. Destacamos ainda que o departamento pessoal lida com quaisquer eventuais problemas que os colaboradores possam ter.
Ter empatia, ouvi-los, entender o lado deles e buscar as melhores soluções para que o funcionário se sinta valorizado, é também função do DP.
3. Saber motivar
A qualidade de ser um motivador é importante no perfil do profissional de departamento pessoal. A razão é que uma postura motivadora tende a gerar mais confiança nos outros.
Ao transmitir mais confiança, o colaborador de DP assume uma postura positiva e incentiva outros a darem o melhor de si.
4. Ter boa comunicação
A habilidade de se comunicar é praticamente um requisito obrigatório no perfil do profissional de departamento pessoal. A razão é simples de entender, pois é ele que tem contato diário com o público interno da empresa.
O profissional de DP atua muitas vezes também como um porta-voz da organização para o ambiente externo. Por esse motivo, saber comunicar-se clara e eficazmente é indispensável para quem deseja trabalhar na área.
Outra razão da importância da capacidade da boa comunicação está no fato de a área de DP ser responsável por esclarecer dúvidas, alinhar os objetivos dos colaboradores aos da empresa, repassar informações etc.
Ser direto, claro e conciso ao se comunicar, contribui para que a mensagem seja bem transmitida.
5. Estar em aprendizado constante
Ter o desejo de se atualizar é uma qualidade muito apreciada em um perfil do profissional de departamento pessoal.
Além de a gestão de pessoas ser uma área que pode mudar rapidamente devido às legislações e acordos coletivos, existe a questão de desenvolvimento profissional propriamente dito.
Um profissional que estuda é alguém que pode trazer novas ideias e um novo olhar à área. Todo departamento pessoal precisa disso, pois como qualquer outro setor, ele deve inovar para acompanhar as mudanças internas e externas de cenário.
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Uma resposta
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