People Analytics: o que é, vantagens e como aplicar no RH e DP

O RH do futuro deve ser apoiado em dados. Entenda a importância do People Analytics e saiba como aplicar na prática na sua empresa.

De acordo com uma pesquisa da Bersin, 78% das empresas enxergam como urgente a adoção de práticas de análise de dados para dentro da área de RH, porém, apenas 7% delas afirmam já ter alguma ação nesse sentido. 

Se sua empresa ainda não adotou o People Analytics, agora é a hora de começar a usar essa estratégia e virar o jogo, tá?

Não se preocupe, neste artigo vamos explicar o que é, quais as vantagens e como aplicar essa metodologia no RH e DP da sua empresa. Bora lá?

O que é People Analytics?

Talvez você já tenha se perguntado o que quer dizer People Analytics, de fato. 

O termo em inglês, numa tradução literal, People Analytics quer dizer “análise de pessoas”. No âmbito corporativo, essa análise é, na verdade, dos dados gerados pelo RH, a partir das pessoas colaboradoras da empresa. 

Dessa forma, People Analytics é uma metodologia que consiste na coleta, organização e análises de dados de forma estratégica, transformando informações gerenciais em insights valiosos que norteiam a tomada de decisão das lideranças.

Como sabemos que o RH é dividido em outros subsistemas, People Analytics abrange também os dados do Departamento Pessoal. 

 

Para simplificar o conceito de People Analytics

Sabe quando você acessa um streaming de filmes/séries e aparecem aquelas “recomendações” do que assistir? 

Uma inteligência artificial faz análises do seu perfil, dos gêneros que você consumiu e sugere novas opções de títulos. 

Podemos dizer que é mais ou menos isso que People Analytics faz. 😂

A diferença é que ao invés de recomendar um filme ou uma série, os dados gerados a partir das pessoas da organização vão gerar insights estratégicos para o RH e DP criarem ambientes de trabalho mais felizes. 

Esses insights podem ajudar a responder perguntas críticas sobre o negócio, como, por exemplo: 

  • Quão alto é o turnover da empresa? 
  • Qual o impacto dessa rotatividade nas estratégias da companhia? 
  • Existem funcionários mais propensos a deixar a organização em um ano? 

Leia também: 👉 RH Analytics: o que é e 6 benefícios para a gestão de pessoas

 

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Exemplos de People Analytics no dia a dia 

Se você está curioso para saber como o People Analytics pode ser utilizado no dia a dia do setor de RH, aqui vão alguns exemplos de como a metodologia pode ser aplicada, na prática. Confira! 

 

Aumentar o engajamento dos colaboradores

Para conseguir o engajamento genuíno dos funcionários, o RH não pode simplesmente criar ações e estratégias baseadas em achismos ou na intuição, não é mesmo? 

Através dos dados coletados por meio de pesquisas, feedbacks, 1:1s, entre outros, é possível entender o que faz com que os profissionais, de fato, se sintam motivados e conectados a sua empresa. 

Vale lembrar que antes da coleta e análise dos dados, é fundamental você defina quais são os objetivos e desafios que pretende resolver naquele momento. 

Leia também: 👉 12 técnicas de engajamento de equipes de sucesso para usar na sua empresa 

 

Melhorar os processos de Recrutamento e Seleção 

O mindset mais estratégico permite que a pessoa recrutadora faça uma análise detalhada das necessidades da empresa e o objetivo da vaga

Dessa maneira, é possível selecionar aqueles candidatos que mais tiveram fit com o perfil da empresa. 

Isso diminui, consideravelmente, as chances de erro de contratações erradas ou que não têm grande potencial para a vaga em questão. 

Leia também: 👉 4 estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos para sua empresa 

 

Otimizar a gestão de desempenho

Com as ferramentas de gestão de pessoas, o profissional de RH não só consegue automatizar o processo de avaliação de desempenho, mas também analisar e acompanhar os dados de performance. 

Dessa maneira, o RH poderá utilizar os insights gerados a partir das análises desses dados para alcançar equipes de alto desempenho. 

Também permite um gerenciamento mais completo do desempenho da equipe, mapeando as habilidades técnicas, soft skills, as forças e limitações de cada um.  

 

Vantagens do uso de People Analytics nas empresas 

Com o apoio de uma ferramenta de People Analytics as empresas conseguem entender melhor seus colaboradores, identificar oportunidades e resolver problemas de forma simples e em tempo real.

Empresas como Xerox, AT&T, Goldman Sachs e Bank of America, além da pioneira Google, atribuem a melhoria dos processos de trabalho ao uso do People Analytics na gestão de pessoas.

Para o professor John Sullivan da San Francisco State University e especialista em gestão de recursos humanos, a experiência do Google mostra que o People Analytics na gestão de pessoas possibilita definir as características das melhores lideranças e o melhor papel dos gestores.

Se você ainda precisa de mais incentivo, vamos falar sobre as principais vantagens do People Analytics para o seu RH e DP. 

 

Melhoria da tomada de decisão

As ferramentas de People Analytics permitem que os diretores e gestores consigam identificar com mais precisão as medidas que devem ser adotadas pelas lideranças para melhorar os resultados e, também, na identificação e retenção de talentos.

Isso acontece porque o People Analytics fornece os dados para o embasamento das decisões mais importantes da companhia. 

Dessa maneira, os profissionais de RH e DP deixaram de se basear em meras impressões ou achismos. 

Eles passarão a ser orientados por dados, munidos de informações claras, confiáveis e valiosas sobre a gestão de pessoas. 

Leia também: 👉 4 argumentos para convencer o CEO a investir na gestão de pessoas

 

Aumento da eficiência e eficácia do RH e DP

Um dos impactos positivos do People Analytics é em relação à agilidade e eficiência dos processos da área, como: 

Entretanto, sem uma plataforma de gestão de pessoas, a coleta e análise de dados teria que ser feita por meio de formulários, planilhas ou diversas outras ferramentas, tornando esses processos mais confusos e demorados. 

Quanto mais simples for, maior a eficiência das rotinas de DP e RH. 

Com tudo centralizado em um único lugar, os profissionais da área têm mais tempo para se dedicar aos insights estratégicos e como transformá-los em planos de ação. 

Leia também: 👉 Como o profissional de RH pode transformar uma empresa?

 

Identificação de áreas de melhorias no ambiente de trabalho 

O processo de análise e interpretação dos dados permite que o RH e DP mapeiem as oportunidades de melhoria da jornada do colaborador, a partir da visão dele. 

Se você quer saber o que motivaria mais os funcionários, pergunte a eles.

As pesquisas de satisfação, pesquisas de clima e os feedbacks são dados valiosos para que a área de gestão de pessoas mantenha-se inovadora e também para que os profissionais se sintam ouvidos e parte da construção da companhia. 

Leia também: 👉 Pesquisa eNPS: Como a Feedz ajudou a Americanas Delivery

 

Colaboradores felizes e produtivos

Criar um ambiente de trabalho feliz e saudável para os funcionários é altamente benéfico para as empresas. Isso porque é comprovado que colaboradores satisfeitos e engajados são altamente produtivos.

Além disso, pessoas motivadas faltam menos ao trabalho e permanecem por mais tempo na empresa.

Algumas formas de analisar e impulsionar a felicidade dos colaboradores é usar o termômetro de emoções e medir o nível de satisfação e de engajamento do profissional por meio de feedbacks contínuos e comunicação interna eficiente.

Leia também: 👉 8 dicas para criar e manter um ambiente de trabalho saudável

 

Gestão de pessoas mais humana 

Ao adotar a tecnologia para promover uma gestão de pessoas otimizada e descentralizada, com foco no engajamento e na relação entre líder e liderado, as empresas podem dedicar cada vez mais atenção e recursos à formação e desenvolvimento de suas equipes.

A iniciativa também viabiliza a humanização das relações de trabalho e permite que as empresas avaliem o reflexo desta prática no desempenho das pessoas.

As vantagens da aplicação do People Analytics na gestão de pessoas mostram como o uso de dados para apoiar as decisões do RH pode ajudar a aprimorar os resultados.


 

Como aplicar People Analytics no RH e DP

Ok, você já entendeu o que é People Analytics e as principais vantagens para a empresa, certo? Hora de colocar a mão na massa então! 

Confira abaixo uma lista de como aplicar a metodologia aí no seu RH e DP. 

 

1. Medir e melhorar a satisfação dos funcionários 

A pesquisa eNPS, criada para medir a satisfação e o engajamento dos colaboradores, gera muita informação para a empresa. 

Se bem analisada, pode trazer insights valiosos como: 

  • Quanto tempo de empresa tem os colaboradores mais satisfeitos; 
  • Quais áreas que os profissionais são mais satisfeitos;
  • Qual a rotina dos colaboradores mais satisfeitos;  
  • Quais os pontos levantados por quem está insatisfeito, entre outros. 

Leia mais: 👉 eNPS: o que é, importância, cálculo e exemplos de perguntas

 

2. Identificar e prevenir problemas de rotatividade de talentos 

Uma boa maneira de investigar as possíveis causas do turnover de colaboradores é através da pesquisa de pulsos. 

Criada para medir os indicadores importantes do ambiente de trabalho, é pontual e ágil para identificar problemas que podem resultar na saída dos talentos, como: 

  • Falta de engajamento; 
  • Credibilidade das lideranças; 
  • Problemas interpessoais ou; 
  • Falta de propósito; 
  • Falta de oportunidade de crescimento. 

Dessa maneira, o RH pode atuar rapidamente em planos de ação para melhorar o clima organizacional. 

Leia mais: 👉 Turnover: o que é, como calcular e dicas para reduzir

 

3. Identificar e desenvolver líderes de alto desempenho 

As lideranças têm impacto direto no engajamento, motivação e produtividade das equipes. 

Portanto, criar ações para o desenvolvimento de líderes contribuem com o aprimoramento de skills como inteligência emocional, empatia, boa comunicação, capacidade de resolver problemas/conflitos e visão sistêmica. 

Leia mais: 👉 Desenvolvimento de líderes: o que o RH pode fazer para ajudar? 

 

4. Ajudar a encontrar e resolver desequilíbrios de diversidade e inclusão

O People Analytics tem papel fundamental na diversidade e inclusão de uma empresa. 

Isso porque, através das análises de pesquisas, feedbacks, reuniões 1:1, o profissional de RH consegue ter uma visão ampla do estado da diversidade na organização. 

Mais do que isso, é possível identificar áreas onde podem estar ocorrendo tendências intencionais ou não, e assim, estruturar ações para aprofundar o tema dentro da empresa. 

Leia mais: 👉 Exemplos práticos de dinâmica sobre inclusão e diversidade

 

5. Medir e melhorar o desempenho dos times e da equipe 

Para medir a performance dos times, sua empresa precisa contar com uma ferramenta de avaliação de desempenho para lidar com o alto volume de dados e otimizar o processo. 

A partir das análises dos resultados da avaliação de desempenho, existem dois caminhos principais: a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI) e de um feedback estruturado com base nos pontos fortes e de melhoria. 

Esses dados poderão ser usados para definir promoções, subsídios para aprimoramento, troca de área ou até mesmo, desligamentos. 

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6. Melhorar a eficácia do treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Como falamos no tópico anterior, a partir dos resultados e análises das avaliações de desempenho, o RH consegue mapear as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento. 

O PDI, por exemplo, deve ser construído na reunião de feedback com a participação do colaborador. 

O plano será constituído pelos objetivos e aspirações do profissional a partir do que precisa ser aprimorado para atingi-los. 

Leia mais: 👉 O que é PDI e como fazer um plano de desenvolvimento individual [com exemplos] 

 

7. Otimizar o processo de recrutamento e seleção de funcionários

Um sistema de gestão de pessoas permite a substituição de processos manuais que exigem um alto nível de interação humana por uma alternativa digital mais simplificada. 

Com isso, podemos dizer que o People Analytics possibilita: 

  • Redução do tempo de contratação; 
  • Prospecção de candidatos; 
  • Melhor qualidade na contratação; 
  • Melhor experiência do candidato;
  • Pré-seleção dos candidatos; 
  • Integração do novo colaborador; 
  • Correspondência de perfil de candidato baseada em IA. 

Leia mais: 👉 Recrutamento e seleção: o que é, etapas e dicas práticas 

 

8. Mensurar e melhorar a eficácia dos programas de benefícios e compensações 

Você sabe quantos colaboradores já saíram da sua empresa por não enxergar valor nos benefícios ou até por falta deles? 

Por meio das pesquisas do RH, por exemplo, é possível descobrir os perfis e principais interesses das pessoas de acordo com cada faixa salarial, gênero, idade e localização. 

Além disso, é possível criar uma pesquisa de pulso para analisar e entender a percepção do funcionário sobre o pacote de benefícios. 

Isso gera insumos para que o RH possa criar uma proposta de novos benefícios corporativos ou para reavaliar o plano oferecido atualmente na organização. 

Leia mais: 👉 Benefícios flexíveis: o que são e como implantar [+ 18 exemplos] 

 

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Erros de People e Behaviour Analytics para evitar 

Se People Analytics é a análise dos dados de gestão de pessoas, Behaviour Analytics é o mapeamento dos dados comportamentais das pessoas colaboradoras. 

Esses dados têm sido cada vez mais valorizados pelas empresas e podem ser aplicados e utilizados em diversos segmentos.

No RH, por exemplo, você pode utilizar os dados comportamentais de como está o bem-estar dos funcionários

Por serem conceitos novos, algumas empresas cometem alguns erros quando o assunto é People e Behaviour Analytics, o que pode prejudicar nos resultados desejados.

Como reconhecer e corrigir problemas antes que eles se tornem sérios, pode poupar muita dor de cabeça, separamos os principais erros aos implementar essas metodologias. Confira: 

 

Coletar dados sem propósito 

De nada adianta você querer analisar a satisfação dos colaboradores, mas coletar dados que não estão relacionados a isso, não é mesmo? 

Portanto, antes de começar a coleta, estabeleça objetivos claros e alinhados às necessidades da empresa

Um bom exercício é se perguntar o porquê de estar realizando a coleta daqueles dados. Entenda quais informações estão mais direcionadas e trarão insights apropriados para os objetivos.

 

Ter pressa para obter resultados 

People e Behaviour Analytics não acontecem num passe de mágica. 🪄

Em algumas análises, você precisará comparar informações com semanas ou meses de intervalo, portanto, nada de pular etapas. 

É preciso ter paciência para começar a observar as mudanças que os processos trazem para as empresas.

 

Não capacitar as pessoas da equipe

É claro que a tecnologia é uma super aliada na hora de coletar, cruzar e analisar os dados. Entretanto, são as pessoas que irão utilizar essas informações. 

Por isso, é preciso contar com profissionais que saibam interpretar os dados.

Se essa habilidade ainda não está presente no seu time, proporcione treinamentos e incentive esse olhar analítico entre os membros da equipe.

 

Não criar um ciclo contínuo 

A vantagem dos dados é você ter uma noção realista e assertiva da realidade existente dentro da sua empresa e você não precisa fazer esse mapeamento apenas uma vez.

Depois que mapear e criar uma estratégia de gestão de pessoas orientada por dados, continue mapeando periodicamente para medir o impacto das suas ações, provar a eficácia da estratégia e até identificar os próximos passos.

 

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Usar informações para basear decisões estratégicas não é apenas o futuro, mas também o hoje. Não é uma tendência, é uma necessidade. 

Quando olhamos para fenômenos como “A Grande Renúncia”, fica claro que fazer esse movimento é sinônimo de se preparar para o futuro. 

Gerir as pessoas de forma mais humana, mas ainda assim estratégica torna o negócio mais eficiente, ao passo que melhora o engajamento dos colaboradores. 

Se você quer aprender mais sobre a metodologia, você pode conferir nosso Webinar “Descomplicando o People Analytics”, no YouTube.

Mas se você quer um curso completo sobre o RH do futuro, pode fazer nossa Formação RH 5.0 Pocket. 

Além das aulas que você pode assistir onde e quando quiser, você ainda conta com materiais exclusivos, um módulo completo sobre People Analytics e um certificado de curso. 

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Permite o acompanhamento constante do desempenho, engajamento e evolução das equipes em tempo real. 

Além disso, também gera relatórios que permitem às lideranças entenderam as melhores práticas de gestão.  

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