A reunião individual entre líder e liderado é uma prática que vem ganhando relevância crescente dentro da gestão de pessoas. Mas é inegável que as vantagens da one on one para gestores de grandes equipes são ainda maiores.
À medida que o time cresce, a comunicação eficaz e a manutenção de um ambiente de trabalho produtivo tornam-se mais complexas. E é exatamente nesses contextos que as reuniões 1:1 demonstram todo o seu potencial.
Se você deseja entender como a adoção dessa prática pode transformar para melhor a dinâmica de grandes equipes e, principalmente, como implementá-la, junte-se a nós na leitura deste post!
O que é uma reunião one on one?
Uma reunião one on one, ou simplesmente 1:1, nada mais é do que um encontro individual e regular entre duas pessoas. Ela costuma ser realizada entre o líder e um membro de sua equipe, e tem como foco principal abordar assuntos relacionados ao trabalho
Durante a one a one, muitos tópicos podem vir à tona. Mas, em geral, esse é um momento propício para que líder e liderado conversem sobre:
- Objetivos e metas de carreira;
- Andamento de projetos e definição de prioridades;
- Planejamento de desenvolvimento profissional;
- Alinhamento de expectativas e responsabilidades;
- Satisfação do funcionário no trabalho, desafios e qualquer problema que ele possa estar enfrentando dentro e fora da empresa.
Resumindo, as reuniões 1:1 representam um canal direto, seguro e regular para o feedback. Elas costumam durar no máximo 30 minutos e ocorrem semanal ou quinzenalmente.
Benefícios da one on one para grandes equipes
O estabelecimento de vínculo entre líder e liderado é fundamental para o sucesso dessa relação. Mas, como você deve imaginar, não é tão simples para o gestor criar essa conexão quando ele precisa gerenciar um número alto de funcionários.
Facilitar a criação de laços, contribuindo para a construção de confiança mútua, é um dos grandes benefícios da one a one para gestores de grandes equipes. Mas há muitos outros pontos positivos que também entram nesta equação.
O uso estratégico desta ferramenta também:
- Facilita correções rápidas e ajustes necessários para melhorar o desempenho individual dos colaboradores;
- Garante que mensagens importantes sejam claramente transmitidas e compreendidas, reduzindo equívocos;
- Ajuda a identificar oportunidades de treinamento e crescimento contínuos;
- Permite o mapeamento de questões que podem passar despercebidas no dia a dia, garantindo que elas sejam solucionadas antes de se tornarem problemas ainda maiores;
- Assegura que as metas e expectativas estejam claramente alinhadas, tanto no nível individual quanto de equipe, contribuindo para uma maior coesão;
- Ajuda a monitorar o clima organizacional e identificar áreas que podem ser melhoradas, favorecendo assim a construção de uma ambiente de trabalho mais positivo para todos;
- Aumenta a satisfação, o engajamento e, consequentemente, a retenção dos talentos ao fazer com que eles se sintam mais pertencentes e valorizados.
Agora que já abordamos a importância das reuniões one on one para gestores de grandes equipes, é importante destacar que essa prática não se limita apenas a times maiores. Equipes enxutas também podem colher muitos benefícios ao adotá-la!
Desafios e soluções nas reuniões one on one
Para que as vantagens apresentadas acima sejam alcançadas, os líderes de grandes equipes precisam contornar alguns desafios específicos.
Na sequência, vamos listar os quatro principais, bem como possíveis soluções para eles:
1. Gestão de tempo
Realizar reuniões individuais com todos os membros de uma grande equipe pode ser desafiador em termos de tempo. No entanto, é fundamental planejar um cronograma que assegure a regularidade dessas reuniões.
Utilizar ferramentas de agendamento é uma excelente maneira de otimizar a programação e garantir que as reuniões ocorram dentro do tempo reservado para cada colaborador.
2. Profundidade da conversa
Uma consequência direta da limitação de tempo é que ela pode dificultar o aprofundamento das conversas.
Preparar-se adequadamente para cada reunião, revisando o desempenho e as necessidades do colaborador antecipadamente, tende a auxiliar no enfrentamento deste desafio e melhorar o aproveitamento do tempo disponível.
3. Construção de confiança
Quanto mais forte o vínculo entre líder e liderado, mais proveitosa a reunião 1:1 tende a ser. Porém, essa é uma construção gradativa, que pode ser ainda mais complexa quando o gestor precisa dividir a atenção entre vários colaboradores.
A dica, aqui, é ser consistente e presente nas reuniões, mostrando genuíno interesse e empatia. Esses encontros podem e devem ser usados como uma oportunidade para conhecer melhor os colaboradores e entender suas motivações e desafios.
4. Equidade e consistência
O quarto e último maior desafio da one a one para gestores de grandes equipes é garantir que todos os membros do time recebam a mesma atenção e suporte.
Para aumentar as chances de que os colaboradores tenham as mesmas oportunidades de falar sobre seus objetivos, desafios e desenvolvimento, o líder pode experimentar seguir um formato padrão para guiar as discussões.
Como conduzir uma reunião one on one eficazmente
No tópico anterior, nós já trouxemos alguns insights importantes para a condução de one a one mais estratégicas. Mas, para finalizar, queremos deixar mais algumas dicas complementares.
Dê só uma olhada:
- Marque o compromisso na agenda com antecedência, para que o colaborador consiga se programar;
- Realize as reuniões em um local tranquilo e privado, onde ambos possam se sentir à vontade para conversar abertamente;
- Tenha uma agenda clara, mas flexível, permitindo assim que o liderado se sinta à vontade para trazer tópicos importantes para discussão;
- Adote medidas para garantir a que ligações e e-mails que não sejam urgentes não interrompam a conversa;
- Comece com uma breve conversa informal, para deixar o colaborador à vontade;
- Mostre abertura e empatia desde o início, estabelecendo um clima de confiança e respeito;
- Quando o colaborador estiver expressando suas opiniões, preocupações e ideias, escute atentamente sem interromper;
- Equilibre o feedback positivo com o apontamento de áreas de melhoria, garantindo que o colaborador se sinta valorizado e incentivado a melhorar;
- Tome notas durante a reunião para registrar pontos importantes e ações acordadas.
- Faça um acompanhamento regular dos pontos discutidos e esteja disponível para suporte adicional.
Conclusão
Como vimos até aqui, as reuniões one on one representam uma ferramenta valiosa para gestores comprometidos em criar um ambiente de trabalho mais acolhedor, fomentar o desenvolvimento de talentos e orientar suas equipes em direção a resultados excepcionais.
Ao dedicar tempo e atenção individual aos membros do time, os líderes aumentam as chances de cultivar relacionamentos sólidos, fornecer feedback valioso e criar um ambiente onde cada talento se sinta valorizado e apoiado.
Não é coincidência, aliás, que organizações que adotam essa prática de maneira estratégica sejam reconhecidas por sua produtividade e pela capacidade de engajar e reter profissionais qualificados!
Sua empresa está em busca de uma solução que celebre a singularidade dos colaboradores e potencialize a conexão entre líderes e liderados? Então conte com a plataforma da Feedz.
Nossa ferramenta de One on One é altamente personalizada e tem tudo o que os gestores precisam para acompanhar o desempenho e o engajamento dos seus colaboradores de perto, onde quer que eles estejam. Saiba mais!