Planejar e executar estratégias pode ser um grande desafio para líderes e gestores. Existem várias metodologias que podem ajudar nessa tarefa, dentre elas o OKR estratégico, tático e operacional.
Para entender (ou relembrar), OKR é a abreviação para Objectives and Key-Results, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave. Trata-se de uma metodologia de gestão muito conhecida do Vale do Silício.
A estrutura OKR tem se mostrado muito poderosa para apoiar organizações a definir e estabelecer objetivos e acompanhar os resultados. Entenda mais a seguir.
Importância do OKR na gestão de desempenho empresarial
A metodologia OKR oferece uma estrutura para definir metas desafiadoras, acompanhar o progresso e impulsionar o desempenho de toda a organização. Basicamente, o que a metodologia faz é colocar todos na mesma página.
Isso porque, implementar OKRs faz com que os funcionários estejam a par dos objetivos organizacionais. Além disso, garante que todos estejam trabalhando juntos para alcançá-los.
Na gestão de desempenho empresarial, o OKR é também importante por outros motivos como:
- Fornece clareza sobre o que é mais relevante a fim de alinhar os esforços de todos os colaboradores;
- Proporciona uma estrutura clara para estabelecer metas, medir o progresso e impulsionar o desempenho organizacional;
- Garante que a empresa inteira esteja focada em atingir os mesmos resultados;
- Evita que colaboradores concentrem esforços em atividades que não contribuem para o atingimento dos objetivos;
- Melhora a comunicação e o alinhamento entre as equipes, pois torna metas e resultados visíveis a todos;
- Incentiva a definição de metas ambiciosas, mas alcançáveis;
- Cria um senso de propósito e pertencimento nos colaboradores;
- É baseado em resultados mensuráveis;
- É flexível e facilmente adaptável, possibilitando à empresa se adaptar rapidamente às mudanças e/ou exigências de mercado;
- Promove a definição de metas colaborativas, fazendo com que equipes contribuam com o sucesso umas das outras (e, assim, contribuindo para um melhor engajamento de todos).
Para implementar os OKRs é possível – e até indicado – pensar nas metas em três níveis: estratégico, tático e operacional. Para entender melhor, acompanhe o próximo tópico.
👉 O que é KR quando se fala de OKR e como defini-los?
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Qual a diferença entre o planejamento estratégico, tático e operacional?
O planejamento estratégico foca no longo prazo, normalmente entre 5 e 10 anos. Ele define os objetivos e metas desejadas pela alta gestão, mas não detalha como os resultados serão atingidos.
O detalhamento do plano estratégico é feito no planejamento tático, pois ele traz mais informações sobre como cada área ajudará no alcance das metas. Ou seja, podemos dizer que ele destrincha o planejamento estratégico.
Com relação ao prazo, o plano tático faz projeções de médio prazo, geralmente em um espaço entre 1 e 3 anos.
Por sua vez, o planejamento operacional detalha ainda mais o que foi definido no planejamento tático. Esse detalhamento é feito com ações focadas no curto prazo, que costumam englobar períodos que vão de 3 a 6 meses.
Bom, mas como existem três tipos de planejamento, precisamos ter uma cadência de OKR que comporte cada um desses planejamentos. Por isso, existem os OKRs estratégico, tático e operacional.
Nas próximas linhas explicamos melhor a diferença desses três tipos de OKRs (com exemplos de Objective and Key Results para ajudar você ainda mais!).
OKR estratégico
O OKR estratégico é um desdobramento da visão e missão da empresa. Relaciona-se com o plano de longo prazo implementado pela organização.
Além disso, assim como acontece no planejamento estratégico, aqui estamos falando de Objective and Key Results definidos pela alta direção da empresa.
Exemplos de OKR estratégico
O OKR estratégico tem a ver com os objetivos que impulsionam a empresa a atingir a visão de futuro. Por isso, envolve a empresa como um todo. Veja um exemplo:
Objetivo estratégico: Lançar o produto X com sucesso no mercado, gerando um crescimento significativo na empresa.
KR 1: Gerar X unidades de vendas do produto no primeiro mês após 6 meses.
KR 2: Atingir 100.000 downloads ou instalações do produto nos primeiros seis meses após o lançamento.
Para entender, perceba que o lançamento de produto não é responsabilidade apenas de uma área, mas, sim, de toda a organização. Isso porque, de um modo ou de outro, todos precisam estar envolvidos com isso.
Por exemplo, a área de marketing precisará preparar os materiais de divulgação, realizar campanhas e atualizar o site com informações do lançamento. O time de RH precisará contratar pessoas específicas para atuar com o novo produto.
Já o atendimento ao cliente precisará estar preparado para tirar as dúvidas.
Desse modo, note que os OKRs estratégicos devem ser olhados por toda a empresa para que todos entendam onde se espera chegar.
OKR tático
O OKR tático traz para o trimestre o que se espera de cada time para atingir o que foi definido no planejamento estratégico. Ou seja, os objetivos (O) que as equipes devem alcançar e os resultados-chave (KR) para validar se os objetivos táticos foram mesmo conquistados.
Exemplos de OKR tático
Pensando no exemplo do objetivo estratégico de lançamento de um novo produto, um desdobramento do OKR tático na área de RH pode ser:
Objetivo tático: Garantir uma equipe de alto desempenho para impulsionar o lançamento do produto A e contribuir para o aumento do faturamento.
KR 1: Recrutar e contratar X profissionais qualificados para posições-chave relacionadas ao produto A até o final do trimestre.
KR 2: Desenvolver e implementar um programa de treinamento específico para a equipe do novo produto, abordando conhecimento do produto, habilidades técnicas e competências necessárias até o final do trimestre.
OKR operacional
O OKR operacional se concentra nas atividades e operações diárias. Ele desdobra ainda mais o que foi definido no planejamento tático e tem um foco mais imediato.
Importante destacar ainda que este tipo de OKR é pensado para apoiar a execução de tarefas essenciais para o dia a dia da empresa.
Exemplos de OKR operacional
O OKR operacional deve estar alinhado com os OKRs táticos. Voltando ao exemplo que demos no OKR tático, vamos continuar na área de RH. Assim, temos:
Objetivo operacional: Desenvolver talentos na empresa para que possam compor a equipe de desenvolvimento do novo produto.
KR 1: Realizar feedback individual nos próximos 30 dias com os colaboradores da equipe de produtos e identificar oportunidades de desenvolvimento.
KR 2: Realocar 2 talentos já bem integrados na empresa para ocupar novas posições no time que irá liderar o desenvolvimento do produto A.
Leia também:
👉 O que são Objetivos e Resultados-Chave? Com Exemplos práticos
👉 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa
Uso de ferramentas para facilitar o monitoramento e a gestão de OKRs
A gestão de objetivos e resultados-chave pode ser implementada com a ajuda de uma planilha. No entanto, elas não automatizam a tarefa, o que pode significar um gasto de tempo considerável.
Uma das maneiras mais ágeis de fazer essa gestão é com um software de OKR. Com a tecnologia certa, as equipes acompanham em tempo real os objetivos e resultados-chave. É o caso da plataforma de OKR da Feedz, que traz vantagens como:
- Permite a definição de metas individuais e coletivas
- Possibilita aos times acompanharem a evolução dos OKRs em tempo real
- Oferece recursos para análise de dados e monitoramento de métricas
- Funcionalidade para fornecer feedback contínuo aos colaboradores, ajudando a melhorar o desempenho e o atingimento de metas
- Permite a colaboração e o compartilhamento de informações em tempo real
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