A fidelização de clientes, a redução de custos e a retenção de talentos estão entre os principais desafios do setor de serviços. E como a superação deles depende, em grande parte, de um planejamento meticuloso, hoje vamos desvendar como o OKR auxilia as empresas de serviços a atingir metas.
Mais do que oferecer uma estrutura simplificada para a definição de objetivos, essa metodologia também apoia o monitoramento de resultados no curto prazo. Sendo assim, ela é vista como uma ferramenta indispensável para as organizações que precisam se adaptar rapidamente às exigências do mercado.
Esse é o seu caso? Então chegou o momento de conhecer como o OKR pode ajudar a sua empresa a buscar a melhoria contínua dos serviços prestados, a fim de atender as demandas em constante evolução dos clientes. Vem com a gente!
O que é OKR e por que é importante
O OKR, acrônimo para “Objectives and Key Results” ou Objetivos e Resultados-Chave, é uma metodologia de gestão estratégica que ganhou popularidade ao ser utilizada por gigantes do mercado, como o Google, Amazon, LinkedIn, Netflix e Twitter.
Seu grande foco é organizar os objetivos mais urgentes a serem atingidos pelas empresas, permitindo assim que todos os colaboradores tenham uma visão clara sobre o que deve ser feito em um determinado período de tempo.
No OKR, os objetivos são definidos de maneira ambiciosa, porém alcançável, e são acompanhados por Key Results (resultados-chave) específicos que indicam o progresso do time em direção a eles.
Logo, a importância dessa metodologia está na capacidade que ela tem de fornecer uma estrutura eficaz e simplificada para orientar ações e esforços dentro de organizações.
Como as empresas de serviços podem se beneficiar do OKR
A metodologia OKR pode ser adotada por companhias de todos os setores. Mas, considerando que as empresas de serviços muitas vezes têm desafios únicos na definição e medição de metas, elas podem obter ganhos ainda mais significativos ao implementar a metodologia.
Diferentemente das empresas de produtos que podem medir o sucesso por meio de métricas tangíveis, como vendas ou unidades produzidas, o setor de serviços muitas vezes lida com resultados mais difíceis de serem mensurados, como a satisfação do cliente ou a qualidade do atendimento.
Nesse sentido, o OKR pode auxiliar essas empresas ao oferecer uma estrutura precisa para definir metas claras, mensuráveis e realmente relevantes, reduzindo a ambiguidade e garantindo que todos na organização entendam o que está sendo buscado.
Ao alinhar as equipes em direção às metas em comum, essa abordagem também traz os seguintes benefícios:
- Promove a colaboração e o trabalho conjunto;
- Traz mais agilidade no ajuste de objetivos, conforme as exigências do mercado forem mudando;
- Incentiva a melhoria contínua, inclusive em áreas como atendimento ao cliente, eficiência operacional, qualidade do serviço e desenvolvimento da equipe;
- Aumenta o senso de propósito e o engajamento dos colaboradores, ao trazer mais transparência sobre o papel e a importância de cada um no alcance dos objetivos organizacionais;
- Fomenta a inovação na medida em que desafia os times a buscarem soluções fora da caixa para alcançar os resultados desejados;
- Favorece a alocação de recursos de forma mais eficiente.
Como implementar o OKR em sua empresa de serviços
Viu só como o OKR auxilia as empresas de serviços a atingir metas e a alcançar muitas outras vantagens competitivas, inclusive no que diz respeito aos desafios que mencionamos lá no início do post?
Agora que você já sabe todas essas informações, podemos ir para a próxima etapa da nossa conversa! Para ajudá-lo a implementar essa metodologia de maneira bem sucedida, vamos dividir nossas orientações em três tópicos:
Passo a passo para implementar OKRs em uma empresa de serviços
O sucesso do método OKR depende da definição de bons objetivos e resultados-chaves. Mas, para que isso aconteça, há alguns passos a serem seguidos:
1. Definição da estratégia organizacional
Antes de definir os objetivos e resultados-chave para cada equipe, em si, o ideal é que a empresa tenha clareza sobre o seu objetivo estratégico macro. Além de nortear as metas, isso ajudará na identificação das áreas-chave que requerem foco e melhorias.
2. Conscientização de toda a equipe
Outro passo importante é conscientizar toda a empresa sobre a importância e o funcionamento da metodologia. Ao estarem familiarizados com os conceitos fundamentais do OKR, os colaboradores têm mais chances de conseguir participar ativamente de todo o processo.
3. Identificação dos Objetivos e Resultados-Chave
Enfim, chegamos ao coração dessa estratégia: a escolha dos primeiros OKRs!
Para acertar a mão, leve sempre em consideração que os Objetivos (O) são a definição do que a empresa ou a área deseja alcançar em um determinado período de tempo, a fim de contribuir com a estratégia macro.
Já os Key Results (KR) são descrições quantitativas e mensuráveis, que ajudam a direcionar o time na direção certa. Um ponto importante a ser dito é que, para cada objetivo, o ideal é que haja de três a cinco resultados-chave!
4. Alinhamento sobre os prazos
Além de comunicar os OKRs para toda a organização, garantindo que cada colaborador entenda seu papel nessa jornada, é importante alinhar os prazos para o alcance dos objetivos. Em geral, cada ciclo dura, no máximo, três meses.
5. Acompanhamento e revisão
O próximo passo é realizar reuniões regulares para avaliar o progresso em relação aos resultados-chave. Nesses encontros, é possível discutir os desafios e sucessos, bem como realizar pequenos ajustes para manter o foco correto.
👉 Check-in OKR: o que é e como conduzir uma boa reunião?
6. Avaliação do ciclo de OKR
Assim que um ciclo OKR for concluído, é importante avaliar honestamente quais resultados foram alcançados em relação aos objetivos estabelecidos. Ao analisar o que funcionou ou não, é possível entender o que pode ser melhorado dali pra frente.
Dicas para definir objetivos e resultados-chave eficazes
Se mesmo com as orientações acima, você continua tendo dúvidas sobre a melhor forma de definir OKRs, eis uma dica complementar que pode ajudar: experimente seguir a metodologia SMART para a definição de metas inteligentes.
Segundo essa abordagem, bons objetivos devem ser:
- Específicos;
- Mensuráveis;
- Alcançáveis;
- Relevantes;
- Ter prazo.
Na dúvida, pergunte-se: esses objetivos realmente inspiram a equipe a alcançar algo significativo e desafiador, mas que ainda seja realizável? Se a resposta for sim, você está no caminho certo! 😀
Como medir o progresso e fazer ajustes conforme necessário
Para medir o progresso e ir ajustando os objetivos, é importante realizar uma boa Gestão de OKRs. Mas, principalmente em empresas de serviços de grande porte, essa etapa pode ser bem desafiadora.
Por sorte, hoje as organizações podem contar com ferramentas tecnológicas que permitem uma visão em tempo real do progresso da equipe com objetivos e metas. Esse é o caso da plataforma da Feedz, uma solução completa para a implementação e o acompanhamento dos OKRs.
Ao fornecer relatórios e dashboards inteligentes, a Feedz pode ajudar a sua empresa a:
- Ter uma visão clara de cada objetivo;
- Identificar os objetivos que estão travados e avaliar os resultados;
- Ajustar a rota com a empresa em movimento, garantindo agilidade e precisão;
- Avaliar o desempenho do time ao longo do tempo e identificar áreas de melhoria.
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Resposta de 0
Cara, esse conteúdo de vocês está absolutamente incrível. Sem palavras para agradecer.
Imagina! Ficamos felizes em ajudar 😀