O que é onboarding e por que sua empresa precisa dele?

Entenda o que é o onboarding e de que maneira ele pode ajudar a sua empresa a melhorar a retenção de talentos.

Em um mercado de trabalho repleto de candidatos, saber reter os talentos recém-contratados é uma tarefa primordial para qualquer empresa. Conhecer o que é onboarding, portanto, se torna a chave.

Sim, proporcionar uma boa integração logo nos primeiros dias do colaborador tem um peso importantíssimo, sendo essencial para manter profissionais valiosos por mais tempo na organização.

Estamos falando aqui sobre a possibilidade de aumentar a retenção de talentos em 82% e a produtividade em mais de 70%, segundo dados de uma pesquisa realizada recentemente pelo Brandon Hall Group.

Se os números acima te impressionaram, convidamos você a ler o post de hoje até o fim e entender o que é um onboarding de qualidade. Vem com a gente!

O que é onboarding?

O onboarding é uma expressão em inglês que significa “a bordo”. No mundo corporativo, esse termo se refere ao processo de integrar um novo colaborador à empresa e a tudo que há nela.  E quando usamos a palavra “tudo”, estamos nos referindo a “tudo” mesmo. 

O processo de onboarding pode durar até um ano em algumas organizações.  Afinal, leva um tempo significativo para que o novo funcionário aprenda sobre os mais diversos detalhes do seu novo trabalho.

Entre os principais aspectos trabalhados na integração estão a cultura organizacional, a forma como a empresa opera, quem são os colegas de trabalho e quais as responsabilidades específicas da função. 

No geral, o onboarding começa logo que o processo de recrutamento e seleção acaba e é composto por algumas etapas principais: uma de orientação, outra de supervisão, mais uma de treinamento e, por fim, o acompanhamento.

Ao passar por essas fases, a ideia é que a pessoa receba todos os recursos necessários para desenvolver seu trabalho no decorrer dos próximos dias, evitando assim aquela sensação de deslocamento ou de que ela não se adaptará à rotina da empresa.

Por que o onboarding de colaboradores é importante?

A essa altura, esperamos que você tenha conseguido entender o que é onboarding de funcionários e absorver que ele é a principal ferramenta de ambientação para um recém contratado.

Tendo isso em mente, agora faça um exercício rápido e coloque-se novamente no seu primeiro dia de trabalho em uma empresa.

Se você não tiver informações e orientações claras sobre a companhia e atividades que irá exercer, provavelmente, vai terminar o dia um pouco desmotivado ao invés de animado com a nova oportunidade, certo?

E esse é justamente o primeiro motivo pelo qual este processo é tão importante: a motivação e o engajamento. Com uma integração bem sucedida, a tendência é que ao longo dos próximos meses o colaborador queira entregar o melhor de si.

Isso impacta o desempenho do funcionário de muitas formas. Um exemplo claro é a redução da taxa de absenteísmo no trabalho, afinal, talentos engajados dificilmente faltam a não ser que haja alguma emergência.

E ah: embora pareça que o onboarding é importante apenas para quem já foi atraído e contratado pelo time de recrutamento e seleção, a verdade é que os impactos vão além.

Uma boa integração de colaboradores contribui também para a atração de talentos e a criação de uma marca empregadora forte no mercado. De maneira prática, significa que o marketing interno realizado na integração pode gerar frutos para além dos muros da empresa.

Veja só: ao ingressar em uma organização que possui um Onboarding bem pensado e planejado, o colaborador passa a entender, por exemplo, tudo o que a empresa oferece no quesito “salário emocional”.   

Ele acaba conhecendo mais sobre as ações que a empresa promove nesta frente, como programas de homenagem por tempo de casa ou de reconhecimento, iniciativas voltadas para o bem-estar psicológico, planos de carreiras, etc.

Automaticamente, há grandes chances de que o ciclo social desse funcionário fique sabendo sobre todos esses benefícios que agregam valor e comentem sobre eles com terceiros, formando assim uma espiral positiva sobre a companhia.

Por fim, um bom onboarding também pode contribuir com a redução de turnover (como mostramos no começo do post) e com a melhoria na comunicação, uma vez que os colaboradores estarão cientes sobre a operação e principais regras da empresa.

Acessar agora a planilha de admissão e onboarding de novos colaboradores criada pela Feedz

 

Como fazer o onboarding de novos funcionários?

Sabendo o que é onboarding e a sua importância, agora precisamos falar sobre como colocar essa estratégia em prática. Adiantamos que não existe uma receita de bolo, mas há alguns passos que podem te ajudar:

 

1.  Tudo começa após a seleção

Uma vez selecionado o candidato, é preciso que o recrutador passe as informações precisas sobre os documentos necessários para admissão. Desde o começo, o colaborador deve sentir coerência e consistência.

A data, horário e local do primeiro dia de trabalho, bem como o dia do onboarding, também devem ser descritas no e-mail, telefonema ou mensagem de Whatsapp. Se o colaborador não souber o que é onboarding, não deixe de explicar com detalhes. 😊

Inclua também informações adicionais que podem ajudar a tornar o primeiro dia do colaborador mais tranquilo, como orientações sobre como e onde estacionar, se o uso de máscara é obrigatório ou não, entre outros pontos.

👉 Preboarding: o que é e como implementar na sua empresa

 

2.  Organize o espaço e planeje o seu início

Você pode estar contratando uma pessoa ou um grupo maior. Seja qual for o contexto, dedique tempo organizando a chegada deles!

👉 40 exemplos de mensagem de boas-vindas para novos colaboradores

Algumas empresas arrumam as mesas no escritório com um kit de boas-vindas. Outras, reservam um dia ou mais para realizar reuniões e explicar o funcionamento da companhia com dinâmicas, vídeos, apresentações e o que mais couber como recurso.

Outra alternativa é definir um “padrinho” para o novo colaborador na área em que ele irá atuar. O padrinho, normalmente com bastante tempo de casa, ajudará a ensinar as especificidades de seu departamento e função.

 

3.  Acompanhe os novos colaboradores de perto

Como já dissemos, o processo de onboarding não precisa terminar nos primeiros dias. A empresa pode optar por fazer encontros com os novos contratados em diferentes momentos do período de experiência, para que eles se sintam realmente suportados.

O importante é que o colaborador perceba a presença do RH até que ele tenha tempo de se sentir totalmente em casa e que saiba a quem recorrer caso surja alguma dúvida ou dificuldade.

Lembre-se de que o onboarding bem feito é aquele que possui conformidade, clareza, apresenta a cultura e gera conexão. Por isso, por vezes, uma equipe toda de treinamento é responsável por essa tarefa!

 

Como um software de onboarding automatiza essa atividade?

Para quem gosta de agilizar processos, o uso de um software de onboarding pode fazer toda a diferença! 

Afinal, essa ferramenta ajuda a centralizar e organizar todas as informações sobre os candidatos, facilitando tanto a vida de quem está organizando o onboarding quanto de quem está passando por ele.

O grande trunfo de ter um processo mais organizado é que ele resulta em uma experiência mais positiva para o novo colaborador. Assim, todos os benefícios citados até então ganham ainda mais força.

👉 4 melhores ferramentas de onboarding para funcionários
👉 Onboarding Digital: Como a Feedz ajuda na integração de novos colaboradores?

O software de onboarding da Feedz é visto hoje como uma das opções mais completas do mercado, pois, além de armazenar as informações de cada profissional, ele permite uma integração maior entre RH, gestor e novo colaborador.

Com a Feedz, é possível organizar, aprimorar e automatizar a jornada dos novatos, garantindo assim que todos os funcionários estejam inseridos na cultura da empresa e sigam se desenvolvendo continuamente. 

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