12 Modelos de Gestão: o que são, quais os tipos e qual escolher?

Conheça 12 modelos de gestão e suas características. Saiba como escolher a abordagem que trará melhores resultados ao seu negócio.

Sabe quando você se esforça para fazer algo, mas por algum motivo que você desconhece, não consegue os resultados desejados na gestão de negócios? Uma das razões pode estar nos modelos de gestão adotados.

Existem diversos tipos de gestão empresarial. Quando uma organização opta por um modelo inadequado, muito dificilmente ela será bem-sucedida em suas ações.

Essencialmente, a escolha do tipo depende dos objetivos a serem atingidos. Você sabe quais são os mais utilizados e como escolher um modelo de gestão? Contamos tudo nas próximas linhas.

Ir para a página com o teste para ver qual é o seu tipo de liderança.

 

O que são modelos de gestão e qual sua importância para as empresas

Modelos de gestão têm a ver com a maneira com a qual as organizações fazem a gestão do capital humano. Eles ajudam empresas a serem mais bem estruturadas, pois servem para orientar como as relações de trabalho são organizadas e distribuídas.

Na gestão organizacional, existem vários modelos que podem ser adotados. Cada um deles apresenta estratégias que podem ser colocadas em prática para que a empresa alcance os resultados almejados.

Definir o modelo é importante para guiar a empresa quanto ao padrão que alinhará processos, equipe e planejamento, como também para organizar, planejar e gerenciar os colaboradores.

Empresas que não possuem um modelo de gestão definido, ou que utilizam um tipo que não corresponde à realidade, correm o risco de terem problemas em diversas frentes, como:

  • Comunicação desalinhada;
  • Retrabalho;
  • Conflitos entre colaboradores; e 
  • Não atingimento das metas.

 

12 diferentes tipos de modelos de gestão e suas características 

São vários os modelos de gestão existentes, sendo que não existe o melhor ou pior tipo. Cada um possui um foco específico e para você entender, selecionamos dez modelos. Confira:

 

1. Modelo de gestão por resultados

Como indica o nome, é um modelo cujo foco está nos resultados. Em outras palavras, pouco importa as horas trabalhadas, os procedimentos adotados ou o caminho que será trilhado.

Esse tipo de gerenciamento é normalmente adotado quando a organização precisa dar respostas rápidas e adaptar-se prontamente. Por conta disso, os processos são planejados considerando os objetivos que devem ser alcançados.

Empresas ou áreas que aplicam esse modelo devem possuir equipes e gestores altamente comprometidos. 

  • Pontos positivos:
    • Maior foco nos resultados e metas da empresa;
    • Pode aumentar a eficiência e a produtividade;
    • Pode incentivar a tomada de decisões baseadas em dados e métricas.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode levar a uma ênfase excessiva nos resultados em detrimento do bem-estar dos funcionários e da satisfação do cliente;
    • Gerar pressão e estresse excessivos nos colaboradores;
    • Pode haver uma tendência a criar metas inatingíveis.

 

👉 Avaliação de resultados: O que é, como funciona e como fazer

 

2. Gestão horizontal

É conhecida também por gestão democrática, o que significa que na gestão horizontal a participação dos colaboradores é igualitária, ou seja, todos têm voz para tomar decisões

Esse tipo de gestão promove um ambiente participativo, no qual o papel dos líderes é o de atuar como mediadores, buscar um consenso e ajudar no desenvolvimento profissional de seus liderados.

Por esse motivo, podemos dizer que o modelo horizontal é também um modelo de gestão participativa.

  • Pontos positivos:
    • Foco na colaboração e participação dos colaboradores;
    • Redução da hierarquia e da burocracia;
    • Promoção de uma cultura de transparência e comunicação aberta;
    • Estímulo à criatividade e inovação, já que as ideias e sugestões dos colaboradores são mais valorizadas.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode haver dificuldades na definição de papéis e responsabilidades, já que a hierarquia é menos definida;
    • Resistência de alguns colaboradores ou gestores mais acostumados com modelos de gestão hierárquicos e tradicionais;
    • Pode ser difícil manter o foco nos resultados e metas da empresa, já que a tomada de decisão é mais distribuída e descentralizada;

 

3. Gestão vertical

É o oposto do modelo horizontal, pois na gestão vertical estamos falando de uma gestão autoritária. Nesse caso, a empresa possui uma hierarquia bem definida, top down (de cima para baixo).

Isso significa que os líderes são os responsáveis pelas tomadas de decisão. Cabe a eles comunicar os colaboradores das decisões tomadas, sendo que os funcionários não têm participação nenhuma e devem apenas acatar o que foi definido.

Em momentos de crise, que normalmente exigem tomadas de decisão assertivas e que há perda de controle, a gestão vertical pode trazer bons resultados. 

  • Pontos positivos:
    • Definição clara de papéis e responsabilidades;
    • Estrutura organizacional mais rígida, o que pode garantir maior controle e disciplina;
    • Maior controle sobre a execução de tarefas;
    • Maior clareza em relação aos objetivos da empresa.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode haver falta de flexibilidade na tomada de decisão, já que a autoridade está concentrada na hierarquia superior;
    • Falta de autonomia e criatividade dos colaboradores, já que o modelo é mais prescritivo;
    • Pode haver falta de motivação e engajamento dos colaboradores, já que a participação na tomada de decisão é limitada;
    • Falta de inovação e adaptação a mudanças, já que a tomada de decisão é mais centralizada e pode ser mais lenta.

 

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4. Gestão meritocrática

Nesse modelo de gestão de pessoas, os colaboradores são avaliados por seu desempenho individual. Isso faz com que os funcionários sintam-se incentivados a melhorarem suas competências e trazerem melhores resultados.

Para adotar a gestão por méritos, é importante que o líder seja imparcial e transparente, e que cuide para que não haja uma competição entre os colaboradores que ultrapasse os limites do aceitável. 

Adicionalmente, é preciso encontrar maneiras eficientes de medir os resultados atingidos, para que ninguém se sinta prejudicado. Uma das melhores maneiras para avaliar os resultados é a avaliação de desempenho.

  • Pontos positivos:
    • Incentivo à melhoria contínua da performance dos colaboradores;
    • Reconhecimento dos esforços e resultados dos colaboradores;
    • Possibilidade de retenção de talentos;
    • Estímulo à competição saudável entre os colaboradores, o que pode aumentar a produtividade e a eficiência.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode haver dificuldades em medir a performance dos colaboradores de forma justa e precisa;
    • Falta de cooperação e colaboração entre os colaboradores, já que a competição é estimulada;
    • Ressentimento por parte dos colaboradores que não foram recompensados, o que pode levar a desmotivação e baixa performance;
    • Falta de reconhecimento e valorização de outras habilidades e qualidades além da performance, como criatividade e inovação.

 

5. Gestão por cadeia de valor

É uma metodologia de gestão muito comum em empresas de tecnologia, que precisam ficar de olho nas necessidades e expectativas de seu público, as quais mudam constantemente. 

Isso porque esse tipo de gerenciamento busca agregar valor aos clientes. Portanto, empresas que adotam essa abordagem estão acostumadas a atender demandas personalizadas.  

Em outros termos, em vez de terem processos padronizados, as organizações gerenciadas por cadeia de valor possuem processos personalizados

  • Pontos positivos:
    • Maior foco na satisfação do cliente e criação de valor;
    • Pode incentivar a inovação e a melhoria contínua;
    • Aumentar a lealdade e a fidelidade do cliente.

 

  • Pontos de atenção:
    • Difícil definir e medir o valor criado para o cliente;
    • Haver uma tendência a se concentrar em um único tipo de cliente ou mercado, deixando outros mercados ou clientes de lado;
    • Pode haver uma maior complexidade na gestão dos processos.

 

6. Gestão por desempenho

A gestão por desempenho prioriza e estimula o desenvolvimento do capital humano. Para isso, ela é focada em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA).

Empresas que aplicam esse modelo investem no aprendizado constante e criam planos de desenvolvimento individual (PDI). Elas também aplicam avaliações de desempenho. 

Destacamos ainda que, para adotar a abordagem de gestão por desempenho, os colaboradores precisam ter metas individuais, além de conhecimento dos objetivos que a empresa espera atingir.

  • Pontos positivos:
    • Maior clareza em relação aos objetivos e metas da empresa;
    • Maior foco no desempenho e resultados;
    • Possibilidade de recompensar e reconhecer os colaboradores com base em seu desempenho, o que pode aumentar a motivação e o engajamento;
    • Maior feedback e acompanhamento do desempenho dos colaboradores.

 

  • Pontos de atenção:
    • Dificuldades em definir objetivos e metas que sejam mensuráveis e realistas;
    • Pode haver falta de colaboração e cooperação entre os colaboradores, já que o foco está no desempenho individual;
    • Falta de consideração de outros fatores que possam afetar o desempenho dos colaboradores, como recursos limitados ou fatores externos;
    • Pode haver ressentimento por parte dos colaboradores que não foram recompensados, o que pode levar a desmotivação e baixa performance.

 

👉Como criar objetivos com a metodologia SMART para a gestão de desempenho

 

 

7. Gestão por processos

O foco aqui é no planejamento. Esse modelo de gestão busca ainda a otimização dos processos de toda a empresa a fim de reduzir custos e aumentar a eficiência e a produtividade

Para garantir isso, a gestão por processos consiste em uma avaliação contínua dos processos das empresas. É imprescindível que eles sejam bem estruturados, padronizados e monitorados de perto.

  • Pontos positivos:
    • Melhoria contínua dos processos e eficiência operacional;
    • Maior clareza nas responsabilidades de cada departamento;
    • Maior visibilidade dos processos para os colaboradores.

 

  • Pontos de atenção:
    • Tendência a focar excessivamente nos processos em detrimento dos objetivos da empresa;
    • Pode ser difícil implementar mudanças de processos em grandes organizações;
    • Uma maior burocracia e excesso de documentação.

 

8. Objective and Key Results (OKR)

O modelo de gestão OKR é amplamente disseminado pela Google. Ele se baseia em duas ações distintas:

  • Definição de metas 
  • Medição dos resultados

 

Os OKRs ajudam a empresa a definir prioridades. Dessa maneira, os colaboradores entendem o que precisam focar para apoiar no atingimento dos resultados. Eles também se sentem mais motivados, pois entendem o papel que possuem na organização.

Por isso, os objectives e key results são também considerados uma importante ferramenta de gestão de pessoas

  • Pontos positivos:
    • Maior flexibilidade na definição e adaptação de objetivos, já que os objetivos são estabelecidos com base em ciclos curtos de tempo;
    • Possibilidade de acompanhamento regular do progresso dos objetivos, o que pode ajudar a identificar problemas e oportunidades de melhoria;
    • Maior foco no resultado e impacto, o que pode aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode haver dificuldades em definir objetivos que sejam mensuráveis e realistas;
    • Falta de colaboração e cooperação entre as áreas e colaboradores, já que cada um pode focar em seus próprios objetivos.

 

 

9. Gestão comportamental

É um modelo de gestão que ressalta os pontos fortes de cada talento e busca desenvolver os pontos fracos.

A gestão comportamental entende que mais vale reter o profissional do que desligá-lo por conta de algumas lacunas que ele tenha. Por isso, empresas que adotam esse formato de gerenciamento oferecem treinamentos contínuos.

Também são empresas que utilizam o feedback como ferramenta de desenvolvimento. 

  • Pontos positivos:
    • Possibilidade de entender e lidar com as expectativas e necessidades dos colaboradores;
    • Melhorar a comunicação entre colaboradores e gestores;
    • Identificar e corrigir comportamentos prejudiciais para a organização, como conflitos internos, desrespeito às normas e regras internas, entre outros;
    • Possibilidade de estimular o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode ser difícil identificar as expectativas e necessidades dos colaboradores, já que são influenciadas por diversos fatores;
    • Dificuldades na padronização de ações de gestão comportamental, já que cada colaborador é único e pode ter necessidades diferentes;
    • Resistência por parte de alguns colaboradores em relação à mudança de comportamento.

 

👉Feedback: O que é? + [exemplos de feedback prontos]

 

10. Gestão à vista

Na gestão à vista, os colaboradores conseguem acessar o andamento de projetos em tempo real, seja aqueles sendo realizados pelo departamento ou os que estão em execução outros setores.

Para permitir a fácil visualização dos dados e indicadores, os dados são exibidos online. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado que apoiam empresas nesse modelo de gestão. 

A gestão à vista tende a dar autonomia aos colaboradores para tomadas de decisão, já que eles próprios podem acompanhar atividades e analisar o que precisa ser ajustado. 

  • Pontos positivos:
    • Possibilita maior transparência e comunicação na organização, permitindo que todos os colaboradores tenham acesso às informações relevantes;
    • Facilita a tomada de decisão, já que os dados e informações estão disponíveis em tempo real;
    • Estimula o engajamento dos colaboradores ao permitir que eles acompanhem o desempenho da organização e contribuam para a melhoria contínua;
      Possibilita a identificação de problemas e oportunidades de melhoria de forma ágil.

 

  • Pontos de atenção:
    • Resistência por parte de alguns colaboradores em compartilhar informações ou expor seu desempenho;
    • Necessidade de garantir a confidencialidade de algumas informações sensíveis;
    • Dificuldades em estabelecer indicadores relevantes e compreensíveis para todos os colaboradores;
    • Pode ser necessário garantir a precisão e a qualidade das informações compartilhadas.

 

11. Modelo lean

Neste modelo, o foco está na eficiência e na eliminação de desperdícios.

Os processos são otimizados e simplificados para aumentar a produtividade e reduzir os custos. Este modelo é comum em empresas de manufatura.

  • Pontos positivos:
    • Melhora a eficiência operacional, reduzindo o tempo de ciclo e o número de etapas nos processos produtivos;
    • Reduz desperdícios e custos, aumentando a rentabilidade da empresa;
    • Melhora a qualidade do produto ou serviço, garantindo a satisfação do cliente;
    • Estimula a inovação, já que a redução de desperdícios e a simplificação dos processos liberam recursos para investimentos em novas tecnologias e melhorias contínuas.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode haver resistência por parte dos colaboradores em relação à mudança de processos e cultura organizacional;
    • Pode ter a necessidade de investimentos em treinamentos e capacitação de colaboradores para implementação da metodologia;
    • É necessário avaliar cuidadosamente a aplicabilidade da metodologia em cada processo produtivo, já que nem todos os processos podem ser simplificados sem perda de qualidade;
    • Reavaliar periodicamente os processos, já que a metodologia Lean é baseada na melhoria contínua e adaptação às mudanças do mercado.

 

12. Modelo de gestão por competências

A gestão é baseada nas habilidades e competências dos colaboradores.

As competências necessárias para o sucesso são identificadas e as ações de desenvolvimento são implementadas para atender às necessidades de habilidades da organização.

  • Pontos positivos:
    • Valorização do potencial dos colaboradores;
    • Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos;
    • Pode aumentar a motivação e a satisfação dos funcionários.

 

  • Pontos de atenção:
    • Pode ser difícil avaliar e identificar as competências necessárias para a empresa;
    • Difícil implementar uma estrutura de desenvolvimento de competências;
    • Pode haver uma tendência a valorizar demais as competências técnicas em detrimento das habilidades interpessoais.

 

👉 Avaliação de desempenho por competências: O que é e como fazer?

 

Como escolher o modelo de gestão adequado para cada empresa

Escolher o modelo de gestão adequado para uma empresa requer uma análise cuidadosa das características da organização, do seu mercado, dos seus objetivos e da cultura e clima organizacional.

Cabe ressaltar que os modelos de gestão não são excludentes, eles podem coexistir, o que quer dizer que não é preciso escolher apenas um.

Aqui estão algumas etapas que podem ajudar na escolha do modelo de gestão adequado:

  1. Analisar as características da empresa: é importante compreender as particularidades da organização, como tamanho, estrutura, nicho de mercado, produtos ou serviços oferecidos, entre outros fatores relevantes.
  2. Identificar os objetivos estratégicos: é preciso definir os objetivos de longo prazo da empresa e a partir daí buscar modelos de gestão que possam contribuir para alcançá-los.
  3. Analisar o mercado: é fundamental conhecer o mercado em que a empresa atua e identificar as tendências e desafios que afetam a organização.
  4. Identificar a cultura organizacional: avalie a cultura da empresa, as crenças, valores e comportamentos dos colaboradores, e identifique modelos de gestão que estejam alinhados com a cultura da organização.
  5. Avaliar a viabilidade de implantação: é importante avaliar a capacidade da empresa de implementar o modelo de gestão escolhido e os investimentos necessários para isso.
  6. Testar o modelo escolhido: teste o modelo escolhido em um projeto piloto, para avaliar sua eficácia e adapte caso necessário.

 

É importante lembrar que não existe um modelo de gestão universal que sirva para todas as empresas, e que a escolha deve ser baseada nas particularidades de cada organização.

 

Ferramentas que podem ser usadas em todos modelos de gestão

Essas três ferramentas de gestão, somadas, podem fazer muito. Veja quais são: 

 

1. Check-in de objetivos e metas

Todos os colaboradores (sem exceção) devem saber para onde a empresa e o negócio estão indo. 

Se os times estão alinhados, as forças se somam para alcançar um grande resultado. Agora, se os times estão desalinhados e algumas pessoas estão olhando para lugares diferentes, as forças podem se subtrair, impactando negativamente o resultado final.

Para isso, a metodologia OKR (Objetivos e Resultados-chave) pode ajudar o seu modelo de gestão. Ela não é nova, mas tem uma sacada inovadora ao permitir trabalhar de uma maneira ágil.

Os OKRs podem ser feitos com ciclos mais curtos de execução (normalmente 3 meses), com objetivos mais difíceis (também chamados de stretch goals) e com acompanhamento contínuo desses indicadores (reuniões de check-in).

 

2. Reuniões 1:1

As reuniões 1:1 são de suma importância na criação de alinhamento e relacionamento entre líderes e liderados.

Esse tipo de conversa cria um espaço seguro para que os colaboradores possam debater sobre problemas ou preocupações que estão passando.

Algumas razões para fazê-las são:

  • Alinhamento;
  • Criação de relacionamento;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Feedback mútuo.

 

3. Feedbacks contínuos

Receber feedback contínuo é uma maneira importante para sabermos onde estamos indo bem ou mal e como podemos melhorar.

Existem, basicamente, dois tipos de feedbacks: feedback positivo e de desenvolvimento.

O feedback positivo serve para realçar algum comportamento ou atitude que um gestor considerou como correta. Por isso, todo feedback positivo deve conter o “quando”, “o quê” e o “porquê” que algo foi bom.

Isso é importante não apenas para mostrar reconhecimento à outra pessoa, mas também para que seja identificado algum padrão a ser repetido na próxima vez.

O feedback de desenvolvimento é um pouco mais complexo. Normalmente, exige alguma preparação para realizá-lo.

Para dar um bom feedback seguindo o padrão descrito por Kim Scott, no seu livro “Radical Candor”, devemos:

  • Ser empáticos;
  • Esperar o momento certo, mas não esperar demais;
  • Mostrar onde está o possível erro ou ponto de melhoria;
  • Mostrar a gravidade e ajudar a pessoa a se desenvolver naquele quesito.

 

Uma coisa importante em relação aos feedbacks contínuos é que, de fato, eles sejam contínuos. Enviar um feedback duas vezes por ano não resolve muita coisa.

Feedback

 

Modelos de gestão: escolha o mais eficiente para você

A Feedz é uma plataforma de gestão de pessoas que pode ser utilizada em conjunto com diversos modelos de gestão para melhorar o desempenho da equipe e alcançar os objetivos da empresa.

Veja como a Feedz pode ser integrada a alguns modelos de gestão:

  • Modelo de gestão por desempenho: a Feedz permite que os gestores estabeleçam objetivos e metas claras para cada colaborador, definindo critérios de avaliação e acompanhando o desempenho de cada um ao longo do tempo. A plataforma também permite o reconhecimento e feedbacks constantes, o que ajuda a motivar a equipe.
  • Modelo de gestão comportamental: a plataforma da Feedz oferece recursos para avaliar as competências comportamentais dos colaboradores, identificando pontos fortes e fracos e sugerindo planos de desenvolvimento pessoal para melhorar essas habilidades.
  • Modelo de gestão à vista: a Feedz disponibiliza um painel com informações sobre o desempenho da equipe em tempo real, permitindo que os gestores visualizem os resultados de forma clara e rápida. Isso ajuda a tomar decisões mais assertivas e a identificar áreas que precisam de melhorias.
  • Modelo de gestão OKR: a plataforma oferece recursos para o acompanhamento do progresso de cada meta, permitindo que os gestores façam ajustes conforme necessário para manter o foco na entrega dos resultados esperados.

 

A Feedz pode ser utilizada como uma ferramenta de apoio para diversos modelos de gestão, oferecendo recursos que ajudam a melhorar a gestão de pessoas e o desempenho da equipe. Peça uma demonstração gratuita agora mesmo e veja como sua empresa pode se beneficiar. 👇

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