Metodologia OKR: o que é e como implementar na sua empresa

Aumente o desempenho da sua empresa com a metodologia OKR! Entenda aqui os benefícios e como implementar os Objective and Key Results.

Resumo

  • A metodologia OKR (Objective Key Results) é uma ferramenta de gestão de metas que define objetivos qualitativos e os mensura por meio de resultados-chave quantitativos.

  • Além de alinhar metas individuais e organizacionais, os OKRs oferecem transparência e foco nas prioridades da empresa.

  • A implementação dos OKRs segue um ciclo estruturado de definição, alinhamento, ação e aprendizado. Para facilitar o processo, plataformas como a Feedz oferecem funcionalidades específicas, como análise de dados, notificações, e ferramentas de colaboração em tempo real, otimizando o gerenciamento de objetivos e resultados-chave.

 

A metodologia OKR (Objective Key Results) tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Mas, muito mais do que uma tendência, ela é uma poderosa ferramenta para a gestão de metas e resultados.

Seu potencial é tão grande, que os OKRs são usados por grandes organizações como Google e LinkedIn. Isso acontece porque a metodologia permite que os colaboradores mantenham o foco no que realmente impulsiona o crescimento do negócio.

Quer saber o que é um método OKR? Entender como a metodologia funciona na prática? Siga a leitura e veja como conseguir alinhar esforços e objetivos estratégicos de forma clara e mensurável.

Baixar o kit OKR ocm materiais sobre essa metodologia de gestão de metas.

O que é a metodologia OKR?

A metodologia OKR é um método de gestão utilizado para definir e acompanhar objetivos e seus resultados. A sigla vem da língua inglesa e significa Objective and Key Results, que em português é traduzido por Objetivos e Resultados-Chave.

Seu funcionamento é simples de entender, pois o método é dividido em:

  • (O) objetivos: o que deve ser alcançado. Eles devem ser qualitativos e inspiradores.
  • (KR) resultados-chave: como os objetivos serão medidos. Os resultados-chave devem ser quantitativos e mensuráveis. São o que chamamos comumente de metas.

 

Embora muito se fale sobre ela atualmente, a metodologia foi criada nos anos 1970 na Intel e adotada pelo Google em 1999. 

Depois disso, os OKRs tornaram-se os queridinhos das empresas do Vale do Silício e hoje figuram em negócios de todos os portes e setores.

Um dos motivos que faz com que a metodologia traga resultados, é o fato de ela alinhar metas individuais ou setoriais aos objetivos gerais da empresa. Desse modo, todos entendem para onde devem caminhar. 

O método Objectives Key Results também promove a transparência, justamente por ele deixar claro para todos o “porquê” por trás de cada objetivo.

Ainda para você entender bem, os OKRs são pensados de forma horizontal. Isso porque cada time define seus objetivos e delimita os resultados-chave de acordo com o que a empresa pretende alcançar.

Benefícios da metodologia OKR

Implementar a metodologia OKR traz uma série de benefícios, como mais clareza, priorização de metas, alinhamento entre setores, monitoramento contínuo, medição de resultados e flexibilidade para fazer ajustes. 

A seguir, damos mais detalhes sobre as vantagens dos OKRs.

Clareza e foco em metas prioritárias

A gestão de OKR, ao combinar Objetivos com Resultados-Chave, possibilita a cada colaborador e equipe saberem quais metas precisam ser alcançadas. Não apenas isso, mas como essas metas se conectam aos objetivos maiores da empresa.

Ainda, a metodologia ajuda também a priorizar o que realmente importa, o que é essencial para garantir que os esforços dos times e indivíduos estejam sendo direcionados para o caminho certo. 

Pense nos OKRs como se fosse um Google Maps, onde você coloca o seu ponto de partida e o destino. Ao analisar o trajeto indicado, você sabe que, caso desvie dele, levará mais tempo  – ou poderá até não chegar aonde deseja. 

Assim como qualquer GPS, os OKRs identificam a linha de chegada, que são os objetivos, mantendo todos focados e no rumo certo para alcançar as metas estabelecidas.

Alinhamento entre diferentes níveis e departamentos.

A metodologia OKR  garante que todos estejam trabalhando na mesma direção e contribuindo para os mesmos objetivos estratégicos.

Isso facilita a colaboração, pois um departamento sabe que precisa cooperar com os outros para que, no fim, todos atinjam as metas esperadas. 

Acompanhamento contínuo e medição de resultados

Uma das principais vantagens da metodologia OKR é que cada objetivo está atrelado a um resultado-chave. Desse modo, todos podem acompanhar o progresso em direção às metas estabelecidas.

Essa transparência e clareza no monitoramento ajudam a manter o foco, pois, conforme comentamos, garantem que os esforços de todos estejam sempre alinhados com as prioridades da empresa.

Flexibilidade para ajustar metas conforme necessário

O acompanhamento contínuo mostra, em tempo real, o desempenho de cada colaborador e área. Mais especificamente, dá uma noção clara se cada um está atingindo os resultados necessários.

É normal que no meio do caminho sejam necessários ajustes. Voltando ao exemplo do GPS, imagine que em uma das ruas indicadas por ele você é obrigado a fazer um desvio. 

Nesse caso, você segue um outro caminho e, automaticamente, o GPS recalcula a rota. 

O mesmo princípio é visto na metodologia OKR: caso algum obstáculo ou mudança no cenário seja identificado, as metas e os resultados-chave podem ser ajustados para manter o foco no objetivo final. 

Tudo isso sem perder tempo ou desviar-se do propósito da organização.

 

 

Como implementar a metodologia OKR na sua empresa?

Para implementar o método OKR, em primeiro lugar, entenda que para cada objetivo é indicado definir entre 3 e 5 resultados mensuráveis ​​e alcançáveis. 

Em segundo, destacamos que existe o ciclo de OKR, que é um processo estruturado de definição, implementação, acompanhamento e revisão dos Objectives and Key Results ao longo do tempo. 

Ele divide-se em quatro etapas: definir, alinhar, agir e aprender. Caso queira saber mais, clique aqui e acesse o artigo especial que preparamos sobre o ciclo de OKR

Sobre a definição dos objetivos, lembre-se que eles devem estar alinhados com a estratégia da empresa. Além disso, eles devem ser descritos de maneira qualitativa e ser curto, inspirador e fácil de memorizar. 

Um exemplo de objetivo seria “Entregar a melhor experiência ao cliente no mercado”. Definidos os objetivos, é hora de identificar os resultados-chave. Utilizando o mesmo exemplo, poderíamos ter como KR:

  • Resultado-chave: Alcançar um Net Promoter Score (NPS) de 85 até o final do semestre.
  • Resultado-chave: Reduzir o tempo de resposta do suporte para menos de 1 hora.
  • Resultado-chave: Lançar 2 novas funcionalidades solicitadas pelos clientes até o próximo trimestre.

 

Se você precisar de inspiração para formular os objetivos e os resultados-chave, este conteúdo irá ajudar:

👉 80 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa [+kit grátis]

Não esqueça que a metodologia OKR requer transparência. Essa é a razão pela qual todos os colaboradores precisam estar a par das metas a serem atingidas, tanto as individuais e setoriais, quanto as da organização como um todo.

Essa clareza ajuda com que todos mantenham o foco no que importa e entendam como seus esforços impactam no resultado final. 

Por fim, ao implementar os OKRs, os mesmos devem ser monitorados. Para tanto, a cada KR estabeleça os indicadores que serão utilizados para acompanhamento.

Outra maneira de acompanhar o progresso dos colaboradores e dos times é com reuniões de check-in. Saiba mais em:

👉Check-in OKR: o que é e como conduzir uma boa reunião?

Ferramenta recomendada para acompanhar seus OKRs

Os OKRs podem ser acompanhados por planilhas. Contudo, o ideal é automatizar o controle dos objetivos e resultados-chave.

Uma plataforma de OKR facilita o acesso dos colaboradores e incentiva a colaboração e transparência. É o caso da solução de gestão de objetivos e metas da Feedz.

Veja só algumas das vantagens da ferramenta:

  • Definição de metas individuais e coletivas;
  • Recursos para análise de dados e monitoramento de métricas;
  • Criação, acompanhamento e visualização dos resultados-chave enviados para aprovação;
  • Definição de pesos diferentes para os resultados-chave contidos em um objetivo;
  • Notificações para as pessoas incluídas no processo na Home e por e-mail;
  • Funcionalidade para fornecer feedback contínuo aos colaboradores, ajudando a melhorar o desempenho e o atingimento de metas;
  • Permite a colaboração e o compartilhamento de informações em tempo real;
  • E muito mais!


Entenda como a Feedz pode aproximar a sua empresa de todas as vantagens da metodologia OKR. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo! Preencha o formulário abaixo👇

 

 

Leia também

Veja o que estão comentando

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter!

Receba e-mails com novidades e as melhores dicas sobre a área de Gestão de Pessoas

*Ao enviar o formulário você aceita nossas políticas de privacidade e em receber comunicações de acordo com seu interesse.

X

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!