A metodologia OKR (Objective Key Results) tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Mas, muito mais do que uma tendência, ela é uma poderosa ferramenta para a gestão de metas e resultados.
Seu potencial é tão grande, que os OKRs são usados por grandes organizações como Google e LinkedIn. Isso acontece porque a metodologia permite que os colaboradores mantenham o foco no que realmente impulsiona o crescimento do negócio.
Quer saber o que é um método OKR? Entender como a metodologia funciona na prática? Siga a leitura e veja como conseguir alinhar esforços e objetivos estratégicos de forma clara e mensurável.
O que é a metodologia OKR?
A metodologia OKR é um método de gestão utilizado para definir e acompanhar objetivos e seus resultados. A sigla vem da língua inglesa e significa Objective and Key Results, que em português é traduzido por Objetivos e Resultados-Chave.
Seu funcionamento é simples de entender, pois o método é dividido em:
- (O) objetivos: o que deve ser alcançado. Eles devem ser qualitativos e inspiradores.
- (KR) resultados-chave: como os objetivos serão medidos. Os resultados-chave devem ser quantitativos e mensuráveis. São o que chamamos comumente de metas.
Embora muito se fale sobre ela atualmente, a metodologia foi criada nos anos 1970 na Intel e adotada pelo Google em 1999.
Depois disso, os OKRs tornaram-se os queridinhos das empresas do Vale do Silício e hoje figuram em negócios de todos os portes e setores.
Um dos motivos que faz com que a metodologia traga resultados, é o fato de ela alinhar metas individuais ou setoriais aos objetivos gerais da empresa. Desse modo, todos entendem para onde devem caminhar.
O método Objectives Key Results também promove a transparência, justamente por ele deixar claro para todos o “porquê” por trás de cada objetivo.
Ainda para você entender bem, os OKRs são pensados de forma horizontal. Isso porque cada time define seus objetivos e delimita os resultados-chave de acordo com o que a empresa pretende alcançar.
Benefícios da metodologia OKR
Implementar a metodologia OKR traz uma série de benefícios, como mais clareza, priorização de metas, alinhamento entre setores, monitoramento contínuo, medição de resultados e flexibilidade para fazer ajustes.
A seguir, damos mais detalhes sobre as vantagens dos OKRs.
Clareza e foco em metas prioritárias
A gestão de OKR, ao combinar Objetivos com Resultados-Chave, possibilita a cada colaborador e equipe saberem quais metas precisam ser alcançadas. Não apenas isso, mas como essas metas se conectam aos objetivos maiores da empresa.
Ainda, a metodologia ajuda também a priorizar o que realmente importa, o que é essencial para garantir que os esforços dos times e indivíduos estejam sendo direcionados para o caminho certo.
Pense nos OKRs como se fosse um Google Maps, onde você coloca o seu ponto de partida e o destino. Ao analisar o trajeto indicado, você sabe que, caso desvie dele, levará mais tempo – ou poderá até não chegar aonde deseja.
Assim como qualquer GPS, os OKRs identificam a linha de chegada, que são os objetivos, mantendo todos focados e no rumo certo para alcançar as metas estabelecidas.
Alinhamento entre diferentes níveis e departamentos.
A metodologia OKR garante que todos estejam trabalhando na mesma direção e contribuindo para os mesmos objetivos estratégicos.
Isso facilita a colaboração, pois um departamento sabe que precisa cooperar com os outros para que, no fim, todos atinjam as metas esperadas.
Acompanhamento contínuo e medição de resultados
Uma das principais vantagens da metodologia OKR é que cada objetivo está atrelado a um resultado-chave. Desse modo, todos podem acompanhar o progresso em direção às metas estabelecidas.
Essa transparência e clareza no monitoramento ajudam a manter o foco, pois, conforme comentamos, garantem que os esforços de todos estejam sempre alinhados com as prioridades da empresa.
Flexibilidade para ajustar metas conforme necessário
O acompanhamento contínuo mostra, em tempo real, o desempenho de cada colaborador e área. Mais especificamente, dá uma noção clara se cada um está atingindo os resultados necessários.
É normal que no meio do caminho sejam necessários ajustes. Voltando ao exemplo do GPS, imagine que em uma das ruas indicadas por ele você é obrigado a fazer um desvio.
Nesse caso, você segue um outro caminho e, automaticamente, o GPS recalcula a rota.
O mesmo princípio é visto na metodologia OKR: caso algum obstáculo ou mudança no cenário seja identificado, as metas e os resultados-chave podem ser ajustados para manter o foco no objetivo final.
Tudo isso sem perder tempo ou desviar-se do propósito da organização.
Como implementar a metodologia OKR na sua empresa?
Para implementar o método OKR, em primeiro lugar, entenda que para cada objetivo é indicado definir entre 3 e 5 resultados mensuráveis e alcançáveis.
Em segundo, destacamos que existe o ciclo de OKR, que é um processo estruturado de definição, implementação, acompanhamento e revisão dos Objectives and Key Results ao longo do tempo.
Ele divide-se em quatro etapas: definir, alinhar, agir e aprender. Caso queira saber mais, clique aqui e acesse o artigo especial que preparamos sobre o ciclo de OKR.
Sobre a definição dos objetivos, lembre-se que eles devem estar alinhados com a estratégia da empresa. Além disso, eles devem ser descritos de maneira qualitativa e ser curto, inspirador e fácil de memorizar.
Um exemplo de objetivo seria “Entregar a melhor experiência ao cliente no mercado”. Definidos os objetivos, é hora de identificar os resultados-chave. Utilizando o mesmo exemplo, poderíamos ter como KR:
- Resultado-chave: Alcançar um Net Promoter Score (NPS) de 85 até o final do semestre.
- Resultado-chave: Reduzir o tempo de resposta do suporte para menos de 1 hora.
- Resultado-chave: Lançar 2 novas funcionalidades solicitadas pelos clientes até o próximo trimestre.
Se você precisar de inspiração para formular os objetivos e os resultados-chave, este conteúdo irá ajudar:
👉 80 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa [+kit grátis]
Não esqueça que a metodologia OKR requer transparência. Essa é a razão pela qual todos os colaboradores precisam estar a par das metas a serem atingidas, tanto as individuais e setoriais, quanto as da organização como um todo.
Essa clareza ajuda com que todos mantenham o foco no que importa e entendam como seus esforços impactam no resultado final.
Por fim, ao implementar os OKRs, os mesmos devem ser monitorados. Para tanto, a cada KR estabeleça os indicadores que serão utilizados para acompanhamento.
Outra maneira de acompanhar o progresso dos colaboradores e dos times é com reuniões de check-in. Saiba mais em:
👉Check-in OKR: o que é e como conduzir uma boa reunião?
Ferramenta recomendada para acompanhar seus OKRs
Os OKRs podem ser acompanhados por planilhas. Contudo, o ideal é automatizar o controle dos objetivos e resultados-chave.
Uma plataforma de OKR facilita o acesso dos colaboradores e incentiva a colaboração e transparência. É o caso da solução de gestão de objetivos e metas da Feedz.
Veja só algumas das vantagens da ferramenta:
- Definição de metas individuais e coletivas;
- Recursos para análise de dados e monitoramento de métricas;
- Criação, acompanhamento e visualização dos resultados-chave enviados para aprovação;
- Definição de pesos diferentes para os resultados-chave contidos em um objetivo;
- Notificações para as pessoas incluídas no processo na Home e por e-mail;
- Funcionalidade para fornecer feedback contínuo aos colaboradores, ajudando a melhorar o desempenho e o atingimento de metas;
- Permite a colaboração e o compartilhamento de informações em tempo real;
- E muito mais!
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Respostas de 2
Gostei da ideia
Espero vem em prática logo
Ficamos felizes que tenha gostado, Edilton 🙂