O Março Lilás é uma das campanhas mais importantes de conscientização sobre a saúde feminina. E já que as mulheres desempenham um papel crucial na força de trabalho, é fundamental que as empresas assumam um papel proativo nessa luta.
No mesmo mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Março Lilás chama a atenção da população sobre uma doença que, somente no triênio de 2023/2025, pode atingir cerca de 17 mil mulheres: o câncer do colo do útero.
Diante de estimativas tão alarmantes, hoje vamos explorar maneiras tangíveis de as organizações abraçarem esse movimento. Afinal, investir no apoio à saúde e ao bem-estar das colaboradoras é cuidar, também, do futuro dos negócios!
Qual o objetivo da campanha Março Lilás?
O principal objetivo da campanha Março Lilás é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, um dos tipos de tumores malignos mais comuns entre as mulheres brasileiras.
O câncer de colo do útero é predominantemente causado pela infecção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV), que é sexualmente transmissível.
Geralmente, o próprio sistema imunológico consegue eliminar o HPV. No entanto, em alguns casos, a infecção persiste e pode levar a alterações nas células do colo do útero ao longo do tempo, resultando eventualmente em câncer.
Exatamente por isso, um dos pontos-chaves do Março Lilás é reforçar que essa é uma doença possível de ser evitada por meio de duas medidas relativamente simples:
- A vacinação contra o HPV (disponível na rede pública de saúde para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos);
- E uso de preservativos durante a relação sexual.
Em paralelo, a campanha também aborda a importância da realização periódica do Papanicolau, exame preventivo que é capaz de diagnosticar o câncer do colo do útero ainda em estágio inicial.
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Importância do Março Lilás no contexto empresarial
O Março Lilás oferece uma oportunidade valiosa para a área de RH abordar a conscientização sobre saúde feminina nas empresas.
Ao apoiar a campanha, as organizações não apenas exercem um papel social muito importante, como também demonstram uma preocupação genuína com a qualidade de vida das colaboradoras.
Sem contar que promover a saúde e o bem-estar no trabalho pode trazer uma série de benefícios para os negócios. Isso porque, ao cuidar das pessoas que fazem parte do time, as empresas também garantem:
- Um time mais produtivo, motivado e engajado;
- Redução dos índices de absenteísmo e turnover;
- Fortalecimento da marca empregadora;
- Ambiente organizacional mais agradável.
Aliás, por ser uma campanha direcionada ao público feminino, o Março Lilás também pode compor as iniciativas de inclusão e diversidade no ambiente corporativo – outras duas grandes responsáveis pelo engajamento e retenção de talentos incríveis.
Ideias e atividades para as empresas durante o Março Lilás
Agora que já falamos sobre a relevância do apoio das empresas ao Março Lilás, chegou o momento de explorarmos algumas iniciativas que a sua organização pode adotar para se engajar nessa causa. Vamos lá?
Palestras e workshops de conscientização
O acesso à informação atualizada e de qualidade é uma das principais armas no combate ao câncer do colo do útero. Por isso, a realização de palestras e workshops sobre o tema está entre as ações mais adotadas pelas empresas durante o Março Lilás.
O ideal é que essa conversa seja conduzida por profissionais da área da saúde e aborde os tópicos centrais da campanha, tais como: formas de prevenção, primeiros sintomas e a importância dos exames regulares.
Distribuição de materiais informativos
Para reforçar o conteúdo das palestras e aumentar as chances de a mensagem chegar às colaboradoras que não puderam participar, considere disponibilizar materiais informativos a respeito do tema.
Cartilhas, panfletos e pôsteres podem consolidar os dados mais importantes sobre diagnóstico precoce e prevenção, proporcionando o acesso fácil a informações relevantes sobre o câncer do colo do útero.
Incentivo à realização de exames preventivos
Apoiar a realização de exames preventivos, como o Papanicolau, é uma iniciativa crucial para a promoção da saúde feminina.
Então, além de reforçar a importância do check-up, que tal aproveitar o Março Lilás para oferecer horários flexíveis às colaboradoras que desejarem agendar uma consulta médica?
Se entre os benefícios corporativos que a sua empresa oferece está a assistência médica, esse é um ótimo momento para incentivar o seu uso!
Sensibilização nas redes sociais
Além de manter as colaboradoras informadas, as empresas também podem utilizar suas redes sociais para ampliar o alcance da campanha, tornado-se assim uma agente de conscientização para clientes, parceiros e potenciais candidatos.
Essa abordagem não apenas aumenta o impacto do Março Lilás, mas também reforça a imagem da empresa como uma organização comprometida com causas sociais e preocupada com a saúde e bem-estar da comunidade em geral.
Divulgação das campanhas de vacinação
Outra forma de apoiar ativamente o Março Lilás é atuando como um promotor das campanhas oficiais de vacinação contra o HPV – que, como dissemos antes, é a principal forma de prevenção do câncer do colo do útero.
É importante explicar que a vacina contra o HPV é recomendada para todas as pessoas até os 26 anos de idade. Porém, ela deve ser aplicada, preferencialmente, em meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.
Sendo assim, ao divulgar as campanhas oficiais de vacinação, as empresas podem ajudar a manter os filhos e filhas dos funcionários protegidos!
4 dicas para engajar os funcionários
Toda e qualquer ação de endomarketing só faz sentido se houver adesão, não é mesmo? Por isso, vamos finalizar deixando quatro dicas de como o RH pode engajar os colaboradores da empresa em torno do Março Lilás:
1. Promova uma sensibilização inicial
Assim que o mês começar, envie uma comunicação interna sobre o Março Lilás, explicando a importância da campanha e antecipando o calendário de ações que a empresa preparou para abordar o tema.
2. Dispare lembretes sobre os eventos
Utilize diferentes canais de comunicação, como e-mails e mensagens instantâneas, para disparar lembretes sobre os eventos programados para o Março Lilás.
Inclua os pontos mais relevantes no comunicado, como datas, horários e instruções de participação, para manter todos os colaboradores informados e engajados.
3. Peça a opinião das colaboradoras
Considere realizar pesquisas rápidas, como enquetes, para entender as preferências e expectativas da equipe com relação à campanha.
Se sua empresa for realizar uma palestra, por exemplo, vale à pena coletar quais são as principais dúvidas das colaboradoras sobre o tema. Isso ajuda a personalizar as iniciativas, tornando-as mais relevantes.
4. Envolva as lideranças
Engajar as lideranças em prol da campanha é outra medida que pode fazer toda a diferença para o sucesso das ações propostas pelo RH.
Como os líderes são tidos como exemplos de comportamento, a participação deles nas atividades realizadas não apenas amplifica o impacto do Março Lilás, como também serve como um catalisador para a adesão de um maior número de participantes.
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Ao integrar essas práticas, esperamos que a sua empresa consiga não apenas apoiar o Março Lilás, mas também cultivar e fortalecer uma cultura organizacional voltada para a promoção da saúde de todos os colaboradores.
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