Toda empresa nasce com um propósito: criar valor de forma sustentável. Para atingir esse objetivo, não tem segredo. É essencial contar com um plano estratégico que leve em consideração horizontes de curto, médio e longo prazo.
Essa não é uma tarefa fácil, e é para isso que existe o mapa estratégico, que nada mais é do que uma ferramenta poderosa para ajudar a gestão a executar esse plano.
A seguir, entenda o conceito de mapa estratégico, seus benefícios, como ele é composto e como criar um para a sua empresa. Aproveite o conteúdo!
O que é um mapa estratégico?
O mapa estratégico é uma ferramenta visual que mostra como cada setor se relaciona com os demais e, principalmente, com os objetivos da empresa. Em outras palavras, ele ajuda a direcionar os colaboradores a caminharem para a mesma direção.
Nesse sentido, ele é como se fosse um mapa tradicional. Hoje em dia temos os aplicativos que fazem isso automaticamente por nós, mas antes de eles existirem precisávamos de um mapa físico para nos orientar.
Da mesma forma, o mapa estratégico serve como uma orientação clara para todos na empresa, destacando o caminho a ser seguido para atingir determinado resultado, e as interações entre os diferentes times, de diferentes áreas, com os objetivos.
Desse modo, todos os colaboradores, independentemente do departamento em que estejam, são motivados a alcançar os resultados que a empresa espera.
Além disso, como ele apresenta as relações de causa e efeito, é uma ótima ferramenta para priorização de ações e recursos.
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Relação com o Balanced Scorecard (BSC)
Balanced scorecard e mapa estratégico têm tudo a ver. Por quê? Na verdade, o mapa é um componente fundamental do Balanced Scorecard (BSC).
Colocando os pingos nos “is”, o BSC é uma metodologia utilizada para alinhar objetivos em quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. Entenda:
- Perspectiva dos clientes: focada na proposta de valor para os clientes.
- Perspectiva financeira: focada na gestão financeira, esta perspectiva descreve os resultados concretos da estratégia em termos financeiros tradicionais.
- Perspectiva dos processos internos: identifica os processos estratégicos necessários para atingir as perspectivas financeira e de clientes.
- Perspectiva de aprendizado e crescimento: focada nos colaboradores. Inclui formação contínua e melhoria da cultura organizacional.
Por meio dessas perspectivas, os colaboradores conseguem ter uma visão clara de como os objetivos de cada área se relacionam e como eles impactam nas metas de longo prazo.
Quais são os benefícios do mapa estratégico?
O mapa estratégico é uma maneira de direcionar todos da empresa para um mesmo caminho. Mais do que isso, a ferramenta permite que todos entendam o porquê de certas decisões serem tomadas.
Ele consegue isso porque alinha todos os colaboradores com a visão, missão e objetivos estratégicos da organização. E a partir do momento que todos entendem as metas e como elas se conectam, tudo funciona de forma mais coesa e integrada.
Por trazer mais transparência, o mapa funciona também como uma ferramenta para garantir que todos saibam exatamente o que é esperado de cada um. Isso evita mal-entendidos e coloca todos na mesma página.
Como sabem o que se espera deles, os funcionários compreendem de que maneira podem impactar o sucesso da organização. Por esse motivo é que o mapa estratégico gera um certo senso de pertencimento.
Assim, os talentos da empresa se sentem muito mais motivados, satisfeitos, engajados e prontos para vestirem a camisa.
Mas, atenção! O mapa estratégico não é um apanhado de dados. Pelo contrário, ele traduz a estratégia em ações e tarefas concretas e mensuráveis. E é justamente graças a essa característica que a ferramenta torna a execução estratégica mais eficaz.
Elementos de um mapa estratégico
Um mapa estratégico se baseia na perspectiva do Balanced Scorecard, que são:
- A perspectiva dos clientes;
- A perspectiva financeira;
- A perspectiva dos processos internos;
- A perspectiva de aprendizado e crescimento.
No entanto, antes de pensar nelas, para criar o mapa é essencial começar com a definição da missão e a visão. Como diz a famosa frase de Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe aonde chegar, qualquer caminho serve”.
É a partir dos objetivos estratégicos a serem atingidos que são criadas as perspectivas. Quer um exemplo?
Imagine uma empresa que tenha como missão oferecer soluções inovadoras para otimizar a gestão empresarial. Nesse caso, utilizando o BSC, o mapa estratégico desta organização pode ter como perspectivas:
- Perspectiva dos clientes: aumentar a satisfação e a fidelização em 30% com relação ao ano anterior.
- Perspectiva financeira: elevar a rentabilidade da empresa em 15% por meio do crescimento da receita e da otimização de custos.
- Perspectiva dos processos internos: melhorar a eficiência operacional, eliminando processos desnecessários – e otimizando os existentes – para que a empresa consiga entregar valor ao cliente de forma mais ágil e eficaz.
- Perspectiva de aprendizado e crescimento: desenvolver as competências dos colaboradores para promover a inovação e fortalecer a cultura organizacional.
Além disso, é fundamental definir os indicadores que serão utilizados para medir o sucesso de cada objetivo estratégico. No caso do nosso exemplo, alguns indicadores por ordem de perspectiva podem ser:
- Índice de satisfação do cliente (NPS) e número de novos clientes adquiridos.
- Margem de lucro, crescimento da receita, redução de custos operacionais.
- Tempo médio de execução de processos-chave.
- Número de treinamentos realizados e índice de engajamento e satisfação dos colaboradores.
Como criar um mapa estratégico passo a passo?
Para criar o mapa estratégico levando em consideração os elementos mencionados, siga este passo a passo:
- Defina o objetivo estratégico: esta primeira etapa será a base para tudo o que for definido em seguida. Lembre-se de que ele deve estar alinhado com a missão, a visão e os valores da organização.
- Defina as perspectivas: com base no objetivo, elabore as perspectivas.
- Estabeleça as relações de causa e efeito: esta etapa é muito importante, pois é aqui que o mapa estratégico faz o que tem de melhor, ou seja, mostrar a relação entre as diferentes áreas da empresa e como elas contribuem para o sucesso do todo.
Por exemplo, para aumentar a satisfação dos clientes (perspectiva dos clientes), será necessário investir em capacitação (perspectiva de aprendizado e crescimento), reduzir o tempo de resposta (perspectiva dos processos internos) e impactar os resultados financeiros (perspectiva financeira).
- Determine os indicadores de desempenho: para cada perspectiva, defina métricas que acompanharão o progresso.
Não esqueça que o mapa estratégico não é algo imutável. Pelo contrário, ele pode – e deve – ser ajustado para refletir as necessidades que surgem no meio do caminho.
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Como a Feedz pode ajudar no planejamento e execução do mapa estratégico
A Feedz é uma plataforma completa para gestão de pessoas. Além de ajudar a melhorar o ambiente organizacional, a ferramenta auxilia empresas a transformar a estratégia em ação.
Focando no mapa estratégico, a plataforma permite criar e acompanhar OKRs (Objectives and Key Results). Com isso, sua organização não apenas garante que as metas estejam alinhadas ao mapa estratégico, como também que sejam acompanhadas em tempo real.
Aqui na Feedz também sabemos que o engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso da estratégia. Por esse motivo, a plataforma tem a funcionalidade de pesquisa de engajamento.
Graças a ela é possível avaliar como os colaboradores percebem as estratégias da empresa, identificar desafios e promover ações para aumentar a motivação e o alinhamento com os objetivos.
E para ajudar sua empresa a voar cada vez mais alto, a Feedz oferece relatórios detalhados para monitorar o progresso de cada objetivo estratégico.
Com uma visão clara do desempenho, é possível ajustar estratégias sempre que necessário e garantir que sua organização possa agir para evitar o fogo (em vez de agir somente para apagar incêndios).
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