Liderança: o que é, características, tipos e como descobrir o seu

Você está usando um estilo de liderança eficaz que funciona melhor para você e sua equipe? Agora, tenha uma visão geral dos estilos de liderança mais comuns e faça o teste para descobrir o seu estilo.

Uma liderança eficiente e inspiradora é a base de um negócio de sucesso. Isso porque os gestores são os responsáveis por traduzir os interesses da empresa em ações concretas para o time atingir o objetivo.

Por isso, os líderes precisam estar conectados com a gestão do negócio, com o mercado e com os colaboradores, entendendo quais as melhores decisões. 

A seguir, vamos falar sobre as características de uma boa liderança, os tipos e como um líder pode se desenvolver para atingir resultados cada vez melhores. 

🌟 Nota: Se você é líder, deseja ser ou é um profissional de RH que deseja treinar suas lideranças, esse conteúdo é para você! Continue a leitura e venha comigo. 

O que é liderança? 

Liderança é a habilidade de influenciar e orientar pessoas em determinado grupo a fim de direcionar ações para alcançar objetivos comuns. 

Na prática, vai muito além de um simples comando. Trata-se de inspirar, motivar, engajar e gerenciar as pessoas de um time. Mais do que isso, também é preciso mediar conflitos, tomar decisões, gerir tarefas e prazos, entre outras atividades cotidianas da gestão.

 

O que não é liderança?

Tão importante quanto entender o que é liderança, é saber o que não é. Ser líder não é: 

  • apenas dar ordens e delegar funções sem mostrar o objetivo claro;
  • evitar se posicionar como referência, 
  • não acompanhar os colaboradores em suas tarefas;
  • ser ausente em reuniões 1:1s;
  • se ausentar na resolução de problemas e conflitos;
  • evitar tomadas de decisões;
  • faltar com feedbacks e reconhecimentos;
  • se ausentar do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;
  • ser temido e se mostrar distante das pessoas. 

 

Para resumir, uma boa liderança é aquela que consegue facilitar, através do exemplo e conhecimento, o dia a dia dos colaboradores para atingirem os resultados com mais leveza, estratégia e engajamento. Para se manter assim frente às mudanças de mercado, no entanto, é preciso estar em constante evolução e aprimoramento.

 

Qual é o papel da liderança na gestão de equipes? 

Uma boa liderança tem um papel de ser um catalisador para o desempenho e desenvolvimento da equipe. Do contrário, pode afetar diretamente a motivação, o engajamento e na retenção de talentos. 

Uma pesquisa realizada pela Feedz em parceria com a Reconnect constatou que cerca de 22% dos pedidos de demissão no Brasil ocorrem por falta de conexão com a liderança, enquanto 13,1% dos trabalhadores desejam continuar na mesma empresa, desde que a liderança mude as atitudes ou mude o líder.

Entre os principais motivos para os desligamentos estão: falta de crescimento profissional, reconhecimento pelas ações realizadas e falta de feedback

Os líderes são o fator mais importante para o sucesso do trabalho em equipe. São eles que definem a visão, inspiram a equipe, gerenciam conflitos e criam um ambiente em que os colaboradores se sintam reconhecidos e motivados. 

 

 

Quais as características de um bom líder? 

Um bom líder possui uma combinação de várias características. Abaixo, listamos as principais e que mais se destacam no mercado de trabalho: 

  • Delegação: sabe quando delegar tarefas, permitindo que os membros da equipe tomem responsabilidades e se desenvolvam em suas funções. Além disso, entende que saber delegar implica em confiar e dar abertura para que os profissionais aprendam com seus próprios erros. 
  • Comunicação: fala com sinceridade e gentileza, mantendo aberto os canais de comunicação. Sabe como adaptar sua mensagem ao público-alvo e sempre responde de maneira direta e clara. Ouve e valoriza os feedbacks da equipe. 
  • Autoconsciência: tem compreensão de suas próprias emoções, pontos fortes e limitações. Está ciente de como suas palavras e ações podem afetar os outros e busca desenvolvimento pessoal constante. 
  • Gratidão: celebrar os sucessos e reconhecer um trabalho bem feito são ações que reforçam um ambiente positivo e a moral da equipe.
  • Agilidade de aprendizagem: vê os erros como oportunidades de aprendizagem e incentiva a equipe a fazer o mesmo. Está sempre em busca de novas informações e tendências que possam ajudar a equipe a ter sucesso.
  • Influência: usa sua influência de maneira positiva para orientar e motivar a equipe, incentivando a aceitação de novos desafios e a superação de obstáculos.
  • Empatia: entende e compartilha os sentimentos dos membros da equipe, considerando as emoções e perspectivas dos outros, criando um ambiente de trabalho solidário e colaborativo.
  • Coragem: faz críticas construtivas mesmo quando é difícil e enfrenta desafios com coragem. Mostra a disposição para tomar decisões difíceis e defender o que acredita ser certo, mesmo frente à adversidade.
  • Respeito: trata todos os membros da equipe com respeito, independentemente de suas diferenças. Valoriza as opiniões e ideias dos outros, mesmo que discorde delas, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados.

 

liderança-humanizada

 

12 tipos de liderança 

Agora que você já sabe o que é liderança, vamos mostrar os diferentes tipos de liderança que podem ser exercidos. Eles devem se adequar ao estilo do líder – falaremos sobre isso adiante -, da equipe e do negócio.

 

1. Liderança autocrática

O líder autocrático é aquele que toma decisões sem envolver a equipe, centraliza tarefas, impõe regras e não se preocupa em manter um diálogo com o time. 

Aqui se sobrepõe a imagem de uma equipe sem autonomia e liberdade de criação, que se comporta apenas como cumpridores de tarefas.

 

2. Liderança democrática

Esse é o oposto da anterior. Nela os líderes tomam decisões e compreendem ideias em equipe. 

Sendo assim, a liderança exerce um papel de orientadora, facilitadora e o time também tem responsabilidade sobre o que é decidido e entregue, o que abre espaço para um número maior de ideias e soluções. 

 

3.  Liderança técnica

Nesse caso, o líder é bastante focado no “mão na massa”. Mais do que orientar e mediar as decisões, a liderança é vista como um exemplo dentro da execução de tarefas, como quem mais entende de determinada atividade. 

Esse tipo de líder exerce influência sob os colaboradores por conta do exemplo e inspiração e é mais centrado em fazer do que gerenciar ou planejar. Isso pode ser visto por muitos como negativo, mas depende do perfil da equipe e do negócio. 

 

4. Liderança liberal ou Laissez-faire

Laissez-faire vem do francês e significa “deixe fazer” ou “deixe ir”. Aqui o líder é mais passivo, ou seja, não atua fortemente na orientação do time, planejamento de ações ou execução de tarefas. 

Esse é o modelo de liderança baseado em delegar funções e deixa o colaborador livre para tomar decisões e assumir responsabilidades, mas é preciso equilibrar os pratinhos e não exagerar, deixando que o time fique sozinho. 

 

5. Liderança situacional

A maior característica de um líder situacional é a flexibilidade para poder adequar as ações às mudanças. 

Presente principalmente em instituições que atuam com métodos ágeis de gestão, esse é o tipo do líder que sabe se adaptar bem às situações adversas e orientar seu time por meio das mudanças de posicionamento do negócio. 

 

6. Liderança carismática

Também podemos chamar de líder natural, aquele que sem muito esforço conquista o carisma de sua equipe e consegue conversar de modo fluído e fácil com todos. 

Os líderes carismáticos saem um passo à frente dos outros uma vez que não precisam de esforço para conquistar a confiança das pessoas, mas é preciso cuidado: só carisma não faz um bom líder. 

É preciso se desenvolver na área técnica e de gestão de pessoas para se tornar um profissional completo. 

 

[CTA] Passo a passo - Como preparar as lideranças para o processo de AD

 

7. Liderança servidora

É aquela que tem a capacidade de se colocar no papel do liderado para entender quais as melhores decisões a serem tomadas do ponto de vista da equipe. 

Aqui se destaca empatia, mas é preciso ter cuidado para não se deixar os interesses do negócio de lado. 

 

8. Liderança 360°

Esse tipo de líder tem um grande poder de influência não somente com seus liderados diretos, mas com os colaboradores de outras equipes e até mesmo com seus próprios chefes. 

Por conta do conhecimento técnico e poder de empatia, o líder 360° consegue ter uma visão geral das estratégias adotadas pelo negócio e como organizar as atividades de todos para alcançar os objetivos.

 

9. Liderança transformacional

Trata-se de um estilo de gestão focado em motivar, inspirar e incentivar as pessoas a inovar a fim de atingir o sucesso dos negócios. 

As principais características deste tipo de liderança são: influência; motivação, inspiração; estímulo intelectual; e consideração individualizada.

 

10. Líder Alpha

É aquele que tem a capacidade natural de liderança, com uma postura voltada a resultados – muitas vezes chegando a se portar de maneira agressiva -, motivador, autoconfiante e com soluções inovadoras para a equipe.  

Entre os pontos positivos deste perfil estão: espírito empreendedor, direto, confiante, competitivo e saber lidar com conflitos. 

Já entre os pontos negativos, estão: teimoso, não ouve a equipe, crítico e baixa capacidade de gestão de pessoas. 

 

11. Líder amigo

O famoso “amigo da galera”. Esse tipo de líder tem popularidade entre os colaboradores de seu time, cria uma relação próxima com todos e tende a ver os problemas pessoais e profissionais como complementares, sempre se colocando no papel dos outros. 

Os pontos positivos são: tem empatia, forte papel engajador e motivador, sabe fazer gestão de pessoas. 

Por outro lado, os pontos negativos são: não sabe tomar decisões difíceis, sempre fica em cima do muro e tem dificuldade em repreender os colaboradores quando necessário. 

 

12. Líder orientado a resultados

Esse tipo de liderança é aquela que toma todas suas decisões baseadas em dados e com foco no objetivo. O líder que tem esse perfil nunca toma uma decisão ao acaso, sempre procurando embasamento para tal. 

Pontos positivos: decisivo, estratégico, entrega resultados bons e tem bom relacionamento com as pessoas. 

Pontos negativos: limita a inovação, tradicional e exigente.

👉 Qual a diferença entre líder e chefe e a importância de saber disso
👉 Modelos de gestão top-down e bottom-up: prós e contras

 

[Quiz] Descubra seu perfil de liderança

Faça o teste agora e descubra qual perfil de liderança você exerce na sua empresa. 👇

 

 

Perguntas frequentes sobre liderança no trabalho

Confira respostas para algumas questões importantes que norteiam o dia a dia dos líderes.

 

Qual a diferença entre líder e chefe?

Enquanto um chefe gerencia seus colaboradores, um líder os inspira a inovar, pensar criativamente e buscar melhorias. Toda equipe tem um chefe, mas o que as pessoas precisam é de um líder que as ajude a crescer e se desenvolver. 

 

Como líderes lidam com conflitos entre funcionários e equipes?

Não é incomum desentendimentos dentro da equipe de trabalho. O papel do líder é integrar o time a ponto de evitar tais conflitos e ter a imparcialidade necessária para mediar, se for o caso.

 

Como líderes podem se comunicar de forma clara e eficaz com seus funcionários?

Quem está nesse papel precisa ser assertivo e direto em todas as suas comunicações — seja em comunicados, negociações com o cliente ou orientações para os liderados. 

Lembre-se de usar os canais oficiais de comunicação da empresa ao invés de mensagens por WhatsApp. 

Priorize uma comunicação assíncrona, principalmente se o trabalho for remoto e também preste atenção na sua comunicação não verbal durante as reuniões.

Além disso, é preciso que os líderes criem espaços de comunicação com os indivíduos do time, a fim de entender os desafios pessoais e ajudar nessa esfera. Para tal, a realização de 1:1s constantes são essenciais.

 

Como líderes podem motivar e engajar seus funcionários para alcançar objetivos comuns?

Um líder inspira as pessoas com uma visão clara sobre futuro e a seriedade das metas, garantindo um direcionamento claro para o alcance de um objetivo em comum.

Sendo assim, torna-se essencial oferecer oportunidades, desafios, autonomia, capacitação e um espaço de aprendizagem dentro do ambiente de trabalho, como uma forma de proporcionar estímulo e incentivo aos colaboradores.

Uma ótima forma de fazer isso é através de OKRs e Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs).

 

Como líderes devem lidar com questões éticas e tomar decisões responsáveis?

Agir com ética e transparência é uma necessidade e não uma escolha. No caso das lideranças, essa responsabilidade é ainda maior. 

Em casos de conflitos, ouça as partes envolvidas, encaminhe para a ouvidoria interna da empresa e tome decisões responsáveis para auxiliar seus liderados. Isso gera confiança e motiva as pessoas a permanecer na organização.

Porém, é importante salientar que os valores presentes no discurso dos líderes também devem ser vistos claramente em suas ações, pois só assim as pessoas vão levar os líderes a sério e como um modelo a se seguir.

 

Como líderes podem fornecer feedback e avaliar o desempenho de seus funcionários? 

Claro que os líderes podem marcar reuniões com seus liderados para trocar feedbacks e criar avaliações em planilhas, mas você concorda que, com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil priorizar essas tarefas? 

A fim de facilitar a rotina de líderes, liderados, RH e gestores, a Feedz se torna uma ferramenta indispensável. 

A plataforma ajuda na organização pessoal do líder, desenvolvimento de cada integrante da equipe, anotações das 1:1, envio e acompanhamento dos feedbacks, termômetro de humor, e gestão da motivação do time, além de avaliação de desempenho, aplicação de pesquisa de satisfação interna, envio de comunicados, gerenciamento de OKRs e entre outras atividades importantes. 

Economize tempo e dinheiro! Aumente a eficiência do seu time com o apoio da Feedz. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo 👇

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

Resposta de 0

  1. Com este breve repasse de informações sobre o papel de um LIDER dentro de uma equipe…sinceramente não havia parado para raciocinar…bem como o diferencial com um CHEFE…
    Achei super interessante e principalmente dentro dos 12 tipos de LIDERANÇAS…ou seja, onde estou me encaixando…o que os membros da minha equipe estão achando da minha forma de liderar…
    Será que meus feedbacks estão dentro de uma linha mediana….imagino e com certeza ainda tenho muito a aprender…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!