Ter um objetivo é o ponto de partida de qualquer estratégia, assim como os Key Results (Resultados-Chave, em português) são partes essenciais para atingir esse objetivo.
Os key results são o insumo básico do planejamento de OKR, pois a partir deles se alinham os recursos e esforços de uma equipe para atingir o objetivo principal.
No entanto, muitas vezes, os líderes e gerentes negligenciam essa importante tarefa, em parte pela dificuldade de pensar e traduzir o OKR (Objetivos e Resultados-Chave) em um documento.
Assim, podemos dizer que definir objetivos e key results não é um exercício fácil, mas é preciso fazê-lo. Surge então as perguntas: como escrevo um OKR para o meu negócio? Como criar os key results? É isso que vamos responder nesse artigo.
Mas, primeiro precisamos definir o que são OKRs.
O que é OKR?
O criador dessa metodologia é Andy Grove; Seu uso se espalhou basicamente por se tratar da ferramenta de planejamento e monitoramento utilizada pelo Google. Assim, OKR é a abreviatura de ‘objetivos e resultados-chave’.
Uma das maiores dificuldades das empresas em todo o mundo é transformar sua estratégia em benefícios mensuráveis para o negócio e para seus clientes. Portanto, estamos falando de resultados e é aqui que muitas empresas falham.
Então, como o OKR ajuda as empresas? O OKR é uma ferramenta para definir objetivos e medir seu progresso a partir dos resultados-chave (Key Results) alcançados, por meio de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa para o que é mais importante.
Os benefícios vão muito além de uma ferramenta de gestão de objetivos, o OKR é uma abordagem para mobilizar toda a empresa em direção à tão desejada eficácia (fazer a coisa certa no momento certo). Preparamos um modelo de planilha gratuita e com exemplos para você começar a usar os OKRs hoje mesmo. ?
Por meio dos OKRs, todos na empresa ficam alinhados sobre quais são as prioridades (o que fazer) e como suas prioridades estão relacionadas à estratégia e aos objetivos da empresa (por que fazer).
Como diz Simon Sinek: “Comece com o porquê”.
Com isso, além de maiores resultados para o negócio, o employee experience também aumenta, devido à maior transparência, senso de pertencimento, comunicação e engajamento entre as equipes.
O que é ‘Objetivo’ no OKR?
Um OKR é composto por dois elementos: um “objective” (objetivo) e um conjunto de “key results” (os resultados-chave).
Um objetivo é uma descrição qualitativa de algo que você deseja alcançar. Ele representa um problema a ser resolvido ou uma oportunidade.
Os key results, ou KRs, definem como você vai medir se está indo em direção ao objetivo. Ou seja, são coisas mensuráveis para o negócio.
As metas devem ser desafiadoras a ponto de as equipes não terem certeza se vão alcançá-las ou não.
Tentar atingir um objetivo difícil às vezes pode levar a erros, mas é justamente nesse momento que a empresa aprende.
O caminho para uma meta desafiadora faz com que as pessoas precisem pensar diferente, sair de sua zona de conforto e pensar fora da caixa.
Para que isso aconteça, existem riscos e erros no caminho que precisam ser cometidos para absorver esse aprendizado o quanto antes.
Vejamos um exemplo de Objetivo do OKR para uma área de atendimento ao cliente:
→ “Oferecer uma experiência de serviço inesquecível aos nossos clientes.”
Este objetivo atende aos critérios mencionados acima. Mas como saberemos que atingimos o objetivo?
Que resultados de sucesso serão usados para medir o cumprimento desse objetivo?
Os key results (resultados-chave) são as respostas para essas perguntas.
O que são as “Key Results” no OKR?
Um Key Result é uma descrição quantitativa que mede o progresso em direção ao cumprimento de um determinado objetivo, por meio de indicadores (ou métricas). Os principais Key Results respondem à pergunta:
“Como saberemos se atingimos nosso objetivo?”
Lembre-se, os Key Results são sempre feitos com base em algo que pode ser medido.
Vamos voltar ao objetivo descrito acima e ver os resultados-chave possíveis para este objetivo:
→ Objetivo: Fornecer uma experiência de serviço incrível para nossos clientes
1º Key Result: Reduzir o número de reclamações de clientes de 120 para 30.
2º Key Result: Aumentar a taxa de recompensa de 13% para 25%.
3º Key Result: Aumentar o percentual de chamadas críticas atendidas em uma hora de 20% para 50%.
Como escrever key results perfeitos
Existe uma diferença entre esforço (atividades) e resultado. Por esse motivo, uma lista de projetos que serão executados não são resultados-chave.
Se você tiver dificuldade em listar os resultados-chave que são diferentes das tarefas ou projetos, pode se perguntar:
- Por que preciso fazer esta tarefa?
- Por que tenho que enviar este projeto?
- Qual métrica será afetada pela entrega bem-sucedida deste projeto?
- Que resultados queremos obter com essa atividade/projeto?
Assim, os resultados-chave devem ser simples para que sejam compreendidos por todos na empresa.
Ou seja, use palavras que todos consigam entender, desde o CEO da empresa até as equipes operacionais.
Use e abuse dos números
Este é um dos principais critérios para avaliar se um Resultado-chave está bem escrito. Se você não tem um número, será impossível medir o resultado.
Mas, tenha cuidado! Só porque um KR tem número, não significa que ele seja bom.
Por exemplo:
→ “Publicar 5 novas postagens em nosso site” não é e nunca será um bom resultado-chave. Tem um número, mas são cinco atividades.
O caminho para encontrar o resultado-chave seria se perguntar:
- Por que você deseja publicar 5 novos posts?
- Quer aumentar as visitas ao site?
- Classificação do SEO?
- Aumentar em quanto? A resposta para essa pergunta é o resultado-chave.
Outro exemplo de resultado-chave ruim, seria:
→ “Fazer uma pesquisa de palavras-chave”. Parece uma boa tarefa encontrar as palavras-chave que fazem seu site gerar mais visitas, porém não é um bom resultado-chave.
Isso porque fazer a pesquisa de palavras-chave não aumentará o tráfego do seu site diretamente, e não é quantificável.
Se você fizer isso, terá concluído o KR em 100% e, caso contrário, terá 0% desse resultado-chave.
Exemplos de bons key results
Uma dica para criar bons resultados-chave é sempre se perguntar o por quê? E com essa resposta você chegará ao resultado chave que está procurando.
→ “Otimizar os títulos das 50 publicações com mais visitas.”
Esse seria um bom resultado-chave pensando na ideia da pesquisa de palavras-chave. Se você se perguntar, por que vou fazer uma pesquisa de palavras-chave? Provavelmente, a resposta pode ser: encontrar palavras-chave que desejo incluir em meu conteúdo.
→ “Receber 10 publicações de outras mídias com links para o meu site.”
Essa é outra forma de aumentar o tráfego do blog, que pode ser medido facilmente no final do período.
Quantos resultados-chave precisam ser criados para cada objetivo?
Cada objetivo deve ter poucos key results bons e suficientes para ajudar a atingir o objetivo da melhor maneira possível.
A sugestão é que você fique entre 2 e 5 resultados-chave por objetivo, para manter o foco.
Escreva resultados-chave de qualidade
A forma como os key results são definidos é a essência de toda a filosofia do OKR. Os resultados-chave são essencialmente indicadores mensuráveis do sucesso do objetivo principal.
Se não puderem ser medidos objetivamente, não são resultados-chave. Os números são parte integrante de um resultado importante. Lembre-se de que os principais resultados são resultados e não atividades/tarefas.
Faça as seguintes perguntas para garantir que você está escrevendo resultados-chave eficazes:
- O resultado-chave é específico, mensurável, acionável, relevante e com prazo determinado?
- Ele é um resultado e não apenas outra tarefa/atividade?
- O key result ajuda a atingir o objetivo a que pertence?
- O resultado é importante o suficiente para ser uma prioridade para o objetivo ao qual pertence?
Agora é a sua vez de escrever os melhores OKRs com seus Key Results!
Lembre-se de que cada empresa e equipe é única e os desafios que enfrentam podem variar muito, portanto, somente você pode determinar os OKRs mais eficazes para seu caso específico.