Junho vermelho: ações para incentivar a doação de sangue

Conheça o Junho Vermelho, dedicado à importância das doações de sangue, e veja como engajar os seus colaboradores acerca do tema.

Resumo

  • Junho Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a doação de sangue, criada pelo Ministério da Saúde em 2015. O objetivo é chamar a atenção para a importância da doação de sangue, especialmente durante o inverno, quando os estoques tendem a cair.
  • A campanha destaca que um único doador pode salvar até quatro vidas, e as empresas podem desempenhar um papel importante em educar e incentivar a doação entre colaboradores e parceiros.
  • Promover o Junho Vermelho na empresa é uma forma poderosa de engajar e motivar os colaboradores, além de contribuir para uma causa vital.

Junho é conhecido pelas festas juninas. Durante o mês, muitas empresas preparam arraiás para engajar os colaboradores. O que muitos não sabem, é que o mês também ganha uma cor especial e é chamado de junho vermelho.

Você tem ideia do que isso significa? De janeiro branco, passando por maio roxo e amarelo e chegando no sexto mês do ano com a cor vermelha, a seguir mostramos a você o que ela representa e como a sua empresa pode contribuir.

Bora lá?

O que é Junho Vermelho e sua importância

Junho vermelho é o mês da conscientização sobre a doação de sangue. Visa chamar a atenção da população para a importância do gesto e, claro, atrair novos doadores.

A campanha foi criada em 2015 pelo Ministério da Saúde e é inspirada no Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho. 

Outro motivo para o sexto mês do ano ser escolhido, é que ele marca o início do inverno e durante a estação os hemocentros costumam ter uma baixa no estoque de sangue.

Assim, o junho vermelho evidencia a necessidade da doação de sangue constante para emergência, tratamentos de doenças, procedimentos médicos e cirurgias. Também mostra a importância do gesto, pois um único doador pode salvar até quatro vidas.

Assim como acontece nos já tradicionais Outubro Rosa e Novembro Azul, as empresas têm um papel importante tanto no que diz respeito a educar os seus colaboradores, quanto a contribuir para uma sociedade mais consciente.

Do mesmo modo, a campanha pode ser uma das maneiras de as organizações mostrarem que estão antenadas com os assuntos de interesse da sociedade.

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Como as empresas podem contribuir?

Conforme acabamos de mencionar, as empresas são de extrema importância para difundir o junho vermelho. Elas podem contribuir educando os colaboradores, como também parceiros, fornecedores e clientes (com ações em redes sociais, por exemplo).

O junho vermelho pode trazer também muitas dúvidas, pois muitas pessoas têm medo de doar sangue e não sabem como o processo funciona. A falta de conhecimento do tema é a razão para que muitos deixem de doar. É exatamente aí que as empresas entram.

Afinal, as organizações assumem um papel importante na sociedade, que vai além da economia, concorda? 

Ideias de ações e atividades

Existem diversas ações e atividades de endomarketing que a sua organização pode colocar em prática para engajar os colaboradores em torno do Junho Vermelho. Separamos algumas para você. Confira e inspire-se à vontade 🙂:

1. Começa com a sensibilização 

O junho vermelho ainda não tem a mesma adesão do que, por exemplo, as campanhas de conscientização do câncer de mama que ocorrem em outubro. 

Mesmo que sua empresa já tenha feito ações no ano anterior visando as doações de sangue, lembre-se que os colaboradores novos podem não ter conhecimento do que se trata. 

A fim de garantir que todos estarão na mesma página, logo nos primeiros dias do mês envie uma comunicação interna sobre o Junho Vermelho. Destaque a importância da campanha e, se for o caso, apresente o calendário de ações que serão realizadas para tratar do tema.

2. Ressalte o que diz a legislação

Não é novidade alguma que o RH deve ser sempre transparente com os seus colaboradores. Pensando nisso, algo que eles têm o direito de saber é que a doação de sangue tem um espaço na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No artigo 473 da CLT é garantido que os funcionários que doarem sangue voluntariamente, e com a devida comprovação, terão folga de um dia, sem prejuízo do salário. A lei vale para cada doze meses de trabalho.

É importante que isso seja reforçado durante o Junho Vermelho, pois esse é um jeito de conseguir que cada vez mais pessoas doem sangue.

3. Forneça materiais informativos

Elabore cartilhas, cartazes, newsletters, entre outros materiais, com explicações sobre a doação de sangue. Reforce a importância do tema, deixe claro o que diz a legislação e mostre que a empresa apoia o gesto.

Infelizmente, existe muita desinformação em torno do tema e é papel da organização educar os seus colaboradores e tirar suas dúvidas. Uma dica é apresentar, em um dos materiais, os hemocentros da cidade e o que a pessoa deve fazer para doar. 

Também é importante abordar quem pode doar e os impedimentos temporários e definitivos. Neste site você encontra todas as informações necessárias.

Com os materiais criados, elabore um calendário de disparo dos e-mails e/ou distribuição dos cartazes e cartilhas.

4. Crie uma corrente do bem

Uma maneira de mostrar o quanto é simples doar sangue e tirar as dúvidas, é conversando com quem já praticou o gesto. Então, por que não convidar colaboradores da empresa que doaram nos anos anteriores para um bate-papo?

Ao compartilharem suas histórias, os doadores incentivam outros a fazerem o mesmo. Eles podem contar como foi a experiência e dar espaço para responder perguntas sobre o tema.

5. Decore a empresa

A decoração do Junho Vermelho não pode faltar. Como o mês também é de arraiá, é possível misturar os dois temas.

Por exemplo, o RH pode espalhar cartazes sobre a doação de sangue ou colocar bandeirinhas vermelhas em alguns pontos estratégicos. Uma alternativa é escolher um espaço na empresa e dedicá-lo ao Junho Vermelho.

6. Organize o dia do vermelho

Assim como acontece em outros meses associados a cores, como o Agosto Lilás, defina um dia para os funcionários irem à empresa ou trabalharem online vestindo vermelho. 

Se possível, crie um espaço para fotos e incentive os colaboradores a compartilharem as imagens em suas redes sociais. Isso chamará a atenção de outras pessoas para o Junho Vermelho, ajudando a promover a consciência acerca do tema. 

7. Faça ações nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas também para ajudar no employer branding e passar uma imagem positiva da marca para o público em geral. 

Uma dica de estratégia que sua empresa pode adotar é elaborar posts educativos com temas como:

  • O que é o Junho Vermelho?
  • Por que doar sangue?
  • Mitos e verdades sobre a doação de sangue
  • Histórias de quem doou sangue (se possível, histórias de quem recebeu doação de sangue)
  • Quem pode doar sangue?
  • Quero doar sangue, qual o próximo passo?
  • Principais dúvidas sobre a doação de sangue

 

Além de educar os colaboradores, os posts conscientizam também outras pessoas que têm interesse na empresa. Isso ajuda a criar uma corrente de informação e a atrair doadores para os hemocentros. 

Conclusão

Doar sangue é salvar vidas. Quer motivo melhor do que esse para realizar campanhas de Junho Vermelho na sua empresa? Neste artigo demos diversas dicas de ações e atividades que sua organização pode realizar durante o mês. 

Lembramos que campanhas como essa podem fazer parte da estratégia do RH para engajar, motivar os colaboradores e promover um ambiente de trabalho feliz e saudável

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