O RH enfrenta o desafio constante de atrair, reter e desenvolver os profissionais. A chave para o sucesso não está apenas em oferecer salários competitivos ou benefícios atrativos, mas em entender e otimizar a jornada do colaborador a fim de proporcionar experiências significativas para os talentos.
Neste conteúdo, vamos explorar essa jornada desde o primeiro contato com a empresa até o eventual desligamento, e revelar a conexão entre a experiência do colaborador e o sucesso da companhia. Boa leitura! 👇
O que é a jornada do colaborador?
A jornada do colaborador é a representação do ciclo de vida completo do profissional durante sua relação com uma empresa.
Ou seja, se refere a todas as etapas e interações que ele vivencia dentro da organização, desde o momento em que conhece a companhia até o seu desligamento.
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Mapeamento da Jornada do Colaborador
O mapa da jornada do colaborador é o conjunto de ações promovidas pela empresa e alinhadas aos objetivos do negócio; a rota que o funcionário vai traçar ao longo da sua trajetória na empresa.
Sendo assim, o mapeamento é aquilo que vai guiar o RH durante toda a jornada, a fim de oferecer a melhor experiência e manter a estratégia sempre ativa.
Para criar o mapa da jornada, é preciso entender qual é o seu objetivo. Por exemplo:
- Se o seu objetivo é captar os melhores talentos, sua jornada precisa ser mais focada nas etapas de atração e recrutamento e seleção.
- Se você quer contratar pessoas de nível júnior, é preciso ter uma atenção maior ao treinamento.
- Se você quer ter uma rede de contatos mesmo com quem já saiu, preste atenção no offboarding.
Essa estratégia de gestão visa aumentar o engajamento dos profissionais, integrar as equipes, criar adaptação à cultura, aumentar a produtividade e reter talentos.
Quais são as etapas da Jornada do Colaborador?
Antes de tudo, você precisa definir quando essa jornada começa e quando ela termina. Aqui na Feedz, esse processo começa no primeiro contato e termina no último, que não precisa ser necessariamente o desligamento.
A jornada do colaborador é particular para cada empresa, afinal, cada negócio possui seus processos internos. Porém, é possível criar uma “jornada base” que guia todos os colaboradores dentro das organizações.
Dito isso, podemos dizer que uma jornada do colaborador passa por:
1. Atração de talentos e divulgação da marca empregadora
Geralmente, é neste momento que os profissionais entram em contato com a empresa pela primeira vez.
A atração está relacionada à forma como sua empresa desperta o interesse dos profissionais para fazerem parte dela, o que está relacionado à percepção que eles têm da sua marca empregadora.
Aí vão algumas dicas para atrair os talentos certos:
- Tenha uma persona pré-definida para os seus processos seletivos;
- Lembre-se de dos valores da organização e escolha pessoas que tenham fit cultural com sua empresa, seja em técnica ou em comportamento;
- Elabore um bom programa de benefícios;
- Faça uma divulgação completa e atrativa das vagas nas redes sociais.
2. Recrutamento e seleção
Após a atração e o recrutamento dos talentos, chegou a hora de selecionar os melhores.
Nessa etapa, é importante verificar se os candidatos têm as competências técnicas e comportamentais necessárias, e se eles se identificam com os valores e cultura da empresa.
Tenha em mente que selecionar a pessoa certa vai evitar gastos, aumentar a produtividade da empresa e reduzir a rotatividade.
Lembre-se de enviar feedbacks, tanto para os profissionais que passarem para as próximas etapas quanto para os que não passarem. Clareza e empatia importam nos processos seletivos.
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3. Admissão e Processos de DP
Talento contratado? Então é hora de partir para o processo de admissão, formalizando a contratação desse novo colaborador.
Não somente da admissão, mas a área de Departamento Pessoal está em contato frequente com os profissionais. Seja no início do mês para o pagamento dos salários e envio dos holerites, na gestão das férias, ou até mesmo no processo de desligamento.
Por isso, é importante que a comunicação seja transparente durante todo o processo. Isso envolve nos profissionais de DP se manterem próximos aos trabalhadores, para sanar possíveis dúvidas sobre sua jornada na empresa.
Além disso, ter a tecnologia como aliada, ajuda os profissionais de DP a reduzirem os erros, retrabalhos, as despesas e ainda possibilita maior tempo para focar em atividades estratégicas.
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4. Onboarding e Rampagem
O onboarding se trata do embarque do profissional em uma nova cultura, em um novo universo corporativo.
Rampagem é o termo que define o período em que os funcionários estão se adequando ao novo ambiente de trabalho.
Neste tempo, eles compreendem como usar as técnicas e ferramentas da organização e caminham para desenvolver seu melhor potencial.
Segundo a Glassdoor, quando o processo de onboarding e rampagem são bem estruturados e eficientes, podem aumentar a retenção de novos talentos em 82%.
Durante esta etapa invista em:
- oferecimento de cursos, talks e guias para as demandas do funcionário;
- facilitar o aprimoramento de habilidades;
- moldar comportamentos;
- integrar a pessoa à equipe;
- orientar;
- acompanhar;
- treinar;
- acolher.
5. Engajamento
Um colaborador engajado é comprometido com a qualidade do seu trabalho, tem níveis de estresse mais baixos, é ativamente envolvido na busca de soluções e tende a permanecer no trabalho por mais tempo.
Entretanto, essa cultura do engajamento não surge de uma hora para a outra. Para construí-la na sua empresa, considere:
- envolver as lideranças;
- promover pesquisas de engajamento;
- reconhecer os esforços;
- investir em feedbacks contínuos;
- cuidar da saúde mental e física da equipe;
- promover a diversidade e inclusão.
👉 Confira mais dicas no artigo: 7 dicas [mão na massa] para aumentar o engajamento dos colaboradores
6. Treinamento e desenvolvimento
Para desenvolver e adaptar ainda mais o colaborador à cultura da empresa, é crucial ter o treinamento como parte da jornada do colaborador.
Sendo assim, é preciso ter estratégias aplicáveis para que o profissional tenha um ciclo de crescimento em sua carreira e na empresa.
A Jéssica Delgado, Analista de RH da Feedz, sugere algumas dicas para esta etapa:
- realizar reuniões one on one;
- investir na troca constante de feedbacks;
- Criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
- definição de KRs que se alinhem ao OKR da empresa e do setor;
- ciclos de avaliação de desempenho.
Lembre-se de oferecer suporte e informação constantes para que seu colaborador seja capaz de performar e de ter autonomia em seus processos.
7. Promoção, transição de carreira e novas responsabilidades
Uma vez engajados e afiados no conhecimento, na prática e nos resultados, chegou a hora de reconhecer seus talentos com novas responsabilidades.
Antes das promoções, é preciso criar um alicerce com:
- a criação de uma cultura de feedback;
- realização de pesquisas de satisfação;
- diálogo aberto entre todos os setores;
- boas estratégias de comunicação interna;
- construir programas de carreira;
- motivar e engajar equipes;
- construir um ambiente saudável e capaz de reter talentos.
Tenha em mente que as empresas bem sucedidas são aquelas que criam uma jornada para que seus colaboradores se mantenham em crescimento e desenvolvimento juntamente ao negócio.
8. Offboarding, desligamento e rede de alumnis
Em casos de pedidos de demissão, é importante entender a motivação e criar mecanismos para que as saídas não causem impactos para a empresa e seus times.
A nossa analista de RH, Jéssica Delgado, explica como a Feedz lida com a situação:
“Fazemos uma entrevista de desligamento, com perguntas sobre a percepção do colaborador sobre o período que passou aqui. Procuramos ter uma ótima relação com os que saíram da empresa, que estarão na nossa rede de alumnis (pessoas desligadas que participam de ações da empresa de alguma forma).”
Se você quer evitar desligamentos causados por insatisfação, aplique regularmente pesquisas de clima e pesquisas de satisfação e procure seguir as dicas que explicamos nos tópicos anteriores.
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Feedz: a plataforma completa para cuidar da jornada do colaborador de ponta a ponta
A Feedz te ajuda a conduzir todas as etapas da jornada do colaborador. Com a nossa plataforma, você tem um espaço confiável e intuitivo para gerar resultados.
Quer aplicar todas essas dicas que mencionamos aqui sem que isso tome muito do seu tempo, de forma prática e ágil para gestores e colaboradores?
Confira algumas das funcionalidades da plataforma para cuidar da Jornada do Colaborador:
- Criação de onboarding de funcionários estruturado e adaptado às necessidades da sua empresa;
- Um espaço para integrar novos colaboradores aos times;
- Termômetro de humor diário de cada colaborador;
- Elaboração de Planos de Desenvolvimento Individuais;
- Criação e gestão de OKRs de cada setor da empresa;
- Agendamento e acompanhamento de reuniões one on one;
- Troca de feedbacks;
- Criação e aplicação de pesquisas de clima organizacional;
- Criação e aplicação de pesquisas de satisfação interna;
- Pesquisas de engajamento;
- Ciclos de avaliação de desempenho;
- Acompanhamento em tempo real dos indicadores da empresa;
- Mural de celebrações para reconhecer seus talentos diariamente;
- Espaço para gerar engajamento através da gamificação;
- Uma ferramenta completa para alavancar os resultados da sua empresa.
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