Investir em comunicação interna é um dos primeiros passos para aumentar o engajamento e a colaboração entre os funcionários de uma empresa. Esse fato, somado à crescente adesão ao trabalho remoto, tem posicionado a intranet como uma ferramenta de extremo valor para o RH.
Há uma década, a SHRM já alertava que uma estratégia inadequada nesta frente era capaz de custar mais de US$ 62 milhões ao ano para os bolsos das companhias com cerca de 100 mil funcionários e até US$ 420 mil anuais em organizações de pequeno porte.
Embora alguns anos tenham se passado desde então, o papel da comunicação interna segue sendo incontestável. Por isso, hoje vamos mostrar como uma rede corporativa pode contribuir para a construção de um diálogo mais transparente em todos os níveis da sua empresa🙂
O que é intranet?
A intranet é como uma rede local e restrita, ou seja, acessível apenas para pessoas de uma mesma organização, que funciona como uma ferramenta aprimorada de comunicação interna.
Em geral, ela pode ser utilizada com diferentes objetivos, sendo os mais comuns:
- Compartilhamento de informações e dados sobre a empresa;
- Armazenamento e gerenciamento de arquivos/projetos;
- Promoção da interação e colaboração entre os funcionários de diferentes setores.
Vale dizer que, embora não seja uma novidade (em 2013, um estudo mostrou que 85% das corporações norte-americanas já contavam com algum tipo de intranet), essa solução se tornou ainda mais valiosa nos últimos anos.
Em tempos onde os trabalhos híbrido e remoto despontam como a preferência de muitas empresas, construir estratégias eficientes de comunicação interna, que impactem os colaboradores onde quer que eles estejam, torna-se mais crucial agora do que nunca.
5 vantagens da intranet para os funcionários e para o RH
Segundo um levantamento da Trade Press Services, 85% dos trabalhadores se sentem mais motivados quando são informados rotineiramente sobre as novidades corporativas.
Como mostramos acima, esse é justamente um dos objetivos da intranet… E só por aí já dá para começar a entender por que essa ferramenta é tão importante para o RH das empresas, não é?
Na prática, colaboradores motivados costumam ser sinônimo de mais produtividade e retenção de talentos. E embora isso por si só já seja incrível, as vantagens associadas a essa ferramenta de comunicação interna vão muito além.
Veja, na sequência, quais são as principais:
1. Comunicação aprimorada
A redução dos problemas de comunicação interna é, sem dúvidas, um dos principais ganhos que a intranet pode trazer para os negócios.
Isso acontece, por exemplo, na medida em que a organização utiliza esse canal para manter todos informados sobre os acontecimentos e decisões estratégicas mais recentes, além de reforçar os valores e objetivos corporativos.
Aliás: em períodos de crise, como o vivido recentemente durante a pandemia da Covid-19, esse é o tipo de conduta que faz toda a diferença para amenizar as incertezas, trazer mais segurança psicológica para os colaboradores e manter todos na mesma “página”.
Leia também:
- O que é ouvidoria interna e quais os principais passos para implementar
- O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação interna
- Como é a pesquisa interna de satisfação dos funcionários na plataforma da Feedz?
2. Otimização do tempo
Quando as informações mais importantes sobre o negócio estão centralizadas em um único lugar, podendo ser facilmente acessadas por meio de um dispositivo móvel autorizado, o ganho de agilidade é uma consequência.
Não podemos deixar de mencionar que a intranet também favorece a construção de uma base de dados mais precisa, ou seja, menos sujeita a erros. E isso, por sua vez, normalmente significa menos retrabalho.
3. Maior integração entre os departamentos
Lembra quando dissemos que uma das finalidades da intranet é promover a colaboração?
Pois bem. Isso ocorre por diferentes motivos, a começar pela possibilidade que essa ferramenta traz de profissionais de diferentes áreas colaborarem em um mesmo projeto ou arquivo.
Mas não é só isso: alguns espaços da intranet focam justamente em dar voz aos funcionários, fortalecer o senso de pertencimento e favorecer a troca de ideias, mesmo que informal.
Assim, até mesmo colaboradores que não trabalham diretamente uns com os outros, têm a oportunidade de criar laços.
4. Fortalecimento da cultura organizacional
Quando a intranet é utilizada para reforçar as práticas, ações, valores, políticas e comportamentos que regem a rotina de uma empresa, a cultura organizacional certamente sai ganhando.
E sabe por que isso importa? Porque uma cultura bem estabelecida também se traduz em aumento da motivação, maior retenção de talentos, mais produtividade e muitas outras vantagens.
A grande verdade é que tudo anda de mãos dadas.
5. Funcionários mais engajados
Todas as vantagens listadas acima contribuem, de uma forma ou de outra, para o aumento do engajamento dos colaboradores. Afinal, é muito mais difícil nos engajarmos em algo quando não sabemos onde estamos pisando, certo?
Mas para que esse objetivo se cumpra, lembre-se: é importante construir uma intranet que seja capaz de impulsionar conversas relevantes, permitir o compartilhamento de conhecimento, fortalecer o senso de comunidade e evitar os ruídos de comunicação.
Aumentando o engajamento dos colaboradores com a intranet
Como dissemos antes, a intranet não é exatamente nova. Mas ela vem sendo bastante repensada e aprimorada nos últimos anos, a fim de atender às recentes demandas do mundo do trabalho e de fato favorecer a experiência dos funcionários.
Abaixo, vamos listar alguma das medidas que já vem sendo adotadas para melhorar o engajamento dos profissionais nesses espaços:
- Acesso e uso simplificado: se a intranet da sua empresa for muito complexa ou difícil de usar, dificilmente você conseguirá convencer os colaboradores a usá-la na frequência que gostaria. Especialmente no começo, tenha em mente que menos é mais!
- Inclusão de conteúdos divertidos: embora seja um espaço corporativo, a intranet não precisa ser 100% formal. Estimular o uso de emojis e a publicações mais descontraídas, como fotos de confraternizações, pode ajudar!
- Apoio das lideranças: se os líderes da sua empresa não estiverem convencidos sobre a importância da intranet, os demais funcionários da empresa também não entenderão. Portanto, comece a conscientização pelos gestores das áreas e os incentive a participar ativamente desta rede!
- Realização de pesquisas: se você quer saber como melhorar o engajamento dos colaboradores na intranet, nada como ouvir o que eles acham sobre essa ferramenta. Incluir perguntas sobre o assunto na pesquisa de satisfação pode trazer insights valiosos sobre possíveis melhorias.
E aí, gostou de conhecer as vantagens que a intranet pode trazer para a sua empresa?
Vale lembrar que essa é apenas uma das muitas formas que a tecnologia pode ser usada a favor de uma comunicação transparente. A plataforma da Feedz, por exemplo, é um espaço de diálogo que traz todo mundo para perto!
Com ela, é possível disparar comunicados, realizar a gestão de informações, ouvir o que os colaboradores têm a dizer, dar feedback, realizar avaliações de desempenho e muito mais.
Caso queira saber como podemos ajudar sua empresa, solicite uma demonstração gratuita! 😀