Indústria 5.0: o que é e o que ela traz de novo?

Conheça as principais inovações da indústria 5.0 e como elas prometem revolucionar a maneira como as indústrias operam.

Resumo

  • A indústria 5.0 enfatiza a colaboração entre humanos e máquinas, reconhecendo que, embora a automação aumente a eficiência, certas tarefas que exigem criatividade e decisões complexas devem ser lideradas por humanos.
  • Focada em práticas ambientais responsáveis e na capacidade das empresas de se adaptarem rapidamente às mudanças, a indústria 5.0 promove o uso de energias renováveis e a criação de produtos sustentáveis, visando reduzir as emissões de carbono e limitar o aquecimento global.
  • A indústria 5.0 valoriza a importância dos trabalhadores, promovendo ambientes de trabalho seguros, acolhedores e que oferecem oportunidades de crescimento profissional, ao mesmo tempo que prioriza o bem-estar dos colaboradores e a inclusão social.
Prefere ouvir? É só dar o play!

Embora muitas empresas ainda estejam tentando acompanhar as inovações tecnológicas impulsionadas pela indústria 4.0, uma nova revolução industrial já está em curso: a chamada indústria 5.0.

Se o foco anterior estava na automação, digitalização e interconexão de máquinas e sistemas, essa nova era busca reintroduzir a presença humana de forma colaborativa e complementar aos processos automatizados.

Você é um profissional que se interessa por tecnologia e inovação? Então siga em frente para descobrir o que caracteriza a indústria 5.0 e, principalmente, como ela deve moldar o futuro do trabalho!

O que é a indústria 5.0?

A indústria 5.0, ou quinta revolução industrial, marca mais um processo intenso de mudanças na maneira de produzir e nas tecnologias utilizadas neste setor.  

Considerada a evolução da Indústria 4.0, ela enfatiza a colaboração entre humanos e máquinas no ambiente industrial, destacando o papel central das pessoas para o sucesso dos negócios.

Afinal, embora a automação e a robótica sejam essenciais para aumentar a eficiência e a produtividade, a indústria 5.0 reconhece que há certas tarefas que devem ser lideradas pelos seres humanos.

Esse é o caso, por exemplo, das atividades que demandam criatividade e a habilidade de tomar decisões complexas.

Histórico das revoluções industriais até a 5.0

Falar sobre a indústria 5.0 sem mencionar as outras revoluções industriais é contar somente uma parte da história.

Para proporcionar um entendimento mais amplo sobre esse assunto, preparamos um breve resumo sobre o que foram as revoluções anteriores:

  • Revolução Industrial (1760 – 1840): foi marcada pela transição da produção manual para a produção mecanizada, principalmente nas indústrias têxtil e de manufatura.
  • Segundo Revolução Industrial (1850-1945): foi caracterizada pela introdução da eletricidade e, também, pela produção em massa.
  • Terceira Revolução Industrial (1950): também conhecida como Revolução Digital, foi marcada pelo surgimento da eletrônica, da computação e da automação.
  • Quarta Revolução Industrial (2010): é impulsionada pela digitalização da manufatura, incluindo a adoção de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), computação em nuvem, big data, entre outras inovações.

Como executar uma avaliação de desempenho na indústria

 

Características fundamentais da indústria 5.0

Agora que já vimos os grandes marcos que nos trouxeram até aqui, chegou o momento de nos aprofundarmos de vez na indústria 5.0.

Basicamente, a quinta revolução industrial é fundamentada em três pilares centrais: pessoas, sustentabilidade e resiliência.

 A seguir, vamos trazer mais detalhes sobre cada um deles:

Pessoas

Além de além favorecer a implementação das novas tecnologias, dando continuidade às mudanças iniciadas pela indústria 4.0, a indústria 5.0 reconhece que as pessoas são o recurso mais valioso para o sucesso das operações industriais.

Aqui, a colaboração entre humanos e máquinas é incentivada. A ideia é que as tecnologias sejam colocadas a serviço do ser humano, a fim de favorecer a tomada de decisões mais estratégicas, a resolução de problemas complexos e a inovação.

O foco nas pessoas também reverbera na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e acolhedores, onde os trabalhadores são valorizados, respeitados e têm oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Sustentabilidade

A adoção de práticas industriais ambientalmente responsáveis ​​ também ganha força na indústria 5.0, sendo especialmente impulsionada pelo Acordo de Paris e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O desenvolvimento da produção por meio de sistemas baseados em energias renováveis, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e limitar o aquecimento global, é um dos pontos que se destacam.

Além disso, a Indústria 5.0 também promove a criação de produtos e serviços sustentáveis, que atendem às necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.

Resiliência

A resiliência na Indústria 5.0 se refere, basicamente, à capacidade das empresas de se adaptarem e se recuperarem rapidamente diante dos desafios.

Esse pilar envolve a implementação de tecnologias e práticas que tornem as operações industriais mais flexíveis, ágeis e capazes de lidar com mudanças repentinas nas demandas do mercado.

Qual a diferença entre indústria 4.0 e indústria 5.0?

Como já mencionamos, a indústria 5.0 é uma continuidade da indústria 4.0. Ela busca trazer, acima de tudo, um uso mais adequado e humano das inovações tecnológicas desenvolvidas na última década.

Enquanto a indústria 4.0 visa o ganho de eficiência e na otimização dos processos industriais por meio da aplicação de tecnologias, a indústria 5.0 defende que humanos e máquinas devem trabalhar em sinergia.

Outra diferença significativa é que a indústria 4.0 tem como principal foco os acionistas.Já a indústria 5.0 amplia sua atenção para todas as partes interessadas das empresas, incluindo os colaboradores, buscando criar valor para além dos resultados financeiros.

Além disso, os pilares que sustentam a indústria 5.0 também sugerem que este setor caminhará, cada vez mais, para a ética social.

 

Impacto da indústria 5.0 na economia e sociedade

Toda revolução industrial tem um impacto profundo na sociedade, na economia e na forma como vivemos e trabalhamos.

Embora seja muito cedo para saber os impactos da indústria 5.0, há algumas previsões sobre como as transformações impulsionadas por ela se desdobrarão nos próximos anos.

Confira alguns cenários possíveis:

  • Melhoria das competências e requalificação dos trabalhadores, principalmente no que se refere ao uso de tecnologias disruptivas;
  • Desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios;
  • Priorização do bem-estar dos colaboradores, o que pode levar a ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e estimulantes;
  • Transição para uma economia circular e redução do impacto ambiental;
  • Aumento dos investimentos em inovação;
  • Processos industriais mais rápidos e dinâmicos;
  • Rápida capacidade de adaptação frente às mudanças de mercado;
  • Migração da produção em massa para a produção personalizada, a fim de atender as necessidades específicas de cada cliente;
  • Transparência dos processos produtivos.

 

Considerações finais

Como vimos até aqui, a Indústria 5.0 propõe uma integração mais estreita entre humanos e máquinas, reconhecendo o valor único que cada um deles traz para o ambiente de trabalho.

Ao contrário das revoluções industriais anteriores, que muitas vezes foram associadas à substituição massiva de postos de emprego pela automação, a Indústria 5.0 aponta para um futuro no qual os trabalhadores devem assumir o protagonismo e desempenhar papéis essenciais em parceria com as tecnologias avançadas.

Essa união de forças não apenas promete aumentar a eficiência e a produtividade na indústria, mas também tem o potencial de melhorar as condições de trabalho, promover a inovação e impulsionar a criação de empregos qualificados.

Não há dúvidas de que ainda há um longo caminho pela frente. Mas, desde já, as empresas têm a oportunidade de repensar os modelos tradicionais de produção e criar ambientes cada vez mais flexíveis, adaptáveis e humanizados.

Se você gostou deste conteúdo, preencha o formulário abaixo e assine a newsletter da Feedz. Fazendo isso, nossos próximos posts chegarão até a sua caixa de e-mail em primeira mão! 

Leia também

Veja o que estão comentando

Uma resposta

  1. Toda revolução industrial tem um impacto profundo na sociedade, na economia e na forma como vivemos e trabalhamos.
    Embora seja muito cedo para saber os impactos da indústria 5.0, há algumas previsões sobre como as transformações impulsionadas por ela se desdobrarão nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!