Quem é do setor de RH precisa saber o que é inbound recruiting. Se você ainda não sabe ou não entende bem como funciona, então precisa ler esse texto até o final.
Afinal, muitas vezes, o profissional de RH também faz parte do processo de recrutamento e seleção dos candidatos para preencher o quadro de funcionários da empresa. Portanto, saiba mais sobre esse recurso de recrutamento, logo abaixo!
O que é inbound recruiting?
O inbound recruiting é uma metodologia de recrutamento de profissionais derivada de uma estratégia do Inbound Marketing.
O Inbound Marketing, “Marketing de Atração”, possui o objetivo de atrair e fidelizar clientes através de estratégias que despertam o interesse do consumidor sobre a empresa ou produto.
Em outras palavras, o Inbound Marketing faz com que o cliente chegue até a empresa, de maneira espontânea, sem a necessidade da empresa ir atrás dele.
Portanto, o inbound recruiting também tem esse mesmo objetivo: atrair candidatos para as vagas da empresa, sem a necessidade do RH entrar em contato com ele.
Porém, essa estratégia precisa ser criada com alto poder de direcionamento e segmentação para atrair o perfil perfeito para a vaga.
Sendo assim, o conteúdo desse tipo de vaga precisa ter alto poder de engajamento e fortalecimento da marca empregadora. Saiba mais a seguir!
Qual é a diferença entre inbound recruiting e outbound recruiting?
Para deixar mais claro o que significa inbound recruiting, nós podemos mostrar a diferença com o outbound recruiting de forma resumida. Veja:
- Inbound Recruiting: tem o objetivo de chamar a atenção dos profissionais de maneira espontânea, sem a necessidade do RH ir atrás deles.
- Outbound Recruiting: esse método busca os candidatos para convidá-los para um processo seletivo.
Por que o recrutamento está relacionado ao marketing?
Muitos profissionais de RH não sabem que o seu setor pode ter uma ótima relação com o departamento ao lado, o Marketing da empresa.
Porém, é preciso entender que a área de Recursos Humanos está relacionada com o setor do Marketing.
Isso porque no universo do Marketing, as estratégias são criadas para impactar na decisão de compra do consumidor.
Enquanto o mundo do RH cria ações para selecionar os profissionais ideias para as vagas e retê-los na empresa.
A ajuda do marketing no RH pode aparecer de várias maneiras, como a melhora da comunicação das vagas da empresa, a criação de experiências aos funcionários para melhorar o engajamento com a instituição, na construção da marca empregadora para se tornar mais consolidada, entre outras ações.
Quais os benefícios do inbound recruiting?
Se você está se interessando pelo inbound recruiting, mas ainda não sabe quais os benefícios que essa metodologia de recrutamento pode trazer para você, então confira algumas vantagens do recrutamento de atração, a seguir:
Reduz custos com recrutamento e seleção
Essa estratégia ajuda a reduzir os altos investimentos que uma contratação pode trazer para a empresa.
Isso porque essa metodologia atrai os profissionais ideias para a vaga, tornando a seleção mais eficaz, além de demandar menos gastos com contratações e treinamentos.
Otimiza o tempo do processo seletivo
Sabemos que o tempo dos profissionais de RH é valioso, portanto, implementar esse tipo de processo seletivo na empresa pode otimizar mais as horas trabalhadas dos colaboradores desse setor.
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Além disso, o inbound recruiting também otimiza o tempo dos candidatos selecionados por esse método porque eles chegam mais educados e preparados para a vaga.
Melhora a imagem da empresa
Essa metodologia de recrutamento e seleção ajuda a melhorar a reputação da empresa porque garante uma primeira impressão positiva, capaz de atrair e conquistar o público-alvo.
Sendo assim, na medida que aumenta a divulgação da empresa, a marca empregadora se fortalece mais e se destaca no mercado de trabalho.
Atrai talentos e diminui a taxa de turnover
Como esse tipo de recrutamento atrai os melhores perfis para a vaga, as chances de acertar na contratação são grandes.
Assim como o recrutamento de atração pode ajudar a diminuir a taxa de turnover, já que os colaboradores em potencial já conhecem a vaga e a marca empregadora.
Como funcionam as etapas do inbound recruiting?
Se você se interessou pelo inbound recruiting, então precisa entender como funcionam as etapas dessa metodologia. Veja:
1. Atração
A atração é o momento que a empresa aparece para os profissionais, então é preciso causar uma boa impressão, deixar uma imagem clara e uma linguagem fiel ao posicionamento da empresa.
Nesse primeiro momento, o RH precisa divulgar o perfil, a cultura organizacional e as ideias da empresa na internet.
2. Conversão
A segunda etapa é a conversão dos potenciais candidatos que se sentiram atraídos, se identificaram e consideraram trabalhar para a sua empresa.
Nesse momento, o RH precisa conseguir manter a atenção e o desejo dos interessados em trabalhar na empresa através de estratégias de Employer Branding.
3. Fechamento
Depois de atrair e manter os profissionais engajados com a marca, agora é hora de transformá-los em colaboradores da empresa.
O RH precisa oferecer uma boa experiência aos candidatos interessados desde o início dos processos seletivos até o feedback, a fim de tornar os profissionais promotores espontâneos da marca.
4. Encantamento
Os profissionais selecionados e não aprovados pela metodologia do inbound recruiting precisam ter passado por uma experiência positiva durante o processo seletivo.
Isso porque o recrutamento de atração precisa transformar todos os candidatos atraídos pela empresa em promotores da marca.
Então é preciso medir o nível de satisfação dos candidatos em relação ao processo seletivo, mesmo que o resultado seja negativo.
Como fazer o inbound recruiting na prática?
Agora que você entendeu o que é inbound recruiting, seus benefícios e as etapas dessa metodologia, saiba o que fazer na prática. Confira:
Atraia os candidatos
Crie conteúdos atraentes na página do “Trabalhe Conosco”, páginas de sites de vagas, em seu blog, em posts das redes sociais e no site da empresa.
Você pode explorar assuntos, como plano de carreira, cases de sucesso com profissionais, falar sobre os programas de treinamentos, mostrar fotos e vídeos do dia a dia da empresa e muito mais.
Mantenha os profissionais atraídos
Para manter os profissionais interessados é preciso utilizar as estratégias de Employer Branding, como divulgar os diferenciais da empresa, mostrar a colaboração da comunicação interna dos funcionários ao sugerir ideias, propor inovações e fazer críticas construtivas, por exemplo.
Além de divulgar as ações voltadas para o bem-estar dos funcionários e a colaboração para um ambiente de trabalho mais saudável.
Transforme os profissionais interessados em funcionários
Com essa estratégia em prática, o RH precisa manter um bom relacionamento e comunicação durante todo o processo seletivo.
Nessa etapa, o setor de Recursos Humanos precisa escolher quais são as etapas e as plataformas que serão utilizadas para otimizar a contratação, além de dar feedback a todos os participantes.
Avalie as experiências dos candidatos
Uma forma de avaliar o processo realizado pelo inbound recruiting é a aplicação de pesquisas de satisfação para os profissionais selecionados e aqueles que foram reprovados no processo seletivo.
Essa é uma ótima forma de saber o que pode ser melhorado no processo de seleção, demonstrar preocupação e respeito pelos candidatos, além de oferecer uma experiência positiva aos profissionais.
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