Recrutar bons talentos nunca é uma tarefa fácil, mas essa missão se torna ainda mais complexa quando se trata de preencher posições estratégicas. Nessas horas, contar com um olhar especializado faz toda a diferença e é justamente aí que a figura do headhunter entra em cena.
Segundo a pesquisa “Escassez de Talentos 2023”, do ManpowerGroup, 4 em cada 5 empregadores em todo o mundo já relatam dificuldade para encontrar os talentos de que precisam – e quanto mais específicas são as habilidades demandadas para o preenchimento da vaga, mais difícil isso se torna.
Por ser uma resposta diante deste contexto, o headhunter figura hoje entre as profissões em alta no setor de RH. Dito isso, te convidamos a conhecer mais sobre o papel dele nos processos de Recrutamento e Seleção (R&S).
Vem com a gente! 😀
O que é um headhunter?
Traduzindo para o português literal, headhunter significa “caçador de cabeças”. Mas, na prática, o significado deste termo é bem mais amplo: ele se refere a profissionais especializados em atrair, identificar e selecionar talentos de alto nível.
Em geral, os headhunters são profissionais de RH experientes e com uma boa rede de contatos, capazes de identificar talentos promissores e convencê-los a considerar novas oportunidades de emprego, geralmente em cargos de liderança e especialistas.
Além disso, esses profissionais têm um conhecimento profundo sobre o mercado de trabalho e sobre as tendências e desafios da indústria em que atuam.
👉 Como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero
👉 Qual a melhor plataforma de recrutamento e seleção?
Quem pode ser headhunter?
Para ser um headhunter bem sucedido, é importante ter uma sólida experiência em R&S, bem como sobre o mercado de trabalho.
Por isso, geralmente essa posição é ocupada por profissionais graduados em áreas relacionadas a Recursos Humanos, Administração de Empresas e Psicologia, e que possuam habilidades de comunicação, negociação, análise crítica e capacidade de networking.
Vale ressaltar que, embora não exista uma formação acadêmica específica para se tornar um headhunter, atualmente já é possível encontrar alguns cursos exclusivamente voltados para a profissão.
O papel do headhunter no recrutamento e seleção
Para identificar e atrair talentos que estejam aptos para ocuparem posições executivas, de alta gerência ou altamente especializadas, o headhunter desempenha um papel diferenciado em relação aos demais profissionais de R&S.
A principal diferença é que, nos processos tradicionais de recrutamento e seleção, a busca por candidatos geralmente acontece de forma passiva: a empresa divulga a vaga e, a partir disso, os profissionais interessados se candidatam para participar do processo seletivo.
Já no headhunting, a lógica é bem diferente. Por se tratar de profissionais que muitas vezes já estão bem posicionados no mercado de trabalho, o headhunter precisa atuar de forma ativa para conseguir recrutá-los.
Isso significa identificar e contatar potenciais candidatos (que não necessariamente estão em busca de um novo emprego), bem como realizar um mapeamento de mercado para entender a melhor forma de atrair esses profissionais para a organização.
Também é função do headhunter avaliar as habilidades e experiências dos talentos em questão, verificar referências e recomendações, e apresentar os candidatos mais adequados para a empresa que está com a vaga em aberto.
Vantagens de contratar um headhunter
Em um contexto marcado pela escassez de talentos, a competição por colaboradores com boas skills se torna cada vez mais acirrada. Porém, as empresas que optam por contratar os serviços de um headhunter tendem a se destacar nesta empreitada.
Quer saber quais são as principais vantagens de contar com a ajuda de um recrutador especializado? Então dê só uma olhada:
- Mais agilidade e assertividade no fechamento de vagas voltadas para líderes e especialistas;
- Economia de tempo e recursos, tendo em vista que o headhunter é expert em encontrar os melhores candidatos em um curto espaço de tempo;
- Maior eficiência no R&S, já que esse profissional domina os melhores processos e ferramentas para buscar e avaliar candidatos;
- Confidencialidade no processo de seleção, fator importantíssimo para empresas que desejam preencher posições de alto nível ou que estão passando por reestruturação interna.
Qual o valor de um headhunter para a empresa?
Enquanto os recrutadores tradicionais trabalham internamente nas empresas, geralmente os headhunters são contratados por intermédio de consultorias especializadas neste serviço. Por isso, às vezes é mais difícil mensurar o valor desse profissional.
A verdade é que o retorno que o headhunter traz pode ser medido por diversos fatores, tais como a qualidade dos candidatos recrutados, o tempo e os recursos economizados, a eficiência do processo de R&S, a redução de custos em diversas frentes e o aumento da produtividade e da lucratividade.
Vale lembrar que o foco do headhunter é preencher posições que têm um grande peso nas estratégias de uma organização e inclusive no engajamento dos demais colaboradores. Logo, ser bem sucedido nessa missão traz muitos ganhos para o negócio.
Qual o salário de um headhunter?
Outra dúvida que costuma surgir com frequência é sobre a faixa salarial do headhunter. Então vamos esclarecê-la!
Em suma, o salário de um headhunter pode variar bastante. Afinal, ela depende de fatores como a experiência e a especialização do profissional, o porte da empresa em que ele trabalhará e até mesmo a localização geográfica da mesma.
Mas apenas para dar uma estimativa, os dados mais recentes do Glassdoor apontam que a média salarial do headhunter no Brasil é de R$ 5.050 (Maio de 2023).
Dicas para trabalhar com headhunters
Se após ler as informações acima, você chegou à conclusão de que a sua empresa precisa de uma mãozinha extra no preenchimento de vagas estratégicas, temos algumas dicas que podem ajudá-la a contratar e se relacionar de forma eficiente com os headhunters.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que esse profissional não substitui o papel do RH. Para o alcance de bons resultados, é fundamental que o trabalho aconteça de forma conjunta, principalmente na hora de definir o perfil da vaga.
Além de manter um relacionamento respeitoso e cordial com o headhunter, o time interno de RH deve se comunicar regularmente com esse profissional, estando inclusive disponível para responder a perguntas ou fornecer informações adicionais sempre que necessário.
Outro cuidado a ser tomado é pesquisar bastante sobre a reputação da consultoria focada neste tipo de serviço. Antes de assinar o contrato, certifique-se de que ela de fato possui experiência no seu ramo de atuação e utiliza as melhores ferramentas e práticas do mercado.
Funcionalidades e recursos disponíveis na plataforma da Feedz para aprimorar o recrutamento e seleção
Como você viu até aqui, contar com o apoio de headhunters traz muitas vantagens. Mas atenção: essa não é a única forma de aprimorar o R&S de bons candidatos. Utilizar as ferramentas certas também faz toda a diferença!
A plataforma de Recrutamento e Seleção da Feedz é um exemplo nesta frente, já que foi pensada para economizar o tempo do RH na hora de realizar as contratações certas e construir aquele time dos sonhos.
Por meio dela, é possível fazer a gestão de vagas e pessoas candidatas com eficácia, criar páginas de carreiras personalizadas, centralizar todas as informações do processo seletivo em um único lugar, visualizar os indicadores de forma rápida e muito mais.
Se você quer fazer parte das mais de 1200 empresas que já confiam em nossa plataforma para recrutar, gerenciar e engajar talentos, solicite uma demonstração gratuita 👇