O gestor de pessoas desempenha um papel muito importante, pois é ele que faz a gestão do bem mais valioso que as empresas possuem, os colaboradores.
Esse profissional precisa compreender as pessoas, entender o que as motiva e quando e como elas são mais produtivas. Geralmente é mais fácil falar do que fazer.
Por isso, para ajudar você a se familiarizar com o que um gestor de pessoas faz, e para ser o melhor gerente de pessoas que você pode ser, preparamos esse artigo com várias informações úteis.
O que faz um gestor de pessoas?
O gestor de pessoas pode cumprir funções diferentes, dependendo de seu setor, empresa ou foco de equipe, mas as responsabilidades de cada gestor envolve:
- Fazer a gestão de conflitos interpessoais à medida que surgem e garantir que os funcionários estejam motivados para seguir em frente assim que uma solução for encontrada.
- Liderar o treinamento de funcionários e garantir que as responsabilidades do trabalho, as expectativas e as metas de toda a empresa sejam comunicadas com clareza.
- Gerenciar prazos para que os funcionários não fiquem sobrecarregados.
- Construir a cultura da empresa e pensar em maneiras de melhorar o bem-estar no trabalho.
- Ajudar a atrair e reter os melhores talentos para a organização.
O engajamento bem-sucedido dos funcionários por meio de processos eficazes de Gestão de Pessoas resultará na melhora da motivação dos funcionários, levando a um aumento no desempenho e na produtividade.
O gerenciamento de pessoas também inclui realizar deveres formais e procedimentais, como contratar, treinar e avaliar os funcionários.
Leia também: 15 indicadores de gestão de pessoas essenciais
Por que as empresas precisam contratar um gestor de pessoas?
Os líderes empresariais precisam contratar um gerente de pessoas para reter os bons talentos e garantir o crescimento de sua organização.
Pois, a má gestão de pessoas pode diminuir a produtividade, aumentar o turnover e impedir a inovação em uma organização. Além disso, quando uma empresa não tem alguém olhando para o bem-estar dos colaboradores, os efeitos podem ser bem ruins, como:
- Baixa produtividade devido à desorganização ou má otimização de recursos;
- Erros de fluxo de trabalho devido à má comunicação;
- Funcionários e equipes mal equipados para lidar com desafios;
- Conflito não resolvido ou contínuo entre funcionários;
- Altas taxas de rotatividade de funcionários;
- Falta de desenvolvimento profissional entre os funcionários;
- Falta de conhecimento e compartilhamento de ideias dentro da organização;
Por outro lado, os efeitos potenciais de ter um gerente de pessoas incluem:
- Alta produtividade;
- Ótima comunicação;
- Funcionários aceitando desafios em seu ritmo;
- Forte colaboração e cooperação entre os membros da equipe;
- Baixas taxas de rotatividade de funcionários;
- Desenvolvimento profissional contínuo entre os funcionários;
- Uma cultura de pensamento livre e compartilhamento de ideias que ajuda a organização a inovar.
Quanto ganha um gestor de pessoas?
De acordo com o vagas.com, uma pessoa no cargo de Especialista em Gestão de Pessoas se inicia ganhando R$ 4.044,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 7.109,00. A média salarial para Especialista em Gestão de Pessoas no Brasil é de R$ 6.130,00 e a formação mais comum é de Graduação em Psicologia.
Os gerentes de pessoas são um recurso vital que vale o investimento em qualquer organização. Pois, uma empresa pode ter tecnologia de última geração e atrair os melhores talentos e ainda assim não chegar perto de seu potencial de desempenho sem o tipo de gerenciamento de que as pessoas precisam.
Com as habilidades certas de gestão de pessoas, no entanto, uma organização com poucos recursos e um modesto pool de talentos pode produzir um trabalho sólido e se desenvolver em uma empresa de sucesso.
Que habilidades um gestor de pessoas precisa desenvolver?
O profissional de gestão de pessoas precisa desenvolver algumas habilidades sociais específicas, incluindo aquelas que podem levar a uma comunicação aberta e honesta, bem como a uma melhor experiência do funcionário.
Cada uma dessas habilidades pode ajudá-lo a interagir melhor com os funcionários e executar tarefas organizacionais.
1. Comunicação
Um gerente de pessoas deve saber como se comunicar. Ele ou ela deve ser capaz de se relacionar com todos os membros da equipe, motivá-los e também ouvi-los com uma mente aberta.
Inclusive, sua capacidade de se comunicar claramente com seus colegas de trabalho pode ajudá-lo a ser um membro melhor da equipe.
A boa comunicação ajuda o gestor a resolver problemas, apresentar novas ideias e esclarecer mudanças. Eles devem estar cientes da eficácia com que transmitem sua mensagem aos membros da equipe e com que atenção os ouvem.
2. Escuta ativa
Como gerente de pessoas, não basta apenas que uma pessoa seja capaz de falar com clareza. É igualmente importante ser um bom ouvinte.
A escuta ativa é a prática de ouvir quem está falando para entender completamente sua perspectiva, pergunta ou preocupação antes de responder.
Ouvintes ativos não se distraem facilmente, mantêm contato visual e oferecem pistas verbais ou não verbais para indicar seu envolvimento e, em seguida, apresentam uma resposta apropriada.
3. Empatia
A inteligência emocional é o que ajuda um gerente a desenvolver empatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros e tentar sentir o que eles sentem.
Dessa forma, um gerente de pessoas precisa ser capaz de se relacionar com todos os funcionários e olhar para as situações de sua perspectiva. Isso envolve abandonar seu pensamento tendencioso e saber exatamente o que a outra pessoa quer dizer.
4. Confiança
Para se tornar um bom gerente de pessoas, uma pessoa deve ser capaz de conquistar a confiança de todos os membros da equipe.
Confiar significa acreditar que você pode contar com as habilidades, assistência ou conselho de alguém quando você mais precisa.
Ao mesmo tempo, ele deve ser capaz de confiar nas habilidades dos funcionários e acreditar em seu potencial para atingir grandes objetivos. Isso ajuda a delegar certas tarefas e não fazer microgerenciamento.
5. Flexibilidade
Saber quando ser flexível e quando direcionar os funcionários com mais firmeza é um aspecto importante da gestão de pessoas eficaz.
Isso pode ser demonstrado na forma de opções de trabalho remoto ou horários flexíveis.
Esse profissional entende as diferentes formas de realizar as tarefas e de que forma seus colaboradores terão o máximo de conforto e, ao mesmo tempo, maior eficiência e produtividade.
5 lições e gestores que você precisa conhecer
Você provavelmente já quis conversar com grandes empreendedores para extrair um pouco de conhecimento, não é mesmo? Muitos gestores adquiriram técnicas exemplares e tornaram-se referência mundial em gestão, entrega de resultados e lições de sobrevivência.
Agora, trouxemos 5 gestores para você se debruçar e refletir sobre suas estratégias.
Ed Catmull
Toy Story, Procurando Nemo, Os Incríveis certamente foram sucesso de bilheteria ao redor do mundo entre públicos de diferente faixas etárias, mas por trás dessas animações existe um segredo escondido: Ed Catmull, cofundador e presidente da Pixar Animation.
Conhecido por sua brilhante mente criativa, hoje Ed é referência em gestão e estrutura organizacional. Ainda jovem decidiu criar a primeira animação computadorizada e, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, tornou a Pixar uma instituição altamente lucrativa.
Considerado um guia de negócios, Criatividade S.A traz uma aula a qualquer pessoa e certamente deve entrar na sua lista de leituras.
Para se inspirar: “Acredito que os melhores gerentes reconhecem e abrem espaço para aquilo que não conhecem — não apenas porque a humildade é uma virtude, mas porque até que a pessoa adote essa atitude mental, os gerentes devem afrouxar os controles, e não apertá-los.
Eles devem aceitar riscos; e devem sempre prestar atenção e enfrentar qualquer coisa que gere medo. Além disso, os líderes bem-sucedidos aceitam a realidade de que seus modelos podem estar errados ou incompletos. Só quando admitimos não saber algo é que podemos aprender”.
Ben Horowitz
Formado em ciências da computação, o empreendedor é sócio cofundador da Andreessen Horowitz uma empresa de capital de risco. Audacioso, a trajetória de Ben é referência no Vale do Silício — região em São Francisco, Estados Unidos, que abriga startups e empresas do setor da tecnologia.
Seu livro O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas traz insights de como driblar desafios e exprime boas ideias acumuladas ao longo de sua carreira.
Para se inspirar: “As pessoas sempre me perguntam: “Qual é o segredo de um diretor executivo bem-sucedido?” Infelizmente, não existe segredo nenhum.
Porém, se há uma habilidade que distingue uma pessoa adulta de uma criança é a capacidade que o adulto tem de se concentrar e tomar a melhor decisão possível quando não existe nenhuma boa decisão a ser tomada.
É nos momentos em que temos vontade de morrer ou de nos esconder que podemos fazer a diferença como diretores executivos”.
Andy Grove
Engenheiro e empresário húngaro, Andy mudou-se para os Estados Unidos na década de 50, tornando-se influente no setor da tecnologia após assumir a presidência da Intel em 1979, onde permaneceu por 11 anos.
Faleceu em 2016, mas deixou seus ensinamentos através de livros como Only the Paranoid Survive: How to Exploit the Crisis Points That Challenge Every Company e High Output Management.
Para se inspirar: “Sua carreira é literalmente o seu negócio. Você o possui como único proprietário. Você tem um funcionário: você mesmo. Você está em concorrência com milhões de empresas similares: milhões de outros funcionários em todo o mundo.
Você precisa aceitar a propriedade de sua carreira, suas habilidades e o tempo de suas jogadas. É de sua responsabilidade proteger seus negócios pessoais contra danos e posicioná-los para se beneficiar das mudanças no ambiente. Ninguém mais pode fazer isso por você”.
David Cancel
Fundador e CEO da Drift, David é responsável por criar diversos softwares de sucesso para empresas como o HubSpot e a Performable. Costuma dar palestras sobre empreendedorismo em grandes universidades como o MIT, Bentley e Harvard.
Seu livro HYPERGROWTH: How the Customer-Driven Model Is Revolutionizing the Way Businesses Build Products, Teams, & Brands aborda questões de comunicação e gerenciamento consideradas a chave para o sucesso do seu negócio.
Para se inspirar: “Lembre-se: a marca da sua empresa não é seu logotipo, mascote ou declaração de missão. Em vez disso, sua marca é um reflexo das experiências que as pessoas têm com sua empresa. E cada interação contribui para a percepção da sua marca”.
Reid Hoffman
Co-fundador do LinkedIn, rede social focada em relações profissionais, Reid Hoffman é mentor da Endeavor Global. Apesar de ser conhecido por sua liderança em períodos de crise, o empreendedor possui uma boa relação com organizações sociais, sendo que já investiu US$ 1,5 bilhão em investimentos de impacto social.
Seu livro mais famoso, BLITZSCALING: O Caminho Vertiginoso para Construir Negócios Extremamente Valiosos, aborda as melhores práticas para alavancar e consolidar empresas, sendo considerado por muitos como manual para tornar negócios relevantes.
Para se inspirar: “Em momentos de crise, o único jeito de criarmos um futuro é por meio do empreendedorismo. É preciso olhar o copo cheio. Somos formados por diferentes culturas, esportes, linguagens, mas existe algo único que nos une: somos todos empreendedores.”
Conclusão
Em resumo, o gestor de pessoas tem a “simples” tarefa de gerenciar pessoas e garantir que elas tenham o que precisam para fazer seu trabalho.
No entanto, sabemos que a gestão de pessoas é muito mais do que isso: é o combustível que impulsiona a produtividade, o engajamento e a inovação, e pode fazer uma empresa prosperar ou falir.
Uma boa gestão de pessoas depende de uma forte cultura de feedback e confiar nas pessoas para fazer um ótimo trabalho.
A liderança virtual é difícil, mas não impossível. Os gerentes de pessoas precisam se esforçar para fazer tudo o que puderem para apoiar seus funcionários.
Boa sorte e lembre-se:
- Seja humano;
- Se comunique de forma clara;
- Seja a melhor pessoa que você pode ser;
- Escute as pessoas;
- Confie na habilidade dos colaboradores;
- Seja justo, flexível, honesto, transparente e ético.