A gestão empresarial é o alicerce de qualquer negócio. Quando bem estruturada, fornece a base para que a organização consiga manter-se competitiva, mesmo em momentos de incertezas externas.
Além disso, é a gestão empresarial que guia a empresa a alcançar seus resultados. Por essa e outras razões, para os CEOs, compreender e aplicar os princípios de uma gestão eficaz é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira do negócio.
Neste artigo, explicamos para você o que é, quais são os 3 tipos de gestão empresarial, como ela funciona, as ferramentas que podem ajudar e muito mais.
O que é gestão empresarial?
A gestão empresarial é o conjunto de práticas, métodos e ferramentas adotados para levar a empresa a atingir seus resultados. Trata-se ainda de uma estratégia cujo objetivo é conduzir a organização a processos mais eficientes.
Fazendo uma analogia com o corpo humano, podemos dizer que ela seria o cérebro. Isso porque, graças a uma boa gestão empresarial, o CEO e outros executivos são conduzidos a tomarem melhores decisões (e como consequência, a atingirem metas).
Na prática, ela responde questões como:
- O que pretendemos alcançar?
- Como vamos alcançar esse objetivo?
- Quais ações devemos tomar para atingir esses resultados?
Por que é importante fazer uma boa gestão empresarial?
A gestão empresarial está diretamente ligada ao planejamento estratégico, o qual serve como uma bússola para CEOs, RH e demais áreas.
Desse modo, ela é importante para garantir que o que foi definido no plano estratégico seja cumprido. Em outras palavras, com uma gestão empresarial robusta, as áreas da empresa são alinhadas para que os objetivos acordados sejam atingidos.
Portanto, podemos dizer que a importância da gestão empresarial reside em sua capacidade de:
- Alinhar toda a organização em torno de objetivos comuns;
- Promover uma comunicação eficaz entre as áreas e garantir que todos os esforços sejam direcionados para o crescimento e sucesso organizacional;
- Ter uma operação mais coesa, colaboradores mais motivados e, consequentemente, uma maior competitividade no mercado.
Quais são os 3 tipos de gestão empresarial?
Gestão por resultados, gestão por processos e gestão participativa são os 3 tipos de gestão empresarial. Entenda sobre cada um deles a seguir:
1. Gestão por resultados
Em inglês, este tipo de gestão é conhecido por Management by Objectives (MBO – gestão por objetivos) ou Management by Results (MBR – gestão por resultados).
Assim, ela foca no atingimento de metas específicas e mensuráveis. Empresas que adotam a gestão por resultados utilizam indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar a performance (como lucro, receita e crescimento de mercado).
Uma vantagem deste tipo de gestão é facilitar o alinhamento dos objetivos individuais com os objetivos estratégicos da empresa.
👉Objetivos e metas: o que são, como definir e importância
2. Gestão por processos
Cultura de inovação é o que resume a gestão por processos. O motivo é que, nesta abordagem, o foco é na eficiência e na melhoria contínua dos processos internos da empresa.
Para isso, os gestores mapeiam e analisam fluxos de trabalho a fim de identificar gargalos e ineficiências, implementando melhorias para otimizar as operações.
Destacamos que para implementar essas melhorias, é necessário haver monitoramento constante dos processos e análises baseadas em feedback e dados.
Normalmente, organizações que precisam padronizar suas operações para melhorar seus produtos ou serviços podem ter vantagens com a gestão empresarial por processo.
Esse tipo de gestão pode ser também a escolha de empresas que desejam manter altos padrões de qualidade e reduzir custos operacionais.
3. Gestão participativa
A abordagem participativa é também chamada de gestão horizontal. Neste modelo, os colaboradores têm voz nas tomadas de decisão da empresa e são incentivados a compartilhar suas ideias, feedbacks e preocupações.
Em outras palavras, a gestão colaborativa incentiva a participação ativa do quadro de talentos. Nesse caso, os líderes atuam como mediadores e para guiar seus liderados em direção aos objetivos comuns, promovendo um ambiente de colaboração.
Como funciona a gestão empresarial na prática?
Para colocar em prática a gestão empresarial, existem alguns passos que podem ser seguidos. Dê uma olhada para entender:
Tudo começa pelo planejamento
É nesta primeira etapa que são definidas as metas e objetivos de longo prazo. É importante que o planejamento seja levado a sério, pois é a partir dele que são definidos as ações a serem tomadas, quais recursos serão alocados, entre outros.
Defina os indicadores de desempenho
Com as metas e objetivos definidos, é necessário estabelecer os indicadores usados para monitorar o progresso dos colaboradores. Eles fornecem uma base quantitativa para avaliar a eficácia das estratégias implementadas e a eficiência das operações.
Para CEOs e gestores, os KPIs são ferramentas indispensáveis, pois oferecem uma visão clara e objetiva do desempenho organizacional.
Importante: os indicadores precisam ser comunicados de forma clara a todos os níveis da organização. Essa transparência é essencial para promover uma cultura de responsabilidade e foco no desempenho
A partir do momento que os colaboradores compreendem como suas atividades diárias impactam os KPIs, eles são mais comprometidos com as metas gerais da empresa.
Procure pelos melhores talentos do mercado
O sucesso de qualquer empresa depende de seu capital humano. Essa é a razão pela qual, para que a gestão empresarial seja conduzida com sucesso, o RH precisa atrair e reter os talentos certos.
Visando construir uma equipe de alto desempenho é preciso desenvolver estratégias de recrutamento eficazes. Isso inclui a definição clara das competências e habilidades necessárias, realização de entrevistas estruturadas, uso de técnicas etc.
Já pensando na retenção, programas de treinamento e oportunidades de crescimento são essenciais para manter os colaboradores motivados e comprometidos com a empresa.
Além disso, uma cultura organizacional que valorize e recompense o desempenho é fundamental. Empresas com culturas fortes e positivas tendem a atrair profissionais que compartilham dos mesmos valores e objetivos.
Invista em tecnologias
Em um ambiente competitivo, para atingir resultados e melhorar as operações, é crucial contar com a tecnologia. É o caso de ferramentas de software de gestão, automação de processos e análise de dados, para citar alguns exemplos.
Para a gestão empresarial, o uso de tecnologia proporciona:
- Aumento da eficiência e produtividade
- Embasamento para tomadas de decisão
- Colaboração e equipes coesas
- Otimização de recursos
- Redução de custos
- Mais inovação e aumento na competitividade
Ferramentas que podem ajudar na sua gestão empresarial
Se de um lado a tecnologia ajuda a tornar a gestão empresarial mais robusta, de outro, existem ferramentas de gestão que não apenas contribuem para otimizar processos, mas também oferecem insights valiosos que facilitam a tomada de decisões estratégicas.
Aqui estão algumas ferramentas essenciais:
Análise SWOT
SWOT é acrônimo para (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). Em português, pode ser chamada de FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), mas a sigla em inglês é mais conhecida.
Ela proporciona uma visão clara do ambiente interno e externo da organização, permitindo que os gestores desenvolvam estratégias mais eficazes considerando:
- Forças: pontos fortes da empresa que fazem ela ser mais competitiva
- Fraquezas: pontos fracos que resultam em prejuízos
- Oportunidades: perspectivas futuras no mercado que podem ser aproveitadas
- Ameaças: riscos oferecidos pela concorrência e mercado.
Para o planejamento estratégico, o desenvolvimento de novos produtos, a avaliação de novos mercados e a viabilidade de novos projetos, a análise SWOT costuma trazer benefícios.
Matriz BCG
A Matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group (por isso tem esse nome). Ela fornece uma análise gráfica sobre o valor da empresa e dos produtos ou serviços que ela oferece.
Por meio dela, é possível categorizar as soluções da organização em quatro quadrantes, com base em sua participação de mercado e taxa de crescimento. São eles:
- Estrela: produtos com alta participação no mercado e com alta possibilidade de crescimento.
- Vaca leiteira: produtos com uma alta participação de mercado, mas que estão no limite, pois estão em um setor com baixa taxa de crescimento.
- Interrogação: produtos com baixa participação de mercado, mas cujo setor é de alto crescimento (com o investimento certo, têm potencial para serem Estrelas).
- Abacaxi: possuem baixa participação de mercado e estão em um setor com baixa taxa de crescimento.
Ao analisar a matriz BCG é possível identificar onde alocar recursos de forma mais eficaz, concentrando-se nas áreas que oferecem maior potencial de crescimento ou rentabilidade.
Business Model Canvas
Esta ferramenta possibilita ao CEO e aos gestores desenvolverem o modelo de negócios da empresa. Abrange nove blocos que cobrem aspectos como proposta de valor, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fontes de receita.
Como o Business Model Canvas é visual, facilita a compreensão das áreas de melhoria, a viabilidade de novas ideias e do modelo de negócio.
Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que tem como objetivo fornecer uma visão abrangente do desempenho da empresa. inclui quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.
O BSC é considerado útil para dar aos gestores uma estrutura para definir metas claras, medir o progresso e identificar áreas de melhoria.
Plataforma de objetivos e metas da Feedz
A Feedz oferece uma solução de gestão de objetivos e metas que integra todas as melhores práticas de gestão empresarial.
A plataforma ajuda gestores e líderes a aprovarem ou ajustarem as metas com facilidade, garantindo eficiência e colaboração com o Fluxo de Aprovação de Metas.
Além disso, facilita o alinhamento de toda a equipe com os objetivos estratégicos da empresa, e fornece uma visão clara do progresso em tempo real do progresso da equipe.
Com a Feedz, os CEOs podem ter a certeza de que todos estão trabalhando em direção aos mesmos objetivos, de forma alinhada e coesa. Não importa o modelo de gestão usado pela sua empresa, a Feedz se adapta!
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