Gestão de equipes remotas: Boas práticas e ferramentas úteis

Aprenda a arte da gestão de equipes remotas com nossas dicas valiosas, abordando comunicação eficiente, ferramentas úteis e muito mais.

Nos últimos anos, termos como home office, trabalho híbrido e anywhere office passaram a ocupar um lugar de destaque no vocabulário das organizações e na gestão de pessoas. E, juntamente com esses novos modelos, cresceu também a preocupação com a gestão de equipes remotas.

Até mesmo para líderes experientes, acompanhar, motivar e guiar os colaboradores à distância pode ser complexo e desafiador. Mas a verdade é que com as práticas e ferramentas certas, é totalmente possível alcançar resultados igualmente positivos – e até mesmo superiores – aos das equipes presenciais.

Quer saber quais práticas são essas? Então vem com a gente! 🙂

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O que é gestão de equipes remotas?

Gestão de equipes remotas é o processo de liderar um time que não está presente no mesmo espaço físico.

O que, muitas vezes, inclui colaboradores trabalhando em locais e fusos horários completamente diferentes.

Assim como acontece na gestão presencial, a gestão remota envolve responsabilidades que vão desde orientar e motivar a equipe até estimular o desenvolvimento contínuo, promover o bem-estar no trabalho e criar um ambiente inclusivo e colaborativo (com a diferença, é claro, de que tudo é feito à distância). 

Para que tudo saia bem, é preciso que o gestor possua habilidades de liderança, comunicação, colaboração, gerenciamento de projetos, etc.

Mas, por se tratar da gestão remota, também é fundamental que ele domine as ferramentas necessárias para acompanhar efetivamente a equipe onde quer que ela esteja.

👉 Remote first: o que é, benefícios e como adotar?
👉 Digital Workplace: O que é, vantagens e como adotar na prática?

 

Vantagens da gestão de equipes remotas

Quando bem conduzida, a gestão de equipes em trabalho remoto pode trazer uma série de benefícios competitivos para o negócio, além de também ser muito vantajosa para os colaboradores.

A prova mais clara disso é que 68% dos trabalhadores acreditam que são mais produtivos trabalhando remotamente, segundo dados da pesquisa “Modelos de trabalho pós-pandemia”, conduzida pela PwC e Page Group.

Mas é óbvio que não para por aí. Há muitas outras vantagens que esse novo formato de trabalho e gestão pode proporcionar, como:

  • Acesso a talentos globais: como dissemos antes, a gestão de equipe remota permite que as empresas tenham talentos trabalhando em todo o mundo. Isso, por sua vez, pode levar a um time mais diversificado e habilidoso, favorecendo a construção de equipes de alto desempenho;
  •  Flexibilidade: a gestão remota permite que os membros da equipe trabalhem em horários mais flexíveis e de locais diferentes, o que tende a aumentar a satisfação no trabalho;
  • Redução de tempo de deslocamento: ao trabalhar remotamente, os colaboradores não precisam gastar tempo viajando para o escritório, o que pode ajudá-los a encontrar o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Redução de custos: ao abraçar a gestão de equipes remotas, as empresas geralmente economizam em uma série de frentes, como aluguel de escritório, energia, entre outros.

 

Quais são os desafios do gerenciamento de equipes remotas?

Como você viu acima, a gestão de equipes remotas pode trazer muitos ganhos para as empresas. Mas, para isso, é necessário saber contornar os desafios que podem surgir ao longo da jornada.

Entre eles, os mais comuns são:

  • Comunicar-se de forma efetiva com todos os funcionários;
  • Conseguir promover a interação e a colaboração do time;
  • Identificar e resolver conflitos que possam atrapalhar a produtividade;
  • Saber escolher boas técnicas de engajamento de equipes;
  • Acompanhar o desempenho individual e coletivo;
  •  Garantir o bem-estar dos colaboradores;
  • Disseminar a cultura organizacional;
  • Escolher as ferramentas certas para tornar a gestão mais fluida.

 

Dicas para uma gestão eficiente de equipes remotas

Se você se identificou com alguns dos desafios que listamos acima, saiba que o caminho para superá-los é adotar boas práticas de gestão de equipes remotas. E é justamente sobre elas que falaremos a partir de agora.

Dê só uma olhada nessas dicas para uma liderança mais efetiva:

 

1.       Alinhe as expectativas e responsabilidades

Para que o trabalho em equipe funcione, seja ele presencial ou remoto, é fundamental que todos os membros do time saibam exatamente quais são suas responsabilidades e metas de curto e longo prazo.

Por isso, a boa gestão começa com uma orientação clara sobre esses aspectos, incluindo o esclarecimento sobre quais são as prioridades do trabalho e a qualidade esperada em cada entrega. 

Quanto menos dúvidas os colaboradores tiverem sobre suas metas e objetivos, maiores as chances de tudo ocorrer conforme o planejado.

 

2.       Adote boas práticas de comunicação

Comunicar-se regularmente com a equipe é a chave para uma gestão remota mais eficaz. Para isso, é importante adotar canais de comunicação claros e acessíveis, incluindo e-mails, mensagens instantâneas e videoconferências.

Além de estabelecer uma rotina de comunicação, que envolva reuniões de checkpoint e one-on-ones, é importante que o líder esteja disponível para responder às perguntas e preocupações da equipe e oferecer suporte quando necessário.

 

3.       Realize avaliações de desempenho periodicamente

Lembra quando dissemos que gerenciar equipes envolve acompanhar e desenvolver os colaboradores continuamente? Pois bem: uma das melhores formas de colocar isso em prática é adotando uma boa estratégia de avaliação de desempenho.

Por meio deste processo, é possível identificar lacunas entre o que é esperado pela companhia e o que os profissionais estão entregando de fato. Assim, torna-se mais fácil tomar decisões embasadas sobre o desenvolvimento e treinamento deles, bem como oferecer feedbacks realmente construtivos.

 

4.       Reconheça o trabalho dos membros da equipe

Se o seu objetivo é manter o engajamento e a motivação do time em alta, então será essencial saber reconhecer o trabalho árduo que eles estão realizando e celebrar as conquistas.

Esse reconhecimento de funcionários pode vir a partir de um simples e-mail ou mensagem de agradecimento ou, então, por meio de ações mais elaboradas, como a oferta de um bônus financeiro ou até mesmo uma viagem.

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Ferramentas de suporte à gestão de equipes remotas

Agora que você já sabe como começar a melhorar a gestão de equipes remotas da sua empresa, precisamos reforçar que o uso de boas ferramentas também é determinante para o sucesso das estratégias que listamos.

Para além das ferramentas de reuniões online e gerenciamento de projetos, que já são velhas conhecidas de algumas organizações, outra solução que tem ganhado espaço por favorecer esse processo são as plataformas de gestão de engajamento e desempenho, como a Feedz.

👉 Como a Feedz ajuda a construir um time de alta performance

Com o apoio da nossa plataforma, é possível otimizar as seguintes atividades:

  • Acompanhamento de metas e desempenho: com o uso de OKRs e KPIs, a Feedz permite que os gestores acompanhem de perto o desempenho dos colaboradores e a evolução das metas da equipe;
  • Feedback contínuo: a plataforma oferece diversas ferramentas para facilitar o processo de feedback, permitindo que os gestores e colaboradores troquem informações e avaliações de forma mais rápida e eficiente;
  • Reconhecimento e engajamento: a Feedz oferece diversas funcionalidades para incentivar o reconhecimento e o engajamento dos colaboradores, como o reconhecimento público, a gamificação e os programas de incentivo;
  • Avaliação de desempenho: também oferecemos uma ferramenta completa de avaliação de desempenho, permitindo que os gestores realizem avaliações periódicas dos colaboradores e identifiquem oportunidades de desenvolvimento.

 

Todas essas funcionalidades podem ser usadas tanto para equipes remotas quanto para equipes presenciais, tornando a Feedz uma ferramenta completa e versátil para a gestão de pessoas em qualquer ambiente de trabalho. Acesse o nosso site, solicite uma demonstração gratuita e saiba mais!

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13 Perguntas frequentes (FAQ)

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre gestão de equipes remotas:

 

1. Como adaptar as práticas de gestão para um cenário de gestão à distância?

As empresas de tecnologia já nascem, na maior parte das vezes, digitais e orientadas a dados. Essa é uma vantagem, uma vez que todos já estão acostumados a trabalhar com softwares e métricas. 

Dessa forma, para que os gestores possam ter um overview do que está sendo feito, do que está parado, de como as pessoas estão dividindo seu tempo, quem está sobrecarregado, entre outros, o ideal é ter uma plataforma de gestão de tarefas como aliada.

Se as tabelas e conversas funcionavam bem no escritório, agora é hora de organizar tudo em um software de gestão para poder acompanhar a evolução do trabalho, sem para isso demandar muito tempo do gestor e do colaborador.

 

2. Como aplicar gestão ágil em um cenário de gestão remota?

Aqui, softwares também serão os melhores amigos dos gestores de empresas de tecnologia.

Hoje existem plataformas que ajudam na criação e monitoramento de OKRs, por exemplo, que podem ser operadas remotamente e permitem que todos tenham acesso aos objetivos e resultados-chave do setor e da empresa como um todo.

Manter reuniões rápidas de sprints e one on one é essencial também, assim, mesmo a distância os gestores conseguem incentivar testes, analisar resultados e implementar ações para evolução da qualidade do trabalho em si e da experiência do próprio colaborador.

O pior que pode acontecer nesse cenário é o gestor ficar “no escuro”, por isso todas as ações que o ajude a acompanhar o time, como se estivessem no mesmo ambiente, são bem-vindas.

 

3. Como posso garantir que minha equipe remota esteja trabalhando efetivamente?

Para garantir que sua equipe remota esteja trabalhando efetivamente, siga estas dicas:

  • Estabeleça metas e expectativas claras: Comunique-se de forma clara e objetiva sobre o que se espera de cada membro da equipe em termos de metas e prazos.
  • Utilize ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas: Ferramentas como Trello e Monday ajudam a manter a equipe organizada e focada nas tarefas que precisam ser concluídas.
  • Mantenha uma comunicação regular e aberta: Faça reuniões regulares para discutir o progresso do projeto e abordar quaisquer preocupações ou desafios que possam surgir.
  • Monitore o desempenho e dê feedback: Avalie o desempenho dos membros da equipe e forneça feedback construtivo para ajudá-los a crescer e melhorar.

 

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4. Como manter o time unido remotamente?

Incentivar reuniões de time e permitir que alguns minutos sejam destinados a conversas banais ajuda a aproximar as pessoas.

Além disso, usar ferramentas de comunicação corporativa também faz com que os colaboradores estejam sempre em contato. Para inspirar um espírito de time é importante dar desafios conjuntos, incentivar a troca de feedbacks e de experiências entre a equipe.

 

5. Como a gestão remota pode incentivar o aperfeiçoamento dos colaboradores?

Esse quesito pode se unir ao anterior. Para estimular a troca e o desenvolvimento profissional, por exemplo, é possível pedir para que colaboradores deem workshops para seus colegas sobre um assunto que dominam.

Assim, se abre o caminho para a colaboração e para o aperfeiçoamento. Tentar destinar verbas para cursos online e sempre compartilhar com o time materiais educativos sobre o setor que atua são formas de incentivar o aperfeiçoamento mesmo estando cada um em sua casa. 

 

6. Como manter o engajamento fazendo a gestão de equipes remotas?

Esse é um dos maiores desafios dos gestores nesse momento, mas a conversa e a transparência são as chaves para superá-lo. Manter trocas constantes e individuais faz com que o gestor entenda os desafios que cada um está passando e os ajude contorná-los.

Além disso, nesses momentos os gestores podem valorizar as ações dos profissionais a fim deles se sentirem motivados. Sempre que possível, fale como está a saúde do negócio, isso é importante para dar tranquilidade aos colaboradores e fazê-los enxergar o impacto do seu trabalho no todo.

 

7. Como fazer alinhamentos técnicos com as equipes remotas?

Existem diferentes plataformas de chamadas de vídeo que podem facilitar nesse caso. O importante é fazer feedback contínuo, que só quem realmente é impactado pelo assunto tratado esteja presente e compartilhar a tela para que todos possam estar na mesma página durante a conversa.

Pedir interações ou permanecer com a câmera ligada também ajuda a mostrar o engajamento do líder na reunião, o que incentiva os profissionais.

 

8. Como metrificar o desempenho das pessoas na gestão de equipes remotas?

Softwares de gestão já ajudam o líder a ter uma ideia das entregas do colaborador, isso somado a conversas constantes dará ao gestor uma visão sobre como cada um tem desenvolvido seu trabalho. 

Além disso, pesquisas internas podem ser feitas por meio de plataformas mesmo a distância, o que muda são os KPIs de comportamento, as entregas e o engajamento.

Em um contexto remoto é mais importante a disposição dos colaboradores em ajudar os colegas do que seu humor, por exemplo. As adaptações variam entre empresas e cargos. 

 

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9. Como facilitar a vida do colaborador que trabalha remotamente?

Nesse momento é preciso ter empatia, entender quais as peculiaridades do dia a dia de cada pessoa e tentar se adequar a elas. Aqui, tarefa cumprida é mais importante que horário e isso será uma difícil lição para as empresas aprenderem.

 

10. Como manter o colaborador motivado à distância?

Estar próximo do colaborador ajudará a manter a motivação. Em um momento de mudanças e incertezas, os profissionais precisam do seu líder próximo, entendendo os desafios e propondo soluções.

 

11. Como lidar com sinais de estresse na equipe remota?

Use conversas diretas e observações indiretas para ter conhecimento dos desafios e preocupações dos colaboradores. Inclusive, use todas as oportunidades para deixar claro aos colaboradores que você se preocupa com eles. 

👉 Como empresas podem prevenir a exaustão mental no trabalho remoto?

 

12. Como contratar e integrar novos membros da equipe remota?

É possível realizar todo o processo de contratação e integração de um novo funcionário sem conhecê-lo pessoalmente.

👉 Como identificar os verdadeiros talentos durante uma entrevista remota 
👉 Dinâmicas de grupo online para candidatos e colaboradores

 

Se você tem novos colaboradores começando trabalhar em um ambiente remoto, você precisa estabelecer uma estrutura clara:

  • Ajude seu novo colaborador se estabelecer na função; 
  • Aumente o conhecimento e a compreensão da empresa como um todo, incluindo a cultura;
  • Disponibilize recursos para que ele possa se atualizar rapidamente sobre o que está acontecendo no time.

 

Aqui na Feedz, nós estruturamos o onboarding remoto. Ou seja, sempre sabemos exatamente onde o novo contratado está no processo de integração e sabemos que ele não está só esperando que alguém lhe diga o que fazer a seguir.

 

Onboarding Remoto

 

13. Quais são os principais erros na gestão remota de equipes?

Os principais erros na gestão de equipes remotas incluem:

  • Falta de comunicação clara e consistente
  • Não definir expectativas e metas claras
  • Ignorar o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Falta de feedback e reconhecimento

 

E aí, faltou alguma coisa que não respondemos? Manda para gente!

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