Gestão de desempenho: O que é, para que serve e como melhorar?

Conheça as estratégias que compõem uma boa gestão de desempenho e aumente o engajamento e a produtividade da sua empresa!

A gestão de desempenho é um processo que promove o alinhamento entre as metas e objetivos de uma empresa ao engajamento e produtividade de seus colaboradores.

A premissa por trás desse pensamento é simples: as pessoas são a verdadeira força que move os negócios. Ou seja, para que uma empresa consiga alcançar os resultados esperados, ela precisará mensurar e promover o desempenho dos funcionários.

Trata-se de um verdadeiro círculo virtuoso, no qual os acontecimentos bons se repetem continuamente, sendo um a causa do outro. Ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender como isso funciona! 

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O que é gestão de desempenho? 

A gestão de desempenho é um processo de gerenciamento contínuo, que tem como objetivo monitorar e avaliar o desempenho dos colaboradores, a fim de garantir que eles estejam alinhados aos objetivos e metas da organização.

Em geral, ela demanda uma série de iniciativas integradas, que vão desde alinhamentos claros e feedbacks contínuos entre os líderes e seus liderados, até a criação de planos de desenvolvimento individual (PDI) para os membros do time.

 

Por que a gestão de desempenho é importante para a empresa?

A gestão de desempenho organizacional é o caminho para que as empresas alcancem o máximo potencial delas. 

Afinal, ao oferecer uma visão mais clara da performance geral da companhia, esse processo contribui para a tomada de decisões mais estratégicas no que tange a gestão de pessoas.

Por meio de uma boa gestão de desempenho, as empresas conseguem:

  • Garantir que seus funcionários estejam alinhados aos objetivos e metas organizacionais (o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de sucesso);
  • Identificar os pontos fortes e fracos dos funcionários, o que ajuda na criação de planos de treinamento e desenvolvimento para melhorar o desempenho da equipe;
  • Ter uma visão clara sobre o desempenho dos funcionários, permitindo também a identificação das áreas que precisam ser melhoradas e a criação de planos de ação para corrigir eventuais problemas;
  • Dar aos colaboradores a oportunidade de refletir sobre suas realizações e metas futuras, além de impulsionar o desenvolvimento deles, o que aumenta a motivação e o comprometimento com a empresa;
  • Direcionar os funcionários e, consequentemente a empresa, rumo ao crescimento contínuo.

 

Resumindo: a gestão de alto desempenho é uma ferramenta fundamental para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos no tempo previsto, melhorar o desempenho dos funcionários e motivá-los a fazer parte do sucesso do negócio!

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Qual a diferença entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho?

A gestão de desempenho e a avaliação de desempenho são conceitos diretamente relacionados. Dificilmente você ouvirá falar da primeira sem que a segunda seja mencionada e, justamente por isso, elas podem gerar certa confusão.

Sendo assim, vamos esclarecer:

  • Enquanto a gestão de desempenho é um processo geral de monitoramento do desempenho dos funcionários de uma empresa, tendo como base os objetivos e metas da organização, a avaliação de desempenho é uma parte específica desse gerenciamento.

 

  • É por meio da avaliação periódica que o RH e os gestores de pessoas conseguirão coletar dados confiáveis sobre a performance do time e, a partir deles, entregar feedbacks construtivos e desenvolver planos de desenvolvimento assertivos.

Vale dizer que há diferentes tipos de avaliação de desempenho. Caso queira conhecer as principais, recomendamos a leitura do artigo: 12 tipos de avaliação de desempenho e suas características.

 

Qual o objetivo da gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é um planejamento que, como o próprio nome já diz, pretende criar um ciclo contínuo para que uma corporação possa acordar atividades, avaliar o desempenho e promover ações de melhoria, junto a cada colaborador.

Este é um processo que pode ser chamado de “cíclico”, porque ele nunca acaba.

O motivo é que organizações estão se desenvolvendo todos os dias. Estão buscando atingir novas metas de negócio e a expansão de seus mercados. E o desenvolvimento profissional de seus colaboradores deve seguir nesse mesmo ritmo.

De maneira simplificada, podemos estruturar a gestão de desempenho nas seguintes etapas:

 

Como fazer a gestão de desempenho?   

Se a gestão de desempenho organizacional tem tantas vantagens a oferecer, a essa altura você deve estar se perguntando como colocá-la em prática ou melhorá-la na sua empresa, não é mesmo?

Bom, a partir de agora, vamos explicar quais são as principais estratégias que compõem uma gestão bem sucedida nesta frente:

 

1.      Definição clara das metas e objetivos da empresa

Para que todos andem rumo à mesma direção, é importante deixar claro desde o princípio qual é o caminho que deve ser trilhado.

Sendo assim, o primeiro passo para fazer uma boa gestão de desempenho é alinhar junto aos colaboradores quais são os objetivos organizacionais e quais as metas que eles devem alcançar, individualmente ou em grupo, para contribuir positivamente com eles.

Esse é o momento ideal para o gestor deixar claro o que espera de cada funcionário e qual metodologia utilizará para acompanhar a performance dele ao longo do tempo.

👉 Como criar objetivos com a metodologia SMART para a gestão de desempenho

 

2.      Alinhamento recorrente (reuniões One-on-One)

Acompanhar o desempenho dos funcionários regularmente é importante para garantir que eles estejam trabalhando em direção aos objetivos estabelecidos, bem como sanar rapidamente qualquer dúvida ou problema que possa surgir neste contexto.

Uma das estratégias que melhor cumprem com esse propósito é a One-on-One, conversas curtas entre o líder e o liderado, que geralmente são realizadas semanalmente ou a cada 15 dias.

Além de contribuir com o desenvolvimento dos profissionais, esse tipo de reunião também é uma excelente oportunidade para estreitar os laços entre o gestor e a sua equipe.

 

3.      Avaliação de desempenho

Lembra quando dissemos que é praticamente impossível falar sobre gestão de desempenho sem citar as avaliações? Pois bem! É que elas são praticamente o coração de todo o processo.

Em geral, as avaliações de desempenho são feitas por meio da aplicação de um questionário, que contém perguntas sobre diversos aspectos do trabalho de um colaborador.

Esse questionário pode ser respondido por diferentes pessoas, a depender do tipo de avaliação escolhido pela empresa: apenas pelo líder direto (avaliação 90 graus); pelo líder e pelo próprio profissional avaliado (avaliação 180 graus); ou por todos aqueles que interagem com o colaborador no dia a dia (avaliação 360 graus).

Diversificar os tipos de avaliação pode ser bastante benéfico. Mas o mais importante é fazer deste um processo contínuo, que acontece a cada três meses ou, no máximo, seis.

 

4.      Fornecimento de feedback regular

O próximo passo da gestão de desempenho é a devolutiva que o gestor dará a cada colaborador após a avaliação.

É essa conversa clara, construtiva e transparente, mais conhecida como feedback, que permitirá que os funcionários saibam o que estão fazendo bem e o que precisa ser melhorado.

 

5.      Ações de treinamento e desenvolvimento

Após mapear os pontos fracos, a última etapa da gestão de desempenho é apoiar cada colaborador a saná-la. É a partir daqui que nascem os planos de desenvolvimento individual (PDI), bem como estratégias de treinamentos mais assertivas.

Por fim, vale lembrar que a gestão de desempenho é um processo cíclico. Ou seja, ela não termina aqui: as estratégias que mencionamos acima devem ser colocadas em prática continuamente.

 

Vantagens de um software de gestão de desempenho

Como você até agora, realizar uma boa gestão de desempenho é algo que demanda tempo e dedicação. Não por acaso, muitas empresas já contam com a ajuda da tecnologia para ganhar mais agilidade e eficácia ao longo de todo o processo.

Estamos falando sobre os softwares de gestão de desempenho, ferramentas que apoiam desde a definição e o gerenciamento de metas e objetivos, até o disparo automatizado de avaliações de performance, registro dos pontos discutidos nas reuniões individuais e o desenvolvimento rápido de PDIs.

Todas essas funcionalidades fazem parte da Feedz, a melhor plataforma de gestão de desempenho do mercado.

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