Um murmurinho aqui, uma conversa de corredor ali e uma mensagem interna trocada acolá. Dependendo do caso, o estrago está feito e a fofoca no trabalho, que parecia inocente, pode ter consequências devastadoras.
É certo que é impossível evitar que ela aconteça. No entanto, se o RH e a liderança souberem lidar com o assunto, é possível minimizar seus impactos negativos e até transformar a cultura organizacional em um ambiente mais saudável e transparente.
A seguir, entenda sobre as fofocas no ambiente de trabalho: como agir, os impactos para empresa e colaboradores e muito mais!
O que é considerado fofoca no trabalho?
Fofoca no trabalho é todo tipo de informação trocada de forma caluniosa e, muitas vezes, com uma certa pitada de maldade. O objetivo pode variar, sendo que as fofocas podem ser feitas para difamar alguém ou a empresa, causar pânico, entre outros.
No ambiente de trabalho a fofoca costuma circular de maneira informal. Muitas vezes, começa com um simples comentário, mas pode rapidamente se espalhar e ganhar proporções prejudiciais.
Aliás, você muito provavelmente já ouviu falar nos termos “rádio peão” ou “rádio corredor”, bastante conhecidos da comunicação interna. Ambos são usados para se referir ao compartilhamento de rumores ou fatos distorcidos.
Como é de se imaginar (e talvez você já tenha até experienciado isso), esse tipo de comportamento pode gerar desentendimentos, desconforto entre os colegas, e até mesmo resultar em problemas sérios, como acusações de assédio moral e difamação.
Em outras palavras, a fofoca no ambiente de trabalho pode tomar proporções maiores e afetar a imagem da empresa.
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Impactos da fofoca no ambiente de trabalho
A fofoca no ambiente de trabalho traz consequências para o clima organizacional e os colaboradores. Continue para entender:
Para o clima organizacional
O comportamento pode levar a um aumento de conflitos e um clima de desconfiança entre colegas. Para entender melhor, imagine se fosse você o objeto da fofoca. Como se sentiria?
Muito provavelmente, você iria querer saber quem foi que começou o boato e por que fez isso.
Portanto, essa incerteza gerada pelos rumores faz com que o profissional não saiba em quem confiar e isso pode comprometer a colaboração entre os membros da equipe.
Adicionalmente, um ambiente de trabalho onde prevalece a fofoca tende a ser mais hostil, reduzindo o engajamento dos funcionários e prejudicando o clima organizacional.
Não apenas isso, mas a pessoa passa também a se sentir insegura ou desmotivada. Consequentemente, há uma redução da produtividade e do engajamento.
Para os colaboradores
A propagação de rumores leva a um ambiente tóxico, no qual há desconfiança entre os colegas. Quando a pessoa é alvo da fofoca, pode desenvolver uma queda na autoestima que impacta a vida pessoal e atinge, diretamente, a motivação no trabalho.
A sensação de insegurança e o medo de ser a vítima de novos boatos podem levar o colaborador a se isolar, prejudicando sua comunicação e interação com a equipe.
A fofoca no trabalho pode ainda causar danos emocionais, como estresse, ansiedade e, em casos mais graves, depressão.
Em situações mais extremas, o desgaste emocional causado pela calúnia pode levar ao afastamento por problemas de saúde mental, como burnout.
Fofoca no trabalho pode ter consequências jurídicas?
Há quem pense que a fofoca no trabalho é inofensiva. No entanto, é importante que os colaboradores saibam que agir de forma antiética e antiprofissional pode ter consequências jurídicas.
Dependendo do caso, a fofoca pode ser vista como crimes de calúnia, difamação ou injúria, respectivamente previstos nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro:
Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
De acordo com o Código Penal:
Calúnia
Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
- Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
Difamação
Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
- Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
Injúria
Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
- Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
E o que diz a CLT sobre fofoca? Se você tem essa dúvida, saiba que o fofoqueiro pode ser até mesmo demitido por justa causa. Aqui tem um exemplo disso.
Como o RH e a liderança devem lidar com a fofoca?
Lidar com a fofoca no trabalho é evitar que ela se torne prejudicial e atinja proporções devastadoras para colaboradores e empresa.
Uma das maneiras de fazer isso é garantir uma comunicação clara e transparente. A partir do momento que os funcionários têm acesso a informações confiáveis (e atualizadas), o espaço para rumores diminui.
Para isso, tenha diferentes canais de comunicação, como e-mail, intranet, mural interno, e outros, e seja consistente. O ideal é definir uma rotina de comunicação, garantindo que as informações importantes cheguem a todos os colaboradores de maneira oficial e clara.
Também pensando em evitar especulações e reduzir a insegurança sobre as decisões da empresa, incentive os líderes a interagirem com os colaboradores e a se mostrarem à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e incertezas.
Tenha em mente que, para evitar os danos da fofoca no ambiente de trabalho, os funcionários devem se sentir à vontade para expressar suas preocupações de forma segura e confidencial.
Como RH, é sua função procurar promover uma cultura de respeito e empatia. Treinamentos sobre ética e uma comunicação voltada para conscientizar os funcionários sobre os impactos da fofoca costumam ajudar e fazer toda a diferença.
Por fim, deixe claro que a fofoca no trabalho é considerada um comportamento inadequado e sujeita a medidas disciplinares e, se for o caso, legais. Nesse sentido, considere criar diretrizes sobre ética e respeito no código de conduta da empresa.
Como a Feedz pode ajudar na gestão de conflitos no trabalho
A plataforma de gestão de pessoas da Feedz desempenha um papel fundamental na gestão de conflitos no ambiente de trabalho.
Para dar um exemplo, com a nossa ferramenta sua empresa pode rodar pesquisas de clima organizacional de forma contínua. Por meio delas é possível identificar áreas de tensão, possíveis focos de conflitos e situações de insatisfação entre os colaboradores.
Outra funcionalidade da Feedz para ajudar na gestão de conflitos é a de feedback. Algo importante a se entender, é que a troca constante de feedback é uma ótima maneira de fortalecer a confiança e melhorar o relacionamento interpessoal dentro da empresa.
A plataforma da Feedz permite a coleta de feedbacks contínuos, criando um ciclo de comunicação aberto e transparente.
Graças a isso, o seu RH e os gestores/líderes monitoram de perto a satisfação dos colaboradores, garantindo que as equipes estejam alinhadas e que eventuais desentendimentos sejam detectados e resolvidos de maneira eficaz.
Não podemos esquecer que promover um ambiente de trabalho saudável é um modo de evitar a fofoca no trabalho e os conflitos. Isso pode ser feito por meio do reconhecimento dos esforços e conquistas dos colaboradores.
E a Feedz ajuda nisso também, com a funcionalidades para o reconhecimento de desempenhos e comportamentos positivos, que incentiva o engajamento e a colaboração, como é o caso do mural de celebração.
Com ele, os colaboradores são incentivados a reconhecer os esforços e conquistas de seus colegas, o que fortalece a motivação e cria um ambiente de valorização e respeito.
Isso não só melhora o clima organizacional, mas também reduz a probabilidade de conflitos, pois os colaboradores se sentem mais integrados e reconhecidos em seus esforços.
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A plataforma da Feedz, além de contribuir para a prevenção de conflitos, também ajuda a construir uma cultura organizacional forte e saudável, onde as equipes se sentem valorizadas e ouvidas.
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