Muito provavelmente você já ouviu que colaboradores felizes resultam em produtividade, criatividade, lealdade e metas atingidas.
Inclusive, um estudo conduzido pela Robert Half aponta que 89% das empresas entrevistadas reconhecem que há uma associação entre a felicidade de seus colaboradores e os resultados da organização.
Como felicidade e produtividade refletem no desempenho, você sabe como está a performance dos seus times? Consegue dizer quais pontos precisam ser melhorados no geral e individualmente? O que pode ser mantido?
Para obter esses e (muitos) outros insights você pode utilizar a ficha de avaliação de desempenho de funcionário, uma ferramenta poderosa para o departamento de Recursos Humanos. Entenda sobre ela a seguir.
O que é uma ficha de avaliação de desempenho de funcionário?
A ficha de avaliação de desempenho de funcionário é um formulário de avaliação de desempenho. Por meio dela, o RH e os gestores medem a performance de cada colaborador da organização.
Além disso, ao analisar a avaliação é possível ter uma visão mais estruturada sobre o desenvolvimento de cada profissional.
Desse modo, fica fácil identificar o que precisa ser melhorado, como a empresa e seus líderes podem ajudar seus colaboradores a crescerem, o que pode ser feito para aumentar a satisfação no trabalho, quais pontos fortes merecem ser celebrados, e outras questões.
Observe ainda que, muito mais do que avaliar aspectos positivos e negativos dos talentos de uma empresa, a ficha de avaliação de desempenho de funcionário impulsiona feedbacks construtivos e a criação de planos de desenvolvimento individualizados.
Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta que aproxima líderes de seus liderados, abrindo espaço para o diálogo.
Benefícios de usar uma ficha de avaliação de desempenho
Adotar a ficha de avaliação é uma maneira de gestores identificarem talentos para uma possível mudança de cargo.
Do mesmo modo, ela ajuda a reconhecer os colaboradores que precisam de uma capacitação específica ou uma melhor orientação em suas atividades.
No tópico acima comentamos que o formulário de avaliação de desempenho abre espaço para o diálogo, certo?
Isso ocorre porque ele fornece insights para estabelecer uma linha de comunicação mais clara sobre as expectativas de ambos os lados e o desempenho desejado.
Assim, cada colaborador consegue entender o que a empresa espera deles, bem como se torna mais capaz de identificar os pontos que precisa melhorar.
Vale destacar que, a partir do momento que percebe que seu líder está genuinamente interessado em ajudá-lo, o funcionário mostra-se mais engajado e satisfeito com seu trabalho. O resultado é aumento na produtividade e na retenção de talentos.
É importante salientar também que a ficha é uma maneira de averiguar se os talentos estão focados nas metas certas e contribuindo para os resultados esperados.
Colocando de outra maneira, com ela a empresa é muito mais capaz de garantir que seus colaboradores estejam alinhados aos objetivos da organização.
Adicionalmente, como esse tipo de formulário fornece dados reais sobre o desempenho dos funcionários, ele tem o benefício de dar uma base sólida para tomadas de decisão em relação a promoções, aumentos salariais e recompensas.
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Como criar uma ficha de avaliação de desempenho do zero
Existem diversos modelos de ficha de avaliação de desempenho de funcionário. Por exemplo, modelo de avaliação por competências, 360 graus, autoavaliação, entre outros.
Portanto, o primeiro passo é definir qual o objetivo, ou seja, o que será avaliado. Para ficar mais claro, veja alguns critérios comuns de avaliação:
- Produtividade: capacidade do colaborador de entregar resultados de acordo com metas estabelecidas.
- Competências técnicas: domínio de habilidades e conhecimentos específicos da função.
- Colaboração: capacidade de trabalhar em equipe e manter boas relações no ambiente de trabalho.
- Inovação e criatividade: habilidade de propor soluções novas para os desafios da empresa.
- Adaptabilidade: facilidade em lidar com mudanças e novas situações.
O passo seguinte é definir uma escala de avaliação. Pode ser numérica, como de 1 a 5, ou qualitativa (excelente, bom, regular, ruim). É importante que a escala seja definida, pois ela garante que os resultados sejam comparáveis e compreensíveis.
Ao elaborar o formulário, lembre-se ainda de dar aos respondentes espaço para comentários mais detalhados, a fim de que eles possam explicar melhor o porquê de determinada resposta.
Sobre as perguntas a serem feitas, tenha em mente o objetivo da ficha de avaliação de desempenho de funcionário. Isso é essencial para que o foco seja mantido e até mesmo para que as perguntas sejam relevantes e alinhadas com o que a empresa deseja avaliar.
Uma dica é estruturar a ficha em categorias claras, como produtividade, habilidades técnicas, trabalho em equipe e adaptabilidade. Além de facilitar o preenchimento por parte do colaborador, facilita a análise dos resultados posteriormente.
Além do mais, certifique-se de que as perguntas sejam relevantes para a função que o colaborador exerce. Um profissional de vendas, por exemplo, terá métricas e competências diferentes de um desenvolvedor de software.
Modelos prontos de fichas de avaliação
Existem diversos modelos prontos de ficha de avaliação de desempenho de funcionário. Por exemplo, há o modelo de avaliação por competências. É o caso de quando a empresa deseja medir o nível de domínio das competências técnicas e comportamentais.
Exemplos de perguntas que podem ser incluídas no formulário são:
- Como você avalia seu nível de conhecimento nas ferramentas e processos utilizados no seu trabalho?
- Há algum aspecto técnico da sua função no qual você gostaria de se aprofundar ou melhorar?
- O que poderia melhorar na sua gestão de tempo para aumentar sua produtividade?
Outro modelo é o de avaliação 360 graus, que envolve a participação de diferentes pessoas no processo de avaliação, como colegas de trabalho, subordinados e gestores. Veja algumas perguntas:
- Como você avalia seu próprio desempenho em relação às suas responsabilidades e metas?
- Quais são suas principais conquistas e áreas onde você sente que precisa de desenvolvimento?
- O colaborador demonstra boa escuta ativa durante as interações com a equipe?
- Como o colaborador lida com a motivação e a moral da equipe?
- Há áreas específicas nas quais o colaborador se destaca ou precisa de melhorias?
O modelo de ficha de avaliação por metas e resultados (OKRs) é adotado para avaliar o desempenho com base no cumprimento de metas e resultados previamente estabelecidos.
Para empresas que buscam medir o impacto direto das ações dos colaboradores nos objetivos estratégicos, esse modelo pode trazer bons resultados. Exemplos de perguntas:
- Você conseguiu alcançar as metas que foram estabelecidas? Se não, quais foram os principais obstáculos?
- Como você acredita que seu trabalho está alinhado com os objetivos estratégicos da equipe e da empresa?
- Houve algum obstáculo significativo que afetou seu progresso? Como você lidou com esses desafios?
Ferramenta para aplicar a avaliação de desempenho de forma eficiente
Elaborar, solicitar participação aos colaboradores, analisar os resultados e criar planos de ação com base neles são tarefas que demandam tempo do RH, dos líderes e gestores.
Por esse motivo, a aplicação das fichas de avaliação de desempenho de funcionário é mais eficiente se for automatizada por meio da tecnologia.
Com o software de avaliação de desempenho da Feedz, o RH e os gestores podem personalizar as avaliações, criar ciclos de feedback contínuos e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, identificando áreas de desenvolvimento.
A plataforma oferece ainda módulos adicionais, como Mural de Reconhecimento, Reuniões 1:1, Termômetro Emocional, People Analytics e muito mais.
Além disso, com a Feedz gestores e RH têm uma análise mais profunda dos resultados, o que torna o processo de avaliação mais preciso, ágil e alinhado com os objetivos estratégicos da empresa.
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