O outubro rosa e o novembro azul são bastante disseminados em empresas, instituições e estabelecimentos comerciais, sendo datas importantes para o calendário do RH.
O que muitos não sabem é que o segundo mês do ano também foca na saúde e no diagnóstico precoce de doenças.
Conhecido como fevereiro roxo e laranja, o foco da vez é lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. Por isso, como profissional de RH, é importante conscientizar os colaboradores sobre essas enfermidades, educando-os e engajando-os.
Neste artigo, compartilhamos com você ideias para uma campanha fevereiro roxo e laranja na sua empresa. Além disso, esclarecemos o que cada uma dessas cores simboliza. Boa leitura!
Significado das campanhas de fevereiro roxo e laranja
As campanhas de fevereiro roxo e laranja servem para alertar e conscientizar a população sobre doenças que não são ainda muito divulgadas e cujos sintomas e consequências são desconhecidos da maioria de nós.
Cada cor representa e simboliza diferentes enfermidades. A seguir explicamos para você.
O que é fevereiro roxo?
O roxo, no mês de fevereiro, é voltado para três doenças distintas, mas que em comum têm o fato de não possuírem cura. Além disso, são enfermidades que afetam consideravelmente a qualidade de vida das pessoas.
A campanha foi criada em 2014 e se dirige ao lúpus, alzheimer e fibromialgia. O que causa esses males ainda é desconhecido, porém, existem exames que ajudam a identificá-los.
Por esse motivo, o fevereiro roxo busca despertar a população para a conscientização e importância da prevenção de modo a reduzir as consequências dessas doenças.
O que é fevereiro laranja?
No fevereiro laranja e roxo, a cor laranja representa o combate à leucemia, que é, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.
A campanha foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tem por objetivo promover a consciência e educação sobre a doença, tanto para o diagnóstico precoce quanto com relação ao tratamento. Além do mais, o fevereiro laranja mostra a importância da doação de medula.
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Direitos dos colaboradores que o RH precisa saber
O fevereiro roxo e laranja também lembra o RH que os colaboradores que sofrem de doenças crônicas, autoimunes e degenerativas possuem direitos trabalhistas.
Para isso, os funcionários portadores desses males precisam se dirigir ao INSS e apresentar provas e diagnósticos, como exames e laudos médicos.
Nesse caso, o RH tem o papel de fornecer o apoio ao colaborador, explicando o que ele precisa fazer e mostrando que a empresa está do lado dele. Com relação aos direitos, são eles:
- Afastamento pelo INSS via auxílio-doença;
- Restituição do Imposto de Renda;
- Quitação de impostos, como IPVA e financiamento de imóvel.
Importante: a marcação de perícia e a solicitação do auxílio-doença podem ser feitas pelo portal Meu INSS.
8 dicas de ações para o RH
Falando sobre o papel do RH, a área tem a missão de educar e sensibilizar os colaboradores para as doenças abordadas no fevereiro roxo e laranja. Para isso, algumas ações podem ser colocadas em prática.
Se você precisa de ideias, na sequência compartilhamos oito. Confira:
1. Decoração
Decore a empresa com balões, cartazes e fitas nas cores roxo e laranja para colocar todos no clima das campanhas no mês de fevereiro.
Além de deixar a empresa mais colorida, as cores servem para os funcionários lembrarem das doenças abordadas e se conscientizarem da importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto.
Para os funcionários em home office, considere criar um papel de parede com as cores do mês e/ou envie kits com elementos decorativos do tema.
2. Palestras ou rodas de conversa
Uma das melhores maneiras de atrair a atenção dos funcionários é convidando especialistas para falar sobre lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia.
As palestras podem abordar os sintomas, a importância dos exames corretos, as consequências no caso de um descobrimento tardio e os problemas que indivíduos enfrentam quando não sabem que são portadores desses males.
Adicionalmente, ao levar especialistas para a empresa, os colaboradores podem tirar suas dúvidas.
Quanto aos convidados para palestrar, sugerimos:
- Clínico geral: profissional capacitado para falar sobre todas as doenças, de uma maneira mais geral.
- Reumatologistas: para falar sobre lúpus e fibromialgia;
- Neurologistas e psiquiatras: para abordar a doença de Alzheimer;
- Oncologistas e/ou hematologistas: em especial, médicos que cuidam dos pacientes com leucemia.
3. Defina um dia para os colaboradores vestirem as cores roxo e/ou laranja
Escolha uma data no mês de fevereiro para os funcionários irem trabalhar vestindo pelo menos uma das cores da campanha. Essa ação não apenas reforça a importância da prevenção, como contribui para o employer branding e engajamento.
O RH pode divulgar as fotos nas redes sociais da empresa e incentivar os colaboradores a divulgarem suas próprias imagens, marcando a organização ou com uma hashtag.
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4. Fale sobre a doença nas redes sociais da empresa
Também pensando no employer branding, uma ótima maneira de mostrar para quem é de fora que a empresa está engajada no fevereiro laranja e roxo, é levar o assunto para as redes sociais.
Podem ser divulgados posts explicativos abordando cada uma das doenças e seus sintomas. Além de chamar a atenção da sociedade para esses males, as redes sociais ajudam a educar os próprios colaboradores.
Ainda sobre as mídias sociais, no mês de fevereiro o RH pode criar um espaço na empresa com um painel nas duas cores que pode servir como fundo para as fotos dos colaboradores (e essas fotos podem ser compartilhadas em suas redes pessoais).
5. Distribua kits informativos
Outra maneira de educar e conscientizar os funcionários para o fevereiro roxo e laranja é distribuindo kits para que eles possam acessar as informações com mais tempo e até mesmo compartilhá-las com os familiares e amigos.
Essa opção depende do orçamento da empresa. Então, se possível, distribua folders explicando os principais detalhes envolvendo as doenças abordadas no mês, incluindo os sintomas de cada uma, o que fazer em caso de suspeita e quais são os tratamentos.
6. Forneça apoio psicológico
É importante que a empresa crie um canal para que os funcionários portadores de doenças crônicas ou que estão com suspeitas possam buscar um auxílio psicológico.
Esse auxílio é crucial também para quem precisa cuidar de alguém que é portador de um dos males ou que tem convívio com a doença na família.
Lembre-se que o colaborador não é apenas um funcionário que precisa cumprir metas. Ele é também um indivíduo que possui problemas fora da empresa e que pode precisar de suporte (lembrando que problemas de saúde podem baixar a produtividade).
7. Apoie instituições
Existem instituições que se dedicam às pessoas que vivem com as doenças abordadas no mês. O RH pode arrecadar fundos e doações para esses locais.
Essa ação, além de engajar os colaboradores nas campanhas de fevereiro laranja e roxo, colabora para que todos voltem os olhares para uma boa causa.
8. Convide portadores das doenças abordadas no mês
Se possível, chame pessoas que possuem as doenças destacadas na campanha para contar como é a experiência delas e como convivem com a enfermidade.
Essa é uma ótima maneira de colocar a importância do diagnóstico correto nos holofotes e de mostrar de que forma o tratamento é realizado. Além do mais, exemplos reais podem ser inspiradores!
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