O processo de onboarding de um funcionário é essencial para a jornada dessa pessoa dentro da empresa. Para isso, as ferramentas de onboarding podem ser definitivas para uma boa primeira impressão de como será o dia a dia do novo colaborador dali em diante.
Esse processo, quando bem estruturado, se inicia antes mesmo do primeiro dia de trabalho do novo colaborador. Afinal, quando esse momento de integração e adaptação no time é ineficaz, muitos problemas podem surgir (e permanecer) dali em diante.
Além de criar uma forte primeira impressão da organização e das pessoas que ali trabalham como um todo, o momento impacta também no quanto aquele funcionário se sentirá motivado para cumprir suas atividades e interagir com o restante do time.
Em tempos onde o trabalho remoto passou a ser cada vez mais comum. O processo tornou-se um desafio ainda maior, justamente pela necessidade de manter um nível de integração e troca que ainda fizesse a pessoa sentir-se acolhida.
Nesse contexto, então, as ferramentas de onboarding para integração de novos colaboradores tornam-se melhores amigas do processo. Facilitando a troca, organização e dando a devida e necessária atenção a esse momento crucial.
Neste artigo, vamos ver como escolher as melhores ferramentas para onboarding e quais são as opções disponíveis.
Por que as ferramentas de onboarding são importantes?
Antes de mais nada, vale destacar que o onboarding pode garantir a retenção de talentos que acabaram de chegar à sua empresa. Justamente por demonstrar que desde o início a empresa se preocupa e dá espaço aos seus colaboradores.
De acordo com uma pesquisa da Glassdoor, um processo de onboarding eficiente pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%. O número é bastante relevante e afeta, inclusive, em outros dados da empresa como força da marca e felicidade no trabalho.
Além disso, as empresas com processos estruturados de integração podem alcançar uma produtividade 50% maior dos recém-contratados. Dados significativos para demonstrar, também, como externamente está a imagem da companhia.
Leia também: Como montar um kit de boas vindas para novos colaboradores?
Outro ponto interessante são os dados relacionados ao gasto e tempo de contratação de uma nova pessoa. Um empregador nos EUA gasta em média US$4 mil e cerca de 24 dias para garantir uma nova contratação.
Ou seja, além do turnover, imagem e engajamento do time, um onboarding que afaste funcionários e faça a empresa perder contratações, principalmente recentes, pode dobrar seus custos de contratação.
Sendo assim, o onboarding encurta o caminho dos novos colaboradores até seu estado produtivo, além disso, desperta a sensação de pertencimento e facilita a adaptação aos valores e métodos de trabalho da organização.
Nesse processo, as ferramentas de onboarding facilitam todos os momentos de integração de novos funcionários. Automatizando etapas, organizando informações, integrando funcionários e deixando ainda mais significativos para os novos colaboradores.
👉 Onboarding Digital: Como a Feedz ajuda na integração de novos colaboradores?
Como escolher as melhores ferramentas de onboarding?
Existem inúmeras possibilidades de tecnologias no mercado e, antes de escolher qual a que mais faz sentido para a sua empresa é necessário avaliar alguns aspectos de acordo com as características, prioridades e necessidades que você deseja atingir.
Por exemplo, no caso de empresas que ainda não possuem um software de onboarding, qual é o desenho atual desse processo? Ele está totalmente otimizado, existem etapas que precisam melhorar?
A empresa possui algum tipo de check-list relacionado aos assuntos para abordar durante a integração dos novos funcionários? E esses conteúdos que os novos colaboradores precisam conhecer, ficam compilados em algum lugar específico?
Quais indicadores são medidos pelos líderes em relação aos novos contratados e quais são indicados pelos novos funcionários? Avaliando o processo e início na jornada da empresa.
Quem são as pessoas que participam desse onboarding? O que é essencial e o que opcional?
Pois bem, ao se questionar tudo isso, é preciso que a escolha seja feita a partir da plataforma que entrega o maior número de respostas a todos esses pontos. Se, então, eles forem respondidos da forma que a empresa espera, aí está a decisão.
4 Diferentes tipos de ferramentas de onboarding
Compreendendo, dessa forma, que existem essas diferentes possibilidades de ferramentas te mostramos agora algumas delas.
Checklists e planilhas
Lembra que falamos de checklists e planilhas nos tópicos acima? Caso a sua empresa ainda não as tenha, essa é uma boa possibilidade para organizar e mapear tudo o que precisa ser considerado e visto pelo novo colaborador.
Após a seleção da pessoa ideal para uma vaga, as etapas seguintes são essenciais para que a contratação aconteça de forma tranquila e o primeiro mês caminhe alinhado com as necessidades e expectativas tanto da empresa quanto do novo colaborador!
Clicando aqui você encontra um modelo de planilha super intuitivo e replicável preparado pela Feedz. Pode ser uma excelente forma de começar organizando esse processo e orientando os novos chegados
Trello
Através da plataforma do Trello é possível organizar todo um cronograma, com datas, cores, imagens… Tudo muito visual e organizado da forma que mais faz sentido para os processos da sua empresa.
A ideia é que sejam processos replicáveis e feitos a partir de modelos de quadros que o próprio trello fornece. O sistema, inclusive, é ótimo para organização de atividades e tarefas do dia a dia também.
Monday
A plataforma monday funciona mais ou menos da mesma forma que o Trello. A ferramenta permite uma melhor organização de processos, projetos e o mesmo vale para o onboarding.
A depender do que a empresa necessita, a estrutura pode ser construída de formas diferentes com marcações, cores, selos e tudo o que é necessário para que o processo seja o mais intuitivo possível.
Feedz
A Feedz concentra todas esssas ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar, é uma plataforma reconhecida pelos processos simples, intuitivos e facilmente integráveis à ferramentas já existentes nas empresas.
As ferramentas de onboarding permitem que a empresa defina modelos estruturados e automatizados com base em aspectos gerais, de departamento ou de cargo e vincule tarefas personalizadas para cada usuário da empresa.
Além do mais, é possível que os gestores acompanhem o processo e avaliem tudo o que está sendo feito e todas as evoluções em tempo real.
A Feedz é uma solução completa para o onboarding
Se você ainda não conhece um software de onboarding automatizado, recomendamos que você peça uma demonstração gratuita da Feedz e de sua ferramenta de onboarding.
Além de aumentar a produtividade do momento, o software de onboarding da Feedz libera um tempo valioso para que as equipes se concentrem em outras atividades, enquanto o onboarding acontece com tranquilidade e efetividade.
Não deixe para amanhã a resolução desse assunto!